terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sampdoria: “Era Boskov”

Por Arthur Barcelos, @arthurbarcelos_

Vujadin Boskov (sampdoria.forumfree.it)
Que a atual fase dos Blucerchiati não é das melhores, isso todos sabem (ou pelo menos deveriam saber). Uma temporada 2009/10 excelente, porém em 2010/11 conseguiu “destruir” tudo o que havia conquistado anteriormente, em consequência disso, rebaixamento para a Serie B e crise no clube. Na temporada 2011/12 era esperado que reagisse, porém o time não vai nada bem na segundona e corre o risco de não voltar (15 pontos do líder, 11 do segundo colocado e três para o sexto).

Mas nem sempre de fracassos viveu o clube. Pelo contrário. São muitas conquistas importantes, e grande parte delas conquistadas durante o mandato do ex-empresário Paolo Mantovani como dono/presidente do clube, de 1979 a 1993 (ano de sua morte, sendo sucedido por seu filho Enrico).

Paolo Mantovani (storiedicalcio.altervista.org)
Mantovani investiu pesado nas contratações, levando “internacionais” como Graeme Souness, Trevor Francis, Srecko Katanec, Aleksei Mikhailichenko e Vladimir Jugovic, além de jovens valores da Itália como Roberto Mancini, Gianluca Vialli, Moreno Mannini, Fausto Pari, Attilio Lombardo, Luca Pellegrini, Gianluca Pagliuca e Pietro Vierchowod. Aliando experiência e juventude.

Porém foi com a contratação de Vujadin Boskov que o clube verdadeiramente tornou-se campeão. Durante a passagem do técnico sérvio, 1986-1992, a Sampdoria conquistou cinco importantes títulos: Coppa Italia (1987/88 e 1988/89), Serie A (1990/91), Supercoppa Italiana (1991) e a Copa das Copas/ UEFA Cup Winners' Cup (1989/90), além de um segundo lugar na Copa Europeia/UEFA Champions League em 1991/92, quando perdeu para o Barcelona do genial Johan Cruyff.

Time que enfrentou o Barcelona em 92. Em pé: Katanec, Pagliuca, Lanna, Lombardo, Cerezo e Mancini; Agachados: Vierchowod, Mannini, Bonetti, Vialli e Pari (futebolemfotos.blogspot.com)
Naquela fatídica derrota para os culès no “velho” Wembley, a Sampdoria conseguiu segurar durante 90 minutos a força ofensiva do time, perdendo o jogo numa cobrança de falta de Koeman, passando pelo “paredão” Pagliuca, aos 111 minutos (2º tempo da prorrogação). Veja os melhores momentos do jogo abaixo:


Roberto Mancini e Gianluca Vialli, I gemelli del gol (Wikimedia)
Boskov, no final da década de 80 e começo de 90, contava com uma equipe recheada de jogadores muito técnicos, mas era no ataque o ponto de desequilíbrio do time genovês. Roberto Mancini e Gianluca Vialli tinham um entrosamento fantástico, e foram até apelidados de I gemelli del gol (os gêmeos do gol, em italiano). Mas não é só de ataque que vive um time, mas ali estavam, Gianluca Pagliuca e Pietro Vierchowod, os principais nomes da defesa Blucerchiati. Toninho Cerezo e Srecko Katanec geralmente eram os responsáveis por fazerem a bola chegar aos pés dos “gêmeos”, e também no ala destro Attilio Lombardo.

Pagliuca, Vierchowod, Cerezo, Katanec e Lombardo (Montagem)
Depois da saída de Boskov e a morte Paolo Mantovani, a Sampdoria ainda viria a ganhar a Coppa Italia de 1993/94, e sob comando de Enrico (filho de Paolo), contratou vários jogadores famosos (como David Platt, Ruud Gullit, Sinisa Mihajlovic, Enrico Chiesa e Juan Sebastián Verón, além dos técnicos Sven-Göran Eriksson e Luciano Spalletti) que não conseguiram conquistar o mesmo sucesso da “Era Boskov”, sendo inclusive rebaixado na temporada 1998/99.
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like