domingo, 4 de dezembro de 2011

Estádios: Valerio Bacigalupo (Savona)

Foto: Divulgação
O Estádio Valerio Bacigalupo foi inaugurado em 1959 em substituição ao antigo campo de esportes Corso Ricci, onde o Savona Calcio mandava os jogos anteriormente. Naquela temporada, o clube da cidade tinha acabado de conquistar o acesso à Serie C. Inicialmente, a capacidade do estádio era de 20 mil pessoas, mas o número foi reduzido gradativamente até chegar aos 4 mil lugares atuais, em razão da desativação dos setores atrás dos gols não adaptados às regras de segurança.

O nome do estádio é uma homenagem ao goleiro do chamado Grande Torino, base da Seleção Italiana e que dominou o campeonato nacional na década de 1940. Bacigalupo nasceu na pequena cidade de Vado Ligure, ao lado de Savona, e começou a carreira em 1937, então com 13 anos, nas categorias de base do Vado, campeão da Coppa Italia em 1922. O arqueiro ainda passou pelo Cairese antes de atuar por uma temporada pelo Savona, em 1942/1943. Valerio se transferiu para o Genoa e chegou ao Torino em 1945, onde fez 137 partidas. Relativamente baixo, com 1,76m, o goleiro defendeu a Squadra Azzurra por cinco jogos entre 1947 e 1949.

No entanto, assim como os companheiros do Grande Torino, Bacigalupo morreu na tragédia de Superga, em 4 de maio de 1949, quando o avião com a equipe colidiu com um muro da Catedral de Superga, em Turim, e caiu. Todos os ocupantes da aeronave morreram e houve uma comoção mundial. O Torino nunca mais foi o mesmo depois do acidente e voltou a ganhar um título da Serie A apenas em 1975/1976.

A inauguração oficial do estádio foi em 6 de setembro de 1959 com a mãe de Valerio Bacigalupo cortando a tradicional fita com uma tesoura. No primeiro jogo, repleto de homenagens, o Savona perdeu para o Torino por 3 a 0.

NOME: Stadio Valerio Bacigalupo

CIDADE: Savona

REGIÃO: Liguria

CAPACIDADE: 4.000

DIMENSÕES: 105 X 68 m

INAUGURAÇÃO: 1959

PROPRIETÁRIO: Cidade de Savona

UTILIZADOR: Savona 1907 Foot-Ball Club


About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like