sábado, 10 de dezembro de 2011

Estádios: Silvio Piola (Vercelli)

Estádio Silvio Piola de Vercelli (Fotos: Wikimedia)
A Pro Vercelli é um dos clubes mais antigos da Itália, fundado em 1887 e filiado à Federação Italiana de Ginástica em 1892. Apesar de ter perdido relevância no futebol com o passar do tempo, os leoni são donos de sete títulos do Campeonato Italiano, conquistados entre 1929 e 1935. Durante o período de sucesso, foi inaugurado o novo estádio da Pro, em 1932, no mesmo local do antigo campo da equipe, bem na área central da cidade de Vercelli e ao lado da Praça Pietro Camana. O primeiro nome da casa bianca foi Leonida Robbiano, um aviador e pioneiro da Aeronáutica italiana. Somente em 1998 uma deliberação municipal renomeou o estádio em homenagem a Silvio Piola, um dos maiores atacantes da história do futebol, maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Italiano e que começou a carreira profissional justamente na Pro Vercelli, onde atuou de 1929 a 1934 em 127 jogos e marcou 51 gols.

Piola é uma lenda do futebol italiano. Apesar de ter perdido alguns anos por causa da paralisação das competições esportivas pela Segunda Guerra Mundial, marcou 290 gols na Serie A, marca jamais igualada. O atacante também foi artilheiro do Campeonato Italiano por três clubes diferentes (Pro Vercelli e Lazio). Pela Seleção Italiana, Silvio Piola foi um dos protagonistas da conquista da Squadra Azzurra na Copa do Mundo de 1938, na França, marcando, inclusive, dois gols na vitória italiana por 4 a 2 sobre a Hungria na decisão do torneio, no Estádio Olímpico Yves du Manoir, em Colombes, próximo à Paris.

Nascido na pequena cidade de Robbio, na província de Pavia, Silvio Piola se mudou ainda novo para Vercelli, onde os pais foram trabalhar. O centroavante despontou nas categorias de base do Veloces, clube que foi incorporado à seção futebolistica da Pro Vercelli. Talentoso, estreou na Serie A com a camisa dos biancocrociati com apenas 16 anos. O desempenho do jogador chamou a atenção de várias outras equipes da Itália, mas o presidente da Pro à época, Secondo Ressia, declarou que não cederia Piola "nem por todo o ouro do mundo, pois o dia que isso acontecer, vai marcar o declínio da Pro Vercelli". Apesar do prestígio e do grande valor de dinheiro oferecido, o atleta queria deixar o clube. Para isso, forçou um acordo com os dirigentes da equipe depois de faltar treinos e ameaçar não jogar mais. Logo ele acabou sendo negociado com a Lazio em 1934. Na temporada seguinte, a Pro Vercelli foi rebaixada à Serie B e nunca mais passou perto dos anos do período de glórias do passado. 

Silvio Piola morreu em 1997, então com 83 anos, em uma casa de repouso em Gattinara. Ele tinha o mal de Alzheimer e, após sua morte, foi homenageado dando nome aos estádios da Pro Vercelli e do grande rival, o Novara, clube pelo qual encerrou a carreira em 1954.


Originalmente, o estádio tinha capacidade para 12 mil pessoas e possuía uma pista de atletismo, que foi retirada no decorrer de algumas reestruturações. As últimas delas aconteceram em 2011, com a reforma das arquibancadas do setor norte, da área técnica, da substituição dos acentos da tribuna coberta e a substituição do gramado natural pelo sintético; e em 2012, com a expansão das arquibancadas e a modernização das bilheterias, área de imprensa, sistema de iluminação e de segurança. Mesmo com todas essas reformas, o local ficou com 4.215 lugares, menor do que a capacidade mínima exigida pela Serie B, de 10 mil, mas foi dada uma exceção temporária ao Piola de Vercelli. Em 2015, uma nova intervenção foi feita com a colocação de arquibancadas móveis, aumentando a capacidade para 5.500 pessoas, o que permitiu a renovação da exceção à regra dos 10 mil.

FICHA TÉCNICA
Nome: Estádio Silvio Piola
Cidade: Vercelli
Região: Piemonte
Inauguração: 1932
Capacidade: 5.500 lugares
Gramado: sintético
Tamanho do campo: 105x68,5m
Proprietário: Cidade de Vercelli
Equipe que utiliza: Pro Vercelli
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like