quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Il Grande Torino

Por Arthur Barcelos, @arthurbarcelos_

Il Grande Torino. Foto: Wikimedia
“Um time que por muito pouco não mudou o rumo do futebol italiano”. É o que diziam a respeito do Torino nos anos 40.

Em uma década (30) dominada por seus rivais, Juventus (cinco Scudettos), Ambrosiana-Inter (dois Scudettos) e Bologna (três Scudettos), o Torino aos poucos foi crescendo e já começava a “ciscar” nas posições superiores da Serie A. Mas foi em 1942 que o time se consolidou.

Com Ferruccio Novo na presidência, o clube procurou formar uma base sólida, contratando jogadores de clubes menores (mas com um enorme potencial), alguns das categorias de base, e outros dois/três de times grandes. Além disso, mudou a parte tática, mesmo com as várias mudanças no comando técnico, o time durante esses anos teve padrão de jogo. Durante os anos 30 jogava no 2-3-2-3 (ou WW), conhecido na Itália como ‘metodo’ (uma adaptação feita por Vittorio Pozzio, do 3-2-2-3, ou WM, de Herbert Chapman).
Ilustração: Tacticalpad
Porém na temporada 1941/42 o time passou a atuar no WM de Chapman, o 3-2-2-3, conhecido como ‘sistema’ na “Terra da Bota”.

Ilustração: Tacticalpad

Jogando no ‘sistema’, o time de Mazzola, Loik e Cia encantaram a Itália com um futebol ofensivo, priorizando o ataque, a posse de bola. E assim conquistaram cinco Scudettos consecutivos (1942/43, 1945/46, 1946/47, 1947/48 e 1948/49). Além disso, eram a base da Seleção Italiana até 1949, tendo até 10 jogadores no time titular, como no jogo contra a Hungria em 47.

Tragédia de Superga. Foto Wikimedia
“Eram a base da Seleção Italiana até 1949”, porque no dia 4 de maio de 1949, após um amistoso em Lisboa contra o Benfica, voltando para Turim, o avião (que transportava todos os jogadores, a comissão técnica, alguns jornalistas e outros) chocou-se com a Basílica de Superga, próxima da cidade piemontesa, não deixando sequer um sobrevivente. Era ali, o fim de um dos maiores times que o futebol, não só o Italiano, já teve. Um fim trágico, não condizente com os feitos.
Caso não fosse o desastre, e com um possível título na Copa do Mundo de 50 no Brasil, certamente o futebol italiano teria tomado outros rumos. Depois disso, o Torino nunca mais foi o mesmo, ainda conquistou o sétimo Scudetto em 1975/76, três Coppa Italia (1967/68, 1970/71 e 1992/93), além de um segundo lugar na Copa da UEFA 1991/92. Mas só. Desde 2008/09 não disputa a Serie A, e atualmente lidera a Serie B.

Mazzola, Loik e Ballarin, três grandes ídolos do time com a camisa da Nazionale. Foto: Wikimedia
LEIA MAIS

Hinos da Itália: Siena

LEIA MAIS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Made in Brazil: Eduardo Luis Carloto

Foto: AC Perugia Calcio
NOME: Eduardo Luis CARLOTO

NASCIMENTO: 04/04/1981 (30 anos)  CIDADE: Curitiba/PR

ALTURA: 1,78m PESO: 75 Kg

POSIÇÃO: Meia

CLUBE ATUAL: Perugia

CLUBES NO BRASIL: Sem informação

CLUBES ESTRANGEIROS: Paternò - ITA (2003/04), Fanfulla - ITA (2003/04), SudTirol - ITA (2004/05), Vis Pesaro - ITA (2004/05), Giugliano - ITA (2005/06), Carpenedolo - ITA (2006/07), Benevento - ITA (2006/07 - 2008/09), Lucchese - ITA (2009/10 - 2010/11) e Perugia - ITA (2011/12).

GOLS NA CARREIRA: 10

NA TEMPORADA

JOGOS: 15  GOLS:CARTÕES: 3

LEIA MAIS

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Serie A: 1ª rodada* (vídeos)


SIENA 0X0 FIORENTINA

O resultado não foi bom para nenhum dos dois, que neste momento brigam para não entrarem na zona de rebaixamento, mas contaram com a sorte de nenhum time abaixo da 11ª colocação ter vencido. A pior situação é do Siena que nos últimos 6 jogos empatou 2 e perdeu 4 e está três pontos a frente do Novara, primeiro time na zona da degola. A Fiorentina também não vive um bom momento e venceu apenas um dos últimos 5 jogos ocupando a modesta 14ª colocação com um dos piores ataques da competição.


CAGLIARI 0X2 MILAN

Jogando diante de sua torcida, o Cagliari tinha a ingrata tarefa de enfrentar um dos ponteiros da tabela. Depois de perder apenas um jogos nas oito primeiras rodadas a equipe sardenha se aprofundou em um grande declínio com apenas uma vitória nos últimos oito jogos, caiu para 15ª colocação e vê a aproximação da zona de rebaixamento. O rossoblu marcou apenas 12 gols na competição (2º pior ataque) e venceu apenas um jogo no estádio Sant'Elia. Na outra ponta o Milan vem de uma sequência com 11 jogos sem perder na Serie A, tendo saído perdedor apenas um jogo nas últimas 13 rodadas.


ATALANTA 4X1 CESENA

Com o pior ataque do Campeonato Italiano se afundando na zona de rebaixamento, o Cesena foi até Bérgamo enfrentar a Atalanta em um momento turbulento dentro e fora de campo com uma série de quatro empates e com a prisão do ex-capitão e ex-ídolo atalantino Cristiano Doni, envolvido em escândalo de apostas e manipulações de resultados na última temporada, mas mesmo assim sendo a 5ª melhor campanha da competição. Os neroazzurri não tomaram conhecimento do adversário, e mesmo depois de sair atrás do placar buscaram a virada rapidamente e construíram a goleada para voltar a dar ânimo aos bergamascos.


BOLOGNA 0X2 ROMA

Caso essa partida fosse mesmo realizada no início da temporada o resultado poderia ser outro. É verdade que o Bologna não começou bem (e ainda não está bem), mas a Roma também não. Hoje a equipe comandada pelo espanhol Luis Henrique começa a jogar melhor e se recupera, enquanto o Bologna continua namorando com o rebaixamento, sendo o primeiro time fora da zona da degola.



INTER 4X1 LECCE

Após um período tenebroso de apenas duas vitórias nas nove rodadas iniciais ou então 8 pontos em 27 disputados, a Inter se recuperou, subiu na tabela, está na zona de Europa League e tem quatro triunfos seguidos. O Lecce parece estar condenado ao rebaixamento, em 16 jogos foram apenas 2 vitórias, 3 empates e 11 derrotas, o time que mais perde e dono da pior defesa com 33 gols sofridos.



LAZIO 0X0 CAGLIARI

Contra o mediano Chievo era obrigação da Lazio vencer jogando em Roma, não conseguiu e está 4 pontos do líder Milan. O Chievo está bem longe de ser um time espetacular, mas consegue ser mediano ao ponto de não brigar por competições europeias, mas também não correr risco de rebaixamento, tão regular que possui 5 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.




NOVARA 2X2 PALERMO

O Novara não sabe o que é vitória desde o dia 26 de novembro, não venceu nenhum jogo longe de seus domínios, continua na zona de rebaixamento, mas o resultado contra o Palermo foi comemorado no estádio Silvio Piola, já que o time da casa saiu perdendo de 2x0 e foi buscar a igualdade nos 15 minutos finais. A equipe rosa segue em um momento ruim e essa foi a 4ª partida sem vitória, caindo para a 9ª colocação.


PARMA 3X3 CATANIA

Outro jogo com uma reação incrível foi Parma x Catania. Jogando no Ennio Tardini, o Parma abriu 3x1 e parecia ter a partida sob controle, mas nos últimos 15 minutos o time siciliano foi em busca do empate e conseguiu. No final de semana o Parma viveu o outro lado da moeda ao estar perdendo para o Lecce por 3x1 e conseguiu a igualdade nos 5 minutos derradeiros. Esse foi o 4º resultado igual seguido do Parma que não sabe o que é vitória há um mês, quando derrotou a Udinese por 2x0 em 20 de novembro. O Catania segue sua campanha segura, se distanciou um pouco da zona de Europa League, mas ainda continua na briga.


*Jogos válidos pela 1ª rodada adiados por causa da greve dos jogadores
Vídeos oferecidos por Gols da Rodada

LEIA MAIS

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sampdoria: “Era Boskov”

Por Arthur Barcelos, @arthurbarcelos_

Vujadin Boskov (sampdoria.forumfree.it)
Que a atual fase dos Blucerchiati não é das melhores, isso todos sabem (ou pelo menos deveriam saber). Uma temporada 2009/10 excelente, porém em 2010/11 conseguiu “destruir” tudo o que havia conquistado anteriormente, em consequência disso, rebaixamento para a Serie B e crise no clube. Na temporada 2011/12 era esperado que reagisse, porém o time não vai nada bem na segundona e corre o risco de não voltar (15 pontos do líder, 11 do segundo colocado e três para o sexto).

Mas nem sempre de fracassos viveu o clube. Pelo contrário. São muitas conquistas importantes, e grande parte delas conquistadas durante o mandato do ex-empresário Paolo Mantovani como dono/presidente do clube, de 1979 a 1993 (ano de sua morte, sendo sucedido por seu filho Enrico).

Paolo Mantovani (storiedicalcio.altervista.org)
Mantovani investiu pesado nas contratações, levando “internacionais” como Graeme Souness, Trevor Francis, Srecko Katanec, Aleksei Mikhailichenko e Vladimir Jugovic, além de jovens valores da Itália como Roberto Mancini, Gianluca Vialli, Moreno Mannini, Fausto Pari, Attilio Lombardo, Luca Pellegrini, Gianluca Pagliuca e Pietro Vierchowod. Aliando experiência e juventude.

Porém foi com a contratação de Vujadin Boskov que o clube verdadeiramente tornou-se campeão. Durante a passagem do técnico sérvio, 1986-1992, a Sampdoria conquistou cinco importantes títulos: Coppa Italia (1987/88 e 1988/89), Serie A (1990/91), Supercoppa Italiana (1991) e a Copa das Copas/ UEFA Cup Winners' Cup (1989/90), além de um segundo lugar na Copa Europeia/UEFA Champions League em 1991/92, quando perdeu para o Barcelona do genial Johan Cruyff.

Time que enfrentou o Barcelona em 92. Em pé: Katanec, Pagliuca, Lanna, Lombardo, Cerezo e Mancini; Agachados: Vierchowod, Mannini, Bonetti, Vialli e Pari (futebolemfotos.blogspot.com)
Naquela fatídica derrota para os culès no “velho” Wembley, a Sampdoria conseguiu segurar durante 90 minutos a força ofensiva do time, perdendo o jogo numa cobrança de falta de Koeman, passando pelo “paredão” Pagliuca, aos 111 minutos (2º tempo da prorrogação). Veja os melhores momentos do jogo abaixo:


Roberto Mancini e Gianluca Vialli, I gemelli del gol (Wikimedia)
Boskov, no final da década de 80 e começo de 90, contava com uma equipe recheada de jogadores muito técnicos, mas era no ataque o ponto de desequilíbrio do time genovês. Roberto Mancini e Gianluca Vialli tinham um entrosamento fantástico, e foram até apelidados de I gemelli del gol (os gêmeos do gol, em italiano). Mas não é só de ataque que vive um time, mas ali estavam, Gianluca Pagliuca e Pietro Vierchowod, os principais nomes da defesa Blucerchiati. Toninho Cerezo e Srecko Katanec geralmente eram os responsáveis por fazerem a bola chegar aos pés dos “gêmeos”, e também no ala destro Attilio Lombardo.

Pagliuca, Vierchowod, Cerezo, Katanec e Lombardo (Montagem)
Depois da saída de Boskov e a morte Paolo Mantovani, a Sampdoria ainda viria a ganhar a Coppa Italia de 1993/94, e sob comando de Enrico (filho de Paolo), contratou vários jogadores famosos (como David Platt, Ruud Gullit, Sinisa Mihajlovic, Enrico Chiesa e Juan Sebastián Verón, além dos técnicos Sven-Göran Eriksson e Luciano Spalletti) que não conseguiram conquistar o mesmo sucesso da “Era Boskov”, sendo inclusive rebaixado na temporada 1998/99.
LEIA MAIS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Seria A: 16ª rodada


CHIEVO 2 X 0 CAGLIARI
Jogando em casa, o Chievo ganhou por 2 a 0 do Cagliari e ultrapassou seu adversário na tabela de classificação. Thereu e Sardo foram os responsáveis pelos dois gols da partida, na qual o Chievo teve pleno domínio.

FIORENTINA 2 X 2 ATALANTA
Fiorentina e Atalanta protagonizaram um jogo eletrizante. Gilardino abriu o placar para a Viola logo com oito minutos de jogo. Até os 36 do segundo tempo, o resultado permanecia o mesmo e tudo se encaminhava para  uma vitória magra, quando Masiello empatou para a Atalanta e viu o artilheiro Denis virar cinco minutos depois, a quatro do fim. Quando uma virada heroica ia se concretizando, o montenegrino Jovetic empatou a peleja aos 43 minutos da etapa final. Agora ambas as equipes estão perto da zona de rebaixamento.


GENOA 2 X 1 BOLOGNA
O Genoa fez o dever de casa e conseguiu a vitória que precisava. Com o magro 2 a 1, os genoveses se aproximaram da zona de classificação para a Liga Europa, encontrando-se a dois pontos desta. Já o time visitante luta contra o rebaixamento, estando a três pontos da "zona da degola".

JUVENTUS 2 X 0 NOVARA
A líder Juventus fez seu papel e ganhou com certa facilidade do Novara, em sua própria casa. Com mais uma bela atuação de Simone Pepe, que se firmou de vez como titular, o time bianconero venceu com um gol e uma assistência dele, afundando ainda mais seu adversário, que está na penúltima colocação da Serie A. O outro gol do jogo foi marcado por Quagliarela.

MILAN 2 X 0 SIENA
Com gols de Nocerino e Ibrahimovic, o Milan venceu e pôs mais pressão ainda na Juventus, ao ter ficado um dia na liderança, antes do jogo da Vecchia Signora. Enquanto isso, seu adversário encontra-se na situação contrária, já que está na última posição antes da zona de rebaixamento.

PARMA 3 X 3 LECCE
Mesmo com o belíssimo embate entre Fiorentina e Atalanta, este jogo pode ser considerado o grande jogo da rodada. Após sair perdendo por 1 a 0, logo com dezoito minutos de jogo, em pênalti convertido por Floccari, o Lecce buscou fora de casa uma virada espetacular e conseguiu. Com gols no segundo tempo, Di Michele (duas vezes) e Cuadrado, não só viraram como ampliaram para os visitantes. Quando tudo se encaminhava para uma belíssima vitória, Pelle marcou para o time da casa aos 41 do segundo tempo e, no último suspiro, Galloppa marcou um gol salvador, aos 47 da segunda etapa. Ao não conseguir a vitória, o Lecce se distanciou ainda mais de uma possível saída da zona de rebaixamento e continuou amargando a lanterna da competição, com nove pontos em quinze jogos.

CATANIA 2 X 0 PALERMO
O Catania confirmou sua surpreendente campanha com mais uma vitória sobre um forte adversário, dessa vez sobre o Palermo, em casa, com gols de Lodi e Maxi López. Agora está a dois pontos da zona de classificação para a Liga Europa. O resultado "derrubou" o técnico Devis Mangia, do Palermo.

CESENA 0 X 1 INTER
Com um gol solitário de Ranocchia, a Inter entrou na zona da Liga Europa e deixou seu adversário no primeiro lugar da zona de rebaixamento. Agora, a Inter conquistou sua terceira vitória seguida, voltando a pensar mais alto no campeonato.


LEIA MAIS

Seria B: 20ª rodada (1ª parte) - vídeos


LIVORNO 0X2 BRESCIA

Mesmo jogando fora de casa o Brescia conseguiu sair de um momento incômodo e conquistou sua 5ª vitória no campeonato saindo da zona de playout, mas ainda muito ameaçado. No lugar do Brescia o próprio Livorno entrou na temida zona da tabela com sua 5ª derrota seguida e pode entrar no rebaixamento direto já na próxima rodada.

ALBINOLEFFE 0X0 GUBBIO

Depois de esboçar uma reação o Albinoleffe não vence há 3 jogos, empata demais e já está um ponto do playout novamente. O caçula Gubbio continua na zona de rebaixamento direto, mas também pode sair de lá na próxima rodada.

BARI 2X2 VICENZA
Os dois times entraram e saíram exatamente no meio da tabela, 5 pontos dos playoffs e 5 dos playouts em um resultado ruim, mas não trágico. O Vicenza vinha de duas vitória seguidas, mas empatou a 3ª nos últimos 5 jogos e continua sua regularidade. Já o Bari venceu apenas uma das últimas 5 e perdeu também só uma.

CROTONE 1X2 ASCOLI
Candidatíssimo ao rebaixamento, o Ascoli se recupera a cada rodada e já está um ponto de sair da lanterna, tendo perdido apenas um dos últimos 5 jogos. O Crotone também está no bolo do meio da tabela, mas não pode se descuidar demais senão pode chegar no playout.

EMPOLI 2X2 GROSSETO
O Grosseto poderia ficar uma semana na zona de playoff, e tudo encaminhava para uma vitória fácil fora de casa, mas o poder de reação do Empoli diante de seu torcedor falou mais alto e a equipe conseguiu empatar uma partida que parecia impossível. Apesar do empate ter sido um bom resultado pelas circunstâncias para o Empoli, na tabela não foi tão boa assim e o time volta a se aproximar do playout.

JUVE STABIA 3X1 CITTADELLA
Tendo vencido 3 e empatado 2 das últimas 5 partidas, a Juve Stabia vem crescendo e já na próxima rodada pode entrar na zona de playoff. Cittadella é outra equipe na zona da pasmaceira e estará feliz ao final da temporada se permanecer na Serie B.


LEIA MAIS

Serie B: 20ª rodada (2ª parte) - vídeos


MODENA 2X1 TORINO

O líder Torino teve muitas dificuldades diante de um adversário na zona de rebaixamento. O Toro chegou a abrir o placar no segundo tempo, mas em pouco tempo levou o empate e a virada em um resultado que seria mais desastroso se o Verona ganhasse do Varese. Para o Modena, além de derrotar o 1º colocado a vitória significou estar 1 ponto de sair do playout.

PADOVA 2X2 NOCERINA

Com chance de assumir a 3ª colocação o Padova tinha, assim como o Torino, um adversário da zona de rebaixamento, mas não soube administrar o resultado em casa e levou o empate do time que seria lanterna ao final da rodada se não tivesse conseguido esse ponto. A Nocerina agradeceu o resultado contra um dos ponteiros, mas precisa de muito mais para sair da zona de rebaixamento.

REGGINA 1X1 SASSUOLO

Patinando há algumas rodadas, a Reggina poderia sair da zona de playoff pela primeira vez no campeonato nesta rodada. Até saiu na frente contra um adversário que briga pela liderança, mas permitiu o empate na segunda etapa e só permanece na 6ª colocação por incompetência dos adversários. O Sassuolo poderia perfeitamente ser derrotado em Reggio Calabria, mas caso tivesse ganhado seria novamente vice líder.

VARESE 0X0 HELLAS VERONA

Um dos jogos mais esperados da rodada, o embate entre o 2º e o 5º colocado. Quem vencesse teria muito a ganhar na tabela. Se o Verona saísse de campo vencedor ficaria 1 ponto atrás do líder Torino e o Varese entraria na zona de playoff pelo saldo de gols se ele tivesse saído de campo com os 3 pontos. O empate foi ruim para ambos, mas ainda continuam firmes e fortes na busca de seus objetivos.

PESCARA 1X0 SAMPDORIA

No complemento da rodada o Pescara se aproveitou do tropeço dos adversários e foi o único time entre os 7 primeiros a vencer na rodada. Com o resultado os golfinhos voltam para a briga pela vaga direta na Serie A. A Sampdoria encerrou sua série de 4 empates seguidos da pior forma, caiu para 10º, mas mesmo assim está 4 pontos da 6ª colocada Reggina e ainda briga por uma vaga nos playoffs na campanha mais decepcionante da competição.



LEIA MAIS