quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quando a Sardenha dominou a Serie A

Por Arthur Barcelos, @arthurbarcelos_

Que a primeira divisão do futebol italiano (quase) sempre foi dominada pelo norte todos já sabemos, não à toa os três maiores campeões são de lá: Juventus (29), Inter (18) e Milan (18). Mas como tudo há uma exceção, nem sempre o norte ganhou o Scudetto. Em uma dessas raras exceções, o título da temporada 1969/70 foi para o Cagliari, localizado na Sardenha, uma ilha ao oeste da Itália.

Time campeão italiano em 1969/70 (Foto: cagliaricampione.it)
Antes da conquista sarda, a região central da já havia conquistado três Scudettos, graças à Roma (1941/42) e Fiorentina (1955/56 e 1968/69).

A ascensão do Cagliari começou em 1964/65. Foi a “primeira vez” do time rossoblù na Serie A. Ainda novato, os sardos encontraram bastantes dificuldades no início, porém aos pouco foi se recuperando e ainda conseguiu a sétima colocação, algo surpreendente para um time até pouco tempo desconhecido. Na temporada seguinte, não teve uma boa participação e ficou em 11º, três pontos apenas da zona de rebaixamento.

Então na temporada 1966/67, a estrela de seu maior ídolo, “Gigi” Riva, começou a aparecer e com a ajuda de seus gols (18, sendo o artilheiro) o Cagliari conseguiu a sexta colocação, participando pela segunda vez seguida da extinta Copa Mitropa (torneio criado em 1927 que reunia times da Europa Central, e que antecedeu a Copa Europeia/ Liga dos Campeões, criada 1955). Na temporada seguinte, nova decepção, porém Riva continuava fazendo seus gols (13 desta vez).

Gigi Riva, dono de uma canhota incrível, aliava velocidade e bom posicionamento, não à toa jogava como ponta-esquerda e centroavante. É o maior artilheiro da história do Cagliari e da Seleção Italiana (Foto: forzaitalianfootball.com)
Em 1968/69 por muito pouco o Cagliari conquistou a Itália. Muito pouco mesmo, mais especificamente por quatro pontos. Esta foi a diferença entre o time sardo e a Fiorentina. E Riva fora o artilheiro da competição, com 20 gols em 29 jogos.

Então veio a temporada da consagração. 45 pontos (quatro à frente da Inter), 17 vitórias, 11 empates, 2 derrotas, 42 gols marcados (segundo melhor ataque) e 11 gols sofridos (melhor defesa). Essa foi a campanha do Cagliari campeão italiano de 1969/70. Melhor time em casa, e melhor time como visitante. Campeão com todos os méritos, desbancando a Inter de Boninsegna e a Juventus de Anastasi.

Claro, a estrela de Gigi Riva brilhou. Il Rombo di Tuono colaborou com 21 gols, sagrando-se novamente artilheiro da Serie A. Destaques também para Albertosi (goleiro), Martiradonna (lateral-direito), Cera (volante), Domenghini (ponta-direita) e Nenê (meia-atacante, e que jogou no Santos de Pelé).

Scopigno ao lado de seu homem de confiança, Riva, capitão e artilheiro do time (storiedicalcio.altervista.org)
Manlio Scopigno, técnico, armou o time no famoso catenaccio, uma adaptação do 4-3-3, e que dominou o futebol italiano por um bom tempo. 

Cagliari de Scopigno no catenaccio (Ilustração: TacticalPad)
Scopigno contava com uma defesa muito sólida, que mesmo com a lesão de Tomasini, o líbero do time, manteve a regularidade com Cera, o volante, cumprindo a mesma função. Dois meias muito criativos. Greatti era o regista, enquanto o brasileiro Nenê o mezz’ala punta. Pontas (Domenghini e Riva) que ao invés de buscarem a linha de fundo, tendiam infiltrarem na área adversária, aproveitando da movimentação de Gori, o centroavante.
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like