quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Estádios: Artemio Franchi (Siena)

Artemio Franchi de Siena fica dentro de um bosque (Foto: Divulgação)
O estádio Artemio Franchi é a maior estrutura voltada ao esporte da cidade de Siena. Foi inaugurado em 1938 em um amistoso entre a equipe local e o Empoli. O primeiro nome foi Rino Daus, em homenagem ao ativista italiano que lutou e morreu tentando combater o fascismo. Posteriormente, foi intitulado de Del Rastrello e, finalmente, ganhou o atual nome. Franchi foi presidente da Federação Italiana de Futebol e nasceu em Florença, mas a origem de sua família em Siena fez com que o dirigente fosse bem lembrando na cidade onde morreu em 1983.

Entre 2007 e 2013, o Siena conseguiu uma autorização para co-nomear o estádio com a marca de seu então principal patrocinador, o banco Montepaschi. Dessa forma, o "Montepaschi Arena - Artemio Franchi" se tornou o segundo estádio na Itália com nome de uma empresa. O primeiro foi o Estádio Giglio, hoje Mapei Stadium - Città del Tricolore, casa do Sassuolo e da Reggiana, na cidade de Reggio Emilia.

Inicialmente apenas a arquibancada coberta foi construída e os lugares descobertos só foram inaugurados em 1955. Já em 1969 foram montados os refletores de iluminação. Para se adequar as exigências da Serie A, uma série de ajustes foram feitos, como a construção de novas arquibancadas no estilo "tobogã", banheiros e ampliação da área para jornalistas e deficientes físicos. A capacidade que era de 10.560 foi ampliada para os números atuais.  


O Artemio Franchi fica na área central de Siena entre um bosque, montanhas e as muralhas do centro histórico, o que não permite uma ampliação maior. No entanto, a localização, em conjunto à arquitetura excêntrica, com dez arquibancadas desconectadas, independentes e de tamanhos diferentes, torna única a experiência de ver uma partida de futebol em Siena.

FICHA TÉCNICA
Nome: Artemio Franchi
Cidade: Siena
Região: Toscana
Inauguração: 1938
Capacidade: 15.573 lugares
Gramado: natural
Tamanho do campo: 105x68m
Proprietário: Cidade de Siena
Equipe que utiliza: Rabur Siena
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like