quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Geografia do Calcio: Alessandria

Vista de Alessandria (Foto: Tuttocitta.it)
Alessandria, ou Alexandria, na forma aportuguesada, fica localizada na planície aluvial entre os rios Tanaro e Bormida bem no centro do triângulo Turim-Milão-Genova, sendo uma rota comum para quem precisa se deslocar para uma dessas três importantes pontos da Itália. A cidade nasceu durante a segunda metade do século XII com o nome de Civitas Nova e foi fundada oficialmente em 1168 com o nome atual em homenagem ao Papa Alexandre III. No final do século XIII o Piemonte foi alvo de batalhas promovidas por Napoleão Bonaparte, sendo anexado à França até 1814, quando foi conquistado pelos austríacos e, no mesmo ano, passou a ser parte do Reino da Sardenha. Mas o acontecimento durou pouco tempo e em março de 1821 Alessandria voltou a se tornar parte da Itália.

Com a criação de ferrovias e o crescimento do norte da Itália, Alessandria se tronou um dos principais pontos para o mercado italiano por causa de sua localização privilegiada próxima de cidades importantes da região. O resultado disso foi um aumento vertiginoso da população.

Parte do Centro de Alessandri (Foto: Alessandria News)
Durante o período fascista a cidade manteve sua importância e viu a criação de edifícios públicos importantes como o Palácio dos Correios e Telégrafos. Na Segunda Guerra Mundial, Alessandria sofreu intensos bombardeios aéreos e teve sua sinagoga saqueada e parcialmente destruída pelos fascistas em dezembro de 1943.

No pós-guerra, a cidade seguiu a prosperidade do norte e, com o boom econômico da região, chegou a ter 100 mil habitantes em 1970. Mais tarde, com o fim de tanta prosperidade, houve um declínio da população, aliado pelo motim de uma prisão em 1974 que terminou tragicamente com sete pessoas mortas e 14 feridas, conhecido como "Massacre de Alessandria". A grande inundação causada pelo rio Tanaro em 1994, que provocou 11 mortes, também abalou a estrutura econômica da cidade e ajudou a afugentar novos moradores.

Catedral de Alessandria (Foto: Wikimédia)
O centro histórico de Alessandria conta com inúmeras estruturas importantes e relevantes do ponto de vista arquitetônico, como a Ponte Citadel, inaugurada em 1891 sobre o Rio Tanaro e que foi parcialmente destruída com a enchente de 2009. O prédio da Prefeitura, edificado em 1733 com importantes traços barroco, também é outro ponto importante da cidade, assim como a Catedral de São Pedro e São Marcos, construída em 1185 e reerguida por último em estilo neoclássico em 1879. Outras 23 igrejas fazem parte do circuito histórico e religioso de Alessandria.

FICHA DA CIDADE

Cidade: Alessandria

Região: Piemonte

Província: Alessandria

População: 95.009 habitantes

Site oficial: http://www.comune.alessandria.it/

Distância a Roma: ~585 km

TIME DA CIDADE

Milan e Alessandria na semifinal da Coppa Italia (Foto: Serena Russallo)
O tradicional Alessandria completou 100 anos de fundação em fevereiro de 2012, mas sua origem é mais antiga e remota ao antigo clube Forza Coraggio, do qual não se sabe quando surgiu. O momento de maior sucesso da equipe foi no período entre guerras, quando formava o chamado "quadrilátero do Piemonte" junto com Novara, Pro Vercelli e Casale. Em 1920 houve uma fusão entre Alessandria Foot Ball Club e Unione Sportiva Alessandrina para dar origem ao que hoje conhecemos como Unione Sportiva Alessandria.

Disputou a Serie A 24 vezes e a Serie B em 21 oportunidades. A última vez em que o Alessandria esteve na divisão de elite do futebol italiano foi na temporada 1959/1960, quando terminou na 17ª colocação e foi rebaixado. A partir de então, emendou uma sequência de sete participações seguidas na Segundona, tendo como a melhor colocação a sétima posição em 1960/1961, sendo rebaixada à Serie C em 1966/1967. Os ursos brancos voltaram a disputar a Segunda Divisão em 1974/1975, caindo em seguida. Desde então, perambula nas divisões inferiores.

Em 30 de agosto de 2003 a Alessandria declarou falência por graves problemas financeiros e foi refundada com o nome de Nuova Alessandria 1912. Com isso, os grigi precisaram retomar as atividades da Eccellenza Piemonte/Vale d'Aosta, uma espécie de grupo regional da Sexta Divisão. Em 2004 foi concedido novamente o título de Unione Sportive Alessandria 1912 ao clube.

Entre os jogadores mais importantes que vestiram a camisa cinza estão o Bola de Ouro de 1969, Gianni Rivera, e os campeões mundiais Bertolini, Borel, Ferrari e Rava, assim como Carlo Carcano e Adolfo Balocieri. O primeiro jogador da Alessandria a vestir a camisa da Seleção Italiana foi Carlo Carcano, em 31 de janeiro de 1915. Desde então, 45 atletas do clube chegaram à Squadra Azzurra. Destaque para Adolfo Baloncieri, que marcou sete gols em 20 jogos.

O Alessandria voltou a ser destaque no cenário nacional do futebol italiano na temporada 2015/2016, quando eliminou equipes de divisões superiores, como Pro Vercelli (Serie B), Palermo, Genoa (Serie A) e Spezia (Serie B) para chegar à semifinal da Coppa Italia, quando foi eliminado pelo Milan.

FICHA DO TIME


Nome: Unione Sportiva Alessandria 1912

Fundação: 1912 (Refundação: 2003)

Alcunhas: L'Orso Grigio (O Urso Branco), grigi

Estádio: Giuseppe Moccagatta (5.827 lugares)

Principal rivalidade: Casale

Títulos: Serie B (1945/1946), Serie C (1973/1974), Serie C2 (1990/1991), Serie D (2007/2008), Coppa Italia Serie C/Lega Pro (1972/1973) e Coppa CONI (1927)

Site oficial: http://www.alessandriacalcio.it/

About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like