sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Geografia do Calcio: Reggio Calabria

Vista panorâmica de Reggio Calabria com o vulcão Etna, na Sicilia, ao fundo (Foto: turismo.reggiocal.it)
Reggio Calabria é um dos povoados mais antigos da Europa, com registros de 2.000 anos a.C. O local já foi ocupado por povos como os Aschenazi, Ausoni e Itali, governados pelo rei Italo que deu origem ao nome "Itália" posteriormente. Também se tem registros de uma das colônias gregas mais antigas no século VIII a.C. Posteriormente, a cidade passou pelos domínios de Roma, antes de ser uma das metrópoles mais importantes do Império Bizantino. Reggio Calabria também passou pelas mãos dos normandos, suevos, angevis e aragoneses. Passou por dois grandes terremotos em 1562 e 1783 e pertenceu aos reinos de Nápoles, Duas Sicílias e Itália.

A cidade foi quase totalmente destruída no catastrófico terremoto seguido de tsunami de 1908, forçando Reggio Calabria a se desenvolver a leste e de frente para a Ilha da Sicilia, no estreito de Messina. O evento sísmico de 7,1 graus de magnitude foi um das piores catástrofes naturais do século XX e o pior da história da Itália até hoje. Estima-se que um terço da população calabresa tenha morrido no incidente. O número de pessoas que perderam a vida na tragédia em toda a província de Reggio Calabria e Messina é superior a 100 mil.

Durante o século XVI, os ataques contínuos, epidemias e tributações excessivas do regime opressivo espanhol levou Reggio ao declínio, culminando com o desastroso terremoto de 1783 destruindo todo o sul da cidade.

Entre janeiro e setembro de 1943, na Segunda Guerra Mundial, a cidade sofreu intenso bombardeio britânico, destruindo oito bairros e matando mais de 2 mil civis. Após o fim da guerra, Reggio Calabria vem crescendo bastante até chegar ao número de cerca de 200 mil habitantes hoje em dia.

Destruída em diversos eventos naturais e humanos, ainda mantém no centro uma arquitetura das primeiras décadas do ano 900, embora muitas construções e obras de arte históricas tenham sido perdidas. 

Reggio está localizada no centro do mar Mediterrâneo, aonde, segundo alguns historiadores, Omero descreveu o encontro de Ulisses (Odisseo) com os monstros mitológicos Scilla e Cariddi. A cidade também é uma área importante historicamente, turisticamente e agrícola, com a produção de azeitonas, uvas e laranjas. O cultivo dessas culturas é permitido graças a um clima ameno, cortado pelos rios Annunziata, Calopinace e Sant'Agata.

Catedral de Reggio Calabria (Foto: Wikipedia)
Reggio Calabria possui como pontos turísticos, entre outras coisas, a Catedral de Reggio Calabria, maior construção religiosa da região da Calabria; o Teatro Francesco Cilea, também maior de seu segmento da região, possui uma grande sala em forma de ferradura com estilo do século XIX; o Politeama Siracusa, que é o teatro mais antigo e mais prestigiado dos poucos que restaram após o terremoto de 1908; e o Palácio San Giorgio, sede do executivo municipal. Na cidade ainda podem serem visitadas as fortificações, castelos, torres e muralhas que, por muito tempo, serviram de defesa contra invasores, como o Castelo Aragonese, do ano 549.

FICHA DA CIDADE

Cidade: Reggio Calabria

Região: Calabria

Província: Reggio Calabria

População: 186.464 habitantes

Site oficial: http://www.reggiocal.it/

Distância a Roma: ~700 km


TIME DA CIDADE

Fundada em 11 de janeiro de 1914  com o nome de Unione Sportiva Reggio Calabria por um grupo de 61 funcionários públicos. Para manter a nova equipe todos assinaram um ato coletivo se comprometendo a pagarem uma taxa anual de 15 libras. Pouco tempo após sua existência ser homologada pela FIGC (Federação Italiana de Futebol, em italiano), em 1922, mudou para o nome de Reggio Foot Ball Club. Em 1928 a equipe passou a se chamar Unione Sportiva Reggina e em 1934 Associazione Sportiva Reggina.

Em novembro de 1935 a AS Reggina pediu falência por problemas financeiros. Neste momento o cenário futebolístico de Reggio Calabria foi ocupado pela Società Sportiva Dominante, chegando a Terceira Divisão nacional em 1938/1939. No entanto, o clube também fechou as portas por conta de dificuldades nas finanças agravadas com o início da Segunda Guerra Mundial.

Entre 1940 e 1944 não houve disputa de campeonatos na Itália por conta do conflito bélico. Entretanto, em 1944, graças ao piloto Andrea Giunta, a AS Reggina ressurgiu, jogando algumas partidas contra membros das tropas aliadas que se encontravam em Reggio Calabria e Messina. No dia 23 de julho do mesmo ano, chegaram a derrotar o time das tropas britânicas por 4x0. Em novembro voltou a ativa jogando em um campeonato provincial (regional) e venceu o grupo A da competição, mas a FIGC impediu a equipe de jogar a rodada final por causa de irregularidades na transferência de um jogador.

No ano seguinte, a Reggina foi readmitida na Terceira Divisão, onde se manteve por sete temporadas. Em 1951, no entanto, o clube foi responsável por um caso de corrupção durante uma viagem até Catanzaro, quando um dirigente da equipe tentou subornar um jogador adversário. A tentativa foi descoberta e a Reggina punida com 17 pontos e rebaixada, voltando à Serie C somente quatro anos depois.

Uma nova mudança de nome ocorreu em 1986, quando a squadra foi adquirida por um grupo de empresários locais depois de uma nova falência, agora com o nome de Reggina Calcio SpA. Após anos perambulando pelas Segunda e Terceira divisões, finalmente a Reggina conquistou sua primeira promoção à Serie A na temporada 1998/1999, com uma quarta colocação histórica na Serie B. A primeira partida na Serie A, os reggini empataram em 1 a 1 fora de casa contra a Juventus. Um feito considerado heroico, assim como a permanência na divisão principal com a surpreendente 11ª colocação.

Porém, em 2000/2001 foi rebaixada à Serie B, mas prontamente voltou com uma terceira colocação no ano seguinte. A partir de então, foram sete participações seguidas na Serie A, até ficar em penúltimo na temporada 2008/2009.

Com o escândalo de manipulação de resultados no futebol italiano em 2006 a Reggina foi condenada por responsabilidade direta de seu então presidente, Lillo Foti, por obter vantagens ilegais na escala de árbitros na temporada 2004/2005, quando terminou em 10º (melhor classificação na história da Serie A). Inicialmente sofreu uma penalização de 15 pontos, posteriormente reduzida para 11, e teve Foti expulso do futebol por um ano e um mês. Foram mais cinco temporadas na Serie B até um novo rebaixamento à Terceirona depois de 20 anos. O desastre administrativo seguiu em 2014/2015, quando o clube amaranto ficou na penúltima colocação de seu grupo na Lega Pro e só escapou de um novo descenso ao derrotar o rival Messina no playout.

No entanto, anos de irresponsabilidades administrativos culminaram com o pedido de falência da Reggina, que conseguiu retornar na Serie D com o nome de Urbs Sportiva Reggina 1914. De volta à Lega Pro, o clube da Calabria tenta se reerguer.

TIME DA CIDADE

Nome: Urbs Sportiva Reggina 1914

Fundação: 1914

Alcunha: Gli Amaranto

Presidente: Mimmo Praticò

Estádio: Oreste Granillo (27.543 lugares)

Principais rivalidades: Messina e Catanzaro

Títulos: Serie C (1964/1965), Serie C1 (1994/1995), Serie C2 (1983/1984)

Site: http://www.reggina1914.it/

About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like