domingo, 1 de janeiro de 2012

Geografia do Calcio: Novara

Basília di San Gaudenzio, principal símbolo de Novara (Foto: Alessandro Vecchi)
Novara tem mais de 100 mil habitantes e é a segunda maior cidade da região do Piemonte, atrás apenas da capital Turim. Também é uma importante rota comercial e de acesso à cidades como Milão e Gênova, além de Turim. Historicamente, Novara foi fundada no período romano, próximo do ano 89 a.C., como uma espécie de distrito. A cidade possui até hoje ruas em um plano perpendicular construídas pelos romanos. A cidade velha, como é conhecida o centro do antigo centro da cidade de Novara, fica em uma pequena colina, com ruas de paralelepípedos e pequenas praças no estilo medieval.

Durante o século I d.C. a cidade foi fortificada com uma muralha de 2.200 metros pelos romanos que fora parcialmente destruída em 1110, reconstruída posteriormente e demolida novamente no início do século XX para permitir o desenvolvimento da cidade. Após escavações foram descobertas ruínas da antiga muralha intactas.

Restos de uma muralha romana (Foto: Alessandro Vecchi)
No entanto, a principal atração e o maior símbolo de Novara é a Basilica di San Gaudenzio, construída entre os séculos XVI e XVII, que se destaca por uma cúpula de 121 metros de altura no estilo neo-clássico desenhado por Alessandro Antonelli e incorporada a igreja na segunda metade do século XIX. O complexo arquitetônico é formado por três elementos principais edificados em momentos diferentes: a igreja, a torre do sino e a cúpula. A primeira pedra foi lançada em 1577, mas com o agravamento da situação econômica por pragas e guerras, os trabalhos foram interrompidos durante o período e só foi totalmente concluído em 1656.

Além da Basilica di San Gaudenzio, Novara tem outros exemplos magníficos de arquitetura, como a imponente Catedral, centro da vida religiosa da cidade, construída em estilo neoclássico na metade do século XIX sobre as ruínas de uma catedral romana. Também se destacam o Arengo del Broletto (XII - XV), centro da vida política da cidade; o Palazzo Natta-Isola (XVI), que conta com uma bela torre de relógio acima e é atualmente a sede da prefeitura; entre outros.

Uma das atividades comerciais mais antigas da cidade é a produção de arroz. A cultura é favorecida pelo clima temperado e uma complexa rede hidrográfica que conta com rios e vários canais interligados. Na culinária, uma das receitas mais importantes é o Biscoito de Novara, feito de farinha de trigo, açúcar e ovos, em formato do que conhecemos como "biscoito de maisena". 


FICHA DA CIDADE


Cidade: Novara

Região: Piemonte

Província: Novara

População: 105.052 habitantes

Site oficial: http://www.comune.novara.it/

Distância a Roma: ~623 km


TIME DA CIDADE

Em dezembro de 1908 um grupo de oito estudantes de Novara, entre 15 e 16 anos, fundaram a Football Association Studenti Novara graças ao apoio da associação esportiva católica Voluntas. O primeiro uniforme do clube era azul. Entre 1909 e 1911 a equipe selecionou seus melhores jogadores, assim como outros times da cidade (Ginnastica e Scherma, Forza e Speranza , Pro Scalon) para criar o Foot Ball Club Novara. Em 1912, a squadra estreou nacionalmente contra o Torino. Outra fusão marcou a história do clube, em 1920, dessa vez com o Unione Sportiva Novarese, passando a se chamar Foot Ball Association Novara.

Silvio Piola com a camisa do Novara (Foto: Divulgação)
Na temporada 1940/1941, o Novara disputou pela primeira vez a Primeira Divisão do futebol italiano. No entanto, a equipe entrou em declínio no período pós-guerra. Após a aposentadoria de Silvio Piola, maior artilheiro da história do Campeonato Italiano, em 1954, os azzurri entraram em parafuso e chegaram até a Serie C. Os piemontesi conseguiram voltar à Serie B, mas os ostracismo tomou conta do clube a partir do final da década de 1970. O Novara perambulou pelas Terceira e Quarta divisões por mais de 33 anos, entre 1977/1978 e 2010/2011.

A ascensão do Novara foi meteórica, nos sentidos bom e ruim da palavra. Na primeira temporada de volta à Serie B, o clube terminou na terceira colocação e conseguiu o acesso à Serie A depois de 55 anos. No entanto, a queda do time foi igualmente meteórica. A festa foi grande, mas os novaresi fizeram a segunda pior campanha na elite e foram rebaixados imediatamente. De volta à Segundona, o Novara conseguiu uma boa quinta posição em 2012/2013, mas surpreendeu com uma péssima campanha na temporada seguinte e um novo rebaixamento à Terceira Divisão. Os azuis do Piemonte sobraram na Lega Pro e retornaram à Serie B. Agora, o desafio é deixar de ser um time "ioiô".

TIME DA CIDADE

Nome: Novara Calcio

Fundação: 1908

Alcunhas: Azzurri, Gaudenziani

Estádio: Silvio Piola (17.875 lugares)

Principal Rivalidade: Pro Vercelli

Títulos: Serie B (1926//1927, 1937/1938, 1947/1948), Lega Pro/Serie C (1964/1965, 1969/1970, 2009/2010, 2014/2015), Serie C2 (1995/1996), Supercoppa Lega Pro (2010, 2015)

Site oficial: http://www.novaracalcio.com/

About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like