quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Estádios: Carlo Speroni (Busto Arsizio)

Vista aérea do Estádio Carlo Speroni (Foto: Bustocco.it)
Com a ascensão da Pro Patria à Serie A pela primeira vez, o Estádio Carlo Speroni foi inaugurado em 1927 com nome de Comunale (Municipal, em português). Durante o período fascista, em 1941 e 1945, foi rebatizado para Bruno Mussolini em homenagem ao filho do ditador italiano Benito Mussolini. O estádio voltou a se chamar Comunale até 1969, quando passou por uma grande reforma.

Após a reforma, o estádio passou a homenagear em definitivo o meio-fundista Carlo Speroni. O atleta nasceu em Busto Arsizio, em 1895, e defendeu as cores da Pro Patria no atletismo, uma vez que o estádio possui uma pista em volta do gramado. Speroni trabalhava na indústria têxtil da cidade quando seu talento foi descoberto, ainda muito jovem. O bustoccho participou dos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, na Suécia; em 1920, em Antuérpia, na Bélgica; e em 1924, em Paris, na França. Carlo Speroni era especialista nas provas de 10.000 m. Foi nesta categoria que ele se sagrou pentacampeão italiano. O atleta também ganhou dois campeonatos nacionais nos 5.000m. Mas foi nos 3.000m que Speroni conseguiu sua melhor marca olímpica, a quinta colocação em 1920.

Carlo Speroni ainda foi massagista da equipe de futebol da Pro Patria entre 1936 e 1966. Ele também atuou como diretor do clube e uma espécie de conselheiro para atletas de várias modalidades, como atletismo, ginástica, esgrima, ciclismo e basquete feminino.

Entre junho e julho de 2007 o estádio ganhou uma cobertura na tribuna sul. Atualmente há um projeto para a ampliação das arquibancadas para 10 mil lugares.

FICHA TÉCNICA
Nome: Estádio Carlo Speroni
Cidade: Busto Arsizio
Região: Lombardia
Inauguração: 1927
Capacidade: 4.627 lugares
Gramado: natural
Tamanho do campo: 105x65m
Proprietário: Cidade de Busto Arsizio
Equipe que utiliza: Pro Patria
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like