domingo, 1 de janeiro de 2012

Estádios: Rigamonti-Ceppi (Lecco)

Vista aérea do Estádio Rigamonti-Ceppi (Foto: Divulgação)
O Estádio Rigamonti-Ceppi chegou a ter capacidade para 22 mil torcedores entre o final dos anos 1950 e início da década de 1960, quando o Lecco Calcio chegou à Serie A, mas atualmente comporta 4.997 pessoas. Também foi neste período que o local recebeu o primeiro sistema de iluminação artificial. A arquibancada principal , no lado das tribunas, é a única com cobertura completa. No lado oposto se tem uma incrível vista do Monte Resegone, uma montanha com 1.875 metros de altitude e símbolo da cidade de Lecco.

O primeiro nome do estádio foi uma homenagem a Mario Rigamonti, tetracampeão italiano pelo grande time do Torino que dominou o o futebol do país na década de 1940. Assim como os companheiros do Grande Torino, Rigamonti morreu na tragédia de Superga, em 4 de maio de 1949, quando o avião com a equipe colidiu com um muro da Catedral de Superga, em Turim, e caiu. Todos os ocupantes morreram. Mario Rigamonti chegou a vestir as camisas do Lecco, em 1945, e do Brescia, em 1944, onde também foi homenageado com o nome de estádio.

A partir de 1993, o estádio ganhou o nome de Rigamonti-Ceppi. Mario Ceppi foi presidente do Lecco entre 1948 e 1967, período em que o modesto clube teve mais sucesso, chegando à Serie A por três temporadas. O ex-presidente ficou marcado na história de Lecco e, por esse motivo, passou a dividir o nome do estádio com Mario Rigamonti.

FICHA TÉCNICA
Nome: Estádio Rigamonti-Ceppi
Cidade: Lecco
Região: Lombardia
Inauguração: 1922
Capacidade: 4.997 lugares
Gramado: natural
Tamanho do campo: 105x65m
Proprietário: Cidade de Lecco
Equipe que utiliza: Lecco Calcio
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like