APENAS OS GRANDES CONTINUAM 100%; ATALANTA E LIVORNO SE RECUPERAM
Livorno goleia Sassuolo. Foto: Ansa/La Presse |
Depois de duas rodadas, cinco equipes continuam invictas e com 100% de aproveitamento. Aos contrários dos últimos anos, quando algum time menor tem, pelo menos, um bom início, a atual temporada reservou aos grandes as primeiras colocações desde o começo. Fato esse explicado pela tabela enfrentada pelos clubes que venceram na primeira rodada. Verona e Cagliari, por exemplo, bateram seus adversários na última semana, mas enfrentaram Roma e Milan, respectivamente, na segunda “gionarta”, e foram derrotados.
No caminho oposto, Atalanta e Livorno se recuperaram de uma primeira rodada ruim e venceram. Os atalantinos bateram o Torino com gols dos zagueiros Stendardo e Lucchini, na estreia diante de seus torcedores. Curiosidades: a equipe bergamasca tem três gols no campeonato, todos de zagueiros. O tento de Stendardo foi o segundo dele nesta edição, enquanto o de Lucchini foi o seu 40º na Serie A. Já no duelo entre dois times recém-promovidos, o Livorno goleou o Sassuolo por 4 a 1. Destaques para Emeghara, ex-Siena, que foi às redes duas vezes e o brasileiro Paulinho, autor do segundo gol.
Entre os que ainda não venceram, a Samp teve de suar para arrancar um ponto em Bologna. Apesar de sair na frente com o brasileiro Eder, a Sampdoria viu Moscardelli e o grego Kone virarem o placar. Jovem promessa das seleções de base da Itália, Manolo Gabbiadini salvou a equipe de Gênova com um belo gol de falta. Ambos somam um ponto na tabela.
Na contramão de Sampdoria e Bologna, Parma e Chievo também possuem um ponto, mas perderam na rodada. Os crociati não conseguiram parar a forte Udinese fora de casa, mesmo com um gol de Cassano. Para ter noção da difícil tarefa que o Parma teve, a Udinese chegou a 19ª partida de invencibilidade como mandante pela Serie A. O Chievo até dificultou a vida do Napoli no primeiro tempo, com dois gols de Paloschi, mas com Hamsik e Higuain inspirados na segunda etapa, os clivensi conheceram a primeira derrota.
Catania, Genoa e o caçula Sassuolo são os únicos que ainda não pontuaram no campeonato. A ingrata tabela com Fiorentina e Inter nas duas primeiras rodadas pode ser dada como desculpa por Catania e Genoa. No entanto, os cinco gols levados pelos genoveses em casa para a equipe de Florença aumenta o vexame. O novato Sassuolo não tem um elenco ruim, mas até entrosar todos os jogadores, o peso da primeira temporada na elite do futebol italiano continuará pesando sobre os ombros dos emiliani.
Para ver a tabela completa da Serie A, clique aqui.
ESTATÍSTICAS DA SERIE A
Rodada 2
Gols: 42 Jogos: 10 Média: 4,2 gols por partida
Artilheiro: Hamsik (Napoli) - 4 gols
Artilheiros Calcio Alternative: Emeghara (Livorno), Paloschi (Chievo), Stendardo (Atalanta) Luca Toni (Verona) - 2 gols