Jogadores do Genoa comemoram gol. Foto: Il Secolo XIX |
O Genoa não tomou conhecimento da Sampdoria e despachou a principal rival sem dó nem piedade, no principal jogo da terceira rodada da Serie A. Os três gols marcados nas únicas três finalizações certas ainda evidenciam a dificuldade do meio campo rossoblù em criar, mas, por outro lado, mostraram que o ataque é eficiente. Panorama bem diferente da temporada passada, quando o Genoa terminou com o quinto pior ataque da primeira divisão e apenas uma posição acima da zona de rebaixamento.
Além da rivalidade local da cidade de Gênova, a vitória representa um respiro para os grifoni. Esse foi o primeiro triunfo do Genoa no campeonato, que vinha de um humilhante 5 a 2 para a Fiorentina, atuando em casa.
Na última temporada, o Derby della Lanterna significou uma virada de ares para o vencedor. No entanto, o lado azul era quem comemorava. A Samp vinha de sete derrotas seguidas, até derrotar o grande adversário por 3 a 1. A partir de então, os blucerchiati equilibraram sua campanha para permanecer na elite do futebol italiano. Será que o mesmo acontecerá com o Genoa? Potencial o elenco do técnico Fabio Liverani possui.
Por outro lado, a Sampdoria segue sem vencer e, com apenas um ponto conquistado em nove disputados, e está na zona de rebaixamento.
Os novatos também estão dando trabalho. Livorno e Verona são os melhores colocados entre todos os 12 clubes que o Calcio Alternative cobre. O Livorno passou pelo Catania com dois gols do brasileiro Paulinho, enquanto o Verona teve muitas dificuldades para bater o Sassuolo, também recém-promovido. O gol do brasileiro Martinho deu tranquilidade aos mastini, no entanto, o campeão da última Serie B fez uma forte pressão para tentar a igualdade. Aproveitando os espaços dados pelo adversário, o Hellas matou o jogo com Rômulo, ex-Fiorentina, nos acréscimos. Destaque para o gol 100% brasileiro, já que toda a jogada e assistência do segundo tento foram de Jorginho.
O Cagliari não ganhou, mas o empate fora de casa contra a Fiorentina pode ser comemorado. A Viola vinha de duas vitórias em sequência e até abriu o placar com o espanhol Borja Valero. Entretanto, no finalzinho do tempo regulamentar, o chileno Pinilla subiu mais alto do que a marcação para decretar o 1 a 1. Nos acréscimos, outro chileno, mas da Fiorentina, David Pizarro, foi expulso.
Na zona de rebaixamento, o Chievo foi facilmente batido pela Lazio e continua com um ponto ganho. O Catania segue sentindo muito a falta do meia Lodi, negociado com o Genoa. Os etnei não pontuaram no torneio e marcaram apenas um gol. Junto ao Catania, o debutante Sassuolo também não somou nenhum ponto. No entanto, os neroverdi tiveram uma boa exibição contra o Verona. Apesar de novatos, os sasòl possuem uma equipe razoável para, ao menos, fazer um campeonato digno.