domingo, 29 de setembro de 2013

SERIE A: O CAÇULA APRENDEU A LIÇÃO? (6ª RODADA)

Sassuolo foi buscar empate contra Lazio após estar perdendo por dois gols. Foto: La Presse

A sexta rodada da Serie A foi, especialmente para Atalanta e Catania, de recuperação. Já para o Sassuolo, foi de esperança. Enquanto para Bologna e Sampdoria foi de terror. E, finalmente, para Verona e Cagliari, foi de comemoração.

A tabela não foi amiga do Sassuolo no início de temporada. Com muitas mudanças no elenco, o jovem técnico Eusebio Di Francesco está tendo dificuldades para acertar seus jogadores. Porém, depois dos humilhantes 7 a 0 para a Inter, em 22 de setembro, parece que as coisas tomaram um caminho diferente. Depois de empatar e tirar os dois primeiros pontos do Napoli no campeonato, no meio de semana, os neroverdi pararam a Lazio, em casa. Os atuais campeões da Coppa Italia abriram dois gols de vantagem, com André Dias e Candreva. No entanto, Schelotto, de cabeça, e Floro Flores, em linda cobrança de falta, deixaram tudo igual. A equipe da Emilia-Romagna ainda teve oportunidade de virar o placar e, no primeiro tempo, chegou até a colocar uma bola no travessão, com Simone Zaza.

Apesar de ainda segurar a lanterna, os emiliani podem comemora o momento. Na próxima rodada, o Sassuolo tentará a primeira vitória na primeira divisão diante do Parma, fora de casa.

Vindo de três derrotas seguidas, a Atalanta estava em crise. Porém, contra a Udinese, em Bérgamo, reencontrou o caminho das vitórias e bateu com facilidade os bianconeri. Esse foi apenas o segundo triunfo atalantino no campeonato, que afasta o time da zona de rebaixamento. Destaque para o argentino German Denis, autor dos dois gols do jogo e que chegou a marca de três redes em duas partidas.

Por falar em zona de rebaixamento, o Catania recebeu o Chievo em busca da primeira vitória na Serie A. Em duas falhas de marcação, os etnei chegaram ao gol adversário. Primeiro, Plasil, contratado para o lugar de Lodi, negociado com o Genoa, abriu o placar. No segundo tempo, Castro completou cruzamento do grego Tachtsidis, ex-Roma, e garantiu os três pontos. Com o resultado, os etnei marcaram em um jogo o mesmo número de gols que haviam feito em cinco rodadas. O Chievo segue penando em um início complicado. O time de Verona já enfrentou Napoli, Lazio, Udinese e Juventus, em seis rodadas.

O Genoa perdeu a quarta partida, mas dessa vez o resultado foi perfeitamente normal. Mesmo atuando diante de sua torcida, era de se esperar que o Napoli batesse os genoveses. O único resultado positivo da equipe rossoblù aconteceu no Derby della Lanterna, contra a Sampdoria. No mais, os resultados não estavam condizendo com o investimento feito. O grifone foi buscar Lodi, destaque do Catania nas duas últimas temporadas, e o experiente atacante da seleção italiana, Alberto Gilardino. Conhecido pelas loucuras no comando do Genoa, o presidente Enrico Preziosi já demitiu o técnico Fabio Liverani e contratou Gian Piero Gasperini. O experiente Gasperini treinou o Genoa entre 2006 e 2010, mas vem de um péssimo trabalho no Palermo, onde foi rebaixado.

Bologna e Sampdoria seguem, ao lado do Sassuolo, sendo os únicos sem vitória até o momento. Não por acaso, o trio está na zona de rebaixamento. A esquadra rossoblù foi até a capital italiana e passou vergonha diante da líder Roma. Os 5 a 0 representaram a maior goleada da história do confronto. Com o resultado negativo, os falsinei tiveram quebrada a sequência de quatro anos sem perder fora de casa para os romanos. Já a Samp foi derrotada pelo Milan, pelo placar mínimo, e segue com seu pior início de temporada da história.



ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 6     Gols: 24     Média: 2,4 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina), Alessio Cerci (Torino) - 5 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 5 gols

LEIA MAIS

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SERIE A: PIOR SAMPDORIA DA HISTÓRIA (5ª RODADA)

SAMPDORIA CHEGA A QUINTA PARTIDA SEM VENCER E IGUALA PIOR INÍCIO DE CAMPANHA DE SUA HISTÓRIA


Sampdoria cai para líder Roma e afunda na zona de rebaixamento. Foto: Il Secolo XIX
A Sampdoria teve a dura missão de enfrentar a líder Roma. Benatia e Gervinho marcaram e deixaram a equipe de Gênova isolada na zona de rebaixamento. O resultado escancarou a crise blucerchiato. A Samp igualou seu recorde negativo das temporadas 1972-73, 1969-70 e 1950-51, quando somou apenas dois pontos nas cinco primeiras rodadas da Serie A. Esses são os piores desempenhos nas cinco jornadas iniciais da primeira divisão da história da Sampdoria.

Poucas coisas mudaram na classificação depois da quinta rodada da Serie A. O novato Livorno continua segurando a boa sétima colocação, o Bologna ficou por um triz de arrancar três pontos do Milan, o Parma venceu a primeira e o Sassuolo parou o poderoso Napoli.

Vindo de quatro derrotas, sendo a última um humilhantes 7 a 0 para a Inter, o caçula Sassuolo surpreendeu ao parar o fortíssimo Napoli, em Nápoles. Os donos da casa abriram o placar com Dzemaili, aos 15 minutos, porém, a resposta não demorou. Aos 20 minutos, o promissor atacante Simone Zaza deixou tudo igual. O épico 1 a 1 não tira os neroverdi da lanterna, mas significa muito. Além de ter empatado fora de casa com o então líder da Serie A, esse foi o primeiro ponto da equipe na história da Serie A. O técnico Eusebio Di Francesco tem um elenco razoável em mãos e, devido as muitas mudanças, deve conseguir se acertar melhor com o tempo.

O Bologna ainda não venceu no campeonato, mas esteve muito próximo nesta rodada. Contra o Milan, saiu atrás no marcador com Poli, aos 12 minutos. No entanto, com gols de Laxalt (duas vezes) e Cristaldo, não só virou o placar, como abriu uma boa vantagem. Porém, a equipe rossoblù sucumbiu nos momentos finais. Robinho, aos 44 minutos do segundo tempo, e Abate, aos 47 minutos, decretaram o 3 a 3.

Contra uma Atalanta bagunçada em campo, o Parma conquistou a primeira vitória na temporada. Os crociati haviam feito apenas dois gols nas quatro primeiras rodadas, mas contra os neroazzurri, o ataque desencantou e marcou o dobro de gols de todos os outros jogos. Entretanto, o Parma conseguiu complicar uma vitória que se encaminhava fácil. Mesbah abriu os trabalhos aos 19 minutos, mas, no minuto sequente, Bonaventura deixou tudo igual. A partir de então, começou o show de Parolo. O volante marcou mais dois e, somado a rede de Rosi, abriu confortáveis 4 a 1. Ainda no primeiro tempo, o argentino Denis diminuiu e, na etapa final, Marko Livaja fez o terceiro dos atalantinos. No entanto, a reação da Atalanta não foi suficiente para evitar a derrota. Essa foi a terceira derrota seguida da Dea, que está a um ponto da zona de rebaixamento.

O Catania continua decepcionando. Está certo que o adversário era a Lazio, mas os 3 a 1 em Roma deixa os sicilianos na lanterna da competição, empatado com o Sassuolo. Essa foi a quarta derrota dos etnei em cinco rodadas.

ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 5     Gols: 34     Média: 3,4 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina), Alessio Cerci (Torino) - 5 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 5 gols

LEIA MAIS

SERIE B: SURPRESA INVICTA (6ª RODADA)

LANCIANO SURPREENDE NA SEGUNDA TEMPORADA NA SERIE B E DISPUTA PRIMEIRAS COLOCAÇÕES NA TABELA


Pequena torcida do Lanciano comemora invencibilidade na Serie B. Foto: La Presse
A sexta rodada da Serie B, atípica por ser disputada no meio de semana, não teve grandes surpresas. No entanto, a tabela de classificação ficou ainda mais embolada. Destaques para o tropeço do líder Empoli, o invicto Lanciano e o Padova, que conquistou seu primeiro ponto.

Mesmo em casa, o Empoli não saiu do zero com o Siena, permitindo a aproximação dos adversários, mas se manteve isolado na liderança. Os azzurri pegaram uma tabela menos complicada no início de temporada e, com exceção do Palermo, não havia enfrentado nenhum candidato ao acesso até essa rodada. Embora a posição não diga, o Siena entrou no campeonato com o objetivo de subir. O empate fora de casa não foi ruim, porém, foi a terceira igualdade seguida dos bianconeri, que estacionam na 14ª colocação.

Aproveitando o tropeço do líder, o surpreendente Lanciano bateu a Juve Stabia fora de casa, em uma partida difícil, e manteve a invencibilidade. A Virtus abriu o placar com Thiam, na primeira finalização da equipe ao gol, no finalzinho da primeira etapa. O Cesena também voltou a ganhar como visitante. O placar mínimo contra o Trapani foi o suficiente para fazer com que os cavalos marinhos empatassem em 12 pontos com o Lanciano, na vice-liderança.

O Varese deu sequência a boa fase ao bater a Reggina, em casa. Mesmo com um jogador a menos e levando pressão do adversário, os varesini bateram os granata com gol de cabeça de Pavoletti. O atacante ex-Sassuolo chegou à marca de três gols nos últimos três jogos. Com os três pontos, a equipe do norte chega aos 11 pontos e encosta nos ponteiros.

Recuperação. Essa é a palavra que mais define o Crotone na competição. O técnico Massimo Drago perdeu peças importantes, como o atacante brasileiro Denilson Gabionetta e o jovem meia Mirko Eramo. A esquadra começou a temporada como uma das favoritas ao rebaixamento e perdeu as duas primeiras partidas, sendo goleado pelo Siena por 5 a 2 na estreia. Mesmo assim, os tubarões se encontraram em campo e, contra rivais qualificados como Pescara, Spezia, Brescia e Modena, conquistou 10 pontos dos 12 disputados. Contra o Modena, os golaços foram a marca do triunfo por 3 a 1 que levou o time a quinta posição. Os pitagorici estão em uma condição curiosa: ao mesmo tempo em que se encontra em uma boa colocação na tabela, com o segundo melhor ataque (11 gols, ao lado do Empoli), também possui a pior defesa (11 gols, ao lado da Juve Stabia).

O Spezia teve grandes dificuldades fora de casa, mas contou com Migliore e Henty para vazar a sempre forte defesa da Ternana. Com o resultado, as águias se igualam em pontos com o Crotone.

Na parte inferior da classificação, a Ternana chegou à quinta partida sem vencer e se aproxima da zona de playout. A “fere” está um ponto à frente do Cittadella, que empatou em quatro das seis rodadas até o momento, e perdeu nas outras duas. Apesar de mais uma igualdade contra o Novara, o Città pode comemorar o resultado, já que foi buscar o 2 a 2 no segundo tempo, após levar a virada no primeiro.

Nas duas últimas colocações, Latina e Padova não perderam, mas também não venceram. As duas equipes não saíram do 0 a 0. Esse foi o quarto empate dos leoni, que ainda não ganharam. Abaixo do Latina, o Padova somou seu primeiro ponto. Entretanto, o placar não pode ser motivo de comemoração para quem brigou por playoffs nas últimas temporadas e marcou apenas um gol nos cinco primeiros jogos em 2013-14.

ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 6

Gols: 19     Jogos: 11     Média: 1,7 gols por partida

Artilheiros:  Abel Hernandez (Palermo), Riccardo Maniero (Pescara), Giuseppe Torromino (Crotone), Massimo Maccarone (Empoli), Mirco Antenucci (Ternana), Simone Pavoletti (Varese) - 4 gols
LEIA MAIS

domingo, 22 de setembro de 2013

SERIE A: DE VIRADA É MAIS GOSTOSO (4ª RODADA)

CHIEVO BATE UDINESE DE VIRADA E VENCE A PRIMEIRA NO CAMPEONATO


Chievo bate Udinese de virada e conquista primeira vitória no campeonato. Foto: Sky.it

A quarta rodada da Serie A não foi boa para as equipes “não grandes”. Com exceção de Torino e Chievo Verona, as demais não venceram. Destaque positivo para o time de Verona, que bateu de virada a Udinese. Destaque negativo para o Sassuolo, que foi goleada por 7 a 0 pela Inter e começa a despontar como saco de pancadas.

Desconfiada pelo início cambaleante, a torcida do Chievo compareceu em um número pequeno ao Estádio Marcantonio Bentegodi. Quando Maicosuel abriu o placar com menos de um minuto, após falha bisonha da defesa, parecia que a desconfiança dos torcedores se confirmaria. No entanto, a escolha do técnico Giuseppe Sannino em deixar Thereau no banco para promover Pellissier se mostrou acertada. Aos 13 minutos, o atacante veterano empatou. Ainda no primeiro tempo, Rigoni virou o placar e decretou a primeira vitória dos clivensi.

A equipe de Sannino é bem arrumada e promete fazer uma campanha segura mais uma vez. O início ruim se deve a tabela complicada, com Napoli e Lazio pelo caminho nas três primeiras rodadas.

O Torino segue seu bom início de temporada. Em quatro partidas, o Toro perdeu apenas uma e empatou com o Milan. Contra o Bologna, fora de casa, D’Ambrosio e Cerci, de pênalti, fizeram o resultado ainda no primeiro. Os mandantes diminuíram com Natali, que foi expulso nos acréscimos da etapa inicial e dificultou a vida da equipe rossoblù. Com os três pontos, o Torino chega a sete na tabela e se iguala ao Livorno, na sexta colocação.

Por falar no Livorno, a equipe granata ficou no empate sem gols com o Genoa, em Gênova. O jogo não foi nenhum primor técnico, mas os labronici tiveram oportunidades claras de marcar. Os genoveses também tiveram algumas poucas chances, no entanto, apresentaram um futebol muito pobre após a vitória maiúscula no clássico diante da Sampdoria, na terceira rodada. O empate acabou sendo um resultado justo e bom para ambos, que se mantiveram fora da zona de rebaixamento e, no caso do Livorno, na parte de cima da tabela.

Depois de bater o Milan na primeira rodada, o Hellas Verona tentou surpreender a atual bicampeã italiana Juventus, em Turim. Cacciatore chegou a colocar os mastini em vantagem, mas Tevez e Llorente viraram o placar ainda no primeiro tempo. O Verona teve um início complicado, com Milan, Roma e Juventus nas quatro primeiras rodadas, mas consegue se manter em uma boa nona colocação, com seis pontos.

No sábado (21), Cagliari e Sampdoria fizeram uma partida para lá de maluca. Os sardos saíram em vantagem aos 26 minutos com Ekdal e mantiveram o placar até o finalzinho da partida. Aos 44 minutos do segundo tempo, Gabbiadini foi às redes e parecia ter salvado definitivamente a Samp da derrota. Só que aos 46 minutos, Daniele Conti cobrou falta com maestria e recolocou o Cagliari na frente. A partir de então, uma série de ataques francos de ambos terminou com uma nova igualdade dos visitantes, aos 48 minutos, com De Silvestri. Os rossoblù ganharam apenas um jogo na Serie A, na estreia diante da Atalanta, mas possuem cinco pontos no meio da tabela. Já a Samp, segue sem saber o que é vencer e continua na zona de rebaixamento, empatado com Bologna e Parma.

Afundados na zona de rebaixamento, Catania e Sassuolo deram sequência ao péssimo início de temporada. Os sicilianos somaram o primeiro ponto ao empatarem sem gols com o Parma, o que não alivia a situação dos comandados do técnico Rolando Maran. Já os novatos começam a ser o grande saco de pancadas da competição. Além de não ter pontuado ainda, o Sassuolo foi goleado por 7 a 0 pela Inter e agora é lanterna isolado.

ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 4     Gols: 28     Média: 2,8 gols por partida

Artilheiro: Marek Hamsik (Napoli), Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 4 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino), Paulinho (Livorno) - 3 gols

LEIA MAIS

SERIE B: O EMPOLI E OS OUTROS (5ª RODADA)

AZZURRI APROVEITAM TROPEÇOS DOS ADVERSÁRIOS PARA ABRIR QUATRO PONTOS NA PONTA

Jogadores do Empoli comemoram virada sobre o Padova. Foto: La Presse

A quinta rodada da Serie B se desenhava desastrosa ao Empoli no intervalo dos jogos do sábado (21/09). Além de ter sido surpreendido pelo lanterna Padova no primeiro tempo, os azzurri viram seus principais adversários vencendo. Com os resultados de um certo momento, Novara e Varese se igualavam em pontos com a equipe toscana. No entanto, com tranquilidade de líder, o Empoli pôde comemorar não só a virada, com gols dos artilheiros Maccarone, Tonelli e Tavano, como o fato de ter ampliado a vantagem para os rivais.

O Varese vinha embalado por duas vitórias em sequência, sendo a última um espetacular 3 a 2 sobre o Pescara, e parecia que iria dar continuidade a boa fase. Os varesini saíram na frente com Rea, mesmo fora de casa. Porém, em uma falha de marcação, permitiu com que o novato Avellino empatasse, com Arini de cabeça. Ambos poderiam encostar no Empoli em caso de resultado positivo, mas o empate deixou tanto os leopardos como os lobos com oito pontos na tabela.

Quem também derrapou nas próprias pernas foi o Novara. Colucci, da Reggina, tentou cortar um cruzamento da direita, mas acabou encobrindo o goleiro Benassi aos 28 minutos do primeiro tempo. Mesmo com o comando do marcador, os novaresi permitiram a igualdade dos donos da casa no segundo tempo, com Fischnaller. O Novara também parou nos oito pontos, enquanto a equipe granata tem seis pontos. Em cinco jogos, os calabresi empataram três.

O Modena recebeu o Trapani no Estádio Alberto Braglia e mostrou que pode não sentir tanta a falta de Ardemagni, vice-artilheiro da última edição da Serie B. O senegalês Babacar foi às redes em duas ocasiões e já soma três gols em cinco atuações. Os canários vinham de derrota para o Bari e, com os três pontos, também chagam a casa dos oito pontos e se iguala ao adversário. Apesar de estrear na Serie B, o Trapani ainda não havia perdido.

Duas partidas interessantes movimentaram a sexta-feira (20), na abertura da rodada. O Lanciano tropeçou no recém-promovido Latina, que ainda não ganhou, e deixou o Empoli escapar um pouco mais. Apesar do resultado não ter sido o melhor, os falcinei seguem invictos. Esse foi o terceiro empate dos Leoni Neroblù, que seguem na zona de rebaixamento. No outro duelo do dia, o Spezia se recuperou de duas derrotas seguidas e bateu o Palermo, que, ao contrário, vinha de dois triunfos em sequência.

O Cesena começou muito bem a temporada com duas vitórias e a liderança compartilhada com o Empoli. Entretanto, dois reveses em sequência colocaram a pulga atrás da orelha do técnico Pierpaolo Bisoli. Apesar do adversário ter sido o frágil Carpi, a goleada por 4 a 1 recoloca os cavalos marinhos na segunda colocação, ao lado do Lanciano. O Carpi continua na zona de rebaixamento.

Finalmente aconteceu! A Juve Stabia começou pessimamente o campeonato com três derrotas nas três primeiras rodadas. Contra o Siena, na quarta giornata, as vespas chegaram a abrir 2 a 0, mas permitiram o empate e os três pontos bateram na trave. Mas dessa vez a primeira vitória da equipe gialloblù não escapou. Enfrentando o moribundo Cittadella fora de casa, Lanzaro e Sowe marcaram e a pior defesa da competição não levou nenhum gol pela primeira vez.

ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 5

Gols: 26     Jogos: 11     Média: 2,4 gols por partida

Artilheiros:  Abel Hernandez (Palermo), Riccardo Maniero (Pescara), Giuseppe Torromino (Crotone), Massimo Maccarone (Empoli), Mirco Antenucci (Ternana) - 4 gols

LEIA MAIS

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SERIE A: DERBY DA MUDANÇA? (3ª RODADA)

Jogadores do Genoa comemoram gol. Foto: Il Secolo XIX

O Genoa não tomou conhecimento da Sampdoria e despachou a principal rival sem dó nem piedade, no principal jogo da terceira rodada da Serie A. Os três gols marcados nas únicas três finalizações certas ainda evidenciam a dificuldade do meio campo rossoblù em criar, mas, por outro lado, mostraram que o ataque é eficiente. Panorama bem diferente da temporada passada, quando o Genoa terminou com o quinto pior ataque da primeira divisão e apenas uma posição acima da zona de rebaixamento.

Além da rivalidade local da cidade de Gênova, a vitória representa um respiro para os grifoni. Esse foi o primeiro triunfo do Genoa no campeonato, que vinha de um humilhante 5 a 2 para a Fiorentina, atuando em casa.

Na última temporada, o Derby della Lanterna significou uma virada de ares para o vencedor. No entanto, o lado azul era quem comemorava. A Samp vinha de sete derrotas seguidas, até derrotar o grande adversário por 3 a 1. A partir de então, os blucerchiati equilibraram sua campanha para permanecer na elite do futebol italiano. Será que o mesmo acontecerá com o Genoa? Potencial o elenco do técnico Fabio Liverani possui.

Por outro lado, a Sampdoria segue sem vencer e, com apenas um ponto conquistado em nove disputados, e está na zona de rebaixamento.

Os novatos também estão dando trabalho. Livorno e Verona são os melhores colocados entre todos os 12 clubes que o Calcio Alternative cobre. O Livorno passou pelo Catania com dois gols do brasileiro Paulinho, enquanto o Verona teve muitas dificuldades para bater o Sassuolo, também recém-promovido. O gol do brasileiro Martinho deu tranquilidade aos mastini, no entanto, o campeão da última Serie B fez uma forte pressão para tentar a igualdade. Aproveitando os espaços dados pelo adversário, o Hellas matou o jogo com Rômulo, ex-Fiorentina, nos acréscimos. Destaque para o gol 100% brasileiro, já que toda a jogada e assistência do segundo tento foram de Jorginho.

O Cagliari não ganhou, mas o empate fora de casa contra a Fiorentina pode ser comemorado. A Viola vinha de duas vitórias em sequência e até abriu o placar com o espanhol Borja Valero. Entretanto, no finalzinho do tempo regulamentar, o chileno Pinilla subiu mais alto do que a marcação para decretar o 1 a 1. Nos acréscimos, outro chileno, mas da Fiorentina, David Pizarro, foi expulso.

Na zona de rebaixamento, o Chievo foi facilmente batido pela Lazio e continua com um ponto ganho. O Catania segue sentindo muito a falta do meia Lodi, negociado com o Genoa. Os etnei não pontuaram no torneio e marcaram apenas um gol. Junto ao Catania, o debutante Sassuolo também não somou nenhum ponto. No entanto, os neroverdi tiveram uma boa exibição contra o Verona. Apesar de novatos, os sasòl possuem uma equipe razoável para, ao menos, fazer um campeonato digno.
LEIA MAIS

domingo, 15 de setembro de 2013

SERIE B: A FORÇA DOS NOVATOS (4ª RODADA)

O Trapani goleou a Reggina por 4 a 0. Foto: La Presse

Os novatos vêm surpreendendo no início de temporada e intrometendo-se na ponta da tabela da Serie B. Após a quarta rodada, Trapani e Lanciano dividem a vice-liderança e, na sequência, o Avellino aparece com um ponto a menos. Essas equipes podem não ter fôlego até o final, mas estar na frente é sempre bom. E mais importante, somar o máximo de pontos no embalo do início será importante para manterem-se na segundona e, quem sabe, até brigar por algo a mais.

O Trapani debuta na Serie B e não conta com uma tabela fácil no início. Mesmo assim, os comandados de Roberto Boscaglia mantém a invencibilidade. Conseguiu um empate heroico com o Pescara na segunda rodada e, na terceira, conseguiu parar o líder Empoli. Neste final de semana, os sicilianos não tomaram conhecimento da Reggina e aplicaram impiedosos 4 a 0. Ninguém espera muito da Reggina, porém, os calabresi ainda estavam invictos. Destaque para o bósnio Djuric, autor dos dois primeiros gols. Uma nota importante sobre a partida fica por conta de Benassi, goleiro da Reggina. Ao tentar defender a bola do segundo gol sofrido, bateu a cabeça na trave e desmaiou. O camisa 1 foi reanimado ainda em campo e levado ao hospital, aonde foi feita uma tomografia que não constatou nada de mais grave.

Pedra no sapato de muita gente na temporada passada, o Lanciano continua aprontando. Diante do Avellino, que começou a rodada na segunda colocação, os fretani conseguiram um triunfo pelo placar mínimo, mas muito importante. Com o resultado, a Virtus roubou a posição do adversário. Vale lembrar que o Lanciano conseguiu uma permanência histórica em sua primeira Serie B da história. Mesmo com limitações, abocanhou pontos importantes contra times fortes e não caiu em 2012-13.

É verdade que o Empoli enfrentou três dos quatro times que subiram da terceira divisão nas quatro primeiras rodadas, mas os azzurri cumprem com seu papel de iniciar bem o campeonato diante de adversários teoricamente mais fracos. Contra o Carpi, a doppietta de Tonelli garantiu os três pontos e a liderança.

Varese, Palermo e Novara seguem se recuperando. Os varesini bateram o Pescara em um jogo cheio de alternativas e com dois gols de Pavoletti, ex-Sassuolo. O Palermo passou pelo Cesena com mais um gol do uruguaio Abel Hernandez, artilheiro da Serie B ao lado de Maniero, do Pescara, e Torromino, do Crotone. Essa foi a primeira vitória do técnico Gennaro Gattuso diante de sua torcida, na Sicilia. Já os novaresi derrotaram o lanterna Padova com um pênalti polêmico. O trio, juntamente com o Avellino, possui sete pontos.

O Siena continua decepcionando. Apesar do bom elenco, continua sem vencer como visitante. Diante da Juve Stabia, que ainda não havia pontuado, o prejuízo poderia ser maior. No entanto, depois de sair perdendo por 2 a 0, os bianconeri correram atrás e conseguiram o empate.

Quem também decepciona é o Spezia. As águias chegaram à segunda derrota seguida, dessa vez para o fraco Crotone. A torcida, que sempre apoia, começa a perder a paciência e, na próxima rodada, o Spezia recebe o bom Palermo. Com a primeira vitória, os tubarões saem da zona de rebaixamento. O gol da partida foi marcado por Torromino, de pênalti, que chega a liderança compartilhada da tabela de artilheiros. Porém, dos quatro gols do atacante, três foram em penalidades.

Na parte de baixo da tabela, o Bari conseguiu sua primeira vitória diante do Modena e, finalmente, deixou de ter pontuação negativa. Mesmo assim, os galletti ainda estão na zona de playout. Latina e Cittadella não saíram do zero no norte da Itália e seguem nas últimas posições. Pior mesmo só o Padova, única equipe que ainda não pontuou e nem marcou gol.

ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 4

Gols: 22     Jogos: 10     Média: 2,2 gols por partida

Artilheiros:  Abel Hernandez (Palermo), Riccardo Maniero (Pescara), Giuseppe Torromino (Crotone) - 4 gols
LEIA MAIS

domingo, 8 de setembro de 2013

SERIE B: lobos ferozes

AVELLINO VENCE E SE IGUALA EM PONTOS AO EMPOLI NA LIDERANÇA


Cataldo comemora gol do Avellino. Foto: La Presse
Com a Serie A paralisada por causa da Data FIFA, os olhos do futebol italiano se voltaram para a Serie B neste final de semana. Dois jogos no sábado e nove no domingo (08/09) completaram a terceira rodada. Não existem equipes com 100% de aproveitamento. As duas últimas que ainda não haviam perdido pontos tropeçaram.Destaques para o Empoli e o surpreendente Avellino, que estão na ponta da tabela.

O Empoli entrou em campo com duas vitórias nas duas primeiras rodadas e até saiu na frente do Trapani, com um belo gol de Moro, no primeiro tempo. No entanto, uma desatenção da defesa permitiu com que Iunco empatasse e tirasse os dois primeiros pontos dos azzurri. Apesar do tropeço, os toscanos seguem como líderes, mas agora tem a companhia de uma surpresa.

A surpresa tem nome: Avellino. Os lobos, recém-promovidos a Serie B, bateram a sempre difícil defesa da Ternana. Aliás, o duelo ganhou um caráter decisivo, já que ambos entraram na rodada com quatros pontos e, quem vencesse, se igualaria ao Empoli na primeira colocação. Está certo que é apenas o início e o resultado não decidiu o destino de nenhum dos times, mas sempre é bom estar na frente. Os mandantes mostraram uma defesa forte e, com gol de Castaldo, de cabeça, fechou-se ainda mais para não dar espaços ao adversário. Nota negativa na partida para o zagueiro da Ternana, Farkas, que sofreu uma forte pancada no rosto, do próprio goleiro em uma dividida e saiu do estádio de ambulância. A suspeita é de que o defensor tenha sofrido fratura na face. Por falar no estádio, outro ponto ruim do jogo fica para o gramado do Estádio Partenio-Lombardi. Um verdadeiro areião.

Quem também decepcionou foi o Cesena. Aliás, o início com duas vitórias foi uma surpresa para o potencial do elenco bianconero. No entanto, até mesmo para o Cesena, a derrota em casa para a Virtus Lanciano não estava nos planos. Melhor para o Lanciano, que vence pela primeira vez e mantém sua invencibilidade. Os fretani já haviam dado trabalho ao Brescia e bateu na trave contra a Reggina, quando levou o empate aos 41 minutos do segundo tempo.

O Pescara começou arrasadoramente a temporada, com 3 a 0 diante da Juve Stabia, porém, contra adversários fracos, derrapou feio. Depois do empate com o novato Trapani, com dois gols contra, os golfinhos deixaram os três pontos escaparem em casa contra o Crotone, com dois pênaltis cometidos.

Modena e Reggina também mantiveram a invencibilidade. Os canários passaram com tranquilidade pela Cittadella, enquanto a equipe amaranto teve de suar para virar o placar contra a Juve Stabia, em confronto do sul da Itália. Destaque para Gerardi, que marcou duas vezes.

O Siena começou atropelando o Bari com 3 a 0 em 36 minutos. Entretanto, o jogo muito fácil quase se tornou complicado por causa de desatenções. Os galletti descontaram ainda no primeiro tempo e, nos acréscimos, com um belo gol de Galano, ameaçou dar um calor. A sorte dos bianconeri foi que o adversário mostrou pouca qualidade em campo, do contrário, a vitória fácil poderia se tornar um vexame. 

Talvez o principal favorito para voltar à primeira divisão, o Palermo, enfim, venceu sob o comando de Gennaro Gattuso. Depois de três partidas (duas derrotas e um empate – contando a Coppa Italia), os sicilianos bateram o Padova, fora de casa, sem muito esforço. Apesar do pênalti duvidoso que deu origem ao segundo gol, o Palermo se impôs em campo e mereceu ganhar. O experiente Di Gennaro e Abel Hernandez (duas vezes) foram às redes para dar o triunfo a Gattuso. Nem mesmo a expulsão de Troianiello, com oito minutos em campo, foi suficiente para desestabilizar a equipe rosa.

Na parte de baixo da tabela, a Juve Stabia é a única com três derrotas em três rodadas, mas não tem o pior aproveitamento sozinha, já que o Padova entrou em campo apenas duas vezes e também perdeu as duas. Os padovani possuem o pior ataque até o momento, sem nenhum gol marcado. Abaixo dos dois, aparece o Bari, com um ponto negativo.

Pior defesa, o Crotone reformulou completamente o elenco e tem sofrido para se ajustar. Promete brigar para não ser rebaixado até o final. Contra o Pescara, não viu a cor da bola e só conseguiu o empate graças às penalidades bobas cometidas pelos golfinhos.

ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 3

Gols: 29     Jogos: 11     Média: 2,6 gols por partida

Artilheiro: Massimo Maccarone (Empoli), Andrea Caracciolo (Brescia), Gaetano D'Agostino (Siena), Abel Hernandez (Palermo), Riccardo Maniero (Pescara), Giuseppe Torromino (Crotone) - 3 gols
LEIA MAIS

Calciomercato 2013-2014: Serie A


A janela de transferências do futebol italiano se fechou no dia 2 de setembro e as equipes se movimentaram para buscar os melhores ajustes para a temporada que se inicia. Você sabe para aonde foi aquele jogador perna de pau? Ou então quem seu time contratou? Então fique sabendo aqui. A seguir, a listagem completa de todas as transferências dos times da Serie A e suas prováveis escalações.


 

ATALANTA




QUEM CHEGOU
Koné (meia – Varese): fim de empréstimo, Baselli (meia – Cittadella): definitivo, Migliaccio (meia – Palermo): definitivo, Nica (defensor – Dinamo Bucareste/ROM): definitivo, Yepes (defensor – Milan): custo zero, Gouano (defensor – Juventus): copropriedade, De Luca (atacante - Varese): copropriedade*, Cigarini (meia – Napoli): copropriedade*, Giorgi (meia – Napoli): copropriedade*.


QUEM SAIU

Ferri (defensor): fim de contrato, Biondini (meia – Genoa): fim de empréstimo, Budan (atacante – Palermo): fim de empréstimo, Parra (atacante – Independiente/ARG): fim de empréstimo, Peluso (defensor – Juventus): definitivo, Basha (meia – Torino): definitivo, Gabbiadini (atacante – Juventus): definitivo, Colombi (goleiro – Padova): empréstimo, Radovanovic (meia – Chievo): definitivo, Capelli (defensor – Cesena): empréstimo, Scozzarella (meia – Juve Stabia): empréstimo, Contini (defensor – Juve Stabia): empréstimo, Ardemagni (atacante – Chievo): empréstimo.


Provável escalação (4-3-3): Consigli, NICA, Stendardo, YEPES, Del Grosso; MIGLIACCIO, Cigarini, Carmona; Livaja, Bonaventura, Denis. Técnico: Stefano Colantuono.



 

BOLOGNA



QUEM CHEGA

Crespo (defensor – Verona): fim de empréstimo, Casarini (meia – Cagliari): fim de empréstimo, Gimenez (atacante – Grosseto): fim de empréstimo, Yaisien (meia – Paris Saint Germain): custo zero, Della Rocca (meia – Palermo): empréstimo, Acquafresca (atacante – Genoa): definitivo, Alibec (atacante – Inter): empréstimo, Bianchi (atacante – Torino): custo zero, Cech (defensor – Trabzonspor/TUR): definitivo, Laxalt (meia – Inter): empréstimo, Job (atacante): sem clube, Cristaldo (atacante – Metalist/TUR): empréstimo, Kone (meia – Brescia): definitivo*, Curci (goleiro – Roma): empréstimo*.


QUEM SAI

Motta (defensor – Juventus): fim de empréstimo, Naldo (defensor – Granada/ESP): fim de empréstimo, Guarente (meia – Sevilla): fim de empréstimo, Gabbiadini (atacante – Juventus): fim de empréstimo, Gilardino (atacante – Genoa): fim de empréstimo, Pasquato (atacante – Udinese): fim de empréstimo, Djokovic (meia – Cluj/ROM): empréstimo, Capello (atacante – Inter): copropriedade, Romanò (meia – Crotone): empréstimo, Gavilan (atacante – San Marino): empréstimo, Rodriguez (atacante – Montevideo Wanderers/URU): empréstimo, Lobardi (goleiro – Bassano Virtus): empréstimo, Pulzetti (meia – Siena): definitivo, Taider (meia – Inter): copropriedade, Rickler (defensor – Mantova): empréstimo, Riverola (maia – Mallorca/ESP): empréstimo, Abero (meia – Avellino): empréstimo.


Possível escalação (4-2-3-1): Curci, Garic, Antonsson, Cherubin e CECH; Khrin, Perez; Kone, Diamanti, Lazaros; Bianchi. Técnico: Stefano Pioli.

 

CAGLIARI



QUEM CHEGA

Rui Sampaio (meia – Beira Mar/POR): fim de empréstimo, Oikonomou (defensor – Pas Giannina/GRE): definitivo, Ibraimi (atacante – Maribor/ESL): empréstimo.


QUEM SAI

Casarini (meia – Bologna): fim de empréstimo, Thiago Ribeiro (atacante – Santos): definitivo, Ceppellini (meia – Maribor/ESL): empréstimo


Possível escalação (4-3-3): Agazzi, Dessena, Rossettini, Astori, Murru; Ekdal, Conti, Nainggolan; Ibarbo, Pinilla, Sau. Técnico: Diego Luis López.


 

CATANIA



QUEM CHEGA

Frison (goleiro –Vicenza): definitivo*, Maxi Lopez (atacante – Sampdoria): fim de empréstimo, Lanzafame (atacante – Honved/HUN): fim de empréstimo, Gyomber (defensor – Dukla Banska Bystrica/POL): definitivo, Leto (atacante – Panathinaikos): custo zero, Freire (meia – Velez/ARG): definitivo, Tachtsidis (meia – Genoa): copropriedade, Peruzzi (defensor – Velez/ARG): definitivo, Monzon (defensor – Lyon/FRA): definitivo, Guarente (meia – Sevilla): empréstimo, Plasil (meia – Bordeaux/FRA): empréstimo, Biraghi (defensor – Cittadella): empréstimo.

QUEM SAI

Augustyn (defensor): fim de contrato, Marchese (defensor): fim de contrato, Llama (meia): fim de contrato, Ricchiuti (meia): fim de contrato, Salifu (meia – Fiorentina): fim de empréstimo, Calapai (defensor – Modena): copropriedade, Paglialunga (meia – Zaragoza/ESP): definitivo, Moretti (meia – Spezia): empréstimo, Lodi (meia – Genoa): copropriedade, Antenucci (atacante – Ternana): empréstimo, Terracciano (goleiro – Avellino): empréstimo, Cani (atacante – Carpi): empréstimo, Sciacca (meia – Ternana): empréstimo, Gomez (meia – Metalis/UCR): definitivo, Morimoto (atacante – JEF United/JAP): definitivo, Catellani (atacante – Spezia): copropriedade, Biagianti (meia –Livorno): definitivo, Potenza (defensor – Modena): custo zero, Doukara (atacante – Juve Stabia): empréstimo.


Possível escalação (4-3-3): Andujar, PERUZZI, Legrottaglie, Spolli, MONZON; Izco, PLASIL, Almiron; Castro, Bergessio, Barrientos. Técnico: Rolando Maran.

 

CHIEVO VERONA



QUEM CHEGA

Silvestri (goleiro – Padova): fim de empréstimo, De Paula (atacante – Pro Vercelli): fim de empréstimo, Lazarevic (atacante – Genoa): copropriedade, Improta (atacante – Genoa): empréstimo, Toskic (meia – Bari): copropriedade, Acosty (meia – Fiorentina): empréstimo, Sestu (meia – Siena): custo zero, Radovanovic (meia – Atalanta): definitivo, Calello (meia – Dinamo Zagreb/CRO): definitivo, Pamic (defensor – Sparta Praga/CZE): Claiton (defensor – Bari): definitivo, Cruciani (meia – Matera): custo zero, Estigarribia (meia – Deportivo Maldonado/URU): empréstimo, Bernardini (defensor – Livorno): empréstimo, Ardemagni (atacante – Atalanta): empréstimo, Kupiscz (meia – Jagiellonia/POL): definitivo.


QUEM SAI

Andreolli (defensor): fim de contrato, Spyropoulos (defensor): fim de contrato, Luciano (meia): fim de contrato, Jokic (defensor – Bursaspor/TUR): fim de contrato, Ujkani (goleiro – Palermo): fim de empréstimo, Acerbi (defensor – Genoa): fim de empréstimo, Samprisi (defensor – Genoa): fim de empréstimo, Seymour (meia – Genoa): fim de empréstimo, Hauche (atacante – Racing/ARG): fim de empréstimo, Cofie (meia – Genoa): definitivo, Tallo (atacante – Roma): definitivo, Granoche (atacante – Cesena): empréstimo, Viotti (goleiro – Juve Stabia): empréstimo, Farkas (defensor – Ternana): empréstimo, Seculin (goleiro – Avellino): empréstimo, Morero (defensor – Siena): definitivo, Djengou (meia –Frankfurt/ALE): definitivo, Farias (atacante – Sassuolo): empréstimo, Calderini (defensor – Bari): copropriedade, Iunco (atacante – Trapani): definitivo, Rigoni (meia – Reggina): empréstimo, Pucino (defensor – Sassuolo): copropriedade.


Possível escalação (4-4-2): Puggioni, Sardo, Dainelli, Cesar, Dramè; SESTU, RADOVANOVIC, Rigoni, ESTIGARRIBIA; Paloschi, Thereau. Técnico: Giuseppe Sannino.

 

GENOA


QUEM CHEGA

Perin (goleiro –Pescara): fim de empréstimo, Samprisi (defensor – Chievo): fim de empréstimo, Biondini (meia – Atalanta): fim de empréstimo, Birsa (meia – Torino): fim de empréstimo, Gilardino (atacante – Bologna): fim de empréstimo, Zé Eduardo (atacante – Siena): fim de empréstimo, Cofie (meia – Chievo): definitivo, De Maio (defensor – Brescia): custo zero, Marchese (defensor – Catania): custo zero, Konatè (atacante – Krasnodar/RUS): empréstimo, Vrsaljko (defensor – Dinamo Zagreb/CRO): definitivo, Lodi (meia – Catania): copropriedade, Santana (meia – Napoli): definitivo, Gamberini (defensor – Napoli): empréstimo, Matuzalem (meia – Lazio): definitivo, Antonini (defensor – Milan): definitivo, Centurion (meia – Racing/ARG): empréstimo, Feftatzudus (meia – Olympiakos/GRE): definitivo, Bizzarri (goleiro – Lazio): definitivo, Stoian (atacante – Chievo): empréstimo, Calaiò (atacante – Napoli): empréstimo.


QUEM SAI

Rossi (meia): fim de contrato, Cassani (defensor – Fiorentina): fim de empréstimo, Rigoni (meia – Novara): fim de empréstimo, Olivera (meia – Fiorentina): fim de empréstimo, Vargas (meia – Fiorentina): fim de empréstimo, Borriello (atacante – Roma): fim de empréstimo, Beretta (atacante – Milan): definitivo, Pisano (defensor – Palermo): definitivo, Tomovic (defensor – Fiorentina): definitivo, Anselmo (meia – Palermo): definitivo, Alhassan (meia –Udinese): definitivo, Merkel (meia – Udinese): definitivo, Piscitella (meia – Roma): definitivo, Verre (meia – Roma): definitivo, Destro (atacante – Roma): definitivo, Acquafresca (atacante – Bologna): definitivo, Rodriguez (atacante – Bologna): definitivo, Lazarevic (atacante – Chievo): copropriedade, Improta (atacante – Chievo): empréstimo, Krajinc (defensor – Cesena): empréstimo, Eduardo (goleiro – Braga/POR): empréstimo, Rennella (atacante – Bétis/ESP): definitivo, Bovo (defensor – Torino): definitivo, Acerbi (defensor – Sassuolo): copropriedade, Tzorvas (goleiro – Apollon Smyrnis/GRE): definitivo, Moretti (definitivo – Torino): defensor, Hellenius (atacante – Arau/SUI): definitivo, Frey (goleiro –Bursaspor): definitivo, Nadarevic (meia – Cesena): empréstimo, Tachtsidis (meia – Catania): copropriedade, Jokovic (meia – Verona): definitivo, Ribas (atacante – Barcelona/EQU): empréstimo, Vinetot (defensor – Lecce): empréstimo, Granqvist (defensor – Krasnodar/RUS): definitivo, Strasser (meia – Reggina): empréstimo, Birsa (meia – Milan): definitivo, Seymour (meia – Spezia): empréstimo, Jorquera (meia – Parma): definitivo, Jara Martinez (atacante – Nocerina): empréstimo.


Possível escalação (4-3-2-1): BIZZARRI, VRSALJKO, Portanova, GAMBERINI, Antonelli; Kucka, LODI, COFIE; Bertolacci, SANTANA; GILARDINO. Técnico: Fabio Liverani.




 

LIVORNO



QUEM CHEGOU

Decardi (defensor – Chiasso): definitivo*, De Lucia (goleiro –Nocerina): fim de empréstimo, Piccini (defensor – Fiorentina): empréstimo, Bardi (goleiro – Inter): empréstimo, Benassi (meia – Inter): empréstimo, Valentini (defensor – Rosario Central/ARG): definitivo, Greco (meia – Olympiakos/GRE): definitivo, Aldegani (goleiro – Nocerina): empréstimo, Mbaye (defensor – Inter): empréstimo, Ducan (meia – Inter): empréstimo, Emeghara (atacante – Siena): empréstimo, Mosquera (meia – Envigado/COL): empréstimo, Biagianti (meia – Catania): definitivo, Rinaudo (defensor – Napoli): custo zero, Botta (atacante – Inter): empréstimo, Coda (defensor – Udinese): empréstimo, Anania (goleiro – Padova): definitivo, Borja (atacante – Deportivo Tuluá/COL): definitivo.


QUEM SAIU

Cellerino (atacante): fim de contrato, Aldegani (goleiro – Nocerina): fim de empréstimo, Fiorillo (goleiro – Sampdoria): fim de empréstimo, Gentsoglou (meia – Sampdoria): fim de empréstimo, Salviato (defensor – Novara): definitivo, Galabinov (atacante – Avellino): empréstimo, Moscati (meia – Perugia): empréstimo, Bernardini (defensor – Chievo): empréstimo, Mazzoni (goleiro – Padova): copropriedade, Dionisi (atacante – Olhanense/POR): empréstimo.


Possível escalação (3-5-2): BARDI, VALENTINI, Emerson, CODA; Schiattarella, DUCAN, BIAGIANTI, GRECO, Gemiti; EMEGHARA, Paulinho. Técnico: Davide Nicola.


PARMA



QUEM CHEGOU


Benalouane (defensor – Cesena): copropriedade*, Parolo (meia – Cesena): definitivo*, Antonis (atacante, Sydney/AUS): definitivo, Cassano (atacante – Inter): empréstimo, Pedro Mendes (defensor – Sporting/POR): definitivo, Jankovic (meia – Estrela Vermelha/SER): custo zero, Felipe (defensor – Fiorentina): definitivo, Petkovic (goleiro – Milan): definitivo, Acqua (meia – Hoffenheim/ALE): definitivo, Munari (meia – Sampdoria): definitivo, Cassani (defensor – Fiorentina): empréstimo, Koné (defensor – Le Mans/FRA): definitivo; Gargano (meia – Napoli): empréstimo, Obi (meia – Inter): empréstimo, Jorquera (meia – Genoa): definitivo.


QUEM SAI

Mariga (meia – Inter): fim de empréstimo, Strasser (meia – Milan): fim de empréstimo, Pabon (atacante – Monterrey/MEX): definitivo, Pellè (atacante – Feyenoord): definitivo, Sampedro (atacante – Mineros de Guayana/VEN): empréstimo, Mario Rui (defensor – Empoli), empréstimo, Belfodil (atacante – Inter): copropriedade, Brandão (defensor – Cluj/ROM): definitivo, Jogan (defensor – Nova Gorica/ESL): empréstimo, Pigliacelli (goleiro – Pescara): empréstimo, Lebran (defensor – Crotone): empréstimo, Saric (meia – Crotone): empréstimo, Schiavi (defensor – Pescara): empréstimo, Crisetig (meia – Crotone): empréstimo, Loviso (meia – Cremonese): empréstimo, Ampuero (meia – Padova): empréstimo, Bidaoui (meia – Crotone): empréstimo, Modesto (defensor – Padova): definitivo, Gabionetta (atacante – Cluj/ROM): empréstimo, Mastriani (atacante – Crotone): empréstimo, De Vitis (meia – Sampdoria): definitivo, Santacroce (defensor – Padova): empréstimo, Boniperti (meia – Crotone): empréstimo, Musacci (meia – Padova): empréstimo, Prestia (defensor – Crotone): empréstimo, Chiricò (atacante – Latina): empréstimo, Pereira (defensor – Marítimo/POR): definitivo, Morrone (meia – Latina): empréstimo, Ishak (atacante – Crotone): empréstimo, Chibsah (meia – Sassuolo): copropriedade, Cascione (meia – Cesena): empréstimo, Doumbia (meia – Lecce): empréstimo, Ghezzal (atacante – Latina): empréstimo; Rispoli (defensor – Ternana): empréstimo, Ninis (meia – Paok/GRE): empréstimo.


Possível escalação (3-5-2): Mirante, Benalouane, Paletta, Lucarelli; Biabiany, GARGANO, Valdes, Parolo, Gobbi; Amauri, CASSANO. Técnico: Roberto Donadoni.


SAMPDORIA



QUEM CHEGA

Sansone (atacante – Sassuolo): definitivo*, Fiorillo (goleiro – Livorno): fim de empréstimo, Pozzi (atacante – Siena): fim de empréstimo, Eramo (atacante – Crotone): definitivo, Regini (defensor – Empoli): copropriedade, Fornasier (defensor – Manchester United/ING): custo zero, Gabbiadini (atacante – Juventus): empréstimo, Wszolek (meia – Polonia Varsavia/POL): definitivo, Salamon (defensor – Milan): copropriedade, De Silvestri (defensor – Fiorentina): empréstimo, Petagna (atacante – Milan): empréstimo, Bjarnason (meia – Pescara): copropriedade, Barillà (meia – Reggina): empréstimo.


QUEM SAI

Castellini (meia): fim de contrato, Tissone (meia): fim de contrato, Estigarribia (meia – Deportivo Maldonado/URU): fim de empréstimo, Maxi Lopez (atacante – Catania): fim de empréstimo, Cacciatore (defensor – Verona): copropriedade, Rossini (defensor – Sassuolo): copropriedade, Testardi (atacante – Honved/HUN): empréstimo, Piovaccari (atacante – Steaua Bucaresti/ROM): empréstimo, Poli (meia – Milan): copropriedade, Icardi (atacante – Inter): definitivo, Zaza (atacante – Juventus): definitivo, Volta (defensor – Cesena): empréstimi, Scappini (atacante – Grosseto): empréstimo, Munari (meia – Parma): definitivo, De Vitis (meia – Carpi): empréstimo, Celjak (defensor - Padova): empréstimo, Romero (goleiro – Monaco/FRA): empréstimo, Savic (atacante – Sheffield Wednesday/ING): empréstimo, Laczko (defensor – Padova): empréstimo, Juan Antonio (meia – Brescia): empréstimo.


Provável escalação (3-5-2): Da Costa, Gastaldello, Palombo, Costa; De Silvestri, BJARNASON, Krsticic, Obiang, REGINI; Eder, Gabbiadini. Técnico: Delio Rossi.


SASSUOLO



QUEM CHEGA

Antei (defensor – Roma): copropriedade*, Rossini (defensor – Sampdoria): copropriedade, Kurtic (meia – Palermo): copropriedade, Zaza (atacante – Juventus): copropriedade, Acerbi (defensor – Genoa): copropriedade, Alexe (atacante – Dinamo Bucaresti/ROM): empréstimo, Rosati (goleiro – Napoli): empréstimo, Farias (atacante – Chievo): empréstimo, Ziegler (defensor – Juventus): empréstimo, Chibsah (meia – Parma): copropriedade, Schelotto (meia – Inter): copropriedade, Marrone (meia – Juventus): copropriedade, Floro Flores (atacante – Genoa): empréstimo, Pegolo (goleiro – Siena): definitivo, Pucino (defensor – Chievo): copropriedade.


QUEM SAI

Troiano (meia): fim de contrato, Boakye (atacante – Juventus): fim de empréstimo, Catellani (atacante – Catania): fim de empréstimo, Sansone (atacante – Sampdoria): definitivo, Troianiello (atacante – Palermo): definitivo, Gomez (atacante – Pro Vercelli): copropriedade, Laverone (defensor – Varese): definitivo, Pavoletti (atacante – Varese): empréstimo.


Provável escalação (4-3-3): PEGOLO, Gazzola, Terranova, ROSSINI, ZIEGLER; KURTIC, MARRONE, Missiroli; Berardi, ZAZA, FLORO FLORES. Técnico: Roberto Di Francesco.


TORINO



QUEM CHEGA

Darmian (defensor – Palermo): definitivo*, Glik (defensor – Palermo): defensor*, Basha (meia – Atalanta): definitivo*, Cerci (meia – Fiorentina): definitivo*, Rodriguez (defensor – Cesena): definitivo*, Brighi (meia – Roma): definitivo*, Padelli (goleiro – Udinese): custo zero, Farnerud (meia – Young Boys/SUI): definitivo, Bellomo (meia – Bari): copropriedade, Bovo (defensor – Genoa): definitivo, Moretti (defensor – Genoa): definitivo, El Kaddouri (meia – Napoli): empréstimo, Immobile (atacante – Juventus): copropriedade, Maksimovic (defensor – Estrela Vermelha/SER): empréstimo, Larrondo (defensor – Siena): copropriedade, Pasquale (defensor – Udinese): empréstimo, Berni (goleiro): custo zero.


QUEM SAI

Coppola (goleiro): fim de contrato, Bianchi (atacante): fim de contrato, Caceres (defensor – Mallorca): fim de empréstimo, Santana (meia – Napoli): fim de empréstimo, Birsa (meia – Genoa): fim de empréstimo, Menga (atacante – Lierse/BEL): fim de empréstimo, Jonathas (atacante – Pescara): fim de empréstimo, Agostini (defensor – Verona): definitivo, Rubin (defensor – Siena): definitivo, Bakic (meia – Fiorentina): definitivo, Gomis (goleiro – Crotone): empréstimo, Suciu (meia – Juve Stabia): empréstimo, Ogbonna (defensor – Juventus): definitivo, Stevanovic (meia – Palermo): empréstimo, Verdi (atacante – Empoli): empréstimo, Gorobsov (meia – Timisoara/HUN): empréstimo, Diop (atacante – Juve Stabia): empréstimo, Di Cesare (defensor – Brescia): definitivo, Barbosa (meia – Beira-Mar/POR): empréstimo.


Possível escalação (3-5-2): PADELLI, Glik, Bovo, MORETTI; Darmian, Basha, BELLOMO, EL KADDOURI, D’Ambrosio; Cerci, IMMOBILE. Técnico: Giampiero Ventura.


VERONA



QUEM CHEGA

Cacciatore (defensor – Sampdoria): copropriedade*, Bianchetti (defensor – Inter): copropriedade*, Agostini (defensor – Torino): definitivo*, Laner (meia – Albinoleffe): copropriedade, Martinho (meia – Catania): definitivo*, Ragatzu (atacante – Pro Vercelli): fim de empréstimo, Donati (meia – Palermo): definitivo, Verdun (atacante – Palermo): definitivo, Gonzalez (defensor – Peñarol/URU): custo zero, Luca Toni (atacante – Fiorentina): custo zero, Albertazzi (defensor – Milan): copropriedade, Cirigliano (meia – River Plate/ARG): definitivo, Jankovic (meia – Genoa): definitivo, Sala (meia – Hamburgo/ALE): definitivo, Mihaylov (goleiro – Twente/HOL): definitivo, Rômulo (meia – Fiorentina): empréstimo, Longo (atacante – Inter): empréstimo, Rafael Marques (defensor – Atlético Mineiro/BRA): definitivo, Iturbe (atacante – Porto/POR): empréstimo, Donadel (meia – Napoli): empréstimo, Rubin (defensor – Siena): empréstimo.



QUEM SAI

Pugliese (defensor): fim de contrato, Crespo (defensor – Bologna): fim de empréstimo, Bacinovic (meia – Palermo): fim de empréstimo, Nielsen (meia – Pescara): fim de empréstimo, Ceccarrelli (defensor – Spezia): definitivo, Baldanzeddu (defensor – Spezia): copropriedade, Migliore (defensor – Spezia): copropriedade, Huston (defensor – Pro Vercelli): empréstimo, Zampano (defensor – Juve Stabia): empréstimo, Ferrari (atacante – Spezia): empréstimo, Calvano (meia – Lanciano): empréstimo, Charalampos (defensor – Carpi): empréstimo, Rivas (meia – Spezia): definitivo, Arzamendia (meia – Bellaria): empréstimo, Abbate (defensor – Cremonese): defensor, De Vita (atacante – Pavia): empréstimo, Sgrigna (atacante – Carpi): empréstimo, Grossi (meia – Brescia): empréstimo.

Possível escalação (4-3-3): Rafael, Cacciatores, Moras, Maietta, RUBIN; Jorginho, DONATI, CIRIGLIANO; ITURBE, TONI, Martinho. Técnico: Andrea Mandorlini.


Legenda: 
* - estava na equipe na temporada passada

LEIA MAIS

domingo, 1 de setembro de 2013

SERIE A: início ruim

APENAS OS GRANDES CONTINUAM 100%; ATALANTA E LIVORNO SE RECUPERAM


Livorno goleia Sassuolo. Foto: Ansa/La Presse

Depois de duas rodadas, cinco equipes continuam invictas e com 100% de aproveitamento. Aos contrários dos últimos anos, quando algum time menor tem, pelo menos, um bom início, a atual temporada reservou aos grandes as primeiras colocações desde o começo. Fato esse explicado pela tabela enfrentada pelos clubes que venceram na primeira rodada. Verona e Cagliari, por exemplo, bateram seus adversários na última semana, mas enfrentaram Roma e Milan, respectivamente, na segunda “gionarta”, e foram derrotados.

No caminho oposto, Atalanta e Livorno se recuperaram de uma primeira rodada ruim e venceram. Os atalantinos bateram o Torino com gols dos zagueiros Stendardo e Lucchini, na estreia diante de seus torcedores. Curiosidades: a equipe bergamasca tem três gols no campeonato, todos de zagueiros. O tento de Stendardo foi o segundo dele nesta edição, enquanto o de Lucchini foi o seu 40º na Serie A. Já no duelo entre dois times recém-promovidos, o Livorno goleou o Sassuolo por 4 a 1. Destaques para Emeghara, ex-Siena, que foi às redes duas vezes e o brasileiro Paulinho, autor do segundo gol.

Entre os que ainda não venceram, a Samp teve de suar para arrancar um ponto em Bologna. Apesar de sair na frente com o brasileiro Eder, a Sampdoria viu Moscardelli e o grego Kone virarem o placar. Jovem promessa das seleções de base da Itália, Manolo Gabbiadini salvou a equipe de Gênova com um belo gol de falta. Ambos somam um ponto na tabela.

Na contramão de Sampdoria e Bologna, Parma e Chievo também possuem um ponto, mas perderam na rodada. Os crociati não conseguiram parar a forte Udinese fora de casa, mesmo com um gol de Cassano. Para ter noção da difícil tarefa que o Parma teve, a Udinese chegou a 19ª partida de invencibilidade como mandante pela Serie A. O Chievo até dificultou a vida do Napoli no primeiro tempo, com dois gols de Paloschi, mas com Hamsik e Higuain inspirados na segunda etapa, os clivensi conheceram a primeira derrota.

Catania, Genoa e o caçula Sassuolo são os únicos que ainda não pontuaram no campeonato. A ingrata tabela com Fiorentina e Inter nas duas primeiras rodadas pode ser dada como desculpa por Catania e Genoa. No entanto, os cinco gols levados pelos genoveses em casa para a equipe de Florença aumenta o vexame. O novato Sassuolo não tem um elenco ruim, mas até entrosar todos os jogadores, o peso da primeira temporada na elite do futebol italiano continuará pesando sobre os ombros dos emiliani.

Para ver a tabela completa da Serie A, clique aqui.

ESTATÍSTICAS DA SERIE A

Rodada 2

Gols: 42     Jogos: 10     Média: 4,2 gols por partida

Artilheiro: Hamsik (Napoli) - 4 gols

Artilheiros Calcio Alternative: Emeghara (Livorno), Paloschi (Chievo), Stendardo (Atalanta) Luca Toni (Verona) - 2 gols

LEIA MAIS

SERIE B: Empoli e Cesena na frente, mas o equilíbrio continua

Após duas rodadas, Empoli e Cesena são os únicos com 100% de aproveitamento


Tavano (direita) comemora o primeiro gol contra o Palermo. Foto: Serie B / La Presse

O equilíbrio continua sendo a tônica da Serie B. Após duas rodadas, apenas Empoli e Cesena continuam com 100% de aproveitamento. Pescara e Trapani se enfrentam na segunda-feira (02) e, se alguém vencer, poderá se juntar a esse grupo.

O Empoli bateu na trave na temporada passada e esteve a um passo de conquistar o acesso. Assim como o Sassuolo, que caiu nos playoffs em 2010-11 e subiu com sobras em 2011-12, os azzurri mantiveram a base da equipe para tentar voltar a Serie A. Na primeira rodada, uma tranquila vitória contra o debutante Latina. Na segunda, um importante triunfo fora de casa contra o Palermo, um dos favoritos à briga na parte de cima da tabela.

Já o Cesena vem de um campeonato fraco, depois de cair da primeira divisão há dois anos. O início bom é sempre importante para também recuperar o moral. Está certo que os placares foram apertados contra Varese e Crotone, mas o que importa são os seis pontos e a liderança compartilhada.

Ainda invictos, Avellino e Ternana ficaram no empate na segunda “giornata”. Os lobos surpreenderam o bom Novara, na volta à segunda divisão, enquanto o time de Terni passou pelo Carpi. O Avellino ficou apenas no empate com o Latina, em duelo de duas equipes que estava na terceirona no primeiro semestre. Fora de casa, a Ternana levou a virada do Cittadella, mas, com o experiente Antenucci, arrancou um ponto do adversário aos 45 minutos do segundo tempo.

Depois de uma primeira rodada ruim, Spezia e Novara recuperaram-se, porém, tiveram muita dificuldade. Os novaresi tiveram pela frente um adversário de peso, um possível rival direto na disputa pelo acesso, o Siena. O gol definitivo saiu apenas aos 51 minutos do segundo tempo, com Comi. Enquanto isso, as águias de La Spezia passaram pela Juve Stabia, que ainda não pontuou no campeonato, com um pênalti convertido por Ferrari, aos 43 da segunda etapa.

O Modena viveu dois extremos em duas semanas. Contra o Palermo, na abertura do campeonato, conseguiu um heroico empate aos 41 minutos do segundo tempo. No entanto, os canários provaram do próprio veneno na segunda rodada. A equipe comandada por Walter Novellino estava conquistando os três pontos até os 45 minutos da etapa derradeira, quando, com um gol contra de Minarini, o Varese chegou a igualdade, mesmo com um jogador a menos.

Na parte de baixo da tabela, Crotone e Juve Stabia saem com a desvantagem de já terem duas derrotas na conta. Os tubarões caíram diante de Siena e Cesena, enquanto as vespas de Castellammare di Stabia tiveram dois duelos complicados em sua arrancada, contra Pescara e Spezia.

No entanto, abaixo dos dois, com um ponto negativo, aparece o Bari. Os galletti não marcaram nem tomaram gol até agora: dois empates por zero a zero.

Uma nota importante da segunda rodada fica por conta do cancelamento da partida entre Carpi x Padova. Houve falta de energia elétrica no Estádio Alberto Braglia, em Modena, onde o Carpi manda seus jogos, e o árbitro da partida resolveu adiar a peleja.

Para ver a tabela completa da Serie B, clique aqui.


ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 2

Gols: 22     Jogos: 9     Média: 2,4 gols por partida

Artilheiro: Massimo Maccarone (Empoli) - 3 gols


LEIA MAIS