Pescara 1-0 Nocerina. Foto: LaPresse |
A disputa mais aberta na derradeira rodada da temporada regular da Serie B foi, com certeza, contra o rebaixamento e o playout. Nocerina e Vicenza tentavam fugir desesperadamente do descenso direto, enquanto Empoli, Livorno, Ascoli e até mesmo o Bari corriam risco de terem de disputar o playout, que rebaixa seu perdedor.
Bari, Livorno e Ascoli conseguiram suas vitórias de forma tranquila contra adversários sem pretensões na última rodada. O Empoli teve mais dificuldades, mas derrotou a Cittadella em casa, porém, como todos seus adversários também conquistaram três pontos e iniciou o final de semana dentro da zona de playout, os azzurri terão de disputar duas partidas para tentar permanecer na Serie B. O Empoli na Serie A recentemente, na temporada 2007-08, e não disputa a terceira divisão do futebol italiano desde 1995-96.
Na luta contra o rebaixamento direto, a caçula Nocerina tinha a ingrata tarefa de precisar derrubar o Pescara fora de casa para permanecer na segunda divisão, do qual não disputava desde 1947-48. Os rubro-negros até tentaram, mas não foram capazes de furar a retaguarda dos golfinhos e, já no final do segundo tempo, sofreram seu último tento na Serie B. A derrota pouco mudou a situação da Nocerina, já que o Vicenza atropelou o decadente Padova e irá disputar o playout com o Empoli.
Por falar no Pescara, a vitória na bacia das almas do time do litoral rendeu o segundo título da Serie B de sua história. Com o tropeço do então líder Torino diante do lanterna Albinoleffe, o Pescara fez sua parte e empatou em número de pontos com a equipe de Turim. No confronto direto tudo igual, uma vitória por dois gols de diferença para cada lado, então a decisão iria para o saldo de gols e a vantagem foi do melhor ataque contra a melhor defesa.
EMPOLI 3-2 CITTADELLA
LIVORNO 2-0 GROSSETO
PADOVA 0-2 ASCOLI
PESCARA 1-0 NOCERINA