terça-feira, 15 de maio de 2012

Serie A: 38ª rodada

Chievo 0-1 Lecce. Foto: uclecce.it

A última rodada da Serie A serviu para uma coisa: não mudar nada na tabela. A disputa contra o rebaixamento, que prometia esquentar no final da temporada com o crescimento do Lecce e a queda do Genoa, acabou não acontecendo. Depois de perder apenas para Udinese e Milan em 16 rodadas, o time do calcanhar da bota acabou sentindo a tabela mais complicada no final e acabou perdendo quatro e empatando dois jogos nas últimas seis rodadas. O Genoa se aproveitou e no mesmo período também perdeu quatro jogos, mas derrotou Cagliari e Palermo para escapar da Serie B.

Quem merece todos os parabéns é o Parma, que em dado momento da temporada parecia que iria brigar para não cair, mas que cresceu de tal forma na reta final que fechou a temporada com sete vitórias seguidas, empatado com a Roma na sétima colocação e por pouco não chegou a última rodada ainda com chances de classificação para a Europa League.

Apesar de ter terminado em 11º e com uma vitória nas últimas 10 rodadas, o Catania foi o melhor dentre os não grandes e no final acabou relaxando de forma natural. O técnico Vicenzo Montella é cotado para voltar a comandar a Roma e os sicilianos podem se orgulhar de ter perdido em casa apenas para a Udinese, dentre os oito primeiros colocados. Assim como o Catania, o Chievo passou longe de qualquer risco de rebaixamento e fez mais uma campanha muito segura para se manter na primeira divisão. Também teve uma queda no final, mas quer repetir a campanha para se estabilizar na elite do futebol italiano.

Na volta a Serie A, Atalanta e Siena fizeram campanhas bem seguras. Os bergamascos tinham condições de se livrarem do risco de rebaixamento mais cedo, mas a campanha pode ser comemorada. O Siena, com elenco mais limitado, também se manteve seguramente. Ambos não terminaram bem a suas campanhas, mas tiveram adversários complicados para fecharem suas participações. A Atalanta enfrentou Milan, Lazio e Juventus nas últimas três rodadas, enquanto o Siena pegou Milan, Lazio, Parma e Napoli nas últimas quatro.

Novara e Cesena deram trabalho a seus adversários na tentativa de encerrarem suas participações na Serie A de forma digna. Para os cavalos marinhos fica a decepção de elenco que poderia, claramente, ter rendido mais. Para o Novara valeu a festa de enfrentar os melhores times do país novamente depois de mais de 60 anos.

FIORENTINA 0-0 CAGLIARI

JUVENTUS 3-1 ATALANTA

MILAN 2-1 NOVARA

CESENA 2-3 ROMA

PARMA 1-0 BOLOGNA

CATANIA 0-2 UDINESE

CHIEVO 1-0 LECCE

GENOA 2-0 PALERMO

NAPOLI 2-1 SIENA

About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like