COM GOL NOS ACRÉSCIMOS, CHIVO VENCE CLÁSSICO LOCAL E TIRA O 100% DE APROVEITAMENTO DO VERONA COMO MANDANTE
Lazarevic foi o autor do gol solitário que garantiu a vitória do Chievo no derby della scala. Foto: La Repubblica |
A 13ª rodada da Serie A reservou grandes emoções no dérbi de Verona, sendo decidido nos acréscimos. O Parma conseguiu uma improvável vitória contra o Napoli, o Cagliari parou a então líder Roma e o Bologna arrancou o empate contra a Inter, se mantendo fora da zona de rebaixamento.
O CLÁSSICO
Na abertura da rodada, Hellas Verona e Chievo se enfrentaram no clássico da cidade de Verona, o 11º Derby della Scala. As equipes não se enfrentavam desde 2002 e chegaram para o duelo em situações completamente opostas. Enquanto o Hellas ocupa a honrosa sexta colocação, com 22 pontos, o time do subúrbio segurava a lanterna da competição, com seis pontos somados e apenas uma vitória conquistada. Por causa da situação na tabela, o Chievo demitiu o técnico Giuseppe Sannino e estreava Eugenio Corini no banco de reservas. Como jogador, Corini atuou com as duas camisas no clássico.
Com a bola rolando, o Chievo foi melhor. Mesmo com limitações, os clivensi mostraram mais determinação e vontade de atacar. Do outro lado, os mastini entraram em campo cautelosos, longe das ótimas atuações do início de temporada. Pareciam assustados com o clássico. O jogo foi fraco tecnicamente, mas, aos 92 minutos, o jovem Lazarevic fez o gol que garantiu os três pontos ao Chievo.
Os comandados de Corini não deixaram a última colocação, mas agora, com nove pontos, a dividem com o Catania, além de estarem a dois pontos de saírem da zona de rebaixamento. Anteriormente, o Chievo havia somado apenas dois dos últimos 24 pontos disputados. Já o Verona perdeu a incrível marca de 100% de aproveitamento como mandante.
CASSANO RESOLVE
O Parma vem de uma difícil série de jogos, com Verona, Milan, Genoa, Juventus, Lazio e Napoli. Contra os napolitanos, terceiros na classificação e invictos no Estádio San Paolo, um empate já seria muito comemorado. No entanto, Antonio Cassano deu mais à torcida parmensa. Aos 81 minutos, o atacante carregou a bola e, mesmo entre quatro marcadores, arriscou de longe e acertou o cantinho do goleiro Reina. O gol solitário assegurou o primeiro triunfo dos crociati fora de casa, chegando aos 16 pontos, na nona posição.
PODERIA SER PIOR
Contra o cambaleante Milan, o Genoa saiu em desvantagem no placar, com um gol do brasileiro Kaká, logo aos quatro minutos. No entanto, o ex-milanista Alberto Gilardino, de pênalti, deixou tudo igual aos oito minutos. Aos 36, o árbitro assinalou pênalti de Manfredini em Mario Balotelli. O zagueiro foi expulso e o próprio Balotelli foi para a cobrança, mas bateu displicentemente e facilitou a defesa do goleiro Perin. A equipe rossoblù segurou o empate no San Siro e chegou aos 18 pontos, em sétimo. Desde que Gian Piero Gasperini assumiu o comando técnico, o Genoa só perdeu para a Juventus. Foram sete rodadas, com quatro vitórias, dois empates e um revés.
PAROU
No complemento da rodada, o Cagliari foi até à capital e parou a Roma. O empate sem gols é o terceiro seguido dos romanistas, que foram ultrapassados pela Juventus e caíram para a vice-liderança. Para os sardos, o ponto deixa o time quatro pontos acima da zona de rebaixamento. Foi a primeira vez no campeonato que a defesa do Cagliari não foi vazada.
PODERIA SER MELHOR
Lutando contra o rebaixamento, o Bologna recebeu a Inter de Milão. Após grande contra-ataque puxado por Cristaldo, o grego Kone marcou seu terceiro gol no torneio. Os bolognesi conseguiram parar os interistas na base da sorte, da inspiração do goleiro Curci e na falta de pontaria do adversário. Entretanto, aos 51 minutos não teve jeito. O brasileiro Jonathan chutou de fora da área e a bola desviou na defesa antes de entrar. Com o empate, a equipe rossoblù tem 11 pontos, a somente um da zona de rebaixamento.
ZONA DE REBAIXAMENTO
Na zona da degola, Sampdoria e Catania fazem companhia ao Chievo. Na estreia do técnico Mihaijlovic, a Samp até abriu o placar contra a Lazio, mas levou o empate nos acréscimos. Já o Catania foi ao Piemonte e sofreu uma impiedosa goleada do Torino por 4 a 1.
Rodada: 13 Gols: 18 Média: 1,8 gols por partida
Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 11 gols
Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 8 gols
ESTATÍSTICAS SERIE A
Rodada: 13 Gols: 18 Média: 1,8 gols por partida
Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 11 gols
Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 8 gols