EMPOLI VENCE E CONTA COM TROPEÇO DOS ADVERSÁRIOS PARA ASSUMIR LIDERANÇA ISOLADA DA SERIE B
Jogadores comemoram vitória do Empoli sobre o Spezia. Foto: La Presse |
Empoli, Palermo e Avellino chegaram a 15ª rodada dividindo a liderança da Serie B, mas só o primeiro saiu dela com no topo da competição. O motivo é simples: os principais adversários dos azzurri tropeçaram e, também, permitiram que o Lanciano voltasse à segunda colocação.
TUDO AZUL
O adversário não era fácil. O Spezia briga por playoffs e, atuando no Estádio Alberto Picchi, havia sido derrotado apenas uma vez no campeonato. E as águias mostraram a força de sua casa, saindo em vantagem logo aos cinco minutos, com Ebagua. No entanto, o Empoli tem a seu favor uma experiente dupla de ataque que, somando suas carreiras, marcaram 359 gols. Trata-se de Tavano e Maccarone. Aos 24 minutos, Francesco Tavano deixou tudo igual e, aos 40, Massimo Maccarone virou o placar. Aos seis minutos do segundo tempo, Simone Verdi ainda completou o resultado de 3 a 1.
O time toscano chegou aos 30 pontos, assegurando a liderança isolada e o segundo melhor ataque da Serie B, com 25 gols. Além de voltar ao topo da tabela, a vitória significou o fim de uma incômoda sequência, com três derrotas nas últimas quatro partidas como visitante. Neste período, o único triunfo foi contra a lanterna Juve Stabia.
DECEPÇÕES
Palermo e Avellino poderiam se igualar ao Empoli, na primeira posição na classificação, mas decepcionaram e foram derrotados, embolando ainda mais a tabela. Seguindo a ordem, os sicilianos foram derrotados em casa pelo surpreendente Latina. Já os lobos, caíram diante do Crotone, em um jogo de muita emoção.
O Avellino tinha a difícil missão de segurar a liderança contra o bom Crotone, fora de casa. Mas os comandados de Massimo Rastelli não resistiram a um primeiro tempo intenso no Estádio Ezio Scida. Bernadeschi abriu os trabalhos para os mandantes aos cinco minutos. Os lobos reagiram, e, com gols de Zappacosta, aos 18 minutos, e Castaldo, aos 36, o time biancoverde virou o marcador. No entanto, a reação do Crotone foi imediata e, aos 37 minutos, Bidaoui deixou tudo igual. Ainda na primeira metade de jogo, Dezi recolocou os tubarões na frente. Os 3 a 2 deixam o Crotone na quinta colocação, um ponto atrás do próprio Avellino, que manteve os 27 pontos.
Ainda no sul da Itália, mais especificamente na ilha da Sicilia, o Palermo entrou em campo já sabendo dos resultados dos adversários, logo, com a responsabilidade de também tentar igualar-se ao Empoli. E parecia mesmo que os rosaneri iriam conseguir o objetivo contra o novato Latina. Aos 18 minutos, o uruguaio Abel Hernandez marcou seu oitavo gol na Serie B, fazendo a festa da torcida local. Porém, Ghezzal, aos 25 minutos, e o brasileiro Jefferson, nos acréscimos do primeiro tempo, viraram o placar para a surpreendente Latina. O Palermo estacionou nos 27 pontos, na terceira colocação, enquanto os neroazzurri chegaram aos 23 pontos, na sétima posição, nos playoffs.
Esse foi o primeiro revés de Giuseppe Iacchini no comando técnico do Palermo. O treinador somava 83,3% de aproveitamento desde que assumiu a equipe, com seis vitórias e dois empates no período. Do outro lado, o Latina perdeu dois dos três primeiros jogos no campeonato, mas não sabe o que é uma derrota desde a terceira rodada. São 12 partidas de invencibilidade.
A alegria dos jogadores do Latina e tristeza do Palermo. Foto: La Presse |
DE VOLTA
Depois de somar um dos últimos nove pontos disputados e cair da vice-liderança para a quarta colocação, o Lanciano reencontrou o caminho da vitória. Embora o adversário, o Varese, tenha caído de produção, ainda briga por um lugar nos playoffs e é sempre um time difícil. Casarini, aos 34 minutos, e Di Cecco, aos 45 minutos, garantiram o triunfo rossonero. De volta ao posto de melhor do campeonato, a defesa do Lanciano segurou o ataque dos varesini para garantir o segundo posto na classificação, um ponto atrás do líder Empoli.
Lanciano volta a ganhar depois de três rodadas. Foto: La Presse |
O JOGO ADIADO
Embalado pela vitória no dérbi local com o Modena, o Carpi receberia o Siena no sábado (23/11). No entanto, a forte chuva que caiu na região de Modena deixou o gramado do Estádio Sandro Cabassi completamente impraticável e o jogo foi adiado para o domingo (24). Com a bola rolando, melhor para os visitantes. O gol solitário de Vergassola garantiu aos toscanos os três pontos a última colocação nos playoffs. Já o Carpi segue com a segunda pior campanha como mandante, com apenas um resultado positivo. Apenas a lanterna Juve Stabia tem desempenho pior diante de sua torcida, com dois pontos somados em 21 disputados.
Gramado alagado no Estádio Sandro Cabassi. Foto: La Presse |
ARTILHEIRO
O Trapani venceu seguidamente o segundo adversário direto na briga contra o rebaixamento. Depois de passar pelo Novara, em casa, a equipe granata bateu a lanterna Juve Stabia, em Castellammare di Stabia. Destaque para Mancosu, que marcou dois gols e, com 10 no total, é o artilheiro isolado da segunda divisão. O time da Sicilia agora abriu quatro pontos para a zona de playout. Do outro lado, o técnico Piero Braglia não resistiu a 10ª derrota em 15 rodadas e foi demitido. Braglia comandava as vespas desde 2010, quando levou a Stabia de volta a Serie B depois de 60 anos. Com recursos limitados, o técnico manteve a equipe no segundo nível do futebol italiano por três temporadas. Para o seu lugar, assume Fulvio Pea, ex-Sassuolo e Padova.
ESTATÍSTICAS DA SERIE B
Rodada 15
Gols: 26 Jogos: 11 Média: 2,4 gols por partida
Artilheiros: Mancosu (Trapani) - 10 gols
Gols: 26 Jogos: 11 Média: 2,4 gols por partida
Artilheiros: Mancosu (Trapani) - 10 gols