segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SERIE B: ISOLADOS (15ª RODADA)

EMPOLI VENCE E CONTA COM TROPEÇO DOS ADVERSÁRIOS PARA ASSUMIR LIDERANÇA ISOLADA DA SERIE B

Jogadores comemoram vitória do Empoli sobre o Spezia. Foto: La Presse

Empoli, Palermo e Avellino chegaram a 15ª rodada dividindo a liderança da Serie B, mas só o primeiro saiu dela com no topo da competição. O motivo é simples: os principais adversários dos azzurri tropeçaram e, também, permitiram que o Lanciano voltasse à segunda colocação.

TUDO AZUL


O adversário não era fácil. O Spezia briga por playoffs e, atuando no Estádio Alberto Picchi, havia sido derrotado apenas uma vez no campeonato. E as águias mostraram a força de sua casa, saindo em vantagem logo aos cinco minutos, com Ebagua. No entanto, o Empoli tem a seu favor uma experiente dupla de ataque que, somando suas carreiras, marcaram 359 gols. Trata-se de Tavano e Maccarone. Aos 24 minutos, Francesco Tavano deixou tudo igual e, aos 40, Massimo Maccarone virou o placar. Aos seis minutos do segundo tempo, Simone Verdi ainda completou o resultado de 3 a 1.

O time toscano chegou aos 30 pontos, assegurando a liderança isolada e o segundo melhor ataque da Serie B, com 25 gols. Além de voltar ao topo da tabela, a vitória significou o fim de uma incômoda sequência, com três derrotas nas últimas quatro partidas como visitante. Neste período, o único triunfo foi contra a lanterna Juve Stabia.

DECEPÇÕES


Palermo e Avellino poderiam se igualar ao Empoli, na primeira posição na classificação, mas decepcionaram e foram derrotados, embolando ainda mais a tabela. Seguindo a ordem, os sicilianos foram derrotados em casa pelo surpreendente Latina. Já os lobos, caíram diante do Crotone, em um jogo de muita emoção.

O Avellino tinha a difícil missão de segurar a liderança contra o bom Crotone, fora de casa. Mas os comandados de Massimo Rastelli não resistiram a um primeiro tempo intenso no Estádio Ezio Scida. Bernadeschi abriu os trabalhos para os mandantes aos cinco minutos. Os lobos reagiram, e, com gols de Zappacosta, aos 18 minutos, e Castaldo, aos 36, o time biancoverde virou o marcador. No entanto, a reação do Crotone foi imediata e, aos 37 minutos, Bidaoui deixou tudo igual. Ainda na primeira metade de jogo, Dezi recolocou os tubarões na frente. Os 3 a 2 deixam o Crotone na quinta colocação, um ponto atrás do próprio Avellino, que manteve os 27 pontos.

Ainda no sul da Itália, mais especificamente na ilha da Sicilia, o Palermo entrou em campo já sabendo dos resultados dos adversários, logo, com a responsabilidade de também tentar igualar-se ao Empoli. E parecia mesmo que os rosaneri iriam conseguir o objetivo contra o novato Latina. Aos 18 minutos, o uruguaio Abel Hernandez marcou seu oitavo gol na Serie B, fazendo a festa da torcida local. Porém, Ghezzal, aos 25 minutos, e o brasileiro Jefferson, nos acréscimos do primeiro tempo, viraram o placar para a surpreendente Latina. O Palermo estacionou nos 27 pontos, na terceira colocação, enquanto os neroazzurri chegaram aos 23 pontos, na sétima posição, nos playoffs.

A alegria dos jogadores do Latina e tristeza do Palermo. Foto: La Presse
Esse foi o primeiro revés de Giuseppe Iacchini no comando técnico do Palermo. O treinador somava 83,3% de aproveitamento desde que assumiu a equipe, com seis vitórias e dois empates no período. Do outro lado, o Latina perdeu dois dos três primeiros jogos no campeonato, mas não sabe o que é uma derrota desde a terceira rodada. São 12 partidas de invencibilidade.

DE VOLTA


Depois de somar um dos últimos nove pontos disputados e cair da vice-liderança para a quarta colocação, o Lanciano reencontrou o caminho da vitória. Embora o adversário, o Varese, tenha caído de produção, ainda briga por um lugar nos playoffs e é sempre um time difícil. Casarini, aos 34 minutos, e Di Cecco, aos 45 minutos, garantiram o triunfo rossonero. De volta ao posto de melhor do campeonato, a defesa do Lanciano segurou o ataque dos varesini para garantir o segundo posto na classificação, um ponto atrás do líder Empoli.

Lanciano volta a ganhar depois de três rodadas. Foto: La Presse


O JOGO ADIADO


Embalado pela vitória no dérbi local com o Modena, o Carpi receberia o Siena no sábado (23/11). No entanto, a forte chuva que caiu na região de Modena deixou o gramado do Estádio Sandro Cabassi completamente impraticável e o jogo foi adiado para o domingo (24). Com a bola rolando, melhor para os visitantes. O gol solitário de Vergassola garantiu aos toscanos os três pontos a última colocação nos playoffs. Já o Carpi segue com a segunda pior campanha como mandante, com apenas um resultado positivo. Apenas a lanterna Juve Stabia tem desempenho pior diante de sua torcida, com dois pontos somados em 21 disputados.

Gramado alagado no Estádio Sandro Cabassi. Foto: La Presse

ARTILHEIRO


O Trapani venceu seguidamente o segundo adversário direto na briga contra o rebaixamento. Depois de passar pelo Novara, em casa, a equipe granata bateu a lanterna Juve Stabia, em Castellammare di Stabia. Destaque para Mancosu, que marcou dois gols e, com 10 no total, é o artilheiro isolado da segunda divisão. O time da Sicilia agora abriu quatro pontos para a zona de playout. Do outro lado, o técnico Piero Braglia não resistiu a 10ª derrota em 15 rodadas e foi demitido. Braglia comandava as vespas desde 2010, quando levou a Stabia de volta a Serie B depois de 60 anos. Com recursos limitados, o técnico manteve a equipe no segundo nível do futebol italiano por três temporadas. Para o seu lugar, assume Fulvio Pea, ex-Sassuolo e Padova.


ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 15

Gols: 26     Jogos: 11     Média: 2,4 gols por partida

Artilheiros:  Mancosu (Trapani) - 10 gols
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like