terça-feira, 12 de novembro de 2013

SERIE A: MAIS UM (12ª RODADA)

DEPOIS DE EMPATAR COM NAPOLI E LAZIO, NOVATO SASSUOLO TIRA OS PRIMEIROS PONTOS DA LÍDER ROMA NO ESTÁDIO OLÍMPICO

Sassuolo arranca empate contra Roma nos acréscimos. Foto: IBN Live

A 12ª rodada da Serie A foi boa para os times da parte de baixo da tabela. O Sassuolo surpreendeu mais uma vez e arrancou os primeiros pontos da líder Roma, jogando no Estádio Olímpico. Já o Catania passou pela Udinese, em crise, enquanto o Chievo segurou o Milan, mas segue na lanterna da competição. Na parte de cima, o Verona foi derrotado pelo Genoa, que se recupera na classificação.

SURPRESA DO NOVATO


O Sassuolo começou mal a temporada, com quatro derrotas seguidas e sete jogos sem vencer. No entanto, os comandados de Roberto Di Francesco mudaram completamente depois da derrota por 3 a 1 para o Parma, no dia 06 de outubro. Desde então, foram cinco partidas e apenas uma derrota. Vale lembrar que, antes dessa rodada, os neroverdi conseguiram empataram com Napoli (em Nápoles) e a Lazio.

Contra a líder Roma, os emiliani só saíram atrás do placar por causa de um gol contra de Alessandro Longhi, aos 19 minutos. Mesmo com menos posse de bola, o Sassuolo não se intimidou e incomodou os romanistas. Ao todo, foram seis finalizações certas dos giallorossi e sete dos visitantes.

A equipe da Emilia-Romagna tem a seu favor o inspirado Domenico Berardi. O jovem de 19 anos aproveitou confusão na defesa da Roma para empatar o jogo, aos 94 minutos. Esse foi o quarto gol em dois jogos de Berardi, que tem, no total, seis no campeonato. O ponto somado foi de fundamental importância para o Sassuolo, que deixou a zona de rebaixamento pela primeira vez em 12 rodadas.

SUBINDO


Assim como o Sassuolo, o Genoa começou a temporada sob os olhares desconfiados dos torcedores. Nas seis primeiras rodadas, foram quatro derrotas, um empate e uma vitória, no clássico com a Sampdoria. Está certo que a tabela foi ingrata aos genovesi, com Inter, Fiorentina, Udinese e Napoli nesse período. No entanto, mais do que perder, o Genoa estava jogando muito mal, apesar de jogadores caros no elenco.

O técnico Fabio Liverani não resistiu à derrota para o Napoli, no dia 28 de setembro, e foi demitido. Gian Piero Gasperini foi chamado para o lugar. Gasperini vem de trabalhos ruins na Inter de Milão e no Palermo, onde foi rebaixado em 2012-13. O treinador subiu com o Genoa da Serie B para Serie A em 2007, mas deixou o comando da equipe após desentendimentos com o presidente do clube, o polêmico Enrico Preziosi. O fato é que, depois da troca de comando técnico nessa temporada, o time rossoblù subiu de produção e perdeu apenas quatro dos 18 pontos disputados. A única derrota foi para a Juventus, em Turim.

Contra o bom Verona, o Genoa resolveu a parada em cinco minutos. Portanova abriu os trabalhos aos 30 minutos e, aos 35, o esloveno Kucka ampliou. Destaque para o brasileiro Matuzalém, autor das assistências para os dois gols. Com o triunfo, os genovesi chegam a 17 pontos, cinco a menos do que o adversário, na boa sétima colocação.

CATANIA – VENCEU, MAS CONTINUA NO REBAIXAMENTO


O Catania aproveitou o péssimo momento da Udinese para ganhar a segunda no campeonato. O magro 1 a 0 levaram os etnei aos nove pontos, ainda na zona de rebaixamento, mas a um ponto do 17º colocado Sassuolo. O argentino Maxi Lopez foi o autor do gol, aos 30 minutos, cobrando pênalti polêmico sofrido por Legrottaglie.

Apesar da péssima campanha no geral, com sete derrotas, três empates e, agora, duas vitórias, o Catania tem cinco partidas de invencibilidade no Estádio Angelo Massimino. A única derrota diante de sua torcida aconteceu na segunda rodada, contra a Inter de Milão.

NO ÚLTIMO MINUTO


A Atalanta recebeu o Bologna, precisando vencer para afastar o mal momentos, com três jogos seguidos sem vencer, até então. Com sete desfalques, os atalantinos não conseguiram jogar bem. Do outro lado, os bolognesi vinham de três partidas de invencibilidade, mas não estavam em um dia inspirado. Resultado: um duelo fraco tecnicamente. 
No entanto, os donos da casa encontraram o gol aos 73 minutos, quando Brivio percebeu o goleiro Curci mal posicionado e arriscou de longe. A bola não foi forte, mas no canto do arqueiro rossoblù. Na sequência, o técnico do Bologna, Stefano Pioli, promoveu a entrada de Rolando Bianchi. O atacante é formado na base da Atalanta e esteve próximo de retornar ao seu clube de origem na última janela de transferências. No primeiro toque na bola, aos 77 minutos, Bianchi aproveitou rebote do travessão para, de cabeça, empatar o confronto. O centroavante comemorou efusivamente seu primeiro gol com a camisa vermelha e azul, deixando a torcida bergamasca furiosa.

Quando a igualdade parecia certa, o homem do jogo apareceu. Marko Livaja tratou de dar os três pontos à Atalanta. Aos 92 minutos, o croata recebeu na entrada da área, com liberdade, e chutou forte. A bola foi em cima de Curci, que espalmou para dentro do próprio gol. Festa no Estádio Atleti Azzurri d'Italia e oitava colocação garantida aos comandados de Stefano Colantuono. O Bologna continua com 10 pontos, um a frente da zona de rebaixamento.

LANTERNA


O Chievo segurou o Milan, jogando no Estádio Marcantonio Bentegodi, em Verona. O placar sem gols não ajudou os mandantes, que estão há oito rodadas sem vencer, mas é um alento contra uma equipe poderosa, mesmo em má fase.


ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 12     Gols: 21     Média: 2,1 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 11 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 8 gols

About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like