EMPOLI DERROTA EX-LÍDER LANCIANO E SE IGUALA EM PONTOS A PALERMO E AVELLINO NA PONTA DA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
Palermo, Empoli e Avellino vencem seus jogos e assumem liderança compartilhada da Serie B. Foto: La Presse/Montagem Calcio Alternative |
Um final de semana de mudanças na Serie B. Se não tivemos jogos pela Serie A, por causa da Data FIFA, a Serie B assumiu o protagonismo do final de semana esportivo na Itália. E não decepcionou. A 14ª rodada foi péssima para o Lanciano, que começou na liderança e terminou na quarta posição. No entanto, a giornata foi ótima para Palermo, Empoli e Avellino que, agora, dividem a primeira colocação.
DUELO (DES)EQUILIBRADO
Empoli e Lanciano fizeram o confronto do vice-líder contra o líder, até o sábado (16). O grande jogo da rodada prometia disputa acirrada e muito equilíbrio por causa do bom momento de ambos. Porém, o que se viu no gramado do Estádio Carlo Castellani foi um verdadeiro atropelamento. Com a experiente dupla Maccarone e Tavano inspirada, os azzurri não tomaram conhecimento da então melhor defesa do campeonato, e enfiaram 3 a 0. Maccarone abriu os trabalhos, aos 11 minutos, Pucciarelli ampliou, aos 64, e Tavano fechou a conta, aos 74 minutos.
Durante o primeiro tempo, o Lanciano não conseguiu reagir à intensidade armada pelo técnico Maurizio Sarri, mas levou apenas um gol. Na segunda etapa, quando começou a se aproximar do gol do Empoli, os fretani logo sofreram com um incomum nervosismo de sua retaguarda, dando espaço para a equipe toscana matar o jogo.
Jogadores e torcedores comemoram liderança compartilhada. Foto: La Presse |
Com o resultado, o Empoli se recupera de duas partidas sem vencer e assume a liderança compartilhada da Serie B, com 27 pontos, ao lado de Palermo e Avellino. O Lanciano caiu para a quarta posição, com um ponto a menos do que os três primeiros.
OUTRO PALERMO
No sábado (16), o Palermo foi até Reggio Calabria encarar a desesperada Reggina. O paraguaio Edgar Barreto, que atuou na equipe calabresa entre 2007 e 2009, colocou os sicilianos em vantagem, logo aos oito minutos. Em respeito a ex-equipe, Barreto não comemorou. Sem dificuldades, os visitantes mantiveram o controle da peleja durante todo o tempo e, aos 89 minutos, Milanovic deu o golpe de misericórdia. Essa foi a oitava partida de Giuseppe Iacchini no comando técnico do Palermo, somando 20 dos 24 pontos que disputou (83,3% de aproveitamento).
Assim como o Empoli, o Palermo chegou aos 27 pontos e ocupa o topo da classificação pela primeira vez na temporada, mesmo que compartilhada. Vale lembrar que as águias têm o elenco mais caro da Serie B. Já a Reggina perdeu em quatro das últimas cinco rodadas e afunda na zona de rebaixamento direto, com 12 pontos.
DÉRBI DOS OPOSTOS
Uma semana depois dos lamentáveis episódios no dérbi entre Salernitana e Nocerina, pela terceira divisão, a região da Campânia se viu diante de mais um clássico de rivalidade. Sem torcedores ameaçando jogadores ou cai cai em campo, Avellino e Juve Stabia entraram no Estádio Partenio em situações completamente opostas na tabela. Os lobos precisavam dos três pontos para chegar à liderança, depois de quatro anos afastado da segundona. Enquanto isso, as vespas tinham que ganhar para aliviar a péssima campanha, segurando a lanterna.
Melhor para o Avellino, que abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Schiavon, aos sete minutos, e Castaldo, aos 44. Os lupi continuaram dominando no segundo tempo e, mesmo com a vantagem no placar, tiveram ótimas oportunidades para aumentar ainda mais o marcador. No entanto, Suciu acertou um lindo chute de fora da área, diminuindo para a Stabia e reabrindo a partida, aos 80 minutos. Nos acréscimos, a equipe de Castellammare di Stabia quase chegou ao empate, mesmo com um jogador a menos, mas o quase não joga.
Jogadores do Avellino comemoram primeiro gol. Foto: La Presse |
O Avellino também chegou aos 27 pontos, a mesma pontuação de Empoli e Palermo, na primeira posição partilhada entre o trio. A Juve Stabia segue na lanterna, com sete pontos conquistados, a quatro do penúltimo e a seis de deixar a zona de rebaixamento direto.
PODERIA SER MELHOR
Cesena e Crotone deixaram de embolar ainda mais a cabeça da tabela. Os bianconeri ficaram apenas no empate com o modesto Cittadella, em casa. Coly abriu o placar, aos quatro minutos, Volta e Camporese viraram para os cavalos marinhos e, aos 85 minutos, Perez deixou tudo igual. Essa é a quarta partida seguida sem vitória do Cesena, que empatou três e perdeu uma nesse período.
Já os tubarões caíram diante do Varese, fora de casa, com dois gols de Leonardo Pavoletti. O atacante chegou às nove redes no torneio e, ao lado de Babacar, do Modena, é o artilheiro. Péssimo resultado para o Crotone, que estacionou nos 23 pontos, junto ao Cesena.
CLÁSSICO DA VIRADA
Em mais um clássico na rodada, dessa vez, o visitante se deu melhor. A rivalidade entre Modena e Carpi vem da proximidade das duas cidades, já que Carpi fica a aproximadamente 19 km de Modena. No entanto, as duas equipes não se enfrentavam há 15 anos.
Carpi vira contra o Modena. Foto: La Presse |
Os canários saíram em vantagem aos nove minutos, com Mazzarani, mas Sgrigna, de pênalti, Romagnoli e Concas viraram o marcador para o Carpi. Os biancorossi dominaram o jogo inteiro, mas sofreram o segundo gol aos 87 minutos, em um pênalti contestável convertido pelo artilheiro Babacar. Por fim, o 3 a 2 foi merecido aos novatos, que impuseram a primeira derrota do Modena no Estádio Alberto Braglia nesse campeonato.
BRIGA DE FOICE
Na briga contra o rebaixamento, apenas o Trapani conseguiu ganhar. Os sicilianos venceram o Novara, adversário direto, por 2 a 1, de virada. O time granata espantou a sequencia de nove jogos sem um resultado positivo e saiu da zona de rebaixamento.
Além do Novara, o Bari completa o playout. Na zona de rebaixamento direto, Reggina, Padova e Juve Stabia estão com a corda no pescoço.
ESTATÍSTICAS DA SERIE B
Rodada 14
Gols: 28 Jogos: 11 Média: 2,5 gols por partida
Artilheiros: K. Babacar (Modena), Leonardo Pavoletti (Varese) - 9 gols
Gols: 28 Jogos: 11 Média: 2,5 gols por partida
Artilheiros: K. Babacar (Modena), Leonardo Pavoletti (Varese) - 9 gols