segunda-feira, 18 de novembro de 2013

SERIE B: NOVOS LÍDERES (14ª RODADA)

EMPOLI DERROTA EX-LÍDER LANCIANO E SE IGUALA EM PONTOS A PALERMO E AVELLINO NA PONTA DA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

Palermo, Empoli e Avellino vencem seus jogos e assumem liderança compartilhada da Serie B. Foto: La Presse/Montagem Calcio Alternative


Um final de semana de mudanças na Serie B. Se não tivemos jogos pela Serie A, por causa da Data FIFA, a Serie B assumiu o protagonismo do final de semana esportivo na Itália. E não decepcionou. A 14ª rodada foi péssima para o Lanciano, que começou na liderança e terminou na quarta posição. No entanto, a giornata foi ótima para Palermo, Empoli e Avellino que, agora, dividem a primeira colocação.

DUELO (DES)EQUILIBRADO


Empoli e Lanciano fizeram o confronto do vice-líder contra o líder, até o sábado (16). O grande jogo da rodada prometia disputa acirrada e muito equilíbrio por causa do bom momento de ambos. Porém, o que se viu no gramado do Estádio Carlo Castellani foi um verdadeiro atropelamento. Com a experiente dupla Maccarone e Tavano inspirada, os azzurri não tomaram conhecimento da então melhor defesa do campeonato, e enfiaram 3 a 0. Maccarone abriu os trabalhos, aos 11 minutos, Pucciarelli ampliou, aos 64, e Tavano fechou a conta, aos 74 minutos.

Durante o primeiro tempo, o Lanciano não conseguiu reagir à intensidade armada pelo técnico Maurizio Sarri, mas levou apenas um gol. Na segunda etapa, quando começou a se aproximar do gol do Empoli, os fretani logo sofreram com um incomum nervosismo de sua retaguarda, dando espaço para a equipe toscana matar o jogo.

Jogadores e torcedores comemoram liderança compartilhada. Foto: La Presse
Com o resultado, o Empoli se recupera de duas partidas sem vencer e assume a liderança compartilhada da Serie B, com 27 pontos, ao lado de Palermo e Avellino. O Lanciano caiu para a quarta posição, com um ponto a menos do que os três primeiros.

OUTRO PALERMO


No sábado (16), o Palermo foi até Reggio Calabria encarar a desesperada Reggina. O paraguaio Edgar Barreto, que atuou na equipe calabresa entre 2007 e 2009, colocou os sicilianos em vantagem, logo aos oito minutos. Em respeito a ex-equipe, Barreto não comemorou. Sem dificuldades, os visitantes mantiveram o controle da peleja durante todo o tempo e, aos 89 minutos, Milanovic deu o golpe de misericórdia. Essa foi a oitava partida de Giuseppe Iacchini no comando técnico do Palermo, somando 20 dos 24 pontos que disputou (83,3% de aproveitamento).

Assim como o Empoli, o Palermo chegou aos 27 pontos e ocupa o topo da classificação pela primeira vez na temporada, mesmo que compartilhada. Vale lembrar que as águias têm o elenco mais caro da Serie B. Já a Reggina perdeu em quatro das últimas cinco rodadas e afunda na zona de rebaixamento direto, com 12 pontos.

DÉRBI DOS OPOSTOS


Uma semana depois dos lamentáveis episódios no dérbi entre Salernitana e Nocerina, pela terceira divisão, a região da Campânia se viu diante de mais um clássico de rivalidade. Sem torcedores ameaçando jogadores ou cai cai em campo, Avellino e Juve Stabia entraram no Estádio Partenio em situações completamente opostas na tabela. Os lobos precisavam dos três pontos para chegar à liderança, depois de quatro anos afastado da segundona. Enquanto isso, as vespas tinham que ganhar para aliviar a péssima campanha, segurando a lanterna.

Melhor para o Avellino, que abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Schiavon, aos sete minutos, e Castaldo, aos 44. Os lupi continuaram dominando no segundo tempo e, mesmo com a vantagem no placar, tiveram ótimas oportunidades para aumentar ainda mais o marcador. No entanto, Suciu acertou um lindo chute de fora da área, diminuindo para a Stabia e reabrindo a partida, aos 80 minutos. Nos acréscimos, a equipe de Castellammare di Stabia quase chegou ao empate, mesmo com um jogador a menos, mas o quase não joga.

Jogadores do Avellino comemoram primeiro gol. Foto: La Presse
O Avellino também chegou aos 27 pontos, a mesma pontuação de Empoli e Palermo, na primeira posição partilhada entre o trio. A Juve Stabia segue na lanterna, com sete pontos conquistados, a quatro do penúltimo e a seis de deixar a zona de rebaixamento direto.

PODERIA SER MELHOR


Cesena e Crotone deixaram de embolar ainda mais a cabeça da tabela. Os bianconeri ficaram apenas no empate com o modesto Cittadella, em casa. Coly abriu o placar, aos quatro minutos, Volta e Camporese viraram para os cavalos marinhos e, aos 85 minutos, Perez deixou tudo igual. Essa é a quarta partida seguida sem vitória do Cesena, que empatou três e perdeu uma nesse período.

Já os tubarões caíram diante do Varese, fora de casa, com dois gols de Leonardo Pavoletti. O atacante chegou às nove redes no torneio e, ao lado de Babacar, do Modena, é o artilheiro. Péssimo resultado para o Crotone, que estacionou nos 23 pontos, junto ao Cesena.

CLÁSSICO DA VIRADA


Em mais um clássico na rodada, dessa vez, o visitante se deu melhor. A rivalidade entre Modena e Carpi vem da proximidade das duas cidades, já que Carpi fica a aproximadamente 19 km de Modena. No entanto, as duas equipes não se enfrentavam há 15 anos.

Carpi vira contra o Modena. Foto: La Presse
Os canários saíram em vantagem aos nove minutos, com Mazzarani, mas Sgrigna, de pênalti, Romagnoli e Concas viraram o marcador para o Carpi. Os biancorossi dominaram o jogo inteiro, mas sofreram o segundo gol aos 87 minutos, em um pênalti contestável convertido pelo artilheiro Babacar. Por fim, o 3 a 2 foi merecido aos novatos, que impuseram a primeira derrota do Modena no Estádio Alberto Braglia nesse campeonato.

BRIGA DE FOICE


Na briga contra o rebaixamento, apenas o Trapani conseguiu ganhar. Os sicilianos venceram o Novara, adversário direto, por 2 a 1, de virada. O time granata espantou a sequencia de nove jogos sem um resultado positivo e saiu da zona de rebaixamento.

Além do Novara, o Bari completa o playout. Na zona de rebaixamento direto, Reggina, Padova e Juve Stabia estão com a corda no pescoço.


ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 14

Gols: 28     Jogos: 11     Média: 2,5 gols por partida

Artilheiros:  K. Babacar (Modena), Leonardo Pavoletti (Varese) - 9 gols

About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like