domingo, 3 de novembro de 2013

SERIE B: QUEDA DO INVICTO (12ª RODADA)

MODENA DERROTA LANCIANO E DERRUBA O ÚLTIMO INVICTO DA SERIE B

Babcar (15) comemora o gol da vitória do Modena. Foto: La Presse

12ª rodada da Serie B foi marcada pelos tropeços de, praticamente, todos os times da parte de cima da tabela. O Lanciano foi derrotado pelo Modena e, assim, caiu o último invicto do campeonato. O Empoli poderia assumir a liderança, mas não aproveitou o momento e também tropeçou. Cesena, Avellino e Crotone também derraparam e perderam grande oportunidade de se aproximarem dos primeiros colocados. Melhor para o Palermo, que subiu para a quarta colocação.

O Lanciano foi até Modena para defender a liderança, a invencibilidade e a melhor defesa do campeonato. No entanto, a tarefa dos rossoneri não seria nada fácil. Aproveitando o calor da torcida, os canários abriram o placar com o artilheiro Babacar, aos 40 minutos. Apesar da boa retaguarda, o ataque do Lanciano costuma ser econômico. E contra o time comandado por Walter Novellino, os fretani não tiveram força para buscar o resultado. No final, o Modena dominou completamente e não tomou grandes sustos.

Somando a temporada passada, o Lanciano tinha 17 partidas sem perder. Do outro lado, o Modena tem um início de campanha espetacular no Estádio Alberto Braglia. Em seis jogos em casa, os canarini têm 88,9% de aproveitamento. Dos 18 pontos disputados no Braglia, o time local somou 16. A melhor campanha como mandante, ao lado do Avellino, mas com um jogo a menos.

Jogando na Toscana, o Empoli desperdiçou uma grande chance de assumir a ponta da tabela. Os azzurri já sabiam do resultado do Lanciano e, caso ganhassem do Bari, na zona de rebaixamento, voltaria a liderança. O veterano Tavano abriu o placar aos 11 minutos e dava a impressão de que a noite seria mesmo de festa no Estádio Carlo Castellani. A primeira colocação foi do Empoli até aos 78 minutos, quando Galano empatou para os galletti. Com a igualdade, os empolesi mantiveram a invencibilidade em casa, mas continuam na segunda colocação, a um ponto do Lanciano.

Cesena, Crotone e Avellino poderiam se aproximar dos dois primeiros colocados, mas escorregaram, com exceção do Avellino, em adversários que estão brigando contra o rebaixamento.

O Avellino vinha de uma importante vitória contra a Cittadella, sua primeira como visitante. Em casa, os lobos possuíam a melhor campanha, com cinco triunfos e um empate. Porém, o adversário foi o embalado Palermo, que, depois da saída de Gattuso do comando técnico, emendou uma série invicta de seis partidas. Lafferty e Hernandez marcaram para os rosaneri e decretaram o primeiro revés dos lupi no Estádio Partenio. Destaque para o uruguaio Hernandez, que entrou em campo aos 80 minutos e foi às redes três minutos depois. Os sicilianos se igualaram em pontos ao próprio Avellino, na quarta posição, com 21 no total.

Diante de sua torcida, o Cesena decepcionou contra uma cambaleante Ternana. Tabanelli abriu os trabalhos para os cavalluccio marino, aos 55 minutos, mas Lauro deixou tudo igual, aos 74’. O resultado deixou os bianconeri a três pontos da liderança. 

Já o Crotone não foi capaz de passar pelo Novara, primeiro time fora da zona de playout. Abruzzese fez o primeiro para os tubarões, com nove minutos de bola rolando. Dois minutos mais tarde, Lazzari, deixou tudo igual. Aos 39 minutos, Crisetig recebeu o segundo amarelo e deixou a equipe local com um jogador a menos. Aproveitando a vantagem numérica, Lazzari marcou seu segundo gol no jogo e virou o placar. No entanto, os squali foram buscar forças para empatar, com Bernadeschi, aos 73 minutos. Pelas circunstâncias, a igualdade não foi um resultado ruim para o Crotone, que agora é sexto colocado, com 20 pontos.

Depois de permitir o empate do Siena após abrir 2 a 0, na última rodada, o Brescia foi buscar um placar improvável fora de casa, contra o Pescara. Grossi colocou os bresciani em vantagem, aos 21 minutos, mas Mascara, Ragusa e Politano viraram para 3 a 1. Mesmo desacreditados, os comandados de Cristiano Bergodi foram buscar a igualdade com Caracciolo, aos 75 minutos, e um gol contra de Zauri, já nos acréscimos. Esse foi oitavo resultado igual dos rondinelli em 12 rodadas (66,7%). O Brescia segue no meio da tabela, com 14 pontos, enquanto os golfinhos são 16º, um ponto a frente da zona de playout.

Polêmica em Siena 1x1 Cittadella. O time mandante vencia até os acréscimos da segunda etapa, quando um lance polêmico definiu o empate da Citta. Di Roberto tinha uma falta perigosa para cobrar, na entrada da área. Na primeira tentativa, a bola bateu na barreira do Siena, que se adiantou após ser empurrada por jogadores do Cittadella. O árbitro mandou voltar e, na segunda chance, Di Roberto marcou o gol. Muita reclamação dos atletas bianconeri e do técnico Mario Beretta.

Na zona de rebaixamento direto, Padova, Reggina e Juve Stabia mostraram reações diferentes na rodada. Os padovani surpreenderam ao bater o Spezia, com o gol solitário de Pasquato. Terceiro triunfo dos biancoscudati, que estão a dois pontos de deixar a incômoda posição. A Juve Stabia mostrou muita força de vontade contra o Varese. Os varesini abriram o placar e a Stabia teve a chance de empatar com Di Carmine, que perdeu um pênalti. Mesmo assim, a equipe de Castellammare di Stabia foi para cima e chegou a virada. Mas os biancorossi conseguiram o empate já nos acréscimos, com Bjelanovic. A Juve Stabia continua na lanterna, com seis pontos. E para fechar, a Reggina perdeu a terceira seguida, dessa vez para o novato Latina, e completa os três últimos, em 21º.

ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 12

Gols: 24     Jogos: 11     Média: 2,2 gols por partida

Artilheiros:  Mirko Antenucci (Ternana), K. Babacar (Modena), Abel Hernandez (Palermo)  - 8 gols
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like