MODENA DERROTA LANCIANO E DERRUBA O ÚLTIMO INVICTO DA SERIE B
Babcar (15) comemora o gol da vitória do Modena. Foto: La Presse |
12ª rodada da Serie B foi marcada pelos tropeços de, praticamente, todos os times da parte de cima da tabela. O Lanciano foi derrotado pelo Modena e, assim, caiu o último invicto do campeonato. O Empoli poderia assumir a liderança, mas não aproveitou o momento e também tropeçou. Cesena, Avellino e Crotone também derraparam e perderam grande oportunidade de se aproximarem dos primeiros colocados. Melhor para o Palermo, que subiu para a quarta colocação.
O Lanciano foi até Modena para defender a liderança, a invencibilidade e a melhor defesa do campeonato. No entanto, a tarefa dos rossoneri não seria nada fácil. Aproveitando o calor da torcida, os canários abriram o placar com o artilheiro Babacar, aos 40 minutos. Apesar da boa retaguarda, o ataque do Lanciano costuma ser econômico. E contra o time comandado por Walter Novellino, os fretani não tiveram força para buscar o resultado. No final, o Modena dominou completamente e não tomou grandes sustos.
Somando a temporada passada, o Lanciano tinha 17 partidas sem perder. Do outro lado, o Modena tem um início de campanha espetacular no Estádio Alberto Braglia. Em seis jogos em casa, os canarini têm 88,9% de aproveitamento. Dos 18 pontos disputados no Braglia, o time local somou 16. A melhor campanha como mandante, ao lado do Avellino, mas com um jogo a menos.
Jogando na Toscana, o Empoli desperdiçou uma grande chance de assumir a ponta da tabela. Os azzurri já sabiam do resultado do Lanciano e, caso ganhassem do Bari, na zona de rebaixamento, voltaria a liderança. O veterano Tavano abriu o placar aos 11 minutos e dava a impressão de que a noite seria mesmo de festa no Estádio Carlo Castellani. A primeira colocação foi do Empoli até aos 78 minutos, quando Galano empatou para os galletti. Com a igualdade, os empolesi mantiveram a invencibilidade em casa, mas continuam na segunda colocação, a um ponto do Lanciano.
Cesena, Crotone e Avellino poderiam se aproximar dos dois primeiros colocados, mas escorregaram, com exceção do Avellino, em adversários que estão brigando contra o rebaixamento.
O Avellino vinha de uma importante vitória contra a Cittadella, sua primeira como visitante. Em casa, os lobos possuíam a melhor campanha, com cinco triunfos e um empate. Porém, o adversário foi o embalado Palermo, que, depois da saída de Gattuso do comando técnico, emendou uma série invicta de seis partidas. Lafferty e Hernandez marcaram para os rosaneri e decretaram o primeiro revés dos lupi no Estádio Partenio. Destaque para o uruguaio Hernandez, que entrou em campo aos 80 minutos e foi às redes três minutos depois. Os sicilianos se igualaram em pontos ao próprio Avellino, na quarta posição, com 21 no total.
Diante de sua torcida, o Cesena decepcionou contra uma cambaleante Ternana. Tabanelli abriu os trabalhos para os cavalluccio marino, aos 55 minutos, mas Lauro deixou tudo igual, aos 74’. O resultado deixou os bianconeri a três pontos da liderança.
Já o Crotone não foi capaz de passar pelo Novara, primeiro time fora da zona de playout. Abruzzese fez o primeiro para os tubarões, com nove minutos de bola rolando. Dois minutos mais tarde, Lazzari, deixou tudo igual. Aos 39 minutos, Crisetig recebeu o segundo amarelo e deixou a equipe local com um jogador a menos. Aproveitando a vantagem numérica, Lazzari marcou seu segundo gol no jogo e virou o placar. No entanto, os squali foram buscar forças para empatar, com Bernadeschi, aos 73 minutos. Pelas circunstâncias, a igualdade não foi um resultado ruim para o Crotone, que agora é sexto colocado, com 20 pontos.
Depois de permitir o empate do Siena após abrir 2 a 0, na última rodada, o Brescia foi buscar um placar improvável fora de casa, contra o Pescara. Grossi colocou os bresciani em vantagem, aos 21 minutos, mas Mascara, Ragusa e Politano viraram para 3 a 1. Mesmo desacreditados, os comandados de Cristiano Bergodi foram buscar a igualdade com Caracciolo, aos 75 minutos, e um gol contra de Zauri, já nos acréscimos. Esse foi oitavo resultado igual dos rondinelli em 12 rodadas (66,7%). O Brescia segue no meio da tabela, com 14 pontos, enquanto os golfinhos são 16º, um ponto a frente da zona de playout.
Polêmica em Siena 1x1 Cittadella. O time mandante vencia até os acréscimos da segunda etapa, quando um lance polêmico definiu o empate da Citta. Di Roberto tinha uma falta perigosa para cobrar, na entrada da área. Na primeira tentativa, a bola bateu na barreira do Siena, que se adiantou após ser empurrada por jogadores do Cittadella. O árbitro mandou voltar e, na segunda chance, Di Roberto marcou o gol. Muita reclamação dos atletas bianconeri e do técnico Mario Beretta.
Na zona de rebaixamento direto, Padova, Reggina e Juve Stabia mostraram reações diferentes na rodada. Os padovani surpreenderam ao bater o Spezia, com o gol solitário de Pasquato. Terceiro triunfo dos biancoscudati, que estão a dois pontos de deixar a incômoda posição. A Juve Stabia mostrou muita força de vontade contra o Varese. Os varesini abriram o placar e a Stabia teve a chance de empatar com Di Carmine, que perdeu um pênalti. Mesmo assim, a equipe de Castellammare di Stabia foi para cima e chegou a virada. Mas os biancorossi conseguiram o empate já nos acréscimos, com Bjelanovic. A Juve Stabia continua na lanterna, com seis pontos. E para fechar, a Reggina perdeu a terceira seguida, dessa vez para o novato Latina, e completa os três últimos, em 21º.
ESTATÍSTICAS DA SERIE B
Rodada 12
Gols: 24 Jogos: 11 Média: 2,2 gols por partida
Artilheiros: Mirko Antenucci (Ternana), K. Babacar (Modena), Abel Hernandez (Palermo) - 8 gols
Gols: 24 Jogos: 11 Média: 2,2 gols por partida
Artilheiros: Mirko Antenucci (Ternana), K. Babacar (Modena), Abel Hernandez (Palermo) - 8 gols