quarta-feira, 20 de novembro de 2013

NAQUELE DIA: ATALANTA ELIMINA ROMA NA COPPA ITALIA EM 1998

Matéria no jornal "La Stampa" sobre a zebra atalantina em 1998 (clique para ampliar). Foto: reprodução
O Calcio Alternative é um espaço para o “lado B” do futebol italiano. Então criamos uma nova coluna, para contarmos às histórias dos jogos em que uma equipe de menor investimento aprontou para cima de um grande da Itália. Na estreia, vamos até 12 de novembro de 1999, quando a Atalanta, de Cristiano Doni, e então na segunda divisão, derrubou a Roma, nas oitavas de final da Coppa Italia.


ANTECEDENTES


Na primeira fase da Coppa, a Atalanta passou pela Cremonese sem maiores dificuldades. A equipe que seria rebaixada da Serie B para a terceira divisão ao final da temporada, perdeu os dois jogos. No primeiro confronto, Banchelli e Cristiano Doni marcaram no triunfo de 2 a 0. Na volta, a dupla foi às redes novamente, porém, Albino foi quem abriu o placar para o time de Cremona, decretando o placar de 2 a 1 para os neroazzurri de Bérgamo.

Contra o Empoli, na segunda fase, vitória no primeiro jogo, novamente de virada. Cappellini iniciou os trabalhos, de pênalti, mas Doni e Rossini marcaram para os atalantinos. Na segunda partida, o empate sem gols garantiu a Atalanta nas oitavas de final, para enfrentar a Roma. Na ocasião, o resultado já poderia ser considerado como uma pequena surpresa, já que o Empoli era da Serie A. É verdade que os azzurri foram rebaixados, mas era um duelo de equipes de divisões diferentes.

A Roma entrou na competição já na segunda fase. Contra o Chievo, então da Serie B, a equipe romana teve sérias dificuldades. No primeiro jogo, empate em 2 a 2. Na volta, vitória no sufoco por 2 a 1, de virada.


O JOGO


No primeiro confronto entre Atalanta e Roma, em Bérgamo, Nicola Zanini deu esperança a Dea, logo aos dois minutos de bola rolando. Só que os romanistas chegariam ao empate ainda no primeiro tempo, mais precisamente aos 30 minutos, com o artilheiro Marco Delvecchio. O empate em 1 a 1 persistiu até o fim dos 90 minutos.

Na volta, no Estádio Olimpico di Roma, nova surpresa. Os visitantes saíram em vantagem com Caccia, aos 77 minutos. O técnico Bortolo Mutti precisava apenas fazer com que seus comandados segurassem a Roma nos últimos 13 minutos. No entanto, a resposta foi rápida, e, três minutos após sofrer o gol, os donos da casa chegaram a igualdade, com Francesco Totti.

A vaga nas quartas de final da Coppa Italia seria então decidida nos pênaltis. Para a Roma, os batedores foram: Di Biagio, Di Francesco, Delvecchio, Totti e Frau. No lado neroazzurro, os cobradores foram: Banchelli, Bonacina, Regonesi, Caccia e Zenoni. Os giallorossi iniciaram a série, porém, na terceira cobrança, o herói do tempo normal, Delvecchio, errou. Até o final, mais nenhum jogador do time da casa desperdiçou as finalizações. No entanto, nenhum atalantino errou e Zenoni cobrou a penalidade que deu a classificação à Atalanta.

Uma vez que disputava com boas chances de título a Serie A e a Copa da UEFA, a Roma relaxou um pouco naquela Coppa Italia, mas o fato é que essa foi uma classificação histórica para a Atalanta.

Na fase seguinte, a Atalanta encarou a Fiorentina. O time de Bérgamo voltou a dar trabalho, no entanto, acabou sendo eliminado. Vitória neroazzura por 3 a 2 no Estádio Atleti Azzurri d’Italia. Só que na partida de volta, o triunfo pelo simples 1 a 0 deu a classificação a Fiorentina, por causa dos gols marcados fora de casa.


HISTÓRICO


Após a mágica temporada de 1997-98, quando a Atalanta foi 10ª colocada e teve Filippo Inzaghi como artilheiro da Serie A, os neroazzurri fizeram péssima campanha em 1998-99 e foram rebaixados, junto com o rival Brescia.

Na Serie B de 1998-99, a Dea brigou até o fim pelo acesso, porém, os muitos empates deixaram os atalantinos por mais um ano no purgatório da segunda divisão. Na oportunidade, a Atalanta foi a equipe que menos perdeu, com cinco resultados negativos, mas empatou em 19 das 38 rodadas. Com o desempenho, a equipe bergamasca ficou apenas na sexta posição. Na temporada seguinte, a Atalanta também penou, mas voltou a Serie A, um ponto a frente da quinta colocada Sampdoria, que ficou de fora.

A Roma era uma equipe forte no final da década de 90. Em 1997-98, os romanistas fizeram uma ótima campanha e terminaram na quarta colocação, a melhor posição da equipe em dez anos. Na temporada seguinte, o time da capital foi quinto e ficou a um ponto de uma vaga na Champions League. Os giallorossi também avançaram até as quartas de final da Copa da UEFA, hoje UEFA Europa League. Dois anos depois, a base da equipe magica ganharia o terceiro título italiano de sua história.
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like