SERIE B CONTINUA DURANTE FESTAS DE FIM DE ANO E PALERMO RECEBE O PRESENTE DO PAPAI NOEL
O técnico do Palermo, Giuseppe Iacchini, comemora vitória com jogadores e o Papai Noel ao fundo. Foto: La Presse |
A Serie A parou para os festejos de fim de ano, mas a Serie B continua. Um dia depois do Natal, na quinta-feira (26/12), dez jogos movimentaram a 20ª rodada da segundona. Varese x Novara foi adiado por causa de uma tempestade que caiu no norte da Itália e deixou o gramado do Estádio Franco Ossola impraticável. Destaques para o Empoli, que caiu em casa e permitiu com que o Palermo reconquistasse o liderança. Avellino, Crotone, Cesena e Lanciano também tropeçaram e abriram caminho para a ascensão do Pescara, agora na terceira colocação.
LIDERANÇA
O Palermo sofreu, mas bateu a Ternana, com gol solitário de Morganella, no início do segundo tempo. Com os três pontos, o time siciliano chegou aos 37 pontos e assumiu a liderança isolada da segunda divisão. Só que a vitória não foi tão fácil assim. No primeiro tempo, os rossoverdi tiveram o dobro de finalizações do que o Palermo, mas esbarraram na incompetência do ataque. Na segunda etapa, os mandantes aproveitaram o maior volume de jogo para assegurar a ponta da tabela.
Um importante triunfo para os comandados de Giuseppe Iacchini, que vinham de uma inesperada derrota para o Carpi, fora de casa, na última rodada. Fora, o Palermo tem só a quinta melhor campanha, com três empates, três derrotas e quatro vitórias. Porém, no Estádio Renzo Barbera, o clube rosanero é o segundo melhor, com sete vitórias, dois empates e somente uma derrota.
Mas o sucesso do Palermo só foi capaz graças à inesperada primeira derrota em casa do Empoli no campeonato, diante do Cittadella. O ex-jogador do time toscano, Coralli, marcou o gol da vitória aos 13 minutos. Apesar da maior superioridade na posse de bola (Empoli 64% x 36% Cittadella), nas chances reais, o Citta manteve o equilíbrio e até foi superior (Empoli 5 x 6 Cittadella).
O fato é que o Empoli não vive um bom momento. Nas últimas cinco partidas, apenas uma vitória, contra o Novara, que briga para não cair. Agora, os azzurri estão na vice-liderança, um ponto atrás do Palermo.
EMBOLADOS
Abaixo de Palermo e Empoli, um grande bloco de times emergentes continua de olho nas vagas nos playoffs e, quem sabe, até em um lugar direto na Serie A.
Em casa, o Lanciano até saiu na frente do Carpi, com Troest. No entanto, Memushaj e Letizia, ainda no primeiro tempo, e Concas, na etapa complementar, asseguraram a virada. Os fretani somaram cinco dos últimos 27 pontos e, das últimas cinco rodadas, perderam quatro. De sensação, até o final de outubro, o Lanciano despencou para a sétima colocação. Visitante, o Crotone saiu atrás contra o ascendente Trapani, mas não conseguiu reverter a situação. Os tubarões bateram apenas o Latina nos últimos cinco jogos e, também, vivem um momento instável, na quinta colocação.
Já Avellino e Cesena também tropeçaram, mas com empates. Contra a vice-lanterna Reggina, o Avellino sofreu. Di Michele abriu o marcador logo aos dois minutos. No segundo tempo, Galabinov, de pênalti, salvou os lobos em Reggio Calabria. O time branco e verde empatou quatro das últimas cinco partidas e ganhou somente uma das últimas seis. Por outro lado, o Cesena não saiu de um 0 a 0 contra o modesto Latina, mas segue na zona de playoffs.
Na terceira colocação, o Pescara continua em grande fase. Os golfinhos ganharam do Modena, por 1 a 0, e chegaram à sequência de cinco vitórias seguidas. Dos últimos 30 pontos, o time do Abruzzo somou 26 e é a melhor equipe da Serie B no momento. Os biancoazzurri têm 34 pontos e dividem a terceira posição com o Avellino.
PERSEGUIDORES
Cesena, Lanciano e Spezia estão empatados em 30 pontos, nos últimos três lugares nos playoffs. Quem se deu melhor foi o Spezia, que passou pelo Bari, de baixo de muita chuva no sul da Itália. As águias aproveitaram o empate do Siena com o modesto Padova, para assumir a oitava colocação. Abaixo, o Brescia, mesmo com um jogador a menos, venceu a lanterna Juve Stabia, emendou quatro vitórias seguidas, e está um ponto atrás do Spezia.
CONTRA O REBAIXAMENTO
Com a vitória do Cittadella, Bari, Novara e Ternana voltam ao playout de rebaixamento. Já na zona de rebaixamento direto, Padova e Reggina conseguiram pontuar, mas seguem, ao lado da Juve Stabia, no fundo do poço da Serie B.
ESTATÍSTICAS DA SERIE B
Rodada 20
Gols: 20 Jogos: 10 Média: 2,0 gols por partida
Artilheiros: Mancosu (Trapani) e Pavoletti (Varese) - 13 gols
Gols: 20 Jogos: 10 Média: 2,0 gols por partida
Artilheiros: Mancosu (Trapani) e Pavoletti (Varese) - 13 gols