segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
sábado, 15 de dezembro de 2012
Serie A: 16ª rodada
Pescara 2-0 Genoa. Foto: Giuseppe Bellini/Getty Images |
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Serie B: 17ª rodada
Brescia 2-0 Verona. Foto: LaPresse |
O Brescia é o time que mais empatou até agora no campeonato, junto com Vicenza, Lanciano e Grosseto, com oito igualdades, mas perdeu apenas um dos últimos 14 jogos. Entretanto, se tivesse empatado menos, poderia estar em uma situação melhor na tabela, lutando até pela vaga direta na primeira divisão. Com essa campanha, os rondinelle se colocam dentro da zona de playoffs, igual em pontos com Padova e Varese. Os padovani, no entanto, não saíram de um resultado igual com o Ascoli, que luta para permanecer na segunda divisão, e perderam a oportunidade de assumir a quarta colocação. Depois de vencer apenas uma partida entre as sexta e 15ª rodadas, o Varese se recupera com seu segundo triunfo em sequência, aproveitando sua boa campanha diante de sua torcida, sendo derrotado apenas uma vez até agora.
Ainda na briga pelos playoffs, o Modena voltou a saber o sabor de uma vitória, após empate com Bari e derrota para o Bari nas últimas semanas. Atuando no estádio Alberto Braglia, os canários sofreram apenas um revés, para o Varese, na terceira rodada. De lá para cá foram sete atuações em sua casa, com quatro vitórias e três empates. Mesmo os três pontos vindo com um magro 1x0 diante do vice lanterna Novara, a defesa gialloblu continua se mostrando bastante eficiente, tendo sido vazada apenas 16 vezes, a terceira melhor dentre os 22 participantes. Já Juve Stabia, Cittadella, Empoli e Spezia se enfrentaram em duelos diretos, mas perderam, todos, a oportunidade de se aproximar ainda mais dos seis melhores colocados. A Juve não aproveitou as duas partidas seguidas em casa contra Empoli e Citta, saindo dos playoffs. Do outro lado, a Cittadella derrotou apenas o penúltimo nos últimos cinco enfrentamentos, sem contar o jogo adiado contra o Verona, e perde um pouco de contato com os times da parte de cima. No outro encontro, os azzurri, em ótima fase, conseguiram um bom empate fora de casa contra o Spezia, que conquistou um triunfo nas últimas nove rodadas, e despenca na tabela, depois de um ótimo e promisso início.
Em queda livre na classificação, a Ternana chegou a nona partida seguida sem vitória e já flerta com a zona de playout. Apesar do bom sistema defensivo, com 18 gols sofridos, o quinto melhor da Serie B, o ataque dos comandados de Domenico Toscano é o calcanhar de aquiles da fere, o pior da competição, com apenas 14 bolas nas redes adversárias. Ascoli, Vicenza e Cesena também vivem momentos ruins. Os picchio estão sem vencer nas últimas cinco rodadas, enquanto os biancorossi ganharam em apenas uma das últimas 10, mesmo retrospecto dos bianconeri de Cesena. O trio permanece fora do playout, mas não esboçam reações para fugirem do fantasma de terem de jogar na Lega Pro Prima Divisione em 2013-14.
Na própria zona de playout, Reggina e Lanciano seguem o martilho de tentarem continuar na segunda divisão. A equipe de Reggio Calabria, frequentadora da Serie A recentemente, vive uma situação parecida com a do Empoli na última temporada, quando era uma das favoritas a um lugar nos playoffs, mas decepcionou lutando apenas para não cair. A Virtus Lanciano disputa pela primeira vez a Serie B, não se esperava mais do que está fazendo e se conseguir chegar ao ponto de não cair diretamente, será de muito orgulho.
Grosseto e Novara continuam nas duas últimas posições, e viram a distância para o fim do buraco em que se encontram aumentar ainda mais com a vitória da Pro Vercelli sobre o Vicenza. O triunfo fez a Pro se igualar em pontos com o Lanciano e na próxima semana tem pela frente o Grosseto para tentar deixar a zona de rebaixamento.
BARI 3-3 SASSUOLO
BRESCIA 2-0 HELLAS VERONA
EMPOLI 2-2 SPEZIA
JUVE STABIA 1-1 CITTADELLA
LIVORNO 4-0 GROSSETO
MODENA 1-0 NOVARA
PADOVA 1-1 ASCOLI
VARESE 1-0 TERNANA
VIRTUS LANCIANO 3-3 CESENA
PRO VERCELLI 2-1 VICENZA
REGGINA 1-1 CROTONE
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
domingo, 2 de dezembro de 2012
terça-feira, 27 de novembro de 2012
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Coppa Italia Lega Pro: 2ª rodada (fase de grupos)
por Aldir Junior (@aldirjunior)
Tabela: Meus Resultados
Na última quarta-feira (21), oito equipes entraram em campo para a disputa da segunda rodada da segunda fase de grupos da Coppa Italia Lega Pro, competição em formato eliminatório que reúne todas as equipes da Lega Pro 1 e 2. Após uma primeira rodada sem surpresas e com goleadas de Lecce e Pisa, já se conhece o primeiro eliminado, o Tritium, que perdeu suas duas partidas no grupo A. Confira os resultados e as classificações dos grupos:
Tabela: Meus Resultados
Aprilia bate Perugia no grupo C. Foto: Aquivo - Apriliacalcio.com |
GRUPO A
VIAREGGIO 1-1 TRITIUM
8' Giovinco (V), 90' Fioretti su rigore (T)
GRUPO B
LUMEZZANE 3-2 BASSANO VIRTUS
8' e 15' Samb (L), 45' Gasparello (BV), 52' Kirilov (L), 85' Ferretti (BV)
GRUPO C
APRILIA 2-1 PERUGIA
8' e 77' Stankovic (A), 89' Politano (P)
GRUPO D
TRAPANI 2-1 LATINA
5' Bruscagin (L), 60' Docente (T), 91' Romeo su rigore (T)
A derradeira rodada desta fase da Coppa Italia Lega Pro acontecerá no dia 05 de dezembro. Apenas os primeiros colocados de cada grupo se qualificam para as semi finais da competição.
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Lega Pro 2: a festa dos novatos
por Aldir Junior (@aldirjunior)
Torcida do Pontedera. Foto: Forzapontedera.com |
O que esperar de equipes que saíram do semi amadorismo da Serie D (quinta divisão do futebol italiano), para a Lega Pro 2, já profissional, mas que implica gastos bem maiores para clubes cada vez mais endividados? O normal seria campanhas fracas e lutas para permanecer a qualquer custo na quarta divisão. Entretanto, o cenário da antiga Serie C2 é o oposto, com seis squadras recém promovidas disputando a parte de cima da tabela de seus respectivos grupos.
No grupo A, o Castiglione, que chegou ao profissionalismo pela primeira vez em sua história, faz uma campanha irrepreensível. Na vice liderança, está apenas um ponto atrás do Savona, ainda não perdeu dentro de casa e tem a melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos em 12 rodadas. Se o campeonato terminasse hoje, os rossoblu estariam com uma vaga direta na próxima Lega Pro 1. Um pouco mais abaixo, na sexta colocação, aparece o Forlì, na zona de playoffs. De volta à quarta divisão depois de sete anos, os galletti passaram por uma imensa crise, tendo decretado falência em 2006. O time da região da Emilia-Romogna teve um início promissor, com cinco vitórias, um empate e uma derrota nas primeiras sete rodadas, mas caiu de produção e despenca na tabela. Mesmo assim, o Forlì continua na disputa por um lugar nos playoffs.
Já no grupo B, o número de novatos que estão na parte de cima da tabela é ainda maior. Aproveitando das duas primeiras derrotas (seguidas) do Aprilia na competição, o Pontedera assumiu a ponta com uma vitória expressiva por 3-1, na casa do rival direto. Longe dos campos da Pro 2 desde a temporada 1999-2000, a equipe granata tenta surpreender a todos, como em 1993-1994, quando foi vice campeã do grupo B da Serie C2, sendo segunda equipe com maior pontuação em todos os grupos, conseguindo um acesso inédito à C1. Esta ainda foi a única vez em sua história que o Pontedera disputou a terceira divisão.
Nos pés de Pontedera e Aprilia, aparece o Martina Franca. Com o mesmo número de derrotas do vice líder até a 12ª rodada, o Martina tem no equilíbrio entre a defesa e o ataque sua melhor arma. Não é espetacular em nenhum dos dois aspectos, marcou 16 gols e sofreu 12, mas nenhum setor o compromete. Os biancoazzurri querem repetir a sequência de temporadas no início do século, de 2000-2001 até 2002-2003, quando, em uma arrancada fora do comum, acumulou dois acessos seguidos, saindo da Serie D até a Serie C1. E só não conseguiu uma inédita vaga na Serie B em 2002-2003 por que perdeu nos playoffs para o Pescara.
Habitué da Serie B e da terceira divisão, a tradicional Salernitana quer voltar aos dias de glórias. Dona de dois títulos da segunda divisão, o time granata volta ao profissionalismo após um ano afastado, por causa seu terceiro processo de falimento de sua história, que o fez disputar a Serie D pela primeira vez. O time da cidade de Salerno conta com um poderoso sistema ofensivo, que já marcou 22 gols, o melhor de seu grupo, junto com o Aprilia. A quarta colocação que ocupa após a 12ª rodada, na zona de playoffs e quatro pontos abaixo do acesso direto e a sequência de 10 jogos de invencibilidade, faz o torcedor sonhar com dias melhores.
Afastado da Lega Pro 2 desde 2007-2008, quando decretou falência, o Teramo faz uma campanha segura em seu retorno ao quarto nível do futebol italiano. Os davoli estão cinco pontos a frente da zona de rebaixamento e três pontos atrás dos playoffs. Seu futuro ainda é uma incerteza, mas, se engrenar uma boa sequência, pode beliscar um lugar entre os seis primeiros.
Apesar da boa fase de várias equipes recém promovidas, também existe o outro lado da moeda. Existem aqueles que sentem a diferença técnica e econômica de disputar uma divisão acima. São os casos de Vallée d'Aoste (grupo A) e Hinterreggio (grupo B). Dois extremos na geografia (enquanto o primeiro é do extremo norte da Itália, o segundo é do extremo sul), mas com realidades bastante parecidas. Ambos disputam pela primeira vez o futebol profissional e é bem provável que não continuem por lá na próxima temporada. Os dois se encontram na zona de rebaixamento direto desde o início do campeonato, venceram apenas uma partida e possuem, principalmente o Vallée d'Aoste, defesas e ataques ineficientes.
Mesmo com dois clubes em situações complicadas, é notório o fato de que as equipes vindas da Serie D estão conseguindo se equipararem a quem já estava na Lega Pro 2. Não que o nível da quinta divisão do futebol na Itália tenha sido fora do comum. Pode até ter sido, mas a crise financeira que assola a Lega Pro faz com que quem já esteja nela tenha uma perda em seu nível de qualidade técnica, fazendo com quem vem da D possa jogar de igual para igual.
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Serie B: 15ª rodada
Livorno 2-0 Varese. Foto: Lapresse/Legaserieb.it |
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Serie A: 12ª rodada
Atalanta 3-2 Inter de Milão. Foto: Getty Images |
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
Serie B: 14ª rodada
Crotone 3-2 Empoli. Foto: Lapresse/Legaserieb.it |
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Serie A: 11ª rodada
Catania 4-0 Lazio. Foto: Repubblica.it |
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
Serie B: 13ª rodada
Verona 1-1 Sassuolo. Foto: Lapresse/Legaserieb.it |
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Serie A: 10ª rodada
Atalanta 1-0 Napoli. Foto: Marco Luzzani |
POSTADO POR : Aldir Junior de Sales Gomes