quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lega Pro 2: a festa dos novatos

por Aldir Junior (@aldirjunior)

Torcida do Pontedera. Foto: Forzapontedera.com

O que esperar de equipes que saĆ­ram do semi amadorismo da Serie D (quinta divisĆ£o do futebol italiano), para a  Lega Pro 2, jĆ” profissional, mas que implica gastos bem maiores para clubes cada vez mais endividados? O normal seria campanhas fracas e lutas para permanecer a qualquer custo na quarta divisĆ£o. Entretanto, o cenĆ”rio da antiga Serie C2 Ć© o oposto, com seis squadras recĆ©m promovidas disputando a parte de cima da tabela de seus respectivos grupos.

No grupo A, o Castiglione, que chegou ao profissionalismo pela primeira vez em sua histĆ³ria, faz uma campanha irrepreensĆ­vel. Na vice lideranƧa, estĆ” apenas um ponto atrĆ”s do Savona, ainda nĆ£o perdeu dentro de casa e tem a melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos em 12 rodadas. Se o campeonato terminasse hoje, os rossoblu estariam com uma vaga direta na prĆ³xima Lega Pro 1. Um pouco mais abaixo, na sexta colocaĆ§Ć£o, aparece o ForlƬ, na zona de playoffs. De volta Ć  quarta divisĆ£o depois de sete anos, os galletti passaram por uma imensa crise, tendo decretado falĆŖncia em 2006. O time da regiĆ£o da Emilia-Romogna teve um inĆ­cio promissor, com cinco vitĆ³rias, um empate e uma derrota nas primeiras sete rodadas, mas caiu de produĆ§Ć£o e despenca na tabela. Mesmo assim, o ForlƬ continua na disputa por um lugar nos playoffs.

JĆ” no grupo B, o nĆŗmero de novatos que estĆ£o na parte de cima da tabela Ć© ainda maior. Aproveitando das duas primeiras derrotas (seguidas) do Aprilia na competiĆ§Ć£o, o Pontedera assumiu a ponta com uma vitĆ³ria expressiva por 3-1, na casa do rival direto. Longe dos campos da Pro 2 desde a temporada 1999-2000, a equipe granata tenta surpreender a todos, como em 1993-1994, quando foi vice campeĆ£ do grupo B da Serie C2, sendo segunda equipe com maior pontuaĆ§Ć£o em todos os grupos, conseguindo um acesso inĆ©dito Ć  C1. Esta ainda foi a Ćŗnica vez em sua histĆ³ria que o Pontedera disputou a terceira divisĆ£o. 



Nos pĆ©s de Pontedera e Aprilia, aparece o Martina Franca. Com o mesmo nĆŗmero de derrotas do vice lĆ­der atĆ© a 12ĀŖ rodada, o Martina tem no equilĆ­brio entre a defesa e o ataque sua melhor arma. NĆ£o Ć© espetacular em nenhum dos dois aspectos, marcou 16 gols e sofreu 12, mas nenhum setor o compromete. Os biancoazzurri querem repetir a sequĆŖncia de temporadas no inĆ­cio do sĆ©culo, de 2000-2001 atĆ© 2002-2003, quando, em uma arrancada fora do comum, acumulou dois acessos seguidos, saindo da Serie D atĆ© a Serie C1. E sĆ³ nĆ£o conseguiu uma inĆ©dita vaga na Serie B em 2002-2003 por que perdeu nos playoffs para o Pescara.

HabituĆ© da Serie B e da terceira divisĆ£o, a tradicional Salernitana quer voltar aos dias de glĆ³rias. Dona de dois tĆ­tulos da segunda divisĆ£o, o time granata volta ao profissionalismo apĆ³s um ano afastado, por causa seu terceiro processo de falimento de sua histĆ³ria, que o fez disputar a Serie D pela primeira vez. O time da cidade de Salerno conta com um poderoso sistema ofensivo, que jĆ” marcou 22 gols, o melhor de seu grupo, junto com o Aprilia. A quarta colocaĆ§Ć£o que ocupa apĆ³s a 12ĀŖ rodada, na zona de playoffs e quatro pontos abaixo do acesso direto e a sequĆŖncia de 10 jogos de invencibilidade, faz o torcedor sonhar com dias melhores.

Afastado da Lega Pro 2 desde 2007-2008, quando decretou falĆŖncia, o Teramo faz uma campanha segura em seu retorno ao quarto nĆ­vel do futebol italiano. Os davoli estĆ£o cinco pontos a frente da zona de rebaixamento e trĆŖs pontos atrĆ”s dos playoffs. Seu futuro ainda Ć© uma incerteza, mas, se engrenar uma boa sequĆŖncia, pode beliscar um lugar entre os seis primeiros.

Apesar da boa fase de vĆ”rias equipes recĆ©m promovidas, tambĆ©m existe o outro lado da moeda. Existem aqueles que sentem a diferenƧa tĆ©cnica e econĆ“mica de disputar uma divisĆ£o acima. SĆ£o os casos de VallĆ©e d'Aoste (grupo A) e Hinterreggio (grupo B). Dois extremos na geografia (enquanto o primeiro Ć© do extremo norte da ItĆ”lia, o segundo Ć© do extremo sul), mas com realidades bastante parecidas. Ambos disputam pela primeira vez o futebol profissional e Ć© bem provĆ”vel que nĆ£o continuem por lĆ” na prĆ³xima temporada. Os dois se encontram na zona de rebaixamento direto desde o inĆ­cio do campeonato, venceram apenas uma partida e possuem, principalmente o VallĆ©e d'Aoste, defesas e ataques ineficientes.

Mesmo com dois clubes em situaƧƵes complicadas, Ć© notĆ³rio o fato de que as equipes vindas da Serie D estĆ£o conseguindo se equipararem a quem jĆ” estava na Lega Pro 2. NĆ£o que o nĆ­vel da quinta divisĆ£o do futebol na ItĆ”lia tenha sido fora do comum. Pode atĆ© ter sido, mas a crise financeira que assola a Lega Pro faz com que quem jĆ” esteja nela tenha uma perda em seu nĆ­vel de qualidade tĆ©cnica, fazendo com quem vem da D possa jogar de igual para igual.
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like