segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Serie B: 22ª rodada

por Aldir Junior (@aldirjunior)

Sassuolo 5-0 Cesena. Foto: LaPresse


Jogando no estádio Alberto Braglia, aonde ainda não foi derrotado nesta temporada, o Sassuolo teve pela frente o decadente Cesena, para tentar se recuperar de sua terceira derrota no campeonato, para o Livorno, no meio de semana. Os neroverdi não só se recuperaram como aplicaram uma impiedosa goleada no adversário. Além de ser dono da melhor defesa da competição, o time da Emilia-Romagna agora também possui o melhor ataque e abriu quatro pontos na liderança. Esta vantagem só foi possível porque o perseguidor mais próximo, o Livorno, tropeçou na rodada. Mesmo diante de sua torcida e embalado pelo importante triunfo no meio de semana. A equipe amaranto chegou a sair em vantagem, mas sofreu a virada da Juve Stabia. Entretanto, com a estrela do atacante Siligardi, voltou a igualar o marcador e somou um ponto. Apesar da invencibilidade de 12 rodadas, os labronici empataram em três das últimas seis partidas, e se tivesse ganhado dois, seria líder. 

Um pouco mais abaixo, o Verona manteve sua invencibilidade no estádio Marcantonio Bentegodi diante de um adversário difícil. Mesmo saindo atrás com dois minutos do primeiro tempo, foi buscar a virada com grande atuação de Cacia. O atacante chegou ao seu 13º gol na segunda divisão e está apenas um abaixo do artilheiro Sansovini, do Spezia. Porém, os mastini encerram 2012 com a incômoda série de quatro jogos sem vencer fora de casa, aonde conquistou dois dos últimos 12 pontos disputados, o que permitiu a disparada dos dois primeiros colocados. Com o tropeço do Livorno, os butei terminaram a primeira rodada do segundo turno há quatro pontos da zona de acesso direto a Serie A. Entretanto, o Verona abriu 10 pontos para o quarto colocado Empoli, e, pelo regulamento da Serie B, teria a terceira vaga na divisão de elite do futebol italiano sem a necessidade da disputa dos playoffs. 

Na disputa pelos playoffs, o equilíbrio continua sendo a regra. Tendo sido derrotado em uma das suas últimas 13 partidas, o Empoli nem tomou conhecimento do bom momento vivido pela Reggina e lhe aplicou contundentes 3 a 0, em Reggio Calabria. Os azzurri agora ocupam a quarta colocação, a melhor desde o início. Quem se deu bem também foi o Brescia. Sem dó do Crotone, os bresciani, que ainda não foram derrotados em casa, aplicaram uma incrível goleada, para voltar aos playoffs de forma isolada. Apesar de ter deixado escapar os três pontos e um lugar entre os seis primeiros, a Juve Stabia também pode comemorar, já que o empate contra o Livorno, fora de casa, recoloca as vespas de volta na disputa, estando empatada em pontos com Padova, Varese e Cittadella, na sétima posição. Por falar nestas outras squadras, elas foram as mais prejudicadas com os resultados da 22ª rodada. O Padova sofreu a virada contra o ameaçado Virtus Lanciano e amarga uma sequência com apenas uma vitória em seis jogos disputados. É verdade que o Varese possui duas partidas a menos, mas vem do seu segundo tropeço seguido, porém, mesmo assim, os biancorossi estão em uma boa situação. Caso ganhe os confrontos em atraso, os varesini pulam para a quarta colocação. Já a Cittadella vem em um momento instável, não vence há três rodadas, e em casa deixou escapar os três pontos contra o bom Bari, graças a uma falha incrível do goleiro Cordaz. 

Na sequência, Spezia e Ascoli ressurgem como forças ainda na disputa pelos playoffs. Diante do fraco Vicenza, a águia garantiu apenas seu segundo triunfo fora de casa. A defesa segue sendo o ponto fraco da equipe, que levou mais dois gols e é a sexta pior do campeonato. Embalados por três vitórias seguidas, os bianconeri de Ascoli Piceno estavam conseguindo a quarta até os 44 minutos do segundo tempo, quando permitiram o empate do Varese. Embora o objetivo principal do Ascoli seja permanecer na Serie B, com esta arrancada já está três pontos atrás da zona de playoffs e, caso mantenha o bom desempenho no segundo turno, pode sonhar na volta a Serie A, depois de seis temporadas. 

O equilíbrio também é grande na luta contra o rebaixamento. Na abertura da rodada, o Novara se recuperou de derrota para o Lanciano e venceu a quarta em cinco jogos e segue em sua campanha de recuperação. Por falar no Lanciano, o debutante na Serie B parece esboçar uma reação. Derrotou de virada o forte Padova, conquistando sua segunda vitória seguida, pela primeira vez na competição. O Virtus agora tem 22 pontos e está empatado em pontos na 15ª colocação, junto com os novaresi, Reggina e Crotone. Esses dois últimos, em crise. Enquanto a equipe amaranto sofreu três, em casa, para o Empoli, os tubarões foram piores, levando para o sul cinco gols do Brescia na sacola. 

Em situação pior, o Cesena também foi goleado por 5 a 0 e segue no playout. Os cavalos marinhos ganharam um dos últimos 10 jogos e estão apenas dois pontos a frente da zona de rebaixamento direto. Tendo conquistado dois dos últimos 18 pontos disputados, o Vicenza abre a lista dos que estariam na Lega Pro 1 na próxima temporada. Com um dos piores ataques, os biancorossi caíram ainda mais de produção quando o artilheiro Malonga parou de fazer gols. Junto com o Vicenza, Pro Vercelli e Grosseto também estariam rebaixados, se o campeonato terminasse hoje. A Pro não consegue reagir, e, é de longe, quem mais tem derrotas na Serie B, com 15, tendo ganhado quatro dos últimos 30 pontos. Na lanterna, o Grosseto está à espera de um milagre. Com 10 pontos de desvantagem para a última squadra no playout, os grifoni são quem menos ganharam (três vezes), junto com o Vicenza.


 REGGINA 0-3 EMPOLI 



 ASCOLI 1-1 VARESE 



 BRESCIA 5-0 CROTONE 



 CITTADELLA 1-1 BARI 



 LIVORNO 2-2 JUVE STABIA 



 NOVARA 2-0 GROSSETO 



 SASSUOLO 5-0 CESENA 



 TERNANA 4-2 PRO VERCELLI 



 VICENZA 2-3 SPEZIA 



 VIRTUS LANCIANO 2-1 PADOVA 



 HELLAS VERONA 3-1 MODENA 



About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like