segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Serie B: 20ª rodada

por Aldir Junior (@aldirjunior)

Novara 2-0 Pro Vercelli. Foto: LaPresse

Mais líder do que nunca. Este é o Sassuolo, que contou com o tropeço do vice líder para abrir cinco pontos de frente na ponta da tabela. Com uma campanha impecável no estádio Alberto Braglia, em Modena, aonde ganhou 28 dos 30 pontos disputados até agora, os neroverdi parecem não terem adversários. Contra o frágil Lanciano, debutante na Serie B e equipe com menos vitórias na competição, o script se repetiu e uma segura vitória sem levar gols deixou os emiliani cada vez mais perto de uma inédita participação na Serie A. Destaque para Pavoletti, vice artilheiro do grupo B da Lega Pro 1 na temporada passada, pelo Virtus Lanciano, e que marcou o segundo gol deste confronto e não comemorou.

Quem ajudou o Sassuolo a abrir mais vantagem ainda na liderança foi o Livorno, que não saiu de um empate sem gols com o Brescia, fora de casa. É verdade que o resultado não pode ser considerado um desastre, já que o adversário da vez ainda não foi derrotado no estádio Mario Rigamonti e briga para chegar aos playoffs. Além de iguais no placar, Brescia e Livorno também se igualaram em pênaltis perdidos, um para cada. Os labronici agora terão a difícil tarefa de se recuperar contra o líder da competição, podendo diminuir a desvantagem para a equipe da Emilia-Romagna para dois pontos, ou então ver o Sassuolo abrir oito pontos, além da aproximação do terceiro colocado. Aliás, quem está rindo à toa é o Verona. Com a magra vitória diante da Juve Stabia, se recuperando de um período de instabilidades, a equipe da terra de Romeu e Julieta já está quatro pontos atrás da zona de acesso direto a Serie A, e pode diminuir para apenas um ponto, caso o Livorno perca no meio de semana.

Um pouco mais a baixo, a disputa pelos playoffs continua muito equilibrada e emocionante. Varese, Modena, Padova, Empoli e Cittadella estão empatados na quarta colocação, com 29 pontos. Sendo que somente três desses times estariam classificados para a disputa do mata-mata pela última vaga na primeira divisão. Com um jogo a menos, o Varese, que havia sido derrotado apenas para o vice líder Livorno nas últimas nove rodadas, teve sua boa sequência quebrada com o oitavo gol do brasileiro Denilson Gabionetta, aos 44 minutos do segundo tempo. Embora os squali lutem para permanecerem na Serie B, possuem uma boa campanha em casa, aonde foram derrotados apenas por Sassuolo, Livorno e Cesena. O Modena teve de suar bastante para pontuar contra o Vicenza, no estádio Romeo Menti. Com uma arbitragem que teve bastante trabalho, assinalando dois pênaltis discutíveis no primeiro tempo (um para cada lado), os canários somaram um ponto, para continuar nos playoffs, mas não vencem fora de casa desde o dia 10 de novembro, quando bateram a moribunda Pro Vercelli. Cittadella e Empoli iniciaram a 20ª rodada iguais em pontos e terminaram da mesma maneira. Os dois duelaram em um confronto direto para estarem entre os seis primeiros. O empate sem gols acabou não sendo nenhum desastre para ambos, já que a Citta foi derrotada apenas uma vez em dezembro e os azzurri mantiveram a marca de uma derrota em 11 rodadas. Já o Padova foi o único deste grupo a vencer, e agradeceu os tropeços dos rivais para igualá-los em pontos. Contra o sempre difícil Spezia, fora de casa, os padovani seguraram a pressão dos aquillotti, se recuperado de duas derrotas e uma igualdade nas últimas três partidas.

Em franca recuperação, o Novara chegou a terceira vitória seguida, seu melhor momento na temporada, e deixou a zona de rebaixamento. De quebra, afundou ainda mais a sua grande rival, que somou quatro dos últimos 24 pontos disputados e é vice lanterna da competição. A Pro Vercelli possui a pior campanha fora de casa, tendo somado apenas dois pontos longe de sua torcida, o que piora ainda mais a situação, que já não é boa em casa. O Ascoli contou com um gol contra para virar diante da Ternana, no Libero Liberati, e respirar na tabela, deixando a fere apenas dois pontos acima do playout. Diante do lanterna Grosseto, a Reggina voltou a conquistar um triunfo, depois de cinco rodadas, e provocou um empate triplo, com Novara e Vicenza, na 16ª colocação, aonde um deles está no playout.


 CESENA 1-1 BARI 



 BRESCIA 0-0 LIVORNO 



 CITTADELLA 0-0 EMPOLI 



 CROTONE 1-0 VARESE 



 GROSSETO 0-1 REGGINA 



 HELLAS VERONA 1-0 JUVE STABIA 



 SASSUOLO 2-0 VIRTUS LANCIANO 



 SPEZIA 2-3 PADOVA 



 TERNANA 1-2 ASCOLI 



 VICENZA 3-3 MODENA 



 NOVARA 2-0 PRO VERCELLI 






About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like