domingo, 2 de dezembro de 2012

Serie A: 15ª rodada

Genoa 2-4 Chievo. Foto: Reprodução


O sábado de futebol italiano foi marcado pelo dérbi da cidade de Turim, o primeiro disputado na Arena Juventus. Com uma tabela complicada, o Torino vinha de derrota para a Roma e empate com a Fiorentina, e além do enfrentamento local, na próxima semana o adversário será o Milan, para fechar o período turbulento. A derrota não foi nada de outro planeta e poderia ser pior, caso o goleiro Gillet não estivesse tão inspirado. O toro venceu apenas um dos últimos nove jogos, colocando a equipe granata apenas três pontos a frente da zona de rebaixamento, enquanto a Juve segue líder isolada da competição.

Aproveitando que seus adversários diretos na zona intermediária da tabela enfrentariam equipes qualificadas, a Atalanta poderia se recuperar de uma inesperada derrota em casa para o então lanterna Genoa. O adversário da vez era o Bologna, penúltimo colocado antes do início do duelo, mas o que acabou acontecendo foi uma derrota, a terceira em sequência. Apesar das repetidas escalações, os neroazzurri não são sombra do time que já bateu Inter, Milan e Napoli. Melhor para o Bologna, que deixa a zona de rebaixamento e, apesar do mau desempenho no geral, mantém um bom retrospecto no estádio Renato Dall'Ara, aonde perdeu apenas para Milan e Inter.

Assim como a Atalanta, Parma e Catania disputam o título simbólico de campeão entre os times de menor investimento, e também saíram derrotados de campo. Porém, os adversários de ambos foram bem mais fortes. Na abertura da rodada, o Catania até saiu em vantagem, mas não foi capaz de segurar o Milan em recuperação e o artilheiro do campeonato, o marroquino El Shaararawy, que foi às redes duas vezes. Nem mesmo a grande força dos elefantes em casa parou o adversário embalado. Em casa, o Catania havia ganhado cinco jogos, empatado um, com vice líder Napoli, e perdido um, para a líder Juventus, antes do revés da 15ª rodada. Já o Parma, que havia sido derrotado apenas em uma oportunidade nas últimas sete jornadas, encontrou a forte Lazio, que em Roma foi perdeu apenas um jogo, mas vendeu caro a derrota.

Quem também teve pela frente um adversário bem colocado no Campeonato Italiano foi a Sampdoria. Fora de casa, fez uma grande partida contra a Fiorentina, no encerramento dos trabalhos da rodada. Após um período com nove partidas sem vitórias e sete derrotas em sequência, a Samp mudou de espírito com o triunfo no dérbi de Gênova, com o Genoa. Saiu em desvantagem no placar, mas foi buscar a virada no Artemio Franchi, só que permitiu a igualdade da viola em jogada de bola parada. Apesar de não ter saído com os três pontos, os blucerchiati mudaram de postura e sobem na tabela.

Respirando um pouco, o Chievo conseguiu um importante triunfo fora de casa contra o decadente Genoa. Destaque para o jovem Alberto Paloschi, emprestado pelo Milan e autor de uma tripletta no duelo deste final de semana. Freguês, os rossoblu de Gênova chegaram à quinta partida seguida sem conseguir derrotar o time de Verona. No jovem confronto histórico das duas squadri, os clivensi perderam apenas dois dos nove duelos, que acontece desde 2008.

Na zona de rebaixamento, o Siena, que tenta uma reação, teve seu bom momento encerrado com uma virada sofrida contra a Roma, diante de sua torcida, com dois gols do atacante Mattia Destro, ex-jogador dos bianconeri. Mesmo assim, a equipe toscana mantém uma distância de três pontos para o Palermo, primeiro time fora da zona de rebaixamento, mantendo vivas as esperanças de salvação. Fazendo companhia ao Siena na última colocação, aparece o novato Pescara. Candidato número um ao descenso antes do início do campeonato, os golfinhos sofreram mais uma goleada, agora para o Napoli. O time do Abruzzo coleciona a pior defesa da Serie A, com 30 gols sofridos, e o pior ataque, com apenas 10 bolas nas redes adversárias.


 CATANIA 1-3 MILAN 



 JUVENTUS 3-0 TORINO 



 NAPOLI 5-1 PESCARA 


 BOLOGNA 2-1 ATALANTA 





 GENOA 2-4 CHIEVO 


 LAZIO 2-1 PARMA 



 SIENA 1-3 ROMA 


 UDINESE 4-1 CAGLIARI 



 FIORENTINA 2-2 SAMPDORIA 




OUTROS RESULTADOS

 INTER 1-0 PALERMO 

About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like