segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Serie A: 18ª rodada

por Aldir Junior (@aldirjunior)

Pescara 2-1 Catania. Foto: Getty Images
 PESCARA 2-1 CATANIA 

Na abertura da rodada de Natal, o Pescara teve a dura tarefa de receber os comandados de Rolando Maran. Porém, embora a classificação aponte o Catania com uma segura campanha na parte de cima da tabela e os golfinhos na luta contra o rebaixamento, o time da Sicília tem uma campanha ruim longe de seus domínios, com apenas uma vitória, conquistada recentemente contra o lanterna Siena. Do outro lado, o Pescara possui uma campanha regular, para suas ambições, atuando no estádio Adriatico, aonde conquistou 76,5% de seus pontos.

A partida se encaminhava para um empate, construído na primeira etapa, até brilhar a estrela de Rômulo Togni. O meia brasileiro de 30 anos, revelado pelo Grêmio, cobrou uma falta frontal ao gol do goleiro Andújar, aos 50 minutos do segundo tempo, para conquistar uma vitória heroica para sua equipe. Togni contou com um escorregão do arqueiro argentino para ir às redes, mas o importante foram os três pontos, que tiraram o Pescara da zona de rebaixamento. A emoção de Togni foi tamanha que comoveu os demais jogadores. Ao final da peleja, vários deles choraram e comemoraram como se fosse um título, mas, de fato, valeu demais para a squadra treinada por Cristiano Bergodi.



 CAGLIARI 1-3 JUVENTUS 

Atuando no estádio Ennio Tardini, em Parma, por causa do veto da federação ao Is Arena, para uma partida deste porte, o Cagliari, mesmo com o mando, contou com um maior número de torcedores adversários. Porém, o time sardo não se intimidou com a torcida e com a atual campeã italiana pela frente, e foi para cima. Chegou a abrir o placar, em um pênalti contestável, assinalado pelo auxiliar de trás do gol, mas não foi capaz de segurar o ímpeto da Juventus, levando a virada já nos acréscimos. Embora esta seja uma derrota que estava nos planos, foi a quinta seguida, aumentando a crise dos rossoblu, que chegaram a marca de oito rodadas, em sequência, sem somar três pontos. Com a má fase, o Cagliari despencou na tabela e já se encontra na 17ª colocação, apenas um ponto e uma posição acima da zona de rebaixamento. Para piorar a situação, terá pela frente a Lazio, em janeiro, para fechar o primeiro turno.



 ATALANTA 1-1 UDINESE 

Em um momento ruim, desfalques importantes e mudança tática, a Atalanta se despediu de sua torcida em 2012 contra um adversário em recuperação. Com apenas um revés, para a Lazio, nas últimas 11 rodadas, a Udinese, que contou com o artilheiro Di Natale no banco, seria ultrapassada pelos neroazzurri em casa de derrota. Mesmo sem jogar bem, os visitantes saíram na frente, mas de pênalti, Denis deixou tudo igual. O resultado aumentou a sequência negativa da equipe bergamasca, com uma vitória nos últimos sete jogos (incluindo a Coppa Italia), permanecendo na 11ª colocação.



 BOLOGNA 1-2 PARMA 

Vivendo uma semana especial, com dois triunfos de virada, fora de casa e nos acréscimos contra o Napoli (um pelo Campeonato Italiano e outro pela Coppa Italia), o Bologna voltou ao Renato Dall'Ara para manter o bom momento. Havia ganho sete dos últimos nove pontos disputados, contra Atalanta, Lazio e Napoli, a melhor fase na temporada. Os rossoblu chegaram a inaugurar o marcador, mas, do outro lado tinha o melhor classificado entre os times não grandes, e acabaram levando a virada em 10 minutos. Apesar da boa campanha, o Parma havia somado três pontos longe do Ennio Tardini apenas uma vez na temporada, contra o Torino, em outubro. Com o tropeço do Catania, os crociati pularam para a oitava posição, se firmando na parte de cima da tabela, mesmo sem Giovinco, grande nome da equipe gialloblù em 2011-12.



 SAMPDORIA 0-1 LAZIO 

Alternando bons momentos com péssimos, a Sampdoria não vive seus melhores dias. Perdeu as últimas três partidas e fechou dezembro somando apenas um ponto. Além de estar na segunda colocação no ranking das equipes com mais derrotas, juntamente com Bologna, Cagliari e o rival Genoa (10 derrotas), a Samp tem a terceira pior campanha como mandante. Estes números negativos levam a Doria a flertar com o rebaixamento novamente, de onde está somente a dois pontos distância. A derrota para a Lazio, mesmo no Luigi Ferraris, não é nenhum desastre, mas sem fazer o dever de casa contra equipes do bloco intermediário e inferior da tabela, ficará ainda mais difícil. Ainda mais que 2013 começará para os blucerchiati com Juventus e Milan, em sequência.


 SIENA 0-2 NAPOLI 

Após um momento de reação no campeonato, o Siena entrou em seu período mais complicado, com Roma, Catania, Fiorentina, Napoli e Milan, em sequência. Com três derrotas neste momento delicado, o presidente Massimo Mezzaroma resolveu demitir o técnico Serse Cosmi. Na estreia de Giuseppe Iachini, ex-Sampdoria e Brescia, no comando do rabour, no meio de semana, o time toscano esteve a 30 segundos de eliminar a Lazio na Coppa Italia, mas permitiu a igualdade dos biancocelesti nos acréscimos e foi derrotado nas penalidades. No banco do Siena pela primeira vez na Serie A, Iachini viu seus jogadores segurarem poderoso ataque napolitano até os 41 minutos do segundo tempo. Com o segundo pior ataque da Serie A, juntamente com o Cagliari, os bianconeri não tiveram poder de reação e amargaram a quarta derrota nesta dura sequência, que terminará com o Milan, em janeiro.


 TORINO 2-0 CHIEVO 

Sem vencer há cinco rodadas, o Torino, assim como o Siena, teve uma dura sequência, com Roma, Fiorentina, Juventus e Milan, e ainda ficou apenas no empate com o desesperado Genoa, na semana passada. Mesmo assim, o toro construiu o resultado positivo ainda no primeiro tempo. Esta foi apenas a quarta vitória do time de Turim, a terceira no Stadio Olimpico, porém, com empates demais (oito igualdades até agora), freia uma campanha mais segura na luta pela permanência na elite do futebol italiano. Do outro lado, o Chievo estava embalado por três vitórias seguidas, sendo a última sobre a Roma. Entretanto, não foi o suficiente para pontuar fora de casa. Mesmo assim, a equipe de Verona ainda se encontra seis pontos a frente da zona de rebaixamento. 



OUTROS RESULTADOS:

 INTER 1-1 GENOA 

 PALERMO 0-3 FIORENTINA 

 ROMA 4-2 MILAN 



About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like