terça-feira, 20 de novembro de 2012

Serie B: 15ª rodada

Livorno 2-0 Varese. Foto: Lapresse/Legaserieb.it


A 15ª rodada da Serie B comprovou o equilíbrio da competição nas disputas em todas as partes da tabela de classificação. No topo, os líderes derraparam e permitiram a aproximação de quem vem de trás; na zona de playoffs, três equipes estão empatadas em número de pontos e na luta contra o rebaixamento, poucos conseguiram se desgarrar de quem estaria na Lega Pro 1 na próxima temporada.

Sassuolo e Verona não saíram de igualdades por 1x1, permitindo a aproximação do Livorno, que conquistou uma segura vitória diante do Varese. A expectativa era que a equipe amaranto caísse de rendimento com o passar das semanas, mas parece que o time toscano irá buscar o acesso direto à Serie A, depois de três temporadas fora da elite do futebol italiano. Sob o comando do jovem Davide Nicola, que faz apenas seu segundo trabalho como treinador, após duas temporadas na pequena Lumezzane, o Livorno tem a melhor campanha nas últimas cinco rodadas, o melhor ataque da competição, com 30 gols, e está três pontos atrás do líder Sassuolo.

Um pouco mais abaixo, a sempre acirrada disputa pelos quatro lugares nos playoffs continua cada vez mais emocionante. Depois de um início ruim, conquistando sua primeira vitória apenas na sétima rodada, a Juve Stabia, que perdeu Marco Sau, vice artilheiro da última Serie B para o Cagliari, teve uma recuperação incrível e surpreende a todos ocupando a quarta colocação. Em confronto direto na mesma região da tabela, o Padova despachou a Cittadella, responsável pela primeira derrota do Sassuolo no campeonato, e se igualou em pontos com Modena e Brescia, na quinta colocação. Os canários tropeçaram no Ascoli, em casa, permitindo a chegada dos adversários, enquanto os leoni pararam o líder no estádio Rigamonti. Com este resultado, os bresciani foram derrotados apenas uma vez nas últimas 12 rodadas, embora tenha empatado demais.

Além da Cittadella, que teve quebrada uma série invicta de cinco jogos, Varese e Spezia desperdiçaram a oportunidade de se embolarem ainda mais na briga pelos playoffs. Após iniciar o campeonato com quatro triunfos e uma igualdade nas cinco primeiras rodadas, os biancorossi venceram apenas uma dos seus últimos dez jogos e vem em queda livre na tabela. Já o recém promovido Spezia segue bastante irregular. Teve uma arrancada promissora, chegou a derrotar o Livorno por 5-1, fora de casa, mas amarga uma sequência com apenas uma vitória em sete jogos. Uma das principais deficiências da águia é o setor ofensivo, extremamente dependente de Marco Sansovini. O atacante de 32 anos já marcou nove gols, metade de todos os tentos da equipe na competição.

Na parte de baixo da tabela não houve surpresas. O Bari voltou a vencer depois de seis rodadas e pôde respirar um pouco mais, saindo da zona de playout. Quem também conseguiu desafogar um pouco mais foi o Vicenza, com uma importante vitória que deixa a equipe biancorossi dois pontos a frente do playout e cinco a frente da zona de rebaixamento direto. Sem conseguirem emendar uma boa série de resultados, Reggina e Cesena empataram seus jogos e seguem iguais na classificação, na zona de playout, junto com o Lanciano, dono do pior ataque, mas que tenta lutar bravamente para permanecer na segunda divisão. O Novara, assim como o Cesena, equipes que vieram da Serie A, tem quatro pontos ganhos nos últimos 27 disputados e, para piorar, terá pela frente uma sequência difícil de jogos, com Livorno, Modena e Padova, antes de enfrentar adversários diretos contra o rebaixamento, como Bari, Pro Vercelli, Virtus Lanciano e Grosseto.

 HELLAS VERONA 1-1 CESENA 



 EMPOLI 3-2 GROSSETO 



 LIVORNO 2-0 VARESE 



 MODENA 1-1 ASCOLI 



 PADOVA 3-1 CITTADELLA 



 PRO VERCELLI 0-2 CROTONE 



 REGGINA 1-1 TERNANA 



 SPEZIA 2-3 JUVE STABIA 



 VICENZA 2-1 NOVARA 



 VIRTUS LANCIANO 0-3 BARI 



 BRESCIA 1-1 SASSUOLO 



About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like