quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SERIE A: SUPER VERONA - PARTE II (10ª RODADA)

VITÓRIA DO VERONA GARANTE 100% DE APROVEITAMENTO COMO MANDANTE

Jogadores comemoram vitória sobre a Samp. Foto: Il Secolo XIX
A 10ª rodada da Serie A deu prosseguimento a boa fase do impressionante Verona, que venceu mais uma e segue sendo uma pedra nos sapatos das equipes grandes na classificação. Genoa e Bologna também ganharam e se afastaram da zona de rebaixamento. Mesma sorte não tiveram Catania, Sassuolo e Chievo, que sofreram mais uma derrota e ocupam as três últimas colocações.

Super Verona. Assim pode ser definido o time comandado por Andrea Mandorlini, que passou por 2 a 0 pela Sampdoria e chegou à quarta posição, empatado com a Inter de Milão. Juanito Gomez recebeu assistência de Luca Toni para marcar o primeiro gol, aos 51 minutos. Faltando 12 minutos para o final, o próprio Toni ampliou o marcador. Essa foi a quinta vitória do Verona em cinco jogos como mandante. Apenas a atual campeã Juventus e a líder Roma também possuem 100% de aproveitamento em seus domínios.

Cheia de desfalques, a Atalanta recebeu a Inter de Milão, em Bérgamo, e manteve a série de cinco anos sem perder para os interistas. Os visitantes abriram o marcador, com Alvarez, mas Il Tanque Denis empatou, ainda no primeiro tempo. Os atalantinos tiveram oportunidades de arrancar a vitória no Estádio Atleti Azzurri d’Italia, mas o empate também foi comemorado pelo técnico Stefano Colantuono. Aliás, essa foi a primeira igualdade dos neroazzurri bergamaschi no campeonato.

Outro empate para se destacar aconteceu no Estádio Armando Picchi. Mesmo longe de sua torcida, o Torino abriu logo 2 a 0, com sete minutos de bola rolando. Immobile e Glik fizeram os gols. No entanto, o Livorno chegou ao empate, com Paulinho e Greco. No segundo tempo, o brasileiro Emerson acertou um lindo chute da intermediária (mais perto do meio campo do que da área) e virou o marcador. No entanto, a alegria dos livornesi acabou aos 87 minutos, quando Alessio Cerci, de pênalti, decretou a igualdade no confronto grená. O Livorno chegou a marca de sete partidas sem vencer. Já o Toro amarga uma sequência negativa de seis rodadas.

O Genoa passou pelo Parma pelo placar mínimo e abriu cinco pontos para a zona de rebaixamento. Esse foi o segundo triunfo seguido da equipe rossoblù em casa. Gilardino foi o autor do gol, aos 57 minutos. Porém, o resultado poderia ser maior se o próprio Gilardino não tivesse desperdiçado um pênalti aos três minutos. Com a derrota, o Parma continua sem ganhar como visitante e estaciona nos 12 pontos.

Em sua segunda partida na volta ao Estádio Sant’Elia, na Sardenha, o Cagliari não viu a cor da bola e, por pouco, não foi goleado pelo Bologna. Garics, Kone e Pazienza fizeram os gols bolognesi. Com o segundo resultado positivo em sequência, os felsinei deixam a zona de rebaixamento. O Cagliari não vive um bom momento. Os sardos ganharam apenas um dos últimos nove jogos.

Na zona da degola, o Sassuolo até tentou, mas acabou caindo diante da Udinese. Di Natale abriu os trabalhos aos 18 minutos, de pênalti, mas Simone Zaza empatou para os neroverdi, aos 25 minutos. No início da etapa complementar, o colombiano Muriel fez o gol que garantiu os três pontos a equipe de Údine. Já o Catania foi goleado por 4 a 0 pela Juventus, em Turim. Enquanto o Chievo caiu diante da líder Roma.


ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 10     Gols: 27     Média: 2,7 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 9 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 7 gols
LEIA MAIS

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SERIE B: NA COLA (11ª RODADA)

LÍDERES VENCEM E SEGUEM A PERSEGUIÇÃO AO LANCIANO

Tavano comemora o primeiro gol do Empoli. Foto: La Presse

Assim como na Serie A, pouca coisa mudou na tabela da Serie B após a 11ª rodada. O Empoli bateu o lanterna e segue na cola do líder Lanciano, que, no sufoco, passou pelo penúltimo colocado. Na parte de baixo, o Pescara espantou a crise e venceu de virada a Reggina e se distancia da zona de rebaixamento.

Jogando em casa, a torcida do Lanciano esperou por 70 minutos para comemorar o gol que garantiu a sétima vitória da equipe. O autor do tento foi Thiam, que contou com a melhor defesa do campeonato para segurar o resultado. O magro 1 a 0 mantém a invencibilidade dos fretani, que continuam na liderança isolada, com 25 pontos.

Os gols só saíram no segundo tempo, mas o Empoli confirmou o triunfo contra a lanterna Juve Stabia, fora de casa. O experiente Tavano, aos 55 minutos, e o georgiano Mcedlidze, aos 78 minutos (três minutos após entrar em campo) foram à rede. Os azzurri chegaram a segunda vitória em duas rodadas e estão a dois pontos do Lanciano.
No encerramento da rodada, o Avellino foi até a região do Veneto para encarar o Cittadella, que havia sido derrotado apenas uma vez em seus domínios. Galabinov marcou duas vezes e garantiu a primeira vitória dos lobos como visitantes. O resultado levou o Avellino aos 21 pontos e a terceira posição compartilhada com o Cesena. Já a Citta, estacionou nos 13 pontos e perdeu a oportunidade de se aproximar dos playoffs.

O Crotone também venceu e, um pouco mais de longe, é mais um que tenta seguir os ponteiros do campeonato. Os tubarões tiveram de suar para derrotar a Ternana, em Terni. Artilheiro da Serie B com, agora, oito gols, Antenucci abriu os trabalhos para os mandantes, logo aos seis minutos. Pettinari, aos nove, e Bidaoui, aos 42, viraram o placar. Porém, na segunda etapa, Nolè voltou a igualar para a fera rossoverdi. Arrancando forças improváveis, o Crotone foi buscar a vitória já nos acréscimos, com De Giorgio. O time do sul tem a segunda melhor campanha como visitante, atrás somente do Lanciano.

Em duelo que vale pela briga na parte de cima da tabela, o Spezia deixou para trás a sequência de quatro empates seguidos e venceu sua segunda partida em casa. Ebagua marcou os dois gols das águias, enquanto Mangni fez o do Modena, completando o placar de 2 a 1. Com a derrota, os canários ganharam apenas um dos últimos quatro jogos e saíram da zona de playoffs.

O jogo valeu pouco para ambos, mas vale destacar o empate por 2 a 2 entre Brescia e Siena. Os bresciani abriram 2 a 0 logo no primeiro tempo. No entanto, Pulzetti e D’Agostino foram buscar a igualdade para os bianconeri na segunda etapa. O Brescia ganhou somente uma partida no Estádio Mario Rigamonti e chegou ao sétimo empate em 11 rodadas. Junto com o Latina, os leoni são os que mais empatam na Serie B. Na temporada passada, o Brescia ficou em segundo na lista de igualdades, com 17 no total, ao lado de Ternana e Padova e atrás apenas do Lanciano.

O Pescara espantou o mau momento e voltou a somar três pontos depois de nove rodadas. A importante vitória fora de casa, contra a Reggina, levou os golfinhos aos 11 pontos e os tiraram da zona de rebaixamento. Do outro lado, o time de Reggio Calabria somou quatro dos últimos 24 pontos e amarga a 20ª colocação, na zona de descenso direto.

Como já falado, Padova e Juve Stabia perderam mais uma e afundam nas duas últimas posições. Os padovani vinham de dois resultados positivos em três jogos, mas não conseguiram parar o líder Lanciano. Os biancoscudati somam sete pontos, em penúltimo. Atrás do Padova, a Juve Stabia segura a lanterna isolada. Depois de surpreender ao passar longe da luta contra o rebaixamento nas duas últimas temporadas na volta a Serie B, as vespas têm um começo difícil em 2013-14. Nem mesmo o caldeirão, que costuma ser o Estádio Romeo Menti, vem ajudando. A Stabia contabiliza cinco pontos e oito derrotas em 11 jogos.

ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 11

Gols: 29     Jogos: 11     Média: 2,6 gols por partida

Artilheiros:  Mirko Antenucci (Ternana) - 8 gols
LEIA MAIS

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SERIE A: COM EMOÇÃO (9ª RODADA)

PARMA ABRE DOIS A ZERO, PERMITE EMPATE, MAS BATE MILAN NO FINALZINHO

Parolo (direita) comemora gol da vitória contra o Milan. Foto: La Presse

Poucas mudanças aconteceram na classificação após a nona rodada da Serie A. Os destaques vão para o Parma, que passou pelo Milan, para Sampdoria e Bologna, que conquistaram vitórias inéditas no campeonato. No caso da Samp, a primeira atuando em casa, enquanto para os bolognesi, esse foi o primeiro triunfo na competição.

O Parma segue sua campanha de recuperação no Campeonato Italiano. Os crociati receberam o Milan e abriram 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Parolo e Cassano. Os dois gols nasceram dos pés de Biabiany, que explorou muito bem o deficitário lado esquerdo da defesa milanista. Os gialloblù tiveram a chance de marcar o terceiro, mas desperdiçaram. Na sequência, o Milan empatou com gols de Matri e Silvestre. Já aos 49 minutos da segunda etapa, o artilheiro Parolo cobrou falta com força, a barreira abriu e a bola foi no cantinho do goleiro brasileiro Gabriel.

Para provar o bom momento como mandante, o Parma ganhou três, empatou um e perdeu apenas um jogo no Estádio Ennio Tardini, para a líder Roma. Com as duas redes, Parolo chegou a cinco gols, ultrapassou Cassano e agora é artilheiro isolado da equipe.

Na abertura da rodada, a Sampdoria teve pela frente a embalada Atalanta. Os atalantinos vinham de três vitórias seguidas, sendo a última contra a Lazio. A Samp entrou em campo pressionada, mesmo tendo vencido o Livorno na rodada oito. Os blucerchiati ainda não sabiam o que era vencer no Estádio Luigi Ferraris. O jogo foi morno, mas um gol contra de Cigarini foi o suficiente para garantir os três primeiros pontos da Sampdoria em casa. Com o resultado, a equipe genovesa soma nove pontos, a três da zona de rebaixamento. Enquanto isso, os neroazzurri permaneceram com os 12 pontos, na oitava posição.

O Bologna amargava a lanterna da competição antes da nona rodada, sem nenhuma vitória. O gol solitário de Crespo, logo aos três minutos, foi tudo que o time do técnico Stefano Pioli conseguiu. Os felsinei continuam com a pior defesa da Serie A, ao lado do Sassuolo, com 22 gols sofridos, mas essa foi a primeira partida em que os rossoblù não tiveram a retaguarda vazada. O Bologna deixou a última colocação, mas continua na zona de rebaixamento.

O início do Verona é bastante promissor e a sexta colocação não mente. Apesar da ótima campanha em casa, com quatro vitórias em quatro jogos, o desempenho do Hellas como visitante não é dos melhores. Dos 15 pontos disputados longe da cidade de Verona, os mastini somaram apenas quatro. Contra a Inter, a derrota é aceitável, mas fica o sinal amarelo para a sequência do campeonato.

Na briga contra o rebaixamento, o Livorno só não tem uma sequência pior do que o último colocado Chievo. A equipe amaranto perdeu a quarta seguida, somando seis jogos sem saber o que é ganhar. Os labronici estão a dois pontos da zona de descenso.

Catania e Sassuolo entraram na rodada empatados em número de pontos e, depois de se enfrentarem, a situação não mudou. A única igualdade do final de semana foi ruim para ambos, que permanecem agarrados nas últimas colocações. Menos pior para o novato Sassuolo, que somou um ponto fora de casa. Os neroverdi foram derrotados apenas uma vez nas últimas cinco partidas. É verdade que foram três empates neste período, mas pode ser um momento de recuperação para o time da Emilia-Romagna.

ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 9     Gols: 23     Média: 2,3 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 8 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 6 gols
LEIA MAIS

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

SERIE B: DE VIRADA É MAIS GOSTOSO (8ª RODADA)

PADOVA BATE VARESE DE VIRADA E VENCE A PRIMEIRA NO CAMPEONATO

Jogadores do Padova comemoram triunfo contra o então terceiro colocado. Foto: La Presse
Na abertura da oitava rodada da Serie B, o último colocado derrubou o então terceiro Varese, e conseguiu a primeira vitória. O Lanciano segue imbatível, o Empoli se recuperou e o Avellino surpreende na terceira posição.

Jogando em casa, o Padova não se intimidou com o Varese. Antes desta partida, os varesini haviam sido derrotados apenas na primeira rodada, para o Cesena. Ao final do primeiro tempo, os leopardos venciam por 2 a 1, com dois gols do artilheiro Leonardo Pavoletti. Na etapa final, Pasquato e Ciano, de pênalti, viraram o placar para os padovani. O início do Padova foi tão ruim que, mesmo com os três pontos, os biancoscudati não deixam a lanterna, mas ficam a um ponto da Juve Stabia. O Varese deixou escapar a vice-liderança, mas ainda está entre os quatro primeiros.

Dono da melhor defesa da Serie B, com apenas três gols sofridos em oito rodadas, o Lanciano está impossível. Mesmo fora de casa, bateu o Novara por fáceis 3 a 0. O ótimo sistema defensivo funcionou novamente e os fratani seguram firma a liderança. Os novaresi somaram o quarto jogo em sequência sem vencer, caindo para a 10ª posição.

Depois de perder a primeira no campeonato, para o Avellino, o Empoli se recuperou diante do bom Modena. Pucciarelli e o experiente Tavano marcaram para os azzurri, que continuam na cola do líder Lanciano. Por falar no Avellino, os lupi possuem a segunda melhor defesa do campeonato e, ao mesmo tempo, um dos piores ataques. Os lobos marcaram mais de um gol apenas na primeira rodada, quando bateram o Novara por 2 a 1. Nesta toada, o Avellino passou pelo Bari, por 1 a 0, e assegurou a terceira posição.

No Derby della Magna Grecia, o Crotone derrotou a Reggina por 2 a 0, com gols de Ishak e Torromino, chegando a marca de quatro vitórias nos últimos cinco jogos. Os tubarões têm o segundo melhor desempenho ofensivo da Serie B, com 13 gols marcados, e estão na zona de classificação aos playoffs. Com a derrota, a Reggina afunda até a zona de rebaixamento, com somente um triunfo nas oito primeiras partidas.

Uma informação curiosa. O clássico entre Crotone e Reggina é chamado de “Derby della Magna Grecia”, pois parte da região da Calábria, onde as equipes se situam, foi colonizada pelos gregos.
Na parte de baixo da tabela, o equilíbrio continua. Cinco esquadras estão empatadas com oito pontos e já ligam o sinal amarelo. Siena, Pescara, Bari, Brescia e Lantina estão fora da zona de rebaixamento, mas apenas por um ponto.

Em confronto direto, Ternana e Juve Stabia entraram no gramado do Estádio Libero Liberati buscando deixar as últimas colocações. O time de Terni saiu em vantagem com Ferronetti, porém, com quatro minutos para o final, Sowe deixou tudo igual para as vespas. A igualdade deixa as duas equipes na zona de rebaixamento.

ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 7

Gols: 25     Jogos: 11     Média: 2,3 gols por partida

Artilheiros:  Leonardo Pavoletti (Varese) - 7 gols
LEIA MAIS

domingo, 6 de outubro de 2013

SERIE A: SUPER VERONA (7ª RODADA)

Verona goleia Bologna e assume quinta colocação. Foto: Il Resto del Carlino

A sétima rodada da Serie A foi marcada por incidentes lamentáveis entre torcedores do Bologna e Verona. Há uma grande rivalidade entre os grupos “ultras” das duas equipes, que não se enfrentavam há seis anos. Os torcedores dos dois times se enfrentaram antes da partida começar. Três tifosi do Verona ficaram feridos, sendo um esfaqueado no braço. 

A violência só não foi maior por causa da ação da polícia da cidade de Bologna. Um grupo de torcedores bolognesi cercaram o ônibus da delegação do Verona. Os jogadores chegaram atrasados e os policiais tiveram de intervir. Os incidentes aconteceram a aproximadamente 500 metros do Estádio Renato Dall’Ara.

O jogo começou com 20 minutos de atraso, mas com bola rolando, o Verona atropelou os mandantes. Mas a partida não foi tão fácil assim. Cacciatore e Iturbe marcaram no primeiro tempo, mas o goleiro Rafael estava sendo o grande nome da partida até então. Diamanti descontou para o time rossoblù, no segundo tempo. Porém, o experiente Luca Toni e o brasileiro Jorginho, já nos acréscimos, decretaram a goleada. Os mastini não venciam no Renato Dall’Ara há 35 anos.

Com o resultado e o empate entre Lazio e Fiorentina, o Verona assumiu a inesperada quinta colocação, a um ponto da Inter de Milão. Já o Bologna segue com três pontos na zona de rebaixamento.

Na abertura da rodada, a Atalanta visitou a outra equipe de Verona, o Chievo. O gol solitário de Maxi Moralez quebrou um jejum sem gols do argentino de mais de um ano e também pois fim a um tabu: os atalantinos nunca haviam ganhado dos clivensi fora de casa. Essa foi a primeira vitória dos neroazzurri como visitantes e segunda seguida no campeonato, chegando a 11ª posição.

Buscando a reabilitação na Serie A, a Sampdoria até abriu o marcador contra o Torino, com gol do ex Sansone. Porém, na segunda etapa, o Toro massacrou os donos da casa até virarem o placar. Immobile, em seu primeiro gol com a camisa granata, e Cerci, de pênalti, foram os autores das redes. Nos acréscimos, o brasileiro Éder empatou, em um pênalti discutível. Apesar do ponto somado, a Samp continua na zona de rebaixamento, com apenas três no total. O Torino estacionou na nova colocação, com nove pontos, e não ganha há três rodadas.

O Parma continua a boa fase. Depois de bater a Atalanta e empatar com a Fiorentina, os crociati bateram o lanterna Sassuolo e se igualaram em pontos ao Torino e Atalanta. Palladino marcou aos 32 minutos, mas, nos acréscimos da primeira etapa, o goleiro Mirante fez pênalti e foi expulso. Berardi bateu e empatou. No segundo tempo, Rossi e Cassano marcaram e deram os três pontos ao Parma, mesmo com um jogador a menos.

Depois de um início promissor, o Livorno chegou ao quarto jogo sem vencer e a segunda derrota em sequência. O adversário foi o poderoso Napoli e a goleada por 4 a 0 derrubou o time toscano à 13ª posição.

Em duelo direto na briga contra o rebaixamento, o Catania tentava o segundo triunfo consecutivo, enquanto o Genoa queria dar uma boa estreia ao técnico Gian Piero Gasperini. O argentino Barrientos fez a festa da torcida dos etnei, mas Legrottaglie marcou contra e decretou a igualdade, já na parte final. O duelo também marcou o primeiro jogo de Francesco Lodi com a camisa do Genoa contra o ex-clube, que o deu visibilidade no cenário nacional.

ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 7     Gols: 30     Média: 3 gols por partida

Artilheiro: Alessio Cerci (Torino) - 6 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 6 gols
LEIA MAIS

terça-feira, 1 de outubro de 2013

SERIE B: A QUEDA DO INVICTO (7ª RODADA)

Empoli perde a invencibilidade para o Avellino. Foto: La Presse

A sétima rodada da Serie B marcou a queda de um dos últimos invictos e a ascensão de uma surpresa. Destaques também para Varese e Modena, dos artilheiros Pavoletti e Babacar, e para o Avellino, que segue na parte de cima da tabela.

Pressionado, o Empoli foi visitar o Avellino, na região da Campania. Precisava vencer para retomar a liderança e manter a invencibilidade. No entanto, aos 34 minutos, Hisaj cometeu pênalti e foi expulso. Galabinov cobrou e deu a vitória aos lobos. Essa foi a segunda partida seguida em que o Empoli, melhor ataque da competição, não marcou gol. Do outro lado, o Avellino possui pouco poder ofensivo, mas tem a segunda melhor defesa da competição. Os comandados do técnico Massimo Rastelli conseguiram segurar o ex-líder da Serie B e, com os três pontos, chegarem à quinta colocação.

Aproveitando o tropeço do Empoli, a Virtus Lanciano teve pela frente um adversário em recuperação. O Bari vinha de três vitórias em sequência, incluindo Modena e Palermo na lista dos derrotados. Mesmo assim, o Lanciano não se intimidou e conseguiu o triunfo no sufoco. Econômico nos gols, os fretani só marcaram aos 42 minutos do segundo tempo, com Minotti, que havia entrado dois minutos antes. O time rossonero fez valer a melhor defesa, com três gols sofridos em sete rodadas, e segurou o resultado. Essa é a segunda temporada da história Lanciano na segunda divisão, logo, o ótimo início do pequeno clube é motivo de muita comemoração na cidadezinha de 35 mil habitantes, na região do Abruzzo. O objetivo era, e continua sendo, não ser rebaixado, mas o momento é único na história da equipe.

Quem tem muito a comemorar também é o Varese. Os leopardos ganharam de virada da Ternana, com direito ao quinto gol em cinco presenças de Leonardo Pavoletti. Depois de perder na estreia para o Cesena, os varesini emendaram uma sequência invicta de seis partidas, igualaram em pontos com o segundo colocado Empoli e estão a um do líder Lanciano. Um ótimo pontapé inicial de um clube que bateu na trave para subir nas três últimas temporadas.

Se como visitante o Modena ainda não sabe o que é ganhar, no Estádio Alberto Braglia os canários seguem invictos. Contra o lanterna Padova, fáceis 3 a 1, com direito a dois gols de Babacar. O senegalês se juntou a Pavoletti, do Varese, e a Abel Hernandez, do Palermo, como artilheiro da segundona italiana, com cinco gols. Os comandados de Walter Novellino terão grandes desafios nas próximas semanas, quando enfrentam Empoli e Latina, em sequência, fora de casa.

O Palermo voltou a vencer depois de duas derrotas seguidas e entrou na zona de playoffs. O time rosa contou com mais um gol de Abel Hernandez para chegar ao resultado de 3 a 0 sobre a Juve Stabia, o quinto no campeonato e o terceiro de pênalti do uruguaio.

Cittadella e Latina saíram do fundo do poço na rodada e conquistaram suas primeiras vitórias no torneio. Dono do terceiro pior ataque, com cinco gols marcados, o Città bateu o embalado Crotone, que vinha de três triunfos em sequência. O gol solitário de Donnarumma foi suficiente para tirar a equipe granata da zona de rebaixamento. Mesmo feito conquistou o Latina. O caçula bateu o Brescia por 2 a 0 e, em 90 minutos, marcou o mesmo número de gols das últimas seis rodadas. Em crise, os bresciani demitiram o técnico Luigi Maifredi. Em substituição a Marco Giampaolo, Maifredi assumiu comandou do time lombardo por cinco dias, em apenas um jogo.

Na zona de rebaixamento direto, a Ternana não ganhou depois da primeira rodada. Mas para esperança dos torcedores rossoverdi, a fere não teve um bom início na temporada passada e terminou na confortável nona colocação. Juve Stabia e Padova seguem com péssimas campanhas. As vespas perderam cinco partidas e estão na penúltima posição. Já o Padova é a única equipe que ainda não ganhou e vai afundando na última colocação.


ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 7

Gols: 21     Jogos: 11     Média: 1,9 gols por partida

Artilheiros:  Abel Hernandez (Palermo), Simone Pavoletti (Varese), Khouma el Babacar (Modena) - 5 gols
LEIA MAIS