Vista aérea do Estádio Dirceu José Guimarães (Foto: Reprodução/Google Maps) |
Estádio inaugurado em 2001 para substituir o antigo e pequeno Massayoli. É a maior praça esportiva da cidade de Eboli e uma das maiores da província de Salerno. Além do campo de futebol, possui uma pista de atletismo, sistema de iluminação e a única parte da arquibancada coberta é a lateral do lado das cabines de TV e rádio.
Casa do pequenino Ebolitana, equipe fundada em 1925 e que nunca havia participado de um campeonato profissional antes da temporada 2011/2012, o estádio foi batizado em homenagem a Dirceu, um dos grandes jogadores brasileiros da década de 1970 e 1980. Brilhante dentro dos campos Dirceu teve a vida interrompida abruptamente com em 1995. O carro onde o ex-atleta estava se envolveu em um acidente no Rio de Janeiro. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu com apenas 43 anos.
Pela Seleção Brasileira, Dirceu foi um dos poucos a se salvar da campanha vexatória na Olimpíada de Munique, em 1972. Também esteve nas Copas do Mundo de 1974, na Alemanha Ocidental; 1978, na Argentina, onde foi considerado o terceiro melhor jogador da competição; e em 1982, na Espanha, onde fez parte de uma das seleções brasileiras mais lembradas da história do futebol.
Dirceu chegou em 1989 à cidade de Eboli, na região da Campânia, onde ficou duas temporadas. O brasileiro fez 39 partidas e marcou 14 gols, se tornando ídolo rapidamente da pequena Ebolitana e da cidade inteira. Até hoje Dirceu é admirado por toda a cidade, embora não tenha conseguido fazer com que a equipe deixasse os campeonatos amadores. O camisa 10 ainda passou pelo Benevento, por uma equipe de futsal de Ancona e encerrou a carreira no futebol mexicano, com 43 anos.
Pouco tempo depois de voltar ao Brasil, Dirceu estava voltando de uma partida de futebol com um amigo que conheceu em Eboli quando um outro veículo que disputava um "racha" atingiu o carro do ex-atleta e os dois morreram na hora. Para saber mais sobre a trajetória de Dirceu, clique aqui para ver o texto feito pelo Quattrotratti.
FICHA TÉCNICA
Nome: Estádio Dirceu José Guimarães
Cidade: Eboli
Região: Campânia
Inauguração: 2001
Capacidade: 15.000 lugares
Gramado: natural
Tamanho do campo: não divulgado
Proprietário: Cidade de Eboli
Equipe que utiliza: Ebolitana