Duas equipes foram muito beneficiadas pelos resultados da 25ª rodada e pela moral que os resultados que conquistaram podem lhe darem para as próximos compromissos na Serie A. Estamos falando das duas squadri que subiram de forma direta da última Serie B, Atalanta e Siena.
Os bergamascos simplesmente massacrou a Roma no estádio Atleti Azzurri d’Italia por 4x1, com três gols do tanque German Denis, que volta para a briga pela artilharia com 15 gols, três a menos no que o artilheiro máximo da temporada Di Natale, e uma atuação de gala do contestado Guido Marilungo e do pequeno argentino Maxi Moralez. Sem sombra de dúvidas o melhor jogo da Atalanta há muito tempo no confronto de número 100 entre as duas equipes na divisão de elite do futebol italiano, segundo o site O Gol. A Atalanta se aproveitou de tropeços de seus rivais e pulou para a 11ª colocação, sete pontos a frente da zona de rebaixamento e nove abaixo da zona de Europa League. Se não fosse a punição de seis pontos recebida pelos atalantinos por causa de envolvimento do seu ex-ídolo Cristiano Doni em manipulação de jogos, a Atalanta seria hoje a 7ª colocada, a frente da Inter de Milão.
Outra equipe que pode comemorar na rodada é o Siena. Primeiro time fora da zona de rebaixamento e com um ataque ineficiente, neste domingo enfiou 4x1 no Palermo, de virada, porém, a festa só não foi completa porque o Lecce, 18º colocado, também somou três pontos no final de semana e não deixou os toscanos respirarem muito.
Por falar no Lecce, os giallorossi foram até a ilha da Sardenha e bateram o Cagliari e não perderam nos últimos quatro jogos. Aliás, nas últimas oito rodadas o Lecce perdeu apenas um jogo, a segunda melhor campanha neste período, atrás apenas da invicta Juventus e de condenado ao rebaixamento com uma das piores campanhas já aparece a apenas dois pontos de sair do fundo do poço.
Ainda falando dos últimos colocados, Cesena e Novara perderam mais uma e já estão dez e nove pontos, respectivamente, atrás do Siena. Apenas uma reação como do Lecce pode ainda salvar os dois piores times da Serie A, mas é pouco provável que aconteça com campanhas tão desastrosas em 25 rodadas.
Catania e Chievo vivem ótimo momento e deram mais um passo para a estabilidade na primeira divisão. Está certo que derrotaram o Novara e o Cesena, respectivamente, mas fizeram o seu papel. Os sicilianos já são os melhores dentre os não grandes e ainda possui um jogo a menos, e podem sim sonhar com uma vaga na Europa League se continuar nesta boa fase e se seus adversários tropeçarem.