sexta-feira, 6 de maio de 2016

SERIE A: GUIA DO FINAL DE TEMPORADA

Sassuolo pode fazer história ao se classificar à Europa League; briga também é acirrada na parte de baixo (Fotos: LaPresse)
Faltam apenas duas rodadas para o final da Serie A. Pouca coisa ainda está em jogo, mas a briga promete ser acirrada pela última vaga na Europa League e também contra o rebaixamento. A Juventus já faturou o quinto scudetto seguido, enquanto Napoli e Roma estão garantidos matematicamente na próxima edição da Champions League, da mesma maneira como a Inter de Milão na Europa League. No entanto, Fiorentina, Sassuolo, Milan e Lazio ainda correm atrás da classificação na segunda principal competição do continente europeu. No lado oposto da classificação, o Verona é o único time oficialmente condenado à Segunda Divisão, enquanto Frosinone, Palermo, Carpi, Udinese, Sampdoria e Bologna estão ameaçados pelo fantasma do descenso.

Depois da Serie B, agora o Calcio Alternative preparou um guia especial com as possibilidades de todos os clubes nesta reta final na Serie A. Também foi elaborado um ranking a partir das posições de cada equipe na tabela para determinar quem tem os confrontos mais difíceis ou menos complicados, na teoria. Quanto melhor colocado o time, menor o número da colocação dele; e, quanto pior colocado o clube, maior o número da posição na tabela. Por exemplo: o Palermo vai enfrentar o Fiorentina (5º) e Verona  (20º). (5+20=25). Logo, os sicilianos terão uma tabela teoricamente mais fácil do que a da Sampdoria, que encara o Genoa (12º) e Juventus (1º). (12+1=13).

     LEIA MAIS


EUROPA LEAGUE

Com chances de classificação direta
5- Fiorentina: 60 pontos
6- Sassuolo: 55 pontos (-5)
7- Milan: 54 pontos (-6)

Confrontos
Fiorentina: Palermo (C) e Lazio (F)
Sassuolo: Frosinone (F) e Inter (C)

Ranking de dificuldade
1- Milan: 17
2- Sassuolo: 23
3- Fiorentina: 26

Considerações
O Sassuolo precisa de uma combinação improvável para arrancar a quinta colocação da Fiorentina, mas que é possível pelos atuais momentos das duas equipes. Os neroverdi precisam ganhar os últimos jogos e torcer por duas derrotas da Viola nesta reta final. É difícil, mas dá para o torcedor emiliano sonhar. O sasòl vem de dois triunfos seguidos e vai enfrentar, fora de casa, neste final do semana, o desesperado Frosinone, que briga contra o rebaixamento e deve se lançar ao ataque e permitir espaço para Domenico Berardi e sua turma. Na sequência, o Sassuolo duela contra a Inter de Milão, em casa, e pode chegar embalado e animado contra uma Inter já sem pretensões no campeonato. No entanto, fica o ensinamento do primeiro turno, quando os comandados do técnico Eusebio Di Francesco empataram no Mapei Stadium com o mesmo Frosinone.

Porém, para esse feito histórico do pequeno Sassuolo se tornar realidade, é preciso a "colaboração" da Fiorentina. O time de Florença vem perdendo fôlego na reta final. O treinador português Paulo Sousa ganhou somente um dos últimos dez jogos. Uma marca bastante incômoda para quem despontou no torneio até como postulante ao título. O próximo adversário será o Palermo, que corre atrás da salvação e vem de duas vitórias seguidas, se tornando um rival perigoso, antes do sempre complicado confronto fora de casa com a Lazio.

Nesta história, o Milan tem apenas chances matemáticas. Além de ter de vencer suas partidas e torcer por derrotas de Fiorentina e Sassuolo, os milanistas precisam tirar uma diferença de nove gols no saldo com a Viola, o que é extremamente improvável com tão pouco tempo pela frente.

Com chances da 6ª colocação
6- Sassuolo: 55 pontos
7- Milan: 54 pontos (-1)
8- Lazio: 51 pontos (-4)
9- Chievo: 49 (-6)

Confrontos
Sassuolo: Frosinone (F) e Inter (C)
Milan: Bologna (F) e Roma (C)
Lazio: Carpi (F), Fiorentina (C)
Chievo: Roma (F) e Bologna (C)

Ranking de dificuldade
1- Milan e Chievo: 17
3- Lazio: 22
4- Sassuolo: 23
5- Fiorentina: 26

Considerações
Antes de qualquer análise, a vaga na Europa League do sexto colocado na Serie A só existirá caso o Milan perca para a Juventus na final da Coppa Italia, no dia 21 de maio. Pelo regulamento da competição, o campeão tem direito a uma vaga no torneio internacional. No entanto, caso o campeão já tenha conseguido a classificação via Campeonato Italiano ou possua garantido um lugar na Champions League, automaticamente se abre um a vaga na Europa League para o sexto colocado.

O próprio Milan que está na final da Coppa Italia está diretamente envolvido na briga pelo sexto posto na classificação. Enquanto o Sassuolo vem subindo de produção nas últimas rodadas, como dito anteriormente, os rossoneri estão em queda livre, com apenas uma vitória em nove jogos. Para piorar, antes de duelar com a Roma, que briga pelo vice-título com o Napoli, o Milan terá uma partida menos complicada contra o Bologna. No entanto, as lembranças dos bolognesi para o torcedor milanista não são nada boas. No primeiro turno, em Milão, os felsinei venceram por 1 a 0. O rossoblu ainda precisa do resultado positivo para se livrar de qualquer possibilidade de rebaixamento.

Um pouco mais abaixo, a Lazio observa a briga entre Sassuolo e Milan e corre por fora para tentar beliscar um lugar na Europa. Os biancocelesti precisam fazer o dever de casa contra Carpi e Fiorentina e torcer por pelo menos um tropeço dos adversários. O último triunfo contra a Inter de Milão pode dar um fôlego para a instável equipe comandada por Simone Inzaghi.

Já o Chievo só tem chances matemáticas. O time de Verona precisa que Sassuolo, Milan e Lazio percam seus jogos e ele vença todos, além de tirar um saldo de cinco gols para os neroverdi.

REBAIXAMENTO

Rebaixado garantido
20- Verona: 25 pontos

Chance de rebaixamento
14- Bologna: 41 pontos (+6 pontos)
15- Sampdoria: 40 pontos (+5 pontos)
16- Udinese: 38 pontos (+3 pontos)
17- Carpi 35 pontos (mesma pontuação)
18- Palermo: 35 pontos (mesma pontuação)
19- Frosinone: 31 pontos (-4 pontos)

Confrontos
Bologna: Milan (C) e Chievo (F)
Sampdoria: Genoa (F) e Juventus (C)
Udinese: Atalanta (F) e Carpi (C)*
Carpi: Lazio (C) e Udinese (F)*
Palermo: Fiorentina (F) e Verona (C)
Frosinone: Sassuolo (C) e Napoli (F)

Ranking de dificuldade
1- Frosinone: 8
2- Sampdoria: 13
3- Bologna: 16
4- Carpi: 24
5- Palermo: 25
6- Udinese: 30

Considerações
Bologna e Sampdoria precisam apenas de um empate para poderem se livrar do rebaixamento. No entanto, principalmente a Samp, precisa abrir os olhos, pois possui uma tabela bem complicada. Depois do clássico de muita rivalidade com o Genoa, a Samp enfrenta a campeã Juventus. Mesmo com esta sequência, os rivais dos blucerchiati precisam ter um desempenho muito acima do normal para rebaixar a equipe da cidade de Gênova. Não seria nada fora do normal se a Sampdoria perdesse os dois jogos. Neste caso, a torcida doriana teria de ficar na torcida contra os adversários na luta pela permanência na Serie A. No entanto, qualquer ponto conquistado no dérbi já garante a salvação.

Treinada entre 2010 e 2014 por Francesco Guidolin, a Udinese ficou conhecida por ser um clube com bons olheiros no futebol mundial. Durante este período, os friulani "acharam" jogadores importantes como os zagueiros Mehdi Benatia e Thomas Heurtaux, no Caen (França); o lateral Danilo, no Palmeiras; e os meias Allan (Vasco) e Roberto Pereyra (River Plate), por exemplo. Já na final da "era Guidolin", os bianconeri começaram a cair de produção. Depois de três temporadas seguidas entre os cinco melhores do Campeonato Italiano, a Udinese terminou na 13ª colocação em 2013/14. No entanto, em meio aos gastos com as obras de reforma e ampliação do antigo Estádio Friuli, atual Dacia Arena, iniciadas em 2013, os investimentos no futebol foram naturalmente reduzidos.

O proprietário do clube, Gianpaolo Pozzo, também dono do Granada, da Espanha, e do Watford, da Inglaterra, ainda não conseguiu encontrar um substituto para Guidolin. Na temporada passada, Andrea Stramaccione e Dejan Stankovic passaram pelo banco bianconero. No atual campeonato, a diretoria apostou em Stefano Colantuono, ex-Atalanta, mas não deu certo, mais uma vez. Luigi De Canio tenta salvar o time nas rodadas finais, mas o desempenho recente da Udinese não é nada animador, com um triunfo em cinco jogos e uma goleada de 5 a 1 para o Torino no último final de semana. A equipe de Udine encara a já salva Atalanta fora de casa, que busca uma despedida com vitória diante de seu torcedor, e o duelo direto com o Carpi na última rodada. Qualquer escorregão pode ser fatal para as zebras.

Carpi e Palermo fazem o duelo mais emocionante desta reta final. Os falconi fazem uma temporada até acima do esperado. Cotados para serem rebaixados com sobras no início do campeonato, os carpigiani têm uma campanha de recuperação no segundo turno, onde perderam seis partidas. A título de comparação, os caçulas foram derrotados em 11 jogos no primeiro turno, quase o dobro. Por outro lado, os sicilianos vêm de dois triunfos seguidos contra Frosinone e Sampdoria, dois adversários diretos. O momento é bom para o rosanero, porém, a instabilidade tem sido regra para o time de La Favorita. Como de costume, o presidente Maurizio Zamparini trocou de técnico nove vezes durante a temporada. Assim como o Carpi, o Palermo tem um desafio difícil neste final de semana, contra a Fiorentina, e depois enfrenta o rebaixado e lanterna Verona. Vale lembrar que se carpigiani e palermitani terminarem com a mesma pontuação, o Carpi leva vantagem nos critérios de desempate.

Mais abaixo, o Frosinone tem uma tarefa muito difícil para escapar do rebaixamento. Além de estar a quatro pontos de Carpi e Palermo, os canarini têm a tabela mais complicada entre todos, com Sassuolo e Napoli. Mesmo se cair, os frusinati podem ficar orgulhosos da campanha honrada. O clube estava há duas temporadas na Terceira Divisão. Independente dos resultados, alguns jogadores do Frosinone devem ganhar chances em equipes maiores, como os atacantes Daniel Ciofani e Federico Dionisi, que já marcaram nove gols no Campeonato Italiano. Outro que merece uma oportunidade em outro clube é o técnico Roberto Stellone, há sete anos no comando do time.





About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like