quarta-feira, 4 de maio de 2016

BENEVENTO, CITTADELLA E SPAL GARANTEM ACESSO À SÉRIE B

Após vitória contra o Lecce, torcedores do Benevento invadiram o estádio para comemorar o acesso. Foto: Ilquaderno.it
Com uma rodada para o final da temporada regular, a Lega Pro já conhece as três primeiras equipes que vão disputar a Serie B em 2016/17. O Benevento bateu o rival direto Lecce no último sábado (30/04) e se juntou à SPAL e Cittadella, que já haviam garantido o acesso anteriormente. Com histórias bem diferentes, os três clubes ainda ganharão a companhia de uma quarta equipe da Terceira Divisão na próxima edição da Segundona, que será conhecido após os playoffs.

Antes de mais nada, é importante entender como funciona a Lega Pro. Ao todo, são 54 clubes divididos geograficamente em três grupos com 18 times: Grupo A, do norte; Grupo B, do centro; e grupo C, do sul. O primeiro colocado de cada grupo garante o acesso direto à Serie B, enquanto os segundos, terceiros e dois melhores quartos colocados disputam os playoffs pela quarta vaga na Segunda Divisão. Na parte de baixo, o sistema é mais simples: o último colocado de cada grupo é rebaixado diretamente à Serie D, enquanto os 14º, 15º, 16º e 17º disputam um playout. Quem perder, estará também na Quarta Divisão.


GRUPO A - CITTADELLA


Fundada em 1973 pelo empresário do ramo siderúrgico, Angelo Gabrielle, o Cittadella tem uma história recente no futebol italiano. Depois de anos nas divisões amadoras, o clube da região de Padova chegou à Serie B pela primeira vez apenas em 2000/01. Após duas temporadas, a equipe granata foi rebaixada e passou seis anos na antiga Serie C, antes de retornar em 2008/09 e se tornou um habitué da Segundona. Foram sete temporadas seguidas no segundo nível do futebol italiano como um mero coadjuvante. Com a exceção da surpreendente sexta colocação em 2009/10, quando foi eliminado pelo Brescia nos playoffs, o Citta não passou da 14ª posição neste período. Temporada após temporada, a salvação sempre foi comemorada como um título pelos cittadellesi. Tanto que a família Gabrielle manteve no cargo por 10 anos, entre 2005 e 2015, o técnico Claudio Foscarini, ex-jogador de Atalanta e Piacenza. No entanto, Foscarini não foi capaz de evitar o inevitável rebaixamento em 2014/15.

Parecia o fim para uma modesta equipe de uma pequena cidade de 20 mil habitantes que já havia feito bastante em pouco tempo. No entanto, o Cittadella conseguiu se reerguer e fez uma temporada brilhante que anima o torcedor para o retorno à Serie B. A goleada recorde de 15 a 0 sobre o Potenza no primeiro turno da Coppa Italia foi apenas um presságio do que viria pela frente. Com 73 pontos até aqui, o clube do Veneto tem a melhor campanha entre todos os grupos. São 22 vitórias, sete empates, quatro derrotas e um aproveitamento incrível de 77,1% fora de casa, com apenas um revés como visitante. Além disso, os comandados do técnico Roberto Venturato também quebraram o recorde de triunfos seguidos na Lega Pro, com 11 vitórias em sequência, entre os dias 17 de janeiro e 24 de março. Destaque para o atacante Gianluca Litteri, emprestado pelo Latina, que fez 14 gols e ainda briga pela artilharia do grupo.

Confira os melhores momentos de Cittadella 3x1 Pordenone, no dia 18 de abril, que garantiu o Cittadella na Serie B:



PLAYOFFS

Classificados
2- Podenone: 62 pontos
3- Bassano Virtus: 61 pontos.

REBAIXAMENTO

Rebaixado
18- Pro Patria: 7 pontos

No playout
15- Cuneo: 34 pontos
16- Mantova: 33 pontos
17- Albinoleffe: 19 pontos

Chances de playout
12- Lumezzane: 41 pontos
13- Renate: 40 pontos
14- Pro Piacenza: 38 pontos

Última rodada
Pro Piacenza x Lumezzane
Renate x Pro Patria

GRUPO B - SPAL


Você já ouviu falar da Società Polisportiva Ars et Labor? Se você tem menos de 60 anos ou não pesquisa sobre futebol italiano, provavelmente não. Popularmente conhecida como SPAL, o clube da importante cidade de Ferrara, na Emilia Romagna, tem 109 anos de história e participou com frequência da Serie A entre os anos 1950 e 1960. Os spallini chegaram até à histórica quinta colocação no Campeonato Italiano de 1959/60. A equipe emiliana chegou à beira do colapso total, chegando a disputar até a antiga Serie C2, correspondente à quarta divisão. Até que em 2005 foi decretada a falência pela primeira vez. Os anos seguintes pareciam promissores. O SPAL conseguiu o acesso à Terceira Divisão, mas foi novamente rebaixado depois de sete anos e decretou nova falência.

O ex-jogador do clube Roberto Ranzani adquiriu 5% das ações dos spallini e assumiu como presidente, mas morreu em 2013, aos 73 anos. Desde então, entrou em cena a figura de Walter Mattioli, então dono da pequena Giacomense, time do distrito de Masi San Giacomo, na cidade de Masi Torello, com apenas 2 mil habitantes, próximo a Ferrara. Mattioli comprou a SPAL, que estava na Serie D, e transferiu para o novo clube a licença da Serie C2, a comissão técnica e todos os jogadores da Giacomense. Os biancoazzurri bateram na trave nos últimos anos, com boas campanhas. Os ferraresi se superaram nesta temporada, onde dominaram o Grupo B quase que do início ao fim. Das 34 rodadas, os emiliani estiveram na liderança em 30. Com a conquista, o SPAL retorna ao segundo palco mais importante do futebol italiano depois de 23 anos. Festa da cidade de Ferrara, que poderá relembrar bem de perto o título mais importante do clube, a Serie B de 1950/51.

Confira os melhores momentos de SPAL 1x1 Arezzo, no dia 23 de abril, que garantiu o SPAL na Serie B:


PLAYOFFS

Classificados
2- Pisa: 62 pontos
3- Maceratese: 58 pontos

REBAIXAMENTO

Rebaixado
18 - Savona: 22 pontos

No playout
16 - L'Aquila: 30 pontos
17 - Lupa Roma: 27 pontos

Chances de playout
11- Tuttocuoio: 37 pontos
12- Santarcangelo: 36 pontos
13- Pistoiese: 36 pontos
14- Rimini: 35 pontos
15- Prato: 34 pontos

Última rodada
Prato x Savoia
Rimini x Arezzo
Pistoiese x Pisa
Maceratese x Santarcangelo
SPAL x Tuttocuoio

GRUPO C - BENEVENTO


A região da Campania tem como capital a cidade de Nápoles e, além da culinária e da beleza das praias, é conhecida pelo caloroso e receptivo povo do sul da Itália. Esse calor também se transfere para as arquibancadas campanos. Além do Napoli, a região é berço, entre outras, de equipes como Avellino, Salernitana, Casertana, Juve Stabia, Nocerina e Benevento, que costumam fazer dérbis para lá de quente fora e dentro dos gramados. E neste último final de semana o futebol da Campania ganhou mais um capítulo histórico. O Benevento garantiu o acesso e vai jogar a Serie B pela primeira vez na história. Mais do que isso: os giallorossi corrigiram em campo uma grande falha fora das quatro linhas que ficou marcada por exatos 70 anos.

Fundado em 1929, o torcedor do Benevento sempre conviveu com péssimas administrações que levaram o clube a falir três vezes, como é, infelizmente, comum no sul. O time que tem como mascote uma bruxinha, havia feito a melhor campanha de sua história na temporada 1945-46, quando foi o campeão do grupo C da Terceira Divisão e conquistou a inédita vaga na Serie B. No entanto, por causa de problemas financeiros, os stregoni tiveram de renunciar à Segundona. Sete anos depois, em 1953, o clube decretou falência pela primeira vez e precisou recomeçar das competições amadoras regionais, algo como a sexta divisão nacional. Desde 1946, os beneventani nunca haviam conseguido chegar a Serie B novamente. 

O técnico Gaetano Auteri, que levou o Matera aos playoffs na última temporada, apostou no conjunto e, apesar de um início cambaleante, fez o Benevento crescer de produção a partir da segunda metade do campeonato. Tanto que a equipe tem a chance de encerrar a participação na Lega Pro com 18 partidas de invencibilidade. Para isso, precisa vencer o Akragas na última rodada, que já não briga por mais nada. A campanha espetacular dos sannitti fica ainda mais evidente quando se analisa os números do time: 20 vitórias, dez empates e somente três derrotas. O Bene ainda encerrou a participação em casa invicto, com 13 triunfos e quatro igualdades, um aproveitamento de 84,3%. Para se ter noção de como Gauteri conseguiu dar corpo à equipe inteira, o artilheiro do Grupo C é Pietro Iemmello, do Foggia, com 12 gols. Enquanto isso, os maiores goleadores do Benevento são Alessandro Marotta e Fabio Mazzeo, com nove gols; e Karamoko Cissé, com oito gols.

Confira os melhores momentos de Benevento 3x0 Lecce, no último dia 30 de abril, que garantiu o Benevento na Serie B:


PLAYOFFS

Com chances
2- Foggia: 62 pontos
3- Lecce: 60 pontos
4- Casertana: 60 pontos

Última rodada
Juve Stabia x Foggia
Lecce x Castelli Romani
Casertana x Paganese

REBAIXAMENTO

Rebaixado
18- Castelli Romani: 12 pontos

No playout
15- Melfi: 30 pontos
16- Ischia: 21 pontos
17- Martina Franca: 21 pontos

Chances de playout
12- Monopoli: 38 pontos
13- Catanzaro: 38 pontos
14- Catania: 36 pontos

Última rodada
Catania x Andria
Catanzaro x Melfi
Matera x Monopoli


Fotos 2 e 3: Il Gazzettino
Fotos 3 e 4: Divulgação/Spal
Fotos: 5 e 6: Il Quaderno
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like