Cagliari foi o segundo time a conquistar o acesso à Serie A (Fotos: LaPresse) |
O Calcio Alternative preparou um guia especial com as possibilidades de todos os clubes nesta reta final. Também foi elaborado um ranking a partir das posições de cada equipe na tabela para determinar quem tem os confrontos mais difíceis ou menos complicados, na teoria. Quanto melhor colocado o time, menor o número da colocação dele; e, quanto pior colocado o clube, maior o número da posição na tabela. Por exemplo: o Spezia vai enfrentar Como (22º) e Ascoli (15º). (22+15=37). Logo, os spezzini terão uma tabela teoricamente mais fácil do que a da Entella, que encara Avellino (12º) e Crotone (1º). (12+1=13).
TÍTULO
Com chances
1- Crotone: 79 pontos
2- Cagliari: 77 pontos (-2)
Confrontos
Crotone: Trapani (F), Entella (C)
Cagliari: Salernitana (C), Pro Vercelli (F)
Ranking de dificuldade
1- Crotone: 13
2- Cagliari: 33
Considerações
A briga pelo título continua mais viva do que nunca. O Cagliari, enfim, garantiu o retorno à Serie A no último final de semana. O time da Sardenha tem uma tabela teoricamente menos complicada e conseguiu diminuir a desvantagem para o Crotone de quatro para dois pontos. No entanto, os adversários vão tentar se aproveitar da ressaca pela conquista do acesso para tirar uma casquinha do Casteddu. Ainda mais que Salernitana e Pro Vercelli precisam pontuar de qualquer maneira para se livrarem do rebaixamento. Ainda em festa, o Crotone não saiu do 1 a 1 com o ameaçado Latina, em casa, e deixou o Cagliari se aproximar. Agora, os tubarões terão duas paradas duríssimas pela frente para tentar garantir o título inédito da Serie B.
ACESSO DIRETO
Garantidos
1- Crotone: 79 pontos
2- Cagliari: 77 pontos
PLAYOFFS
Garantidos
3- Pescara: 68 pontos
4- Trapani: 67 pontos
Com chances
5- Bari: 65 pontos
6- Spezia: 65 pontos
7- Novara: 62 pontos
8- Cesena: 62 pontos
9- Entella: 61 pontos
Confrontos
Bari: Brescia (F), Trapani (C)*
Spezia: Como (F), Ascoli (C)
Novara: Cesena (F)*, Modena (C)
Cesena: Novara (C)*, Avellino (F)
Entella: Avellino (C), Crotone (F)
Ranking de dificuldade
1- Entella: 13
2- Bari: 15
3- Cesena: 19
4- Novara: 24
5- Spezia: 37
Considerações
Depois do Cagliari, os grandes vencedores da última rodada foram Pescara e Trapani, que garantiram antecipadamente seus lugares nos playoffs. Apontado como um dos favoritos ao acesso desde o início do campeonato, o Pescara mostrou inconstância durante a temporada regular, onde venceu sete partidas seguidas, depois conquistou apenas um ponto em sete rodadas e, por fim, somou 19 dos últimos 21 pontos em jogo. No entanto, a recuperação na reta final leva os golfinhos embalados para a disputa da terceira vaga na Serie A. Destaque para o grande artilheiro da competição, o atacante Gianluca Lapadula, que já marcou 24 gols e deu seis assistências.
Apesar do empate com a desesperada Pro Vercelli, o Trapani se consolidou, ao lado de Crotone e Entella, como mais uma grande surpresa da Segundona. A equipe da ilha da Sicilia está apenas em sua terceira temporada na história na Serie B (e de forma consecutiva), e quer aprontar mais. Comandados pelo caricato Serse Cosmi, que não consegue emplacar mais de uma temporada à frente de um clube desde o Perugia (2000-2004), os trapanesi estão há 14 jogos invictos, com dez triunfos e quatro empates.
Quem se deu bem também foi o Novara, que bateu o Ascoli em casa e voltou à zona de playoffs. A vantagem para a nona colocada Entella é de apenas um ponto e os azzurri terão um confronto direto importantíssimo, fora de casa, na próxima rodada, contra Cesena, que tem os mesmos 32 pontos do Novara. Os piemontesi ainda encaram o Modena, que luta pela permanência na Serie B. No entanto, é difícil de prever qualquer coisa de um time que tem como principal marca a irregularidade. Depois de um início ruim, os novaresi emendaram uma sequência de 11 vitórias, um empate e uma derrota (aproveitamento de 87,1%) entre outubro e dezembro de 2015. Entretanto, as festas de fim de ano não fizeram bem aos azzurri. Entre 27 de dezembro e 31 de janeiro foram disputados quatro jogos com quatro derrotas no período. O atual momento mostra de maneira clara esta irregularidade do Novara, que venceu dois, empatou quatro e perdeu três dos últimos nove jogos. Já o Cesena vem de empate fora de casa com a Ternana e pode assegurar um lugar nos playoffs se vencer o duelo direto contra o Novara. Para isso, os bianconeri têm a favor o ótimo retrospecto como mandante: 47 pontos, com 15 vitórias, dois empates e três derrotas (melhor campanha em casa ao lado do Crotone).
Apesar da derrota maiúscula para o Cagliari no San Nicola por 3 a 0, o Bari tem grandes chances de se classificar antecipadamente aos playoffs. Para isso, basta os galetti fazerem a mesma pontuação da Entella no próximo final de semana. Por falar na Entella, mesmo fora da zona de classificação, o time da cidade de Chiavari depende apenas das próprias forças para chegar aos playoffs. Os biancocelesti possuem um ponto a menos do que Cesena e Novara, que se enfrentam na próxima rodada e irão deixar pontos pelo caminho. Os diavoli neri foram derrotados pelo Vicenza e agora desafiam o Avellino em casa. Aliás, a Entella tem no Estádio Comunale di Chiavari a grande chave para sua campanha surpreendente. O time da Liguria foi derrotado como mandante apenas para Crotone e Cagliari, que disputam o título.
REBAIXAMENTO
Rebaixado direto garantido
22- Como: 30 pontos
Rebaixamento como chances
14- Vicenza: 48 pontos
15- Ascoli: 46 pontos
16- Pro Vercelli: 43 pontos
17- Modena, Salernitana, Latina e Lanciano: 42 pontos
21- Livorno: 38 pontos
Confrontos
Vicenza: Latina (F)*, Perugia (C)
Ascoli: Livorno (C)*, Spezia (F)
Pro Vercelli: Perugia (F), Cagliari (C)
Modena: Pescara (C), Novara (F)
Salernitana: Cagliari (F), Como (C)
Latina: Vicenza (C)*, Pescara (F)
Lanciano: Ternana (C), Livorno (F)*
Livorno: Ascoli (F)*, Lanciano (C)*
Ranking de dificuldade
1- Modena: 10
2- Pro Vercelli: 12
3- Latina: 17
4- Salernitana: 24
5- Vicenza e Ascoli: 27
7- Lanciano: 34
8- Livorno: 35
Considerações
Se na parte de cima da classificação a última rodada foi de definições, na rabeira foi de indefinições. Avellino e Ternana afastaram de vez o fantasma do rebaixamento, mas outras oito equipes chegam na 41ª rodada da Serie B lutando pela permanência na competição. A disputa ganhou um tempero ainda maior depois que a Justiça Esportiva Italiana diminuiu a punição aplicada ao Lanciano pelo não pagamento de taxas obrigatórias de sete para quatro pontos. Dessa forma, agora são quatro times empatados com 42 pontos na 17ª colocação. Os lancianesi têm uma sequência favorável, com a Ternana em férias e o confronto direto com o Livorno, que já poderá estar rebaixado na última rodada. No entanto, os fretani vêm de somente cinco pontos conquistados nos últimos 24 disputados.
No último final de semana, Salernitana e Modena, dois dos times empatados com 42 pontos, se enfrentaram, mas não conseguiram passar do 0 a 0. A equipe de Salerno encara agora o Cagliari, que briga pelo título, mas encerra a participação na Serie B contra o rebaixado Como. Por outro lado, os canarini precisarão suar sangue contra dois adversários que estão na zona de playoffs (Pescara e Novara). Situação tão complicada quanto do Latina, que conseguiu arrancar um ponto do Crotone, mas ainda encara o Vicenza, praticamente livre do rebaixamento, e o embalado Pescara, fora de casa.
A Pro Vercelli não terá vida fácil também. O tradicional clube sete vezes campeão italiano no início do século passado perdeu apenas um dos últimos nove jogos, mas também venceu somente uma partida neste período. Ao todo, foram sete empates, um triunfo e um revés. O próximo confronto contra o Perugia, em casa, será muito importante, uma vez que a Pro vai pegar o Cagliari na última rodada. No entanto, a situação mais delicada é a do Livorno, que tem um aproveitamento de apenas 17,7% nas últimas 15 rodadas. Neste período, o time granata venceu apenas um jogo, empatou outros cinco e perdeu nove. Os labronici estão a cinco pontos de deixar a zona de rebaixamento, o que se tornou algo bem improvável, mesmo com enfrentamentos contra adversários diretos nesta reta final.