Jogadores do Cagliari comemoram um dos gols no empate por 4 a 4 com o Modena (Foto: LaPresse) |
A quarta fase eliminatória da Coppa Italia não reservou muitas emoções. Dos seis duelos entre equipes da Serie A e da Serie B, apenas um time da segunda divisão conseguiu marcar gol. Mais do que isso, com um formato que beneficia os mais fortes, a Coppa Italia terá somente encontros de clubes da primeira divisão nas quartas de final. Se na terceira fase Chievo e Palermo caíram para esquadras da Serie B, dessa vez, nenhuma surpresa foi aprontada.
QUASE
Jogadores do Modena chegaram a acreditar na classificação (Foto: La Presse) |
Na fase anterior, o Modena surpreendeu ao atropelar o Palermo por 3 a 0 fora de casa. Dessa vez, o canários estiveram três vezes bem perto de outra surpresa, mas caíram para o Cagliari, na Sardenha. Os modenesi abriram o placar com um gol contra do goleiro Cragno, aos seis minutos. O capitão Conti, de pênalti, deixou tudo igual, mas Luppi recolocou o Modena em vantagem aos 23 minutos do segundo tempo. A vaga na oitavas de final estava ficando com os visitantes até os acréscimos, mas Longo deixou tudo igual novamente para o Cagliari aos 48 minutos.
Embora ocupe apenas a 11ª colocação na Serie B, com um jogo a menos, o Modena tem Granoche, o artilheiro da competição com 12 gols marcados em 15 rodadas. E o camisa 32 apareceu na prorrogação. O uruguaio fez 3 a 2 para o Modena aos oito minutos do primeiro tempo extra, mas Longo, novamente, empatou três minutos mais tarde. Mas tinha tempo para mais: Granoche, de pênalti, fez 4x3 para o Modena aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação. Mais uma vez, a vaga parecia nas mãos do time da Emilia-Romagna, só que a equipe do técnico Zdenek Zeman não se entregou fácil. O brasileiro Diego Farias fez o quarto gol do Cagliari faltando um minuto para o fim da prorrogação.
Por fim, a última chance do Modena foi nas cobranças de pênaltis. Conti foi o primeiro a cobrar para o Cagliari e errou o alvo. Os visitantes converteram as três primeiras penalidades e precisavam confirmar as duas últimas para, finalmente, assegurar a classificação. Mas Gatto e Osuji desperdiçaram as oportunidades de fechar o jogo. Quando o placar estava 5 a 4 para os sardos, o polonês Cionek não podia falhar, mas finalizou nas mãos do goleiro. Os emilianos tiveram a faca e queijo nas mãos em pelo menos três oportunidades, mas falharam. Festa para o Cagliari de Zeman, que ficou conhecido por montar times que fazem e levam muitos gols.
SERIE A X SERIE A
Dois dos confrontos da quarta fase da Coppa Italia foram entre equipes da Serie A. A Udinese recebeu o Cesena, mas precisou suar para confirmar o favoritismo. Os visitantes marcaram primeiro, com Djuric, aos quatro minutos, mas os friulani viraram o placar ainda no primeiro tempo. Succi deixou tudo igual para os cesenati no início da segunda etapa, mas a expulsão de Volta, aos 16 minutos da metade final, mudou o jogo. Mesmo com um jogador a menos, o Cesena conseguiu segurar o adversário e levou a decisão da vaga para a prorrogação.
Só que o cansaço foi mais forte e os visitantes não resistiram aos jogadores de qualidade que entraram descansados na Udinese. O técnico Andrea Stramaccione lançou Thereau e Lucas Evangelista no final do segundo tempo e os dois foram decisivos na prorrogação. O brasileiro fez o seu aos nove minutos do primeiro tempo extra, enquanto o francês fechou a conta no último minuto do jogo.
No outro duelo entre times da primeira divisão, o Empoli despachou o Genoa. Os dois entraram em campo com os reservas, mas os azzurri levaram mais à sério o jogo e a competição. A equipe da cidade de Gênova está mais preocupada com o Campeonato Italiano, onde faz ótima campanha e sonha em brigar por um lugar na Champions League. Mesmo assim, o clube rossoblu teve boas chances de empatar quando ainda estava 1 a 0, mas o georgiano Mcedlidze marcou um lindo gol "escorpião", de costas, e decretou os 2 a 0 para os empolesi.
SEM SUSTOS
Lazio, Atalanta e Sampdoria não tiveram problemas para passarem por Varese, Avellino e Brescia, respectivamente. Verona e Sassuolo tiveram mais dificuldades, principalmente os neroverdi. O Sasol encarou o Pescara, que já tinha eliminado o Chievo, e só marcou o gol da vitória no segundo tempo, com Floro Flores. Mesmo assim, o time da Serie B chutou mais em direção ao gol.
RESULTADOS
Sassuolo 1x0 Pescara
Lazio 3x0 Varese
Sampdoria 2x0 Brescia
Udinese 4x2 Cesena (Tempo normal: 2x2)
Empoli 2x0 Genoa
Atalanta 2x0 Avellino
Verona 1x0 Perugia
Cagliari 4x4 Modena (Tempo normal: 2x2. Pênaltis: 5x4)
OITAVAS DE FINAL
Milan x Sassuolo
Torino x Lazio
Inter x Sampdoria
Napoli x Udinese
Roma x Empoli
Fiorentina x Atalanta
Juventus x Verona
Parma x Cagliari