segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SERIE B: NINGUÉM ME AMA, NINGUÉM ME QUER

O líder Carpi tropeçou, mas ninguém aproveitou (Foto: La Presse)
Parece que ninguém está muito afim de disputar a Serie A na próxima temporada. Essa é a sensação que os times da parte de cima da classificação da Serie B deixam rodada após rodada. São inúmeros tropeços que dão contornos emocionantes ao campeonato. A maior sequência de vitórias até agora foi do Carpi, com quatro triunfos consecutivos entre as 9ª e 12ª rodadas. Esse equilíbrio já virou marca da segunda divisão italiana e a 19ª rodada deixou isso bem claro.

TROPEÇO DO CARPI

O líder Carpi abriu a rodada na sexta-feira (24/12) contra o bom Virtus Lanciano, que vinha de uma sequência com apenas uma derrota nos últimos 15 jogos. Os neroazzurri aproveitaram o apoio da torcida no Estádio Guido Biondi para saírem em vantagem logo aos 12 minutos, com Bacinovic. Assim, os lancianesi se tornaram os que mais abriram o placar na temporada, ao lado do Frosinone (em 11 partidas no total). No entanto, o Carpi chegou à igualdade na única finalização certa no primeiro tempo, com Gagliolo, aos 32 minutos.

Esse foi o terceiro empate dos falconi nas últimas cinco rodadas. Mesmo com o momento turbulento, o Carpi ampliou a marca de invencibilidade para 11 jogos e manteve a vantagem de seis pontos na ponta da tabela, enquanto o Lanciano estacionou na quarta colocação.

OS TROPEÇOS DOS OUTROS

O Spezia podia assumir a vice-liderança, mas perdeu para o Vicenza nos últimos minutos (Foto: La Presse)

O conforto do Carpi na liderança tem um motivo: a instabilidade dos rivais mais próximos. O vice-líder Frosinone teve pela frente o lanterna Cittadella, que não vence há 15 jogos e tem apenas 16 pontos. Para quem já goleou por 5 a 1 os terceiro e quarto colocados Livorno e Lanciano, respectivamente, essa parecia uma tarefa fácil. Porém, os leoni gialloblù, não vivem a melhor fase. Depois de um início fulminante, o Frosinone chegou a quarta partida sem ganhar com um decepcionante empate em casa. Ciofani chegou a colocar os frosinati na frente, mas Scaglia empatou para o Citta aos 45 minutos do segundo tempo.

O Livorno poderia assumir a vice-liderança, mas ficou apenas no 1 a 1 contra o modesto Virtus Entella, que briga para não ser rebaixado. Os toscanos derrotaram apenas o Catania nos últimos cinco jogos. Quem também tinha condições de alcançar a segunda colocação era o Spezia, mas as águias caíram diante do Vicenza com um gol aos 44 minutos do segundo tempo. Esse foi o primeiro triunfo dos vicentini sobre os spezzini em sete anos.

VEJA TAMBÉM


RESSUSCITADOS

O Avellino bateu o Bologna e está de volta à disputa pela vaga direta na Serie A (Foto: La Presse)

Melhor para Avellino e Pro Vercelli, que ganharam e voltam para a disputa da vaga direta na Serie A. Com dois jogadores a mais, os lobos passaram pelo Bologna, chegando aos 29 pontos e espantando a má fase. Por outro lado, a Pro virou o placar contra a Ternana e chegou aos mesmos 27 pontos do oitavo colocado Trapani.

BRIGA DE FOICE

Catania e Brescia se enfrentaram em confronto direto contra o rebaixamento e o empate por 2 a 2 cavou um pouco mais a cova de ambos. Pior para os bresciani, que chegaram aos 20 pontos e são os primeiros zona de playout. Em outro duelo direto pela sobrevivência, o Varese voltou a saborear a vitória depois de seis rodadas e deixou a zona de rebaixamento direto no colo do Crotone.

RESULTADOS

19/12 - Lanciano 1x1 Carpi
19/12 - Avellino 1x0 Bologna
20/12 - Bari 1x0 Latina
20/12 - Catania 2x2 Brescia
20/12 - Entella 1x1 Livorno
20/12 - Frosinone 1x1 Cittadella
20/12 - Modena 2x1 Trapani
20/12 - Perugia 2x2 Pescara
20/12 - Pro Vercelli 2x1 Ternana
20/12 - Varese 1x0 Crotone
20/12 - Vicenza 1x0 Spezia

ARTILHEIROS

Granoche (Modena): 12 gols
Caracciolo (Brescia): 10 gols
Castaldo (Avellino): 10 gols
Marchi (Pro Vercelli): 10 gols
Mbakogu (Carpi): 10 gols
LEIA MAIS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

LEGA PRO: MAIS LÍDER DO QUE NUNCA

SALERNITANA VENCE O DÉRBI CONTRA JUVE STABIA E ABRE VANTAGEM NO GRUPO C

Jogadores da Salernitana comemoram a vitória no dérbi da Campania (Foto: Mosca/Corriere dello Sport)
LEIA MAIS

domingo, 7 de dezembro de 2014

COPPA ITALIA: SEM SURPRESAS

Jogadores do Cagliari comemoram um dos gols no empate por 4 a 4 com o Modena (Foto: LaPresse)

A quarta fase eliminatória da Coppa Italia não reservou muitas emoções. Dos seis duelos entre equipes da Serie A e da Serie B, apenas um time da segunda divisão conseguiu marcar gol. Mais do que isso, com um formato que beneficia os mais fortes, a Coppa Italia terá somente encontros de clubes da primeira divisão nas quartas de final. Se na terceira fase Chievo e Palermo caíram para esquadras da Serie B, dessa vez, nenhuma surpresa foi aprontada.

QUASE

Jogadores do Modena chegaram a acreditar na classificação (Foto: La Presse)
Na fase anterior, o Modena surpreendeu ao atropelar o Palermo por 3 a 0 fora de casa. Dessa vez, o canários estiveram três vezes bem perto de outra surpresa, mas caíram para o Cagliari, na Sardenha. Os modenesi abriram o placar com um gol contra do goleiro Cragno, aos seis minutos. O capitão Conti, de pênalti, deixou tudo igual, mas Luppi recolocou o Modena em vantagem aos 23 minutos do segundo tempo. A vaga na oitavas de final estava ficando com os visitantes até os acréscimos, mas Longo deixou tudo igual novamente para o Cagliari aos 48 minutos.

Embora ocupe apenas a 11ª colocação na Serie B, com um jogo a menos, o Modena tem Granoche, o artilheiro da competição com 12 gols marcados em 15 rodadas. E o camisa 32 apareceu na prorrogação. O uruguaio fez 3 a 2 para o Modena aos oito minutos do primeiro tempo extra, mas Longo, novamente, empatou três minutos mais tarde. Mas tinha tempo para mais: Granoche, de pênalti, fez 4x3 para o Modena aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação. Mais uma vez, a vaga parecia nas mãos do time da Emilia-Romagna, só que a equipe do técnico Zdenek Zeman não se entregou fácil. O brasileiro Diego Farias fez o quarto gol do Cagliari faltando um minuto para o fim da prorrogação.

Por fim, a última chance do Modena foi nas cobranças de pênaltis. Conti foi o primeiro a cobrar para o Cagliari e errou o alvo. Os visitantes converteram as três primeiras penalidades e precisavam confirmar as duas últimas para, finalmente, assegurar a classificação. Mas Gatto e Osuji desperdiçaram as oportunidades de fechar o jogo. Quando o placar estava 5 a 4 para os sardos, o polonês Cionek não podia falhar, mas finalizou nas mãos do goleiro. Os emilianos tiveram a faca e queijo nas mãos em pelo menos três oportunidades, mas falharam. Festa para o Cagliari de Zeman, que ficou conhecido por montar times que fazem e levam muitos gols.

SERIE A X SERIE A

Dois dos confrontos da quarta fase da Coppa Italia foram entre equipes da Serie A. A Udinese recebeu o Cesena, mas precisou suar para confirmar o favoritismo. Os visitantes marcaram primeiro, com Djuric, aos quatro minutos, mas os friulani viraram o placar ainda no primeiro tempo. Succi deixou tudo igual para os cesenati no início da segunda etapa, mas a expulsão de Volta, aos 16 minutos da metade final, mudou o jogo. Mesmo com um jogador a menos, o Cesena conseguiu segurar o adversário e levou a decisão da vaga para a prorrogação.

Só que o cansaço foi mais forte e os visitantes não resistiram aos jogadores de qualidade que entraram descansados na Udinese. O técnico Andrea Stramaccione lançou Thereau e Lucas Evangelista no final do segundo tempo e os dois foram decisivos na prorrogação. O brasileiro fez o seu aos nove minutos do primeiro tempo extra, enquanto o francês fechou a conta no último minuto do jogo.

No outro duelo entre times da primeira divisão, o Empoli despachou o Genoa. Os dois entraram em campo com os reservas, mas os azzurri levaram mais à sério o jogo e a competição. A equipe da cidade de Gênova está mais preocupada com o Campeonato Italiano, onde faz ótima campanha e sonha em brigar por um lugar na Champions League. Mesmo assim, o clube rossoblu teve boas chances de empatar quando ainda estava 1 a 0, mas o georgiano Mcedlidze marcou um lindo gol "escorpião", de costas, e decretou os 2 a 0 para os empolesi.

SEM SUSTOS

O Sassuolo suou contra Pescara (Foto: La Presse)
Lazio, Atalanta e Sampdoria não tiveram problemas para passarem por Varese, Avellino e Brescia, respectivamente. Verona e Sassuolo tiveram mais dificuldades, principalmente os neroverdi. O Sasol encarou o Pescara, que já tinha eliminado o Chievo, e só marcou o gol da vitória no segundo tempo, com Floro Flores. Mesmo assim, o time da Serie B chutou mais em direção ao gol.

RESULTADOS

Sassuolo 1x0 Pescara
Lazio 3x0 Varese
Sampdoria 2x0 Brescia
Udinese 4x2 Cesena (Tempo normal: 2x2)
Empoli 2x0 Genoa
Atalanta 2x0 Avellino
Verona 1x0 Perugia
Cagliari 4x4 Modena (Tempo normal: 2x2. Pênaltis: 5x4)

OITAVAS DE FINAL

Milan x Sassuolo
Torino x Lazio
Inter x Sampdoria
Napoli x Udinese
Roma x Empoli
Fiorentina x Atalanta
Juventus x Verona
Parma x Cagliari
LEIA MAIS

COPPA ITALIA LEGRA PRO: A QUEDA DOS LÍDERES

A Juve Stabia conseguiu a classificação nas cobranças de pênaltis (Foto: Juve Stabia/Reprodução)

A Coppa Italia Lega Pro é a chance de título para equipes medianas ou que brigam contra o rebaixamento na terceira divisão. Porém, o poderio financeiro quase sempre fala mais alto e, nessa temporada, a história não é muito diferente. A Lega Pro (terceira divisão) é formada por 60 times divididos em três grupos de 20. Apenas três clubes que ocupavam a metade inferior da classificação chegaram às oitavas de final e somente um passou de fase. Por outro lado, dos líderes dos três grupos, dois foram eliminados. Isso significa mais equilíbrio na disputa da Coppa, que já tem todos os confrontos das quartas de final definidos

ZEBRAS

O Cosenza, dono de uma campanha mediana no Grupo C, recebeu o líder do próprio grupo, a Salernitana. O time da casa venceu apenas três jogos em 15 rodadas e está a apenas dois pontos da zona do playoffs de rebaixamento. Por outro lado, a squadra de Salerno perdeu só uma partida e tem as melhores defesa e ataque. Mas, com a bola rolando, a zebra correu solta no Estádio San Vito. De pênalti, De Angelis marcou aos 14 minutos do segundo tempo o gol que tirou a Salernitana das quartas de final da Coppa Italia Lega Pro.

Em outra surpresa, o líder Grupo B, Ascoli, visitou a Casertana, longe da briga pelo acesso e contra o rebaixamento no Grupo C. O placar de 1 a 0 para os casertani na virada de primeiro para o segundo tempo já poderia ser considerado uma zebra. No entanto, a derrota simples se transformou em humilhação para os pica-paus. A Casertana atropelou na metade final marcando mais três gols.

EMOÇÃO

O Bassano foi o único líder da Lega Pro a avançar de fase (Foto: Roberto Bosca/Bassano Sport)
Das oito partidas dessa fase, três foram decididas nos pênaltis e uma na prorrogação. Não faltou emoção. O Prato perdia para o Spal por 2 a 0 até os 34 minutos do segundo tempo, mas os gols de Pasa, aos 34' e Fanucchi, aos 49' levaram o duelo para a prorrogação. Entretanto, o Spal se recuperou, e, com um pênalti aos 10 minutos da segunda etapa do tempo extra, Veratti deu a classificação suada aos donos da casa.

Mesma sorte não tiveram Renate, Bassano Virtus e Juve Stabia. Os três tiveram de passar pelas cobranças de pênaltis para chegarem às quartas de final. O Renate chegou a abrir 2 a 0 no tempo normal contra o Albinoleffe, mas o adversário foi buscar a igualdade. Já na prorrogação, os neroazzuri voltaram ao comando do placar, mas, outra vez, o Albinoleffe empatou. Nos pênaltis, 5 a 4 para o Renate.

Três gols relâmpagos marcaram o início fulminante da partida entre Feralpisalò e Bassano Virtus. Tonon abriu os trabalhos para o Bassano, logo aos dois minutos de jogo. Aos quatro, foi a vez de Carboni deixar tudo igual e, aos sete, Abbruscato virou para a Feralpisalò. O líder do Grupo A não deixou barato e, ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, Munarini fez 2 a 2. O placar não se alterou mais e, nas penalidades, vitória dos gialorrossi por 3 a 2.

Por fim, a Juve Stabia recebeu o Matera, em partida de duas equipes que brigam pelo acesso no Grupo C da Lega Pro. Os visitantes sempre estiveram à frente do marcador, mas as vespas de Castellammare di Stabia foram valentes e conseguiram levar a decisão para os pênaltis. Com apoio de aproximadamente 300 torcedores, a Juve Stabia saiu vencedora nos pênaltis por 4 a 2.

RESULTADOS

26/11 - Albinoleffe 3x3 Renate* (Tempo normal: 2x2. Pênaltis: 4x5)
26/11 - Casertana 4x0 Ascoli
26/11 - Juve Stabia* 2x2 Matera (Pênaltis: 4x2)
26/11 - Cosenza 1x0 Salernitana
03/12 - Como 4x0 Alessandria
03/12 - Feralpisalò 2x2 Bassano Virtus* (Pênaltis: 2x3)
03/12 - Spal 3x2 Prato (Tempo normal: 2x2)
03/12 - Pontedera 3x1 Pisa
* classificados

QUARTAS DE FINAL

Como x Renate
Bassano Virtus x Spal
Pontedera x Casertana
Juve Stabia x Cosenza
LEIA MAIS