Estádio Donato Vestuti (esquerda) e o novo Estádio Arechi (direita). Foto: Reprodução/Panoramio |
O Estádio Donato Vestuti tem capacidade para 9 mil torcedores e fica na cidade de Salerno, na região da Campania. Foi construído pelo regime fascista de Benito Mussolini, em 1932, quando se chamava Estádio Littorio.
Benito Mussolini construiu e espalhou o modelo de estádios públicos na Itália. O fascista, assim como na Alemanha nazista e outros regimes ditatoriais pelo mundo, usou o esporte, especialmente o futebol, como forma de propaganda . O estádio de Salerno é apenas um dos exemplos.
Com a queda de Mussolini, tudo o que remetesse ao fascismo teria de ser eliminado. Além de duas vigas no portão de entrada que representava os lictores, o antigo nome foi retirado. Por um período de quase 10 anos, o estádio foi chamado de Stadio Comunale, ou Estádio Municipal, em português. Somente em 1952 o local foi batizado de Donato Vestuti, em homenagem ao fundador da primeira equipe de futebol de Salerno, o Salerno FBC, em 1913, que viria a dar origem à Salernitana mais tarde.
A Salernitana é a principal squadra da cidade, com dois títulos da Serie B e três participações na Serie A. Foi durante a Coppa della Liberazione, em 1944, que a equipe usou pela primeira vez o uniforme com a tradicional cor grená. Nessa época, Salerno era a capital da Itália, posto que ocupou por seis meses durante o fim da Segunda Guerra Mundial.
Em 1948, o grande Torino, base da seleção italiana e cinco vezes campeão nacional na década de 1940, jogou no Vestuti. Na ocasião, o Toro bateu a Salernitana por 4 a 1.
O dia 28 de abril de 1963 ficou marcado negativamente na história do futebol italiano por causa de um triste evento acontecido Estádio Vestuti: a primeira morte em um estádio no país. Naquela ocasião, jogavam Salernitana e Potenza, em partida decisiva na briga pelo acesso à Serie B. Após uma série de decisões contestáveis do árbitro, a torcida da Salernitana invadiu o gramado. A polícia tentou controlar a multidão com gás lacrimogêneo e com viaturas dentro do campo. Foi quando um tenente da polícia, do meio de campo, resolveu dar três tiros para o alto para tentar intimidar os torcedores. Uma das balas atingiu a cabeça do torcedor Giuseppe Plaitano, que morreu na hora. Ele estava com o filho no estádio para ver o jogo.
Estádio Vestuti praticamente abandonado (Foto: Citizen Salerno) |
Ao todo, entre torcedores e policiais, foram contabilizados 70 feridos. Um inquérito para apurar a morte de Plaitano foi aberto na época, mas arquivado na sequência. Desde 1993, uma placa no estádio lembra a tragédia do Vestuti. Atualmente, o local é a casa dos times de rúgbi, Salerno Rugby e Arechi Rugby, além da equipe de futebol americano Eagles Salerno.
Nome: Estádio Donato Vestuti
Cidade: Salerno
Região: Campânia
Região: Campânia
Inauguração: 1932
Capacidade: 9 mil
Gramado: natural
Tamanho do campo: 110 x 60m
Proprietário: Cidade de Salerno
Equipe que utiliza: nenhuma de futebol
NOVO ESTÁDIO
Na temporada 1989/1990, a Salernitana conquistou o acesso à Serie B e, a partir de 1990, se mudou para o Estádio Arechi. A partir de então, essa passou a ser a principal praça esportiva de Salerno, com capacidade para 38 mil torcedores.
O nome é uma homenagem a Arechi II, príncipe e duque do Império Lombardo durante o século VIII. Arechi II foi o responsável por mudar a corte do ducado de Benevento para Salerno, além de ter reorganizado a estrutura urbanística e defensiva da cidade.
Com a ascensão da Salernitana no cenário do futebol italiano, o antigo Donato Vestuti se tornou obsoleto, além de estar em más condições de conservação. A construção do novo estádio começou em 1984 e foi concluída em 1990. A partida inaugural foi o empate sem gols entre Salernitana e Padova no jogo que marcou a volta da equipe granata à Segunda Divisão depois de 23 anos.
ESTRUTURA
Em 1998, a Salernitana conseguiu o acesso à Serie A e novas reformas foram feitas para reestruturação e adaptação das dependências. As diferenças estruturais entre o Arechi e o Donato Vestuti são grandes. Além da maior capacidade, o novo estádio tem formato retangular e sem pista de atletismo, permitindo uma maior aproximação da torcida.
A capacidade inicial era de 45 mil pessoas. Com a Salernitana chegando à primeira divisão, em 1998, o número máximo de espectadores aumentou para 50 mil. Porém, após decretos de segurança, esse número foi reduzido para 38 mil cadeiras.
O estádio pertence ao município de Salerno, mas, em 1º de abril de 2012, foi inaugurada a nova sede da Salernitana dentro do Arechi.
JOGOS INTERNACIONAIS
O Arechi foi palco partidas internacionais, tanto da seleção italiana, como de clubes. Pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, foram dois jogos: Itália 3x1 Hungria (01/05/1991) e Itália 4x1 Estônia (25/03/1995); dois amistosos internacionais: Itália 2x2 Espanha (18/11/1998) e Argentina 2x0 Angola; além de um jogo de Copa da UEFA: Fiorentina 0x3 Grasshopper [SUI] (1998). Na ocasião, o duelo estava 2 a 1 para a Fiorentina, mas foi suspenso na metade por causa de uma bomba jogada pela torcida da Viola que atingiu o quarto árbitro. Posteriormente, foi dada a vitória por 3 a 0 à equipe suíça. O estádio também recebeu três amistosos entre clubes: Juventus 1x4 Villarreal, Juventus 0x0 Betis e Juventus 2x0 Málaga.
Bomba jogada pela torcida da Fiorentina que interrompeu a partida contra o Grasshopper (SUI) pela Copa da UEFA
Nome: Estádio Arechi
Cidade: Salerno
Região: Campânia
Cidade: Salerno
Região: Campânia
Inauguração: 1990
Capacidade: 38 mil
Gramado: natural
Tamanho do campo: 105 x 68m
Proprietário: cidade de Salerno
Equipe que utiliza: Salernitana
FOTOS:
Foto 1: Antigo estádio Littorio (Wikipédia)
Foto 2: Fachada atual do Estádio Donato Vestuti (Panoramio)
Foto 3: Estádio Vestuti praticamente abandonado (Citizen Salerno)
Foto 4: Fachada do novo Estádio Arechi (Wikipédia)
Foto 5: Estádio Arechi durante jogo da Salernitana (Wikipédia)
FOTOS:
Foto 1: Antigo estádio Littorio (Wikipédia)
Foto 2: Fachada atual do Estádio Donato Vestuti (Panoramio)
Foto 3: Estádio Vestuti praticamente abandonado (Citizen Salerno)
Foto 4: Fachada do novo Estádio Arechi (Wikipédia)
Foto 5: Estádio Arechi durante jogo da Salernitana (Wikipédia)