FRANCESCO LODI REESTREOU COM A CAMISA DO CATANIA E DEU UMA ASSISTÊNCIA E MARCOU UM GOL NO TRIUNFO DOS ELEFANTES
Lodi comandou a vitória do Catania em sua volta à Sicilia. Foto: reprodução |
Na primeira rodada da Serie A em 2014, o Verona passou por cima da Udinese, em Údine, enquanto Parma e Genoa também ganharam e continuam suas campanhas seguras. Mas o destaque principal pode ficar com Francesco Lodi, que, na reestreia pelo Catania, conduziu sua equipe a terceira vitória no campeonato.
LODI E MAIS DEZ
Francesco Lodi, de 29 anos, foi o principal jogador do Catania nas duas últimas e ótimas temporadas. Os etnei terminaram em oitavo em 2012-13 e, em 2011-12, finalizaram na 11ª colocação, sempre distante da zona de rebaixamento. O meia chamou a atenção do Genoa e se mudou para Gênova na janela de transferências de verão. No entanto, no novo clube, Lodi não rendeu como esperado e estava encostado no banco de reservas.
Junto com a saída de Lodi, o Catania desmoronou em 2013-14. Com um péssimo início de campanha, os sicilianos amargavam a lanterna isolada da Serie A, com duas vitórias nos primeiros 17 jogos. Entretanto, no primeiro dia de 2014, os rossoazzurri fecharam a contratação do camisa 10, em um empréstimo até o final da temporada.
E a reestreia de Lodi com a camisa do Catania não poderia ser melhor. A equipe da Sicília havia somado apenas um ponto nos últimos 15 disputados, mas, contra o Bologna, a situação foi diferente. Lodi comandou a vitória dos catanesi, dando assistência para o gol de Bergessio e deixando sua marca, de pênalti. Festa da torcida no Estádio Angelo Massimino, que esperam que o ídolo carregue o time para uma salvação tranquila. Por enquanto, o Catania divide a lanterna da competição com o Livorno, com 13 pontos, dois atrás do próprio Bologna, primeiro fora da zona de rebaixamento.
NA EUROPA
O Verona começou 2014 como terminou 2013, muito bem, obrigado. Com dois gols do artilheiro Luca Toni e um do argentino Iturbe, os mastini não tomaram conhecimento da Udinese, mesmo fora de casa. Pereyra descontou para os mandantes. Esse foi apenas o segundo triunfo do time gialloblù como visitante, e de fundamental importância, já que a Inter de Milão caiu diante da Lazio, deixando a quinta colocação nas mãos do Hellas. Se o campeonato terminasse hoje, o Verona estaria classificado para a Europa League. Uma grande campanha para quem estava na Serie B no início de 2013.
TRANQUILOS
Dos últimos 15 pontos disputados, o Torino abocanhou 13. O melhor momento do Toro na temporada, que, caso ganhasse, chegaria aos 28 pontos, confortáveis 14 à frente da zona de rebaixamento e quatro abaixo da Europa League. No entanto, o adversário era o perigoso Parma, que, no Estádio Ennio Tardini, só perdeu para a líder Juventus e para a vice-líder Roma. Ciro Immobili abriu o placar, mas Marchionni, Lucarelli e Amauri garantiram os três pontos para os crociati. Com o resultado positivo, os parmegiani subiram para 23 pontos, na oitava colocação, uma atrás do próprio Torino.
Já o Genoa recebeu o novato Sassuolo e, com tranquilidade, matou o jogo ainda no primeiro tempo. Gilardino, de pênalti, marcou seu oitavo gol na temporada. Bertolacci ampliou aos 45 minutos. Nem mesmo uma penalidade desperdiçada por Gilardino, aos 89 minutos, ameaçou a tranquila vitória rossoblù. A equipe de Gênova também tem 23 pontos, na oitava colocação.
AMEAÇADOS
Fora da zona de rebaixamento, Sampdoria, Atalanta, Chievo e Bologna são as equipes mais ameaçadas pela segunda divisão, fora os três últimos colocados.
No comando da Samp desde o dia 20 de novembro, Sinisa Mihajlovic esteve à frente da equipe genovesa em cinco jogos e, desde então, o time não perdeu mais e saiu da zona de rebaixamento. No entanto, contra o poderoso Napoli, em Nápoles, Mihajlovic viu a Sampdoria segurar o 0 a 0 até os 53 minutos. Mas com Mertens inspirado, os napolitanos fizeram 2 a 0 e venceram mais uma.
Atalanta e Bologna também perderam. Os atalantinos sofreram em Milão, contra o Milan. Foram 3 a 0, com dois gols do brasileiro Kaká. A equipe de Bérgamo ganhou apenas uma partida das últimas dez e tem despencado na tabela. A Dea é ocupa a 14ª colocação, com 18 pontos, ao lado da Sampdoria. Já o Bologna, que perdeu para o lanterna Catania, tem 15 pontos, em 17º.
Chievo e Cagliari ficaram no empate sem gols na abertura da rodada. Pior para o time de Verona, que amargou o terceiro jogo seguido sem vencer e tem 15 pontos, três à frente da zona de rebaixamento.
ESTATÍSTICAS SERIE A
Rodada: 18 Gols: 22 Média: 2,2 gols por partida
Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 14 gols
Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 9 gols