terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SERIE A: O RETORNO DO REI (18ª RODADA)

FRANCESCO LODI REESTREOU COM A CAMISA DO CATANIA E DEU UMA ASSISTÊNCIA E MARCOU UM GOL NO TRIUNFO DOS ELEFANTES

Lodi comandou a vitória do Catania em sua volta à Sicilia. Foto: reprodução

Na primeira rodada da Serie A em 2014, o Verona passou por cima da Udinese, em Údine, enquanto Parma e Genoa também ganharam e continuam suas campanhas seguras. Mas o destaque principal pode ficar com Francesco Lodi, que, na reestreia pelo Catania, conduziu sua equipe a terceira vitória no campeonato.

LODI E MAIS DEZ


Francesco Lodi, de 29 anos, foi o principal jogador do Catania nas duas últimas e ótimas temporadas. Os etnei terminaram em oitavo em 2012-13 e, em 2011-12, finalizaram na 11ª colocação, sempre distante da zona de rebaixamento. O meia chamou a atenção do Genoa e se mudou para Gênova na janela de transferências de verão. No entanto, no novo clube, Lodi não rendeu como esperado e estava encostado no banco de reservas.

Junto com a saída de Lodi, o Catania desmoronou em 2013-14. Com um péssimo início de campanha, os sicilianos amargavam a lanterna isolada da Serie A, com duas vitórias nos primeiros 17 jogos. Entretanto, no primeiro dia de 2014, os rossoazzurri fecharam a contratação do camisa 10, em um empréstimo até o final da temporada.

E a reestreia de Lodi com a camisa do Catania não poderia ser melhor. A equipe da Sicília havia somado apenas um ponto nos últimos 15 disputados, mas, contra o Bologna, a situação foi diferente. Lodi comandou a vitória dos catanesi, dando assistência para o gol de Bergessio e deixando sua marca, de pênalti. Festa da torcida no Estádio Angelo Massimino, que esperam que o ídolo carregue o time para uma salvação tranquila. Por enquanto, o Catania divide a lanterna da competição com o Livorno, com 13 pontos, dois atrás do próprio Bologna, primeiro fora da zona de rebaixamento.

NA EUROPA


O Verona começou 2014 como terminou 2013, muito bem, obrigado. Com dois gols do artilheiro Luca Toni e um do argentino Iturbe, os mastini não tomaram conhecimento da Udinese, mesmo fora de casa. Pereyra descontou para os mandantes. Esse foi apenas o segundo triunfo do time gialloblù como visitante, e de fundamental importância, já que a Inter de Milão caiu diante da Lazio, deixando a quinta colocação nas mãos do Hellas. Se o campeonato terminasse hoje, o Verona estaria classificado para a Europa League. Uma grande campanha para quem estava na Serie B no início de 2013.

TRANQUILOS


Dos últimos 15 pontos disputados, o Torino abocanhou 13. O melhor momento do Toro na temporada, que, caso ganhasse, chegaria aos 28 pontos, confortáveis 14 à frente da zona de rebaixamento e quatro abaixo da Europa League. No entanto, o adversário era o perigoso Parma, que, no Estádio Ennio Tardini, só perdeu para a líder Juventus e para a vice-líder Roma. Ciro Immobili abriu o placar, mas Marchionni, Lucarelli e Amauri garantiram os três pontos para os crociati. Com o resultado positivo, os parmegiani subiram para 23 pontos, na oitava colocação, uma atrás do próprio Torino.

Já o Genoa recebeu o novato Sassuolo e, com tranquilidade, matou o jogo ainda no primeiro tempo. Gilardino, de pênalti, marcou seu oitavo gol na temporada. Bertolacci ampliou aos 45 minutos. Nem mesmo uma penalidade desperdiçada por Gilardino, aos 89 minutos, ameaçou a tranquila vitória rossoblù. A equipe de Gênova também tem 23 pontos, na oitava colocação.

AMEAÇADOS


Fora da zona de rebaixamento, Sampdoria, Atalanta, Chievo e Bologna são as equipes mais ameaçadas pela segunda divisão, fora os três últimos colocados.

No comando da Samp desde o dia 20 de novembro, Sinisa Mihajlovic esteve à frente da equipe genovesa em cinco jogos e, desde então, o time não perdeu mais e saiu da zona de rebaixamento. No entanto, contra o poderoso Napoli, em Nápoles, Mihajlovic viu a Sampdoria segurar o 0 a 0 até os 53 minutos. Mas com Mertens inspirado, os napolitanos fizeram 2 a 0 e venceram mais uma.

Atalanta e Bologna também perderam. Os atalantinos sofreram em Milão, contra o Milan. Foram 3 a 0, com dois gols do brasileiro Kaká. A equipe de Bérgamo ganhou apenas uma partida das últimas dez e tem despencado na tabela. A Dea é ocupa a 14ª colocação, com 18 pontos, ao lado da Sampdoria. Já o Bologna, que perdeu para o lanterna Catania, tem 15 pontos, em 17º.

Chievo e Cagliari ficaram no empate sem gols na abertura da rodada. Pior para o time de Verona, que amargou o terceiro jogo seguido sem vencer e tem 15 pontos, três à frente da zona de rebaixamento.

ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 18     Gols: 22     Média: 2,2 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 14 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 9 gols
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like