DOMENICO BERARDI MARCA QUATRO GOLS E COMANDA VIRADA HISTÓRICA DO SASSUOLO CONTRA O MILAN
Domenico Berardi 4-3 Milan. Foto: reprodução |
Não tem como falar da 19ª rodada da Serie A, a última do primeiro turno, sem citar um garoto de 19 anos: Domenico Berardi. A jovem promessa do futebol italiano foi a estrela da primeira da vitória do pequeno Sassuolo no seu primeiro confronto diante do gigante Milan. Destaques também para Torino, Chievo e Bologna, que pararam adversários fortes, além de Parma, Atalanta e Sampdoria, que ganharam e subiram na tabela.
BER4RDI
Não é surpresa para ninguém que o Sassuolo, debutando na Serie A, fosse lutar contra o rebaixamento. Mas não é por isso que se pode menosprezar a capacidade do time treinado por Eusebio Di Francesco. Os neroverdi talvez pequem pela inexperiência, porém, é um time recheado de promessas e bons valores. A juventude do elenco emiliano faz a equipe oscilar, mas, contra o Milan, as principais peças do 4-3-3 de Di Francesco se encaixaram muito bem.
O Milan parecia encaminhar uma vitória tranquila, marcando dois gols em 13 minutos, com Robinho e Balotelli. No entanto, a estrela de Domenico Berardi começaria a brilhar. O camisa 25 não perdoou os milanistas e, ainda no primeiro tempo, virou o placar com três gols. No início da segunda etapa, ele mesmo, ampliou a marca histórica. Quatro gols de Berardi e 4 a 2 para o Sassuolo. No final, Montolivo ainda diminuiu para os visitantes, mas a partida histórica já estava decidida.
Berardi surgiu muito bem comandando o Sassuolo a sua primeira promoção à primeira divisão na história. O jovem teve metade de seus direitos federativos adquiridos pela Juventus, por 4,5 milhões de euros, mas foi emprestado ao próprio clube da Emilia-Romagna. Em sua primeira temporada na Serie A, o atacante das categorias de base da seleção italiana já havia feito três gols na vitória de sua equipe contra a Sampdoria, por 4 a 3, no dia 3 de novembro. Com os quatro gols contra o Milan, Berardi chegou ao total de 11 no campeonato e é vice-artilheiro do torneio, ao lado de Tevez, da Juventus, com 11 bolas nas redes.
Com o resultado, o Sassuolo chegou aos 17 pontos, na 16ª colocação, ao lado do Chievo, e saiu da zona de rebaixamento.
SEGURANDO
Torino, Chievo e Bologna não ganharam, mas conseguiram segurar adversários fortes. Depois de empatar com Roma e Inter de Milão, o Toro segurou a igualdade sem gols contra a forte Fiorentina, em Turim. Aliás, a equipe granata poderia ter sorte melhor. Nos números de finalizações, os visitantes tiveram 16 contra seis dos mandantes. No entanto, o Torino foi muito mais efetivo, com cinco chutes ao gol, contra apenas dois da Viola. A equipe de Giampiero Ventura chegou aos 26 pontos, na ótima sétima colocação, 10 à frente da zona de rebaixamento.
Alessio Cerci (esquerda) e David Pizarro disputam a jogada. Foto: Violachannel |
No encerramento da rodada, o Chievo foi até Milão encarar a Inter e voltou a Verona com um ponto na bagagem. Na primeira e única finalização certa no jogo, os clivensi abriram o placar com Paloschi, aos oito minutos. A resposta interista saiu quatro minutos mais tarde, com o empate de Nagatomo. Dos últimos cinco jogos longe de seus domínios, o Chievo perdeu apenas um e, ao lado do Sassuolo, é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Quem não pode comemorar o empate é o Bologna. Apesar de ter encarado a Lazio, os bolognesi tiveram as melhores chances de matar o jogo. A equipe rossoblù finalizou 12 vezes, contra apenas duas dos laziali. Dessas, quatro foram em direção ao gol, contra nenhuma do time da capital. Com o resultado, o Bologna volta à zona de rebaixamento, com 16 pontos.
RESPIRANDO
Atalanta e Sampdoria voltaram a ganhar e se afastaram ainda mais das últimas colocações. O time de Bérgamo bateu o lanterna Catania por 2 a 1, com gols de Denis e Moralez, e subiu para os 21 pontos, na 12ª colocação, cinco pontos à frente do Bologna. Os neroazzurri não venciam há dois meses. Já a Samp se recuperou da primeira derrota sob comando técnico de Sinisa Mihajlovic, para o Napoli, com uma vitória maiúscula sobre a Udinese. Em jogo de três expulsões (duas da Udinese e uma da Sampdoria), a equipe de Gênova sobrou em campo e construiu os tranquilos 3 a 0. A Samp está empatada em pontos com a Atalanta.
Eder marcou dois gols pela Samp. Foto: Il Secolo XIX |
DERROTADOS
Em mais um teste contra um adversário forte, o Verona saiu de campo derrotado. Os 3 a 0 do Napoli foi apenas a segunda derrota do Hellas no Estádio Marcantonio Bentegodi em 19 rodadas. No entanto, os mastini dão sequência ao péssimo desempenho contra os clubes que estão acima de si na classificação. Em cinco confrontos, contra Juventus, Roma, Napoli, Fiorentina e Inter, foram cinco derrotas dos veronesi e 16 gols sofridos.
O Genoa foi até à capital duelar contra a Roma, que vinha mordida da acachapante derrota para a Juventus, por 3 a 0. Motivados em campo, os romanistas não tiveram dó da equipe rossoblù e enfiaram sonoros 4 a 0. Depois de um bom momento na Serie A, os genovesi estão caindo de produção, com apenas um triunfo nas últimas sete rodadas.
Mertens comemora um dos gols contra o Verona. Foto: reprodução |
ESTATÍSTICAS SERIE A
Rodada: 10 Gols: 30 Média: 3,0 gols por partida
Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 14 gols
Artilheiro Calcio Alternative: Domenico Berardi (Sassuolo) - 11 gols