TORINO E PARMA VENCEM, SE IGUALAM AO VERONA E ESTÃO A UM PONTO DA ZONA DE EUROPA LEAGUE
Alessio Cerci deu a vitória ao Torino contra a Atalanta. Foto: reprodução |
O Verona perdeu a terceira partida seguida e deixou o posto de principal postulante a surpresa na Serie A. Torino e Parma deram prosseguimento ao bom momento e se igualaram em pontos aos mastini, na sexta colocação. O trio agora está apenas um ponto atrás da zona de Europa League.
NA BRIGA
Surpresa do primeiro turno, o Verona pegou uma difícil sequência contra Napoli, Milan e Roma e acabou perdendo os três jogos. Contra a Roma, os veronesi seguraram o 0 a 0 até aos 46 minutos do primeiro tempo, quando Ljajic inaugurou o marcador. No início da segunda etapa, Hallfredsson, em um bonito chute da entrada da área, deixou tudo igual. Inspirado, o marfinense Gervinho voltou a deixar os romanistas em vantagem, dez minutos depois do gol de empate. A pá de cal veio aos 82 minutos, quando Totti ampliou, em um pênalti controverso sofrido por Torosidis. Essa foi a segunda derrota seguida em casa, o que permitiu a aproximação dos adversários e ascendeu a luz vermelha para o Hellas.
Torino e Parma ganharam, se igualaram em pontos ao Verona e são os principais candidatos à surpresa no segundo turno. Com arbitragem polêmica de Paolo Tagliavento, o Toro passou pela Atalanta, com um pênalti polêmico convertido por Alessio Cerci. Nos acréscimos, Tagliavento assinalou outra penalidade contestável ao time de Turim, mas o goleiro Andrea Consigli parou a finalização de Ciro Immobile. A equipe granata perdeu apenas em uma das últimas nove rodadas e, atuando no Estádio Olímpico, foi derrotada somente pela rival e líder do campeonato Juventus.
Também pelo placar mínimo, o Parma derrotou a Udinese, no Estádio Ennio Tardini. O gol solitário de Amauri aumentou para dez jogos a sequência invicta dos crociati. Tanto parmigiani como torinesi se aproveitaram do momento instável da Inter para se aproximar da zona de Europa League. O time de Milão tem 33 pontos, na quinta colocação, e seria a última equipe classificada à competição continental.
JOGÃO
No encerramento da rodada, Fiorentina e Genoa proporcionaram o jogo mais emocionante do final de semana, em Florença. Gilardino abriu os trabalhos aos 27 minutos, em pênalti inexistente cometido pelo goleiro Neto. Seis minutos mais tarde, foi a vez Aquilani, em outra penalidade polêmica, deixar tudo igual para os mandantes. Só que não deu para comemorar. Na sequência, Antonini voltou a deixar os genoveses em vantagem. Porém, Aquilani estava inspirado e, ainda no primeiro tempo, empatou aos 42 minutos.
Na metade final, a Viola virou o placar com uma trippletta de Aquilani, aos 57 minutos. Mas o jogo não estava decidido e, aos 77 minutos, De Maio deixou tudo igual novamente. O 3 a 3 foi ótimo para o Genoa pelo jogo e pelo adversário, no entanto, os comandados de Gian Piero Gasperini venceram fora de casa apenas a Lazio, nos últimos nove jogos. O time gialloblù chega aos 27 pontos, na 11ª colocação.
FORA DA ZONA
Cagliari e Chievo tiveram pela frente squadras importantes. Os dois não ganharam, mas continuam fora da zona de rebaixamento. Os sardos até saíram na frente do Milan, entretanto, cederam a virada nos últimos minutos do segundo tempo. Já o Chievo, também marcou primeiro contra o Napoli, em Nápoles, mas permitiu o empate aos 88 minutos. O Cagliari tem 21 pontos, quatro a frente do rebaixamento, enquanto o time de Verona está se salvando apenas por um ponto.
BRIGA DE FOICE
Um duelo direto na briga contra o rebaixamento movimentou a 21ª rodada. Mesmo fora de casa, o Livorno atropelou o Sassuolo e voltou a ganhar depois de nove partidas. A equipe granata havia somado apenas um ponto dos últimos 27 disputados e, com o placar, dá um respiro na tabela, ficando a dois pontos de deixar a zona de rebaixamento. Os toscanos abriram 3 a 0 nos primeiros 26 minutos e Berardi descontou para os neroverdi. No primeiro turno, o Livorno aplicou outra sapatada no Sassuolo, com 4 a 1.
Ainda na lanterna, o Catania visitou a Inter. Na situação em que os sicilianos se encontram, só a vitória interessa, mas o 0 a 0 em Milão não pode ser desprezado.
ESTATÍSTICAS SERIE A
Rodada: 21 Gols: 25 Média: 2,5 gols por partida
Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 14 gols
Artilheiro Calcio Alternative: Domenico Berardi (Sassuolo) - 12 gols