LÍDERES TROPEÇAM E PERSEGUIDORES EMBOLAM DISPUTA PELO ACESSO
Latina derruba vice-líder Empoli nos acréscimos. Foto: La Presse |
A Serie B está de volta! Na 22ª rodada, a primeira de 2014 depois da parada de inverno, os líderes tropeçaram. Melhor para os perseguidores, que aproveitaram para encostar e embolar ainda mais a disputa na parte de cima da tabela.
SURPRESAS
O Modena não vem em um bom momento, sem vencer há dez jogos. Para piorar, o artilheiro Babacar marcou apenas um gol nas últimas seis rodadas. Com esse cenário, os canários foram visitar o líder Palermo, segunda melhor equipe do campeonato como mandante. A expectativa era por uma vitória, mas os sicilianos não conseguiram sair do 0 a 0 e perderam grande chance de abrir quatro pontos na ponta. Apesar da menor posse de bola, os modenesi tiveram mais chances de gol. Foram quatro finalizações certas contra duas do adversário. Apesar do empate ter sido um bom resultado, o Modena caiu para a 17ª colocação, com 23 pontos, e está empatado com o Bari, na zona de playout.
Palermo fica apenas no empate com Modena. Foto: La Presse |
Diante do incômodo novato Latina, o Empoli parecia que teria uma boa sorte. O experiente Tavano abriu o placar aos 74 minutos. No entanto, com gols do brasileiro Jefferson, quatro minutos mais tarde, e de Ristovski, aos 93 minutos, os neroazzurri viraram o placar e explodiram de felicidade a torcida no Estádio Domenico Francioni. Com o importante triunfo, o Latina entra na zona de playoffs, enquanto o Empoli fica a dois pontos do Palermo.
Também fora de casa, o terceiro colocado Avellino sofreu uma inesperada virada. Galabinov colocou os visitantes em vantagem aos 31 minutos, mas Rigoni e Sansovini, na segunda etapa, decretaram a vitória do Novara, que briga para fugir do rebaixamento. Apesar da ótima campanha na segunda divisão, os lobos têm um péssimo retrospecto longe de seus torcedores, com apenas duas vitórias em 11 jogos.
ZEBRA
Apesar da derrota para o Empoli na 21ª rodada, o Pescara vinha com uma sequência anterior de 28 pontos somados em 30 disputados. Subindo na classificação, os golfinhos poderiam chegar à terceira colocação. E para isso, o time do Abruzzo tinha uma tarefa nada difícil: derrotar a última colocada Juve Stabia em Castellammare di Stabia, aonde a frágil equipe ainda não havia ganhado no campeonato.
Jogadores da Juve Stabia celebram a primeira vitória em casa. Foto: La Presse |
A situação do Pescara ficou mais fácil quando Ghiringhelli mandou a bola contra as próprias redes, no início do segundo tempo. No entanto, os stabiesi arrancaram forças nos instantes finais da partida. Lanzaro, aos 84 minutos, e Di Carmine, de pênalti, já nos acréscimos, deram a importante vitória à Juve Stabia. Os pescaresi não perdiam dois jogos seguidos desde outubro e, agora, ocupam a quinta colocação, ao lado do Cesena, com 34 pontos.
APROVEITANDO
Com os tropeços dos primeiros colocados, as equipes que aparecem na sequência da classificação aproveitaram para embolar a disputa. Sempre econômico, o Lanciano bateu o Brescia com o gol solitário de Piccolo. Os fretani somam 36 pontos, na quarta posição. Já o Cesena atropelou o Varese por 3 a 1, mesmo fora de casa. As contratações de janeiro foram fundamentais para o resultado positivo. Marilungo, emprestado pela Atalanta, deu o passe para o primeiro gol de D’Alessandro. Belingheri, contratado junto ao Livorno, foi o autor do segundo, enquanto Gagliardini, também emprestado pela Atalanta, fechou a conta. O vice-artilheiro do campeonato, Leonardo Pavoletti, descontou para os varesini, de pênalti. Os bianconeri voltam à quinta colocação, com 34 pontos.
O jovem Gagliadirni marcou no seu primeiro toque na bola. Foto: La Presse |
Na abertura da rodada, o Trapani confirmou a ótima fase ao derrubar o moribundo Padova, por 2 a 1. Basso, aos três minutos, e o matador Matteo Mancosu, aos 17, abriram os trabalhos. Aliás, Mancosu chegou aos 15 gols e é o goleador máximo da Serie B. O experiente Tommaso Rochi descontou para os visitantes. O Trapani ocupa o sétimo posto, empatado com Latina, Crotone e Spezia, todos com 33 pontos.
Por falar no Spezia, os aquilotti tiveram um primeiro tempo desastroso diante do Cittadella. Mesmo fora de casa e com um jogador a menos, as águias de La Spezia foram para cima e viraram o placar na última metade. O Città finalizou mais nos 45 minutos finais, porém, os visitantes puderam comemorar os dois únicos chutes certos que deram.
ESPERANÇA
Os dois últimos colocados puderam respirar um pouco na 22ª rodada. A lanterna Juve Stabia surpreendeu o Pescara e ganhou apenas a segunda partida na competição, a primeira no Estádio Romeo Menti. Com o resultado, as vespas chegaram aos 12 pontos, mas ainda estão a nove pontos de deixar a zona de rebaixamento direto.
O brasileiro Maicon deu a vitória heroica a Reggina. Foto: La Presse |
Em duelo do sul da Itália, a Reggina passou pelo Bari com o gol mais rápido do final de semana. O brasileiro Maicon marcou com um minuto de bola rolando, o suficiente para a equipe de Reggio di Calabria voltar a vencer depois de oito rodadas, a primeira fora de casa.
ESTATÍSTICAS DA SERIE B
Rodada 22
Gols: 24 Jogos: 11 Média: 2,2 gols por partida
Artilheiros: Mancosu (Trapani) - 15 gols
Gols: 24 Jogos: 11 Média: 2,2 gols por partida
Artilheiros: Mancosu (Trapani) - 15 gols