terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SERIE B: TROPEÇO DOS LÍDERES (22ª RODADA)

LÍDERES TROPEÇAM E PERSEGUIDORES EMBOLAM DISPUTA PELO ACESSO

Latina derruba vice-líder Empoli nos acréscimos. Foto: La Presse
A Serie B está de volta! Na 22ª rodada, a primeira de 2014 depois da parada de inverno, os líderes tropeçaram. Melhor para os perseguidores, que aproveitaram para encostar e embolar ainda mais a disputa na parte de cima da tabela.

SURPRESAS


O Modena não vem em um bom momento, sem vencer há dez jogos. Para piorar, o artilheiro Babacar marcou apenas um gol nas últimas seis rodadas. Com esse cenário, os canários foram visitar o líder Palermo, segunda melhor equipe do campeonato como mandante. A expectativa era por uma vitória, mas os sicilianos não conseguiram sair do 0 a 0 e perderam grande chance de abrir quatro pontos na ponta. Apesar da menor posse de bola, os modenesi tiveram mais chances de gol. Foram quatro finalizações certas contra duas do adversário. Apesar do empate ter sido um bom resultado, o Modena caiu para a 17ª colocação, com 23 pontos, e está empatado com o Bari, na zona de playout.

Palermo fica apenas no empate com Modena. Foto: La Presse

Diante do incômodo novato Latina, o Empoli parecia que teria uma boa sorte. O experiente Tavano abriu o placar aos 74 minutos. No entanto, com gols do brasileiro Jefferson, quatro minutos mais tarde, e de Ristovski, aos 93 minutos, os neroazzurri viraram o placar e explodiram de felicidade a torcida no Estádio Domenico Francioni. Com o importante triunfo, o Latina entra na zona de playoffs, enquanto o Empoli fica a dois pontos do Palermo.

Também fora de casa, o terceiro colocado Avellino sofreu uma inesperada virada. Galabinov colocou os visitantes em vantagem aos 31 minutos, mas Rigoni e Sansovini, na segunda etapa, decretaram a vitória do Novara, que briga para fugir do rebaixamento. Apesar da ótima campanha na segunda divisão, os lobos têm um péssimo retrospecto longe de seus torcedores, com apenas duas vitórias em 11 jogos.

ZEBRA


Apesar da derrota para o Empoli na 21ª rodada, o Pescara vinha com uma sequência anterior de 28 pontos somados em 30 disputados. Subindo na classificação, os golfinhos poderiam chegar à terceira colocação. E para isso, o time do Abruzzo tinha uma tarefa nada difícil: derrotar a última colocada Juve Stabia em Castellammare di Stabia, aonde a frágil equipe ainda não havia ganhado no campeonato.

Jogadores da Juve Stabia celebram a primeira vitória em casa. Foto: La Presse

A situação do Pescara ficou mais fácil quando Ghiringhelli mandou a bola contra as próprias redes, no início do segundo tempo. No entanto, os stabiesi arrancaram forças nos instantes finais da partida. Lanzaro, aos 84 minutos, e Di Carmine, de pênalti, já nos acréscimos, deram a importante vitória à Juve Stabia. Os pescaresi não perdiam dois jogos seguidos desde outubro e, agora, ocupam a quinta colocação, ao lado do Cesena, com 34 pontos.

APROVEITANDO


Com os tropeços dos primeiros colocados, as equipes que aparecem na sequência da classificação aproveitaram para embolar a disputa. Sempre econômico, o Lanciano bateu o Brescia com o gol solitário de Piccolo. Os fretani somam 36 pontos, na quarta posição. Já o Cesena atropelou o Varese por 3 a 1, mesmo fora de casa. As contratações de janeiro foram fundamentais para o resultado positivo. Marilungo, emprestado pela Atalanta, deu o passe para o primeiro gol de D’Alessandro. Belingheri, contratado junto ao Livorno, foi o autor do segundo, enquanto Gagliardini, também emprestado pela Atalanta, fechou a conta. O vice-artilheiro do campeonato, Leonardo Pavoletti, descontou para os varesini, de pênalti. Os bianconeri voltam à quinta colocação, com 34 pontos.

O jovem Gagliadirni marcou no seu primeiro toque na bola. Foto: La Presse

Na abertura da rodada, o Trapani confirmou a ótima fase ao derrubar o moribundo Padova, por 2 a 1. Basso, aos três minutos, e o matador Matteo Mancosu, aos 17, abriram os trabalhos. Aliás, Mancosu chegou aos 15 gols e é o goleador máximo da Serie B. O experiente Tommaso Rochi descontou para os visitantes. O Trapani ocupa o sétimo posto, empatado com Latina, Crotone e Spezia, todos com 33 pontos.

Por falar no Spezia, os aquilotti tiveram um primeiro tempo desastroso diante do Cittadella. Mesmo fora de casa e com um jogador a menos, as águias de La Spezia foram para cima e viraram o placar na última metade. O Città finalizou mais nos 45 minutos finais, porém, os visitantes puderam comemorar os dois únicos chutes certos que deram.

ESPERANÇA


Os dois últimos colocados puderam respirar um pouco na 22ª rodada. A lanterna Juve Stabia surpreendeu o Pescara e ganhou apenas a segunda partida na competição, a primeira no Estádio Romeo Menti. Com o resultado, as vespas chegaram aos 12 pontos, mas ainda estão a nove pontos de deixar a zona de rebaixamento direto.

O brasileiro Maicon deu a vitória heroica a Reggina. Foto: La Presse

Em duelo do sul da Itália, a Reggina passou pelo Bari com o gol mais rápido do final de semana. O brasileiro Maicon marcou com um minuto de bola rolando, o suficiente para a equipe de Reggio di Calabria voltar a vencer depois de oito rodadas, a primeira fora de casa.


ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 22

Gols: 24     Jogos: 11     Média: 2,2 gols por partida

Artilheiros:  Mancosu (Trapani) - 15 gols
LEIA MAIS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SERIE A: DE OLHO NA EUROPA (21ª RODADA)

TORINO E PARMA VENCEM, SE IGUALAM AO VERONA E ESTÃO A UM PONTO DA ZONA DE EUROPA LEAGUE

Alessio Cerci deu a vitória ao Torino contra a Atalanta. Foto: reprodução

O Verona perdeu a terceira partida seguida e deixou o posto de principal postulante a surpresa na Serie A. Torino e Parma deram prosseguimento ao bom momento e se igualaram em pontos aos mastini, na sexta colocação. O trio agora está apenas um ponto atrás da zona de Europa League.

NA BRIGA


Surpresa do primeiro turno, o Verona pegou uma difícil sequência contra Napoli, Milan e Roma e acabou perdendo os três jogos. Contra a Roma, os veronesi seguraram o 0 a 0 até aos 46 minutos do primeiro tempo, quando Ljajic inaugurou o marcador. No início da segunda etapa, Hallfredsson, em um bonito chute da entrada da área, deixou tudo igual. Inspirado, o marfinense Gervinho voltou a deixar os romanistas em vantagem, dez minutos depois do gol de empate. A pá de cal veio aos 82 minutos, quando Totti ampliou, em um pênalti controverso sofrido por Torosidis. Essa foi a segunda derrota seguida em casa, o que permitiu a aproximação dos adversários e ascendeu a luz vermelha para o Hellas.

Torino e Parma ganharam, se igualaram em pontos ao Verona e são os principais candidatos à surpresa no segundo turno. Com arbitragem polêmica de Paolo Tagliavento, o Toro passou pela Atalanta, com um pênalti polêmico convertido por Alessio Cerci. Nos acréscimos, Tagliavento assinalou outra penalidade contestável ao time de Turim, mas o goleiro Andrea Consigli parou a finalização de Ciro Immobile. A equipe granata perdeu apenas em uma das últimas nove rodadas e, atuando no Estádio Olímpico, foi derrotada somente pela rival e líder do campeonato Juventus.

Também pelo placar mínimo, o Parma derrotou a Udinese, no Estádio Ennio Tardini. O gol solitário de Amauri aumentou para dez jogos a sequência invicta dos crociati. Tanto parmigiani como torinesi se aproveitaram do momento instável da Inter para se aproximar da zona de Europa League. O time de Milão tem 33 pontos, na quinta colocação, e seria a última equipe classificada à competição continental.

JOGÃO


No encerramento da rodada, Fiorentina e Genoa proporcionaram o jogo mais emocionante do final de semana, em Florença. Gilardino abriu os trabalhos aos 27 minutos, em pênalti inexistente cometido pelo goleiro Neto. Seis minutos mais tarde, foi a vez Aquilani, em outra penalidade polêmica, deixar tudo igual para os mandantes. Só que não deu para comemorar. Na sequência, Antonini voltou a deixar os genoveses em vantagem. Porém, Aquilani estava inspirado e, ainda no primeiro tempo, empatou aos 42 minutos.

Na metade final, a Viola virou o placar com uma trippletta de Aquilani, aos 57 minutos. Mas o jogo não estava decidido e, aos 77 minutos, De Maio deixou tudo igual novamente. O 3 a 3 foi ótimo para o Genoa pelo jogo e pelo adversário, no entanto, os comandados de Gian Piero Gasperini venceram fora de casa apenas a Lazio, nos últimos nove jogos. O time gialloblù chega aos 27 pontos, na 11ª colocação.

FORA DA ZONA


Cagliari e Chievo tiveram pela frente squadras importantes. Os dois não ganharam, mas continuam fora da zona de rebaixamento. Os sardos até saíram na frente do Milan, entretanto, cederam a virada nos últimos minutos do segundo tempo. Já o Chievo, também marcou primeiro contra o Napoli, em Nápoles, mas permitiu o empate aos 88 minutos. O Cagliari tem 21 pontos, quatro a frente do rebaixamento, enquanto o time de Verona está se salvando apenas por um ponto.

BRIGA DE FOICE


Um duelo direto na briga contra o rebaixamento movimentou a 21ª rodada. Mesmo fora de casa, o Livorno atropelou o Sassuolo e voltou a ganhar depois de nove partidas. A equipe granata havia somado apenas um ponto dos últimos 27 disputados e, com o placar, dá um respiro na tabela, ficando a dois pontos de deixar a zona de rebaixamento. Os toscanos abriram 3 a 0 nos primeiros 26 minutos e Berardi descontou para os neroverdi. No primeiro turno, o Livorno aplicou outra sapatada no Sassuolo, com 4 a 1.

Ainda na lanterna, o Catania visitou a Inter. Na situação em que os sicilianos se encontram, só a vitória interessa, mas o 0 a 0 em Milão não pode ser desprezado.

ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 21     Gols: 25     Média: 2,5 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 14 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Domenico Berardi (Sassuolo) - 12 gols
LEIA MAIS

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CALCIO ALTERNATIVE FAZ PROJEÇÕES PARA SEGUNDO TURNO DA SERIE A (PARTE II)

Texto de Arthur Barcelos
Projeções: Aldir Gomes


Pela projeção do Calcio Alternative, Chievo e Livorno continuarão a disputa pela salvação até o final. Foto: ANSA
Com o final da primeira metade da Serie A, o Calcio Alternative traz uma projeção para o final do campeonato.


Conceito:

A partir da média de aproveitamento no segundo turno dos clubes em suas últimas três participações na primeira divisão, levamos em conta esta média com base na pontuação possível dos clubes nos 19 jogos restantes (59 pontos) somando com a atual pontuação na temporada 2013-14.

VEJA TAMBÉM:

Por exemplo: a Juventus, atual líder do campeonato com 52 pontos, teve média de aproveitamento de 66% nos últimos três anos. De 57 pontos possíveis, com esse percentual ganharia 38 pontos no segundo turno, deixando-a com 90 pontos e a liderança na classificação final. 

Confira o resultado dessa projeção:


ATALANTA

Pontos: 21     Posição: 12º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de aproveitamento no segundo turno: 31,6% / 40,3% / 36,8%
Média geral de aproveitamento no segundo turno: 36,2%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 42 (+21)     Posição: 16º


BOLOGNA

Pontos: 16     Posição: 18º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 45,6% / 54,4% / 40,3%
Média geral de pontos no segundo turno: 46,8%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 43 (+27)      Posição: 15º


CAGLIARI

Pontos: 21     Posição: 12º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 54,4% / 35,1% / 38,6%
Média geral de pontos no segundo turno: 42,7%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 45 (+24)      Posição: 12º


CATANIA

Pontos: 13     Posição: 19º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 52,6% / 43,9% / 43,9%
Média geral de pontos no segundo turno: 46,8%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 40 (+27)      Posição: 17º


CHIEVO

Pontos: 17     Posição: 16º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 36,8% / 43,9% / 42,1%
Média geral de pontos no segundo turno: 40,9%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 40 (+23)      Posição: 17º


FIORENTINA

Pontos: 37     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 61,4% /42,1% / 49,1%
Média geral de pontos no segundo turno: 50,9%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 66 (+29)      Posição:


GENOA

Pontos: 23     Posição: 10º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 36,8% / 31,6% / 43,9%
Média geral de pontos no segundo turno: 37,4%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 44 (+21)      Posição: 14º


INTER DE MILÃO

Pontos: 32     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 33,3% / 40,3% / 71,9%
Média geral de pontos no segundo turno: 48,5%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 60 (+28)      Posição:


JUVENTUS

Pontos: 52     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 75,4% / 75,4% / 47,4%
Média geral de pontos no segundo turno: 66,1%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 90 (+38)      Posição:


LAZIO

Pontos: 24     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 38,6% / 50,9% / 56,1%
Média geral de pontos no segundo turno: 48,5%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 52 (+28)      Posição:


LIVORNO

Pontos: 13     Posição: 19º
Últimas temporadas na Serie A: 2009-10 / 2007-08 / 2006-07
Média de pontos no segundo turno: 14,0% / 14,0% / 36,8%
Média geral de pontos no segundo turno: 21,6%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 25 (+12)      Posição: 19º


MILAN

Pontos: 22     Posição: 11º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 73,7% / 70,2% / 73,7%
Média geral de pontos no segundo turno: 72,5%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 63 (+41)      Posição:


NAPOLI

Pontos: 42     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 68,4% / 56,1% / 59,6%
Média geral de pontos no segundo turno: 61,4%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 77 (+35)      Posição:


PARMA

Pontos: 26     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 35,1% / 57,9% / 42,1%
Média geral de pontos no segundo turno: 45,0%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 52% (+26)      Posição:


ROMA

Pontos: 44     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 52,6% / 43,9% / 54,4%
Média geral de pontos no segundo turno: 50,3%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 73 (+29)      Posição:


SAMPDORIA

Pontos: 21     Posição: 12º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2010-11 / 2009-10
Média de pontos no segundo turno: 38,6% / 17,5% / 71,9%
Média geral de pontos no segundo turno: 42,6%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 45 (+24)      Posição: 12º


SASSUOLO*

Pontos:  Posição:
Últimas temporadas na Serie A: estreante
Média de pontos no segundo turno: estreante
Média geral de pontos no segundo turno: estreante

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: não definido      Posição: não definido


TORINO

Pontos: 26     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2008-09 / 2007-08
Média de pontos no segundo turno: 35,1% / 33,3% / 40,3%
Média geral de pontos no segundo turno: 36,2%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 47 (+21)      Posição: 11º


UDINESE

Pontos: 20     Posição: 15º
Últimas temporadas na Serie A: 2012-13 / 2011-12 / 2010-11
Média de pontos no segundo turno: 68,4% / 45,6% / 68,4%
Média geral de pontos no segundo turno: 60,8%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 55 (+35)      Posição:


VERONA

Pontos: 32     Posição:
Últimas temporadas na Serie A: 2001-02 / 2000-01 / 1999-00
Média de pontos no segundo turno: 27,4% / 43,1% / 52,9%
Média geral de pontos no segundo turno: 41,1%

AO FIM DA TEMPORADA
Pontos: 55 (+23)      Posição:


Classificação final de acordo com a média das últimas três temporadas disputadas pelas equipes da Serie A:

POS TIME PTS
1 JUVENTUS 90
2 NAPOLI 77
3 ROMA 73
4 FIORENTINA 66
5 MILAN 63
6 INTER DE MILÃO 60
7 UDINESE 55
- VERONA 55
9 PARMA 52
- LAZIO 52
11 TORINO 47
12 CAGLIARI 45
- SAMPDORIA 45
14 GENOA 44
15 BOLOGNA 43
16 ATALANTA 42
17 CATANIA 40
- CHIEVO 40
19 LIVORNO 25
20 - -
*como estreante na Serie A, o Sassuolo não entrou na projeção

LEIA MAIS

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SERIE A: DOMENICO BER4RDI E MAIS QUATRO (19ª RODADA)

DOMENICO BERARDI MARCA QUATRO GOLS E COMANDA VIRADA HISTÓRICA DO SASSUOLO CONTRA O MILAN

Domenico Berardi 4-3 Milan. Foto: reprodução

Não tem como falar da 19ª rodada da Serie A, a última do primeiro turno, sem citar um garoto de 19 anos: Domenico Berardi. A jovem promessa do futebol italiano foi a estrela da primeira da vitória do pequeno Sassuolo no seu primeiro confronto diante do gigante Milan. Destaques também para Torino, Chievo e Bologna, que pararam adversários fortes, além de Parma, Atalanta e Sampdoria, que ganharam e subiram na tabela.

BER4RDI


Não é surpresa para ninguém que o Sassuolo, debutando na Serie A, fosse lutar contra o rebaixamento. Mas não é por isso que se pode menosprezar a capacidade do time treinado por Eusebio Di Francesco. Os neroverdi talvez pequem pela inexperiência, porém, é um time recheado de promessas e bons valores. A juventude do elenco emiliano faz a equipe oscilar, mas, contra o Milan, as principais peças do 4-3-3 de Di Francesco se encaixaram muito bem.

O Milan parecia encaminhar uma vitória tranquila, marcando dois gols em 13 minutos, com Robinho e Balotelli. No entanto, a estrela de Domenico Berardi começaria a brilhar. O camisa 25 não perdoou os milanistas e, ainda no primeiro tempo, virou o placar com três gols. No início da segunda etapa, ele mesmo, ampliou a marca histórica. Quatro gols de Berardi e 4 a 2 para o Sassuolo. No final, Montolivo ainda diminuiu para os visitantes, mas a partida histórica já estava decidida.

Berardi surgiu muito bem comandando o Sassuolo a sua primeira promoção à primeira divisão na história. O jovem teve metade de seus direitos federativos adquiridos pela Juventus, por 4,5 milhões de euros, mas foi emprestado ao próprio clube da Emilia-Romagna. Em sua primeira temporada na Serie A, o atacante das categorias de base da seleção italiana já havia feito três gols na vitória de sua equipe contra a Sampdoria, por 4 a 3, no dia 3 de novembro. Com os quatro gols contra o Milan, Berardi chegou ao total de 11 no campeonato e é vice-artilheiro do torneio, ao lado de Tevez, da Juventus, com 11 bolas nas redes.

Com o resultado, o Sassuolo chegou aos 17 pontos, na 16ª colocação, ao lado do Chievo, e saiu da zona de rebaixamento.

SEGURANDO


Torino, Chievo e Bologna não ganharam, mas conseguiram segurar adversários fortes. Depois de empatar com Roma e Inter de Milão, o Toro segurou a igualdade sem gols contra a forte Fiorentina, em Turim. Aliás, a equipe granata poderia ter sorte melhor. Nos números de finalizações, os visitantes tiveram 16 contra seis dos mandantes. No entanto, o Torino foi muito mais efetivo, com cinco chutes ao gol, contra apenas dois da Viola. A equipe de Giampiero Ventura chegou aos 26 pontos, na ótima sétima colocação, 10 à frente da zona de rebaixamento.

Alessio Cerci (esquerda) e David Pizarro disputam a jogada. Foto: Violachannel
No encerramento da rodada, o Chievo foi até Milão encarar a Inter e voltou a Verona com um ponto na bagagem. Na primeira e única finalização certa no jogo, os clivensi abriram o placar com Paloschi, aos oito minutos. A resposta interista saiu quatro minutos mais tarde, com o empate de Nagatomo. Dos últimos cinco jogos longe de seus domínios, o Chievo perdeu apenas um e, ao lado do Sassuolo, é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Quem não pode comemorar o empate é o Bologna. Apesar de ter encarado a Lazio, os bolognesi tiveram as melhores chances de matar o jogo. A equipe rossoblù finalizou 12 vezes, contra apenas duas dos laziali. Dessas, quatro foram em direção ao gol, contra nenhuma do time da capital. Com o resultado, o Bologna volta à zona de rebaixamento, com 16 pontos.

RESPIRANDO


Atalanta e Sampdoria voltaram a ganhar e se afastaram ainda mais das últimas colocações. O time de Bérgamo bateu o lanterna Catania por 2 a 1, com gols de Denis e Moralez, e subiu para os 21 pontos, na 12ª colocação, cinco pontos à frente do Bologna. Os neroazzurri não venciam há dois meses. Já a Samp se recuperou da primeira derrota sob comando técnico de Sinisa Mihajlovic, para o Napoli, com uma vitória maiúscula sobre a Udinese. Em jogo de três expulsões (duas da Udinese e uma da Sampdoria), a equipe de Gênova sobrou em campo e construiu os tranquilos 3 a 0. A Samp está empatada em pontos com a Atalanta.

Eder marcou dois gols pela Samp. Foto: Il Secolo XIX

DERROTADOS


Em mais um teste contra um adversário forte, o Verona saiu de campo derrotado. Os 3 a 0 do Napoli foi apenas a segunda derrota do Hellas no Estádio Marcantonio Bentegodi em 19 rodadas. No entanto, os mastini dão sequência ao péssimo desempenho contra os clubes que estão acima de si na classificação. Em cinco confrontos, contra Juventus, Roma, Napoli, Fiorentina e Inter, foram cinco derrotas dos veronesi e 16 gols sofridos.

O Genoa foi até à capital duelar contra a Roma, que vinha mordida da acachapante derrota para a Juventus, por 3 a 0. Motivados em campo, os romanistas não tiveram dó da equipe rossoblù e enfiaram sonoros 4 a 0. Depois de um bom momento na Serie A, os genovesi estão caindo de produção, com apenas um triunfo nas últimas sete rodadas.

Mertens comemora um dos gols  contra o Verona. Foto: reprodução


ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 10     Gols: 30     Média: 3,0 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 14 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Domenico Berardi (Sassuolo) - 11 gols
LEIA MAIS

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SERIE A: O RETORNO DO REI (18ª RODADA)

FRANCESCO LODI REESTREOU COM A CAMISA DO CATANIA E DEU UMA ASSISTÊNCIA E MARCOU UM GOL NO TRIUNFO DOS ELEFANTES

Lodi comandou a vitória do Catania em sua volta à Sicilia. Foto: reprodução

Na primeira rodada da Serie A em 2014, o Verona passou por cima da Udinese, em Údine, enquanto Parma e Genoa também ganharam e continuam suas campanhas seguras. Mas o destaque principal pode ficar com Francesco Lodi, que, na reestreia pelo Catania, conduziu sua equipe a terceira vitória no campeonato.

LODI E MAIS DEZ


Francesco Lodi, de 29 anos, foi o principal jogador do Catania nas duas últimas e ótimas temporadas. Os etnei terminaram em oitavo em 2012-13 e, em 2011-12, finalizaram na 11ª colocação, sempre distante da zona de rebaixamento. O meia chamou a atenção do Genoa e se mudou para Gênova na janela de transferências de verão. No entanto, no novo clube, Lodi não rendeu como esperado e estava encostado no banco de reservas.

Junto com a saída de Lodi, o Catania desmoronou em 2013-14. Com um péssimo início de campanha, os sicilianos amargavam a lanterna isolada da Serie A, com duas vitórias nos primeiros 17 jogos. Entretanto, no primeiro dia de 2014, os rossoazzurri fecharam a contratação do camisa 10, em um empréstimo até o final da temporada.

E a reestreia de Lodi com a camisa do Catania não poderia ser melhor. A equipe da Sicília havia somado apenas um ponto nos últimos 15 disputados, mas, contra o Bologna, a situação foi diferente. Lodi comandou a vitória dos catanesi, dando assistência para o gol de Bergessio e deixando sua marca, de pênalti. Festa da torcida no Estádio Angelo Massimino, que esperam que o ídolo carregue o time para uma salvação tranquila. Por enquanto, o Catania divide a lanterna da competição com o Livorno, com 13 pontos, dois atrás do próprio Bologna, primeiro fora da zona de rebaixamento.

NA EUROPA


O Verona começou 2014 como terminou 2013, muito bem, obrigado. Com dois gols do artilheiro Luca Toni e um do argentino Iturbe, os mastini não tomaram conhecimento da Udinese, mesmo fora de casa. Pereyra descontou para os mandantes. Esse foi apenas o segundo triunfo do time gialloblù como visitante, e de fundamental importância, já que a Inter de Milão caiu diante da Lazio, deixando a quinta colocação nas mãos do Hellas. Se o campeonato terminasse hoje, o Verona estaria classificado para a Europa League. Uma grande campanha para quem estava na Serie B no início de 2013.

TRANQUILOS


Dos últimos 15 pontos disputados, o Torino abocanhou 13. O melhor momento do Toro na temporada, que, caso ganhasse, chegaria aos 28 pontos, confortáveis 14 à frente da zona de rebaixamento e quatro abaixo da Europa League. No entanto, o adversário era o perigoso Parma, que, no Estádio Ennio Tardini, só perdeu para a líder Juventus e para a vice-líder Roma. Ciro Immobili abriu o placar, mas Marchionni, Lucarelli e Amauri garantiram os três pontos para os crociati. Com o resultado positivo, os parmegiani subiram para 23 pontos, na oitava colocação, uma atrás do próprio Torino.

Já o Genoa recebeu o novato Sassuolo e, com tranquilidade, matou o jogo ainda no primeiro tempo. Gilardino, de pênalti, marcou seu oitavo gol na temporada. Bertolacci ampliou aos 45 minutos. Nem mesmo uma penalidade desperdiçada por Gilardino, aos 89 minutos, ameaçou a tranquila vitória rossoblù. A equipe de Gênova também tem 23 pontos, na oitava colocação.

AMEAÇADOS


Fora da zona de rebaixamento, Sampdoria, Atalanta, Chievo e Bologna são as equipes mais ameaçadas pela segunda divisão, fora os três últimos colocados.

No comando da Samp desde o dia 20 de novembro, Sinisa Mihajlovic esteve à frente da equipe genovesa em cinco jogos e, desde então, o time não perdeu mais e saiu da zona de rebaixamento. No entanto, contra o poderoso Napoli, em Nápoles, Mihajlovic viu a Sampdoria segurar o 0 a 0 até os 53 minutos. Mas com Mertens inspirado, os napolitanos fizeram 2 a 0 e venceram mais uma.

Atalanta e Bologna também perderam. Os atalantinos sofreram em Milão, contra o Milan. Foram 3 a 0, com dois gols do brasileiro Kaká. A equipe de Bérgamo ganhou apenas uma partida das últimas dez e tem despencado na tabela. A Dea é ocupa a 14ª colocação, com 18 pontos, ao lado da Sampdoria. Já o Bologna, que perdeu para o lanterna Catania, tem 15 pontos, em 17º.

Chievo e Cagliari ficaram no empate sem gols na abertura da rodada. Pior para o time de Verona, que amargou o terceiro jogo seguido sem vencer e tem 15 pontos, três à frente da zona de rebaixamento.

ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 18     Gols: 22     Média: 2,2 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 14 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Alessio Cerci (Torino) - 9 gols
LEIA MAIS

sábado, 4 de janeiro de 2014

CALCIO ALTERNATIVE FAZ PROJEÇÕES PARA O RESTANTE DA TEMPORADA DA SERIE A (PARTE I)

COM O APROVEITAMENTO DE SUAS ÚLTIMAS TEMPORADAS NA SERIE A, LIVORNO E ATALANTA ESTARIAM REBAIXADOS EM 2013-14

Livorno e Atalanta estariam entre os rebaixados segundo nosso levantamento. Foto: Magni

Antes do Campeonato Italiano voltar do recesso de fim de ano, o Calcio Alternative preparou duas postagens especiais com projeções matemáticas para o restante da competição. Levando em conta que a Serie A parou na 17ª rodada, fizemos as contas com o aproveitamento das equipes nas 21 partidas finais da última temporada em que disputaram. 

Com o resultado do aproveitamento, fizemos uma possível classificação da Serie A 2013-14, caso esses times repitam os números das últimas 21 rodadas. É um pouco difícil de entender, mas veja abaixo:



ATALANTA

Posição: 14º
Pontos: 18
Aproveitamento: 35,3%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)*

Até 17ª rodada: 12º (9º*)
Pontos: 21 (23*)
Aproveitamento: 45,1%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 19
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 30,2%
Posição final: 15º
Pontos: 40 (42*)

* começou a temporada com -2 pontos


BOLOGNA

Posição: 16º
Pontos: 15
Aproveitamento: 29,4%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 13º
Pontos: 18
Aproveitamento: 35,3%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 26
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 41,3%
Posição final: 13º
Pontos: 44


CAGLIARI

Posição: 8º
Pontos: 20
Aproveitamento: 39,2%
Artilheiro: Conti (4 gols)

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 15º
Pontos: 16
Aproveitamento: 31,4%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 31
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 49,2%
Posição final: 11º
Pontos: 47


CATANIA

Posição: 20º
Pontos: 10
Aproveitamento: 19,6%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 8º
Pontos: 25
Aproveitamento: 49,0%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 31
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 49,2%
Posição final: 8º
Pontos: 56


CHIEVO

Posição: 16º
Pontos: 15
Aproveitamento: 29,4%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 11º
Pontos: 21
Aproveitamento: 41,2%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 24
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 38,1%
Posição final: 12º
Pontos: 45


GENOA

Posição: 8º
Pontos: 20
Aproveitamento: 39,2%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 19º
Pontos: 13
Aproveitamento: 25,5%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 25
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 39,7%
Posição final: 17º
Pontos: 38


LIVORNO

Posição: 19º
Pontos: 13
Aproveitamento: 25,5%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2009-10)

Até 17ª rodada: 15º
Pontos: 18
Aproveitamento: 35,3%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 11
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 17,5%
Posição final: 20º
Pontos: 29


PARMA
Posição: 8º
Pontos: 20
Aproveitamento: 39,2%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 9º
Pontos: 23
Aproveitamento: 45,1%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 26
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 41,3%
Posição final: 10º
Pontos: 49


SAMPDORIA

Posição: 14º
Pontos: 18
Aproveitamento: 35,3%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)**

Até 17ª rodada: 14º (13º**)
Pontos: 17 (18**)
Aproveitamento: 35,3%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 25
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 39,7%
Posição final: 14º
Pontos: 42 (43**)

** começou o campeonato com -1 ponto


SASSUOLO

Estreante


TORINO

Posição: 7º
Pontos: 25
Aproveitamento: 49,0%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)***

Até 17ª rodada: 15º (15º***)
Pontos: 16 (17***)
Aproveitamento: 33,3%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 24
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 38,1%
Posição final: 16º
Pontos: 39 (40***)

***começou o campeonato com -1 ponto

VERONA

Posição: 8º
Pontos: 20
Aproveitamento: 56,9%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2001-02)****

Até 16ª¹ rodada: 8º
Pontos: 22
Aproveitamento: 45,8%
Pontos nas últimas 18¹ rodadas: 17
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 31,5%
Posição final: 15º
Pontos: 39

****em 2001-02 a Serie A tinha 18 times e foi contabilizado o aproveitamento entre as 18ª e 34ª rodadas


OUTROS TIMES


JUVENTUS

Posição: 1º
Pontos: 46
Aproveitamento: 90,2%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 1º
Pontos: 41
Aproveitamento: 80,4%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 46
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 73,0%
Posição final: 1º
Pontos: 87


MILAN

Posição: 13º
Pontos: 19
Aproveitamento: 37,2%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 7º
Pontos: 27
Aproveitamento: 52,9%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 45
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 71,4%
Posição final: 3º
Pontos: 72


NAPOLI

Posição: 3º
Pontos: 36
Aproveitamento: 70,6%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 3º
Pontos: 33
Aproveitamento: 64,7%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 45
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 71,4%
Posição final: 2º
Pontos: 78

FIORENTINA

Posição: 4º
Pontos: 33
Aproveitamento: 64,7%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 5º
Pontos: 32
Aproveitamento: 62,7%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 38
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 60,3%
Posição final: 4º
Pontos: 70


UDINESE

Posição: 8º
Pontos: 20
Aproveitamento: 39,2%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 10º
Pontos: 23
Aproveitamento: 45,1%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 43
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 68,2%
Posição final: 5º
Pontos: 66


ROMA

Posição: 2º
Pontos: 41
Aproveitamento: 80,4%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 6º
Pontos: 29
Aproveitamento: 56,9%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 33
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 52,4%
Posição final: 6º
Pontos: 62


LAZIO

Posição: 8º
Pontos: 20
Aproveitamento: 39,2%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)
Até 17ª rodada: 4º
Pontos: 33
Aproveitamento: 64,7%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 28
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 44,4%
Posição final: 7º
Pontos: 61


INTER

Posição: 5º
Pontos: 31
Aproveitamento: 60,8%

NO ÚLTIMO CAMPEONATO (2012-13)

Até 17ª rodada: 2º
Pontos: 34
Aproveitamento: 66,7%
Pontos nas últimas 21 rodadas: 20
Aproveitamento nas últimas 21 rodadas: 31,7%
Posição final: 9º
Pontos: 54


CLASSIFICAÇÃO PROVÁVEL:

01 - Juventus..........92pts
02 - Napoli.............81
03 - Roma..............74
04 - Fiorentina......71
05 - Milan..............64
06 - Udinese...........63
07 - Cagliari...........51
     - Inter................51
09 - Torino.............49
     - Verona............49
11 - Lazio...............48
12 - Parma............46
13 - Genoa..............45
14 - Sampdoria......43
15 - Catania...........41
     - Bologna..........41
17 - Chievo............39
18 - Atalanta.........37
19 - Livorno..........24
20 - Sassuolo.........//

LEIA MAIS