segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SERIE B: NINGUÉM ME AMA, NINGUÉM ME QUER

O líder Carpi tropeçou, mas ninguém aproveitou (Foto: La Presse)
Parece que ninguém está muito afim de disputar a Serie A na próxima temporada. Essa é a sensação que os times da parte de cima da classificação da Serie B deixam rodada após rodada. São inúmeros tropeços que dão contornos emocionantes ao campeonato. A maior sequência de vitórias até agora foi do Carpi, com quatro triunfos consecutivos entre as 9ª e 12ª rodadas. Esse equilíbrio já virou marca da segunda divisão italiana e a 19ª rodada deixou isso bem claro.

TROPEÇO DO CARPI

O líder Carpi abriu a rodada na sexta-feira (24/12) contra o bom Virtus Lanciano, que vinha de uma sequência com apenas uma derrota nos últimos 15 jogos. Os neroazzurri aproveitaram o apoio da torcida no Estádio Guido Biondi para saírem em vantagem logo aos 12 minutos, com Bacinovic. Assim, os lancianesi se tornaram os que mais abriram o placar na temporada, ao lado do Frosinone (em 11 partidas no total). No entanto, o Carpi chegou à igualdade na única finalização certa no primeiro tempo, com Gagliolo, aos 32 minutos.

Esse foi o terceiro empate dos falconi nas últimas cinco rodadas. Mesmo com o momento turbulento, o Carpi ampliou a marca de invencibilidade para 11 jogos e manteve a vantagem de seis pontos na ponta da tabela, enquanto o Lanciano estacionou na quarta colocação.

OS TROPEÇOS DOS OUTROS

O Spezia podia assumir a vice-liderança, mas perdeu para o Vicenza nos últimos minutos (Foto: La Presse)

O conforto do Carpi na liderança tem um motivo: a instabilidade dos rivais mais próximos. O vice-líder Frosinone teve pela frente o lanterna Cittadella, que não vence há 15 jogos e tem apenas 16 pontos. Para quem já goleou por 5 a 1 os terceiro e quarto colocados Livorno e Lanciano, respectivamente, essa parecia uma tarefa fácil. Porém, os leoni gialloblù, não vivem a melhor fase. Depois de um início fulminante, o Frosinone chegou a quarta partida sem ganhar com um decepcionante empate em casa. Ciofani chegou a colocar os frosinati na frente, mas Scaglia empatou para o Citta aos 45 minutos do segundo tempo.

O Livorno poderia assumir a vice-liderança, mas ficou apenas no 1 a 1 contra o modesto Virtus Entella, que briga para não ser rebaixado. Os toscanos derrotaram apenas o Catania nos últimos cinco jogos. Quem também tinha condições de alcançar a segunda colocação era o Spezia, mas as águias caíram diante do Vicenza com um gol aos 44 minutos do segundo tempo. Esse foi o primeiro triunfo dos vicentini sobre os spezzini em sete anos.

VEJA TAMBÉM


RESSUSCITADOS

O Avellino bateu o Bologna e está de volta à disputa pela vaga direta na Serie A (Foto: La Presse)

Melhor para Avellino e Pro Vercelli, que ganharam e voltam para a disputa da vaga direta na Serie A. Com dois jogadores a mais, os lobos passaram pelo Bologna, chegando aos 29 pontos e espantando a má fase. Por outro lado, a Pro virou o placar contra a Ternana e chegou aos mesmos 27 pontos do oitavo colocado Trapani.

BRIGA DE FOICE

Catania e Brescia se enfrentaram em confronto direto contra o rebaixamento e o empate por 2 a 2 cavou um pouco mais a cova de ambos. Pior para os bresciani, que chegaram aos 20 pontos e são os primeiros zona de playout. Em outro duelo direto pela sobrevivência, o Varese voltou a saborear a vitória depois de seis rodadas e deixou a zona de rebaixamento direto no colo do Crotone.

RESULTADOS

19/12 - Lanciano 1x1 Carpi
19/12 - Avellino 1x0 Bologna
20/12 - Bari 1x0 Latina
20/12 - Catania 2x2 Brescia
20/12 - Entella 1x1 Livorno
20/12 - Frosinone 1x1 Cittadella
20/12 - Modena 2x1 Trapani
20/12 - Perugia 2x2 Pescara
20/12 - Pro Vercelli 2x1 Ternana
20/12 - Varese 1x0 Crotone
20/12 - Vicenza 1x0 Spezia

ARTILHEIROS

Granoche (Modena): 12 gols
Caracciolo (Brescia): 10 gols
Castaldo (Avellino): 10 gols
Marchi (Pro Vercelli): 10 gols
Mbakogu (Carpi): 10 gols
LEIA MAIS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

LEGA PRO: MAIS LÍDER DO QUE NUNCA

SALERNITANA VENCE O DÉRBI CONTRA JUVE STABIA E ABRE VANTAGEM NO GRUPO C

Jogadores da Salernitana comemoram a vitória no dérbi da Campania (Foto: Mosca/Corriere dello Sport)
LEIA MAIS

domingo, 7 de dezembro de 2014

COPPA ITALIA: SEM SURPRESAS

Jogadores do Cagliari comemoram um dos gols no empate por 4 a 4 com o Modena (Foto: LaPresse)

A quarta fase eliminatória da Coppa Italia não reservou muitas emoções. Dos seis duelos entre equipes da Serie A e da Serie B, apenas um time da segunda divisão conseguiu marcar gol. Mais do que isso, com um formato que beneficia os mais fortes, a Coppa Italia terá somente encontros de clubes da primeira divisão nas quartas de final. Se na terceira fase Chievo e Palermo caíram para esquadras da Serie B, dessa vez, nenhuma surpresa foi aprontada.

QUASE

Jogadores do Modena chegaram a acreditar na classificação (Foto: La Presse)
Na fase anterior, o Modena surpreendeu ao atropelar o Palermo por 3 a 0 fora de casa. Dessa vez, o canários estiveram três vezes bem perto de outra surpresa, mas caíram para o Cagliari, na Sardenha. Os modenesi abriram o placar com um gol contra do goleiro Cragno, aos seis minutos. O capitão Conti, de pênalti, deixou tudo igual, mas Luppi recolocou o Modena em vantagem aos 23 minutos do segundo tempo. A vaga na oitavas de final estava ficando com os visitantes até os acréscimos, mas Longo deixou tudo igual novamente para o Cagliari aos 48 minutos.

Embora ocupe apenas a 11ª colocação na Serie B, com um jogo a menos, o Modena tem Granoche, o artilheiro da competição com 12 gols marcados em 15 rodadas. E o camisa 32 apareceu na prorrogação. O uruguaio fez 3 a 2 para o Modena aos oito minutos do primeiro tempo extra, mas Longo, novamente, empatou três minutos mais tarde. Mas tinha tempo para mais: Granoche, de pênalti, fez 4x3 para o Modena aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação. Mais uma vez, a vaga parecia nas mãos do time da Emilia-Romagna, só que a equipe do técnico Zdenek Zeman não se entregou fácil. O brasileiro Diego Farias fez o quarto gol do Cagliari faltando um minuto para o fim da prorrogação.

Por fim, a última chance do Modena foi nas cobranças de pênaltis. Conti foi o primeiro a cobrar para o Cagliari e errou o alvo. Os visitantes converteram as três primeiras penalidades e precisavam confirmar as duas últimas para, finalmente, assegurar a classificação. Mas Gatto e Osuji desperdiçaram as oportunidades de fechar o jogo. Quando o placar estava 5 a 4 para os sardos, o polonês Cionek não podia falhar, mas finalizou nas mãos do goleiro. Os emilianos tiveram a faca e queijo nas mãos em pelo menos três oportunidades, mas falharam. Festa para o Cagliari de Zeman, que ficou conhecido por montar times que fazem e levam muitos gols.

SERIE A X SERIE A

Dois dos confrontos da quarta fase da Coppa Italia foram entre equipes da Serie A. A Udinese recebeu o Cesena, mas precisou suar para confirmar o favoritismo. Os visitantes marcaram primeiro, com Djuric, aos quatro minutos, mas os friulani viraram o placar ainda no primeiro tempo. Succi deixou tudo igual para os cesenati no início da segunda etapa, mas a expulsão de Volta, aos 16 minutos da metade final, mudou o jogo. Mesmo com um jogador a menos, o Cesena conseguiu segurar o adversário e levou a decisão da vaga para a prorrogação.

Só que o cansaço foi mais forte e os visitantes não resistiram aos jogadores de qualidade que entraram descansados na Udinese. O técnico Andrea Stramaccione lançou Thereau e Lucas Evangelista no final do segundo tempo e os dois foram decisivos na prorrogação. O brasileiro fez o seu aos nove minutos do primeiro tempo extra, enquanto o francês fechou a conta no último minuto do jogo.

No outro duelo entre times da primeira divisão, o Empoli despachou o Genoa. Os dois entraram em campo com os reservas, mas os azzurri levaram mais à sério o jogo e a competição. A equipe da cidade de Gênova está mais preocupada com o Campeonato Italiano, onde faz ótima campanha e sonha em brigar por um lugar na Champions League. Mesmo assim, o clube rossoblu teve boas chances de empatar quando ainda estava 1 a 0, mas o georgiano Mcedlidze marcou um lindo gol "escorpião", de costas, e decretou os 2 a 0 para os empolesi.

SEM SUSTOS

O Sassuolo suou contra Pescara (Foto: La Presse)
Lazio, Atalanta e Sampdoria não tiveram problemas para passarem por Varese, Avellino e Brescia, respectivamente. Verona e Sassuolo tiveram mais dificuldades, principalmente os neroverdi. O Sasol encarou o Pescara, que já tinha eliminado o Chievo, e só marcou o gol da vitória no segundo tempo, com Floro Flores. Mesmo assim, o time da Serie B chutou mais em direção ao gol.

RESULTADOS

Sassuolo 1x0 Pescara
Lazio 3x0 Varese
Sampdoria 2x0 Brescia
Udinese 4x2 Cesena (Tempo normal: 2x2)
Empoli 2x0 Genoa
Atalanta 2x0 Avellino
Verona 1x0 Perugia
Cagliari 4x4 Modena (Tempo normal: 2x2. Pênaltis: 5x4)

OITAVAS DE FINAL

Milan x Sassuolo
Torino x Lazio
Inter x Sampdoria
Napoli x Udinese
Roma x Empoli
Fiorentina x Atalanta
Juventus x Verona
Parma x Cagliari
LEIA MAIS

COPPA ITALIA LEGRA PRO: A QUEDA DOS LÍDERES

A Juve Stabia conseguiu a classificação nas cobranças de pênaltis (Foto: Juve Stabia/Reprodução)

A Coppa Italia Lega Pro é a chance de título para equipes medianas ou que brigam contra o rebaixamento na terceira divisão. Porém, o poderio financeiro quase sempre fala mais alto e, nessa temporada, a história não é muito diferente. A Lega Pro (terceira divisão) é formada por 60 times divididos em três grupos de 20. Apenas três clubes que ocupavam a metade inferior da classificação chegaram às oitavas de final e somente um passou de fase. Por outro lado, dos líderes dos três grupos, dois foram eliminados. Isso significa mais equilíbrio na disputa da Coppa, que já tem todos os confrontos das quartas de final definidos

ZEBRAS

O Cosenza, dono de uma campanha mediana no Grupo C, recebeu o líder do próprio grupo, a Salernitana. O time da casa venceu apenas três jogos em 15 rodadas e está a apenas dois pontos da zona do playoffs de rebaixamento. Por outro lado, a squadra de Salerno perdeu só uma partida e tem as melhores defesa e ataque. Mas, com a bola rolando, a zebra correu solta no Estádio San Vito. De pênalti, De Angelis marcou aos 14 minutos do segundo tempo o gol que tirou a Salernitana das quartas de final da Coppa Italia Lega Pro.

Em outra surpresa, o líder Grupo B, Ascoli, visitou a Casertana, longe da briga pelo acesso e contra o rebaixamento no Grupo C. O placar de 1 a 0 para os casertani na virada de primeiro para o segundo tempo já poderia ser considerado uma zebra. No entanto, a derrota simples se transformou em humilhação para os pica-paus. A Casertana atropelou na metade final marcando mais três gols.

EMOÇÃO

O Bassano foi o único líder da Lega Pro a avançar de fase (Foto: Roberto Bosca/Bassano Sport)
Das oito partidas dessa fase, três foram decididas nos pênaltis e uma na prorrogação. Não faltou emoção. O Prato perdia para o Spal por 2 a 0 até os 34 minutos do segundo tempo, mas os gols de Pasa, aos 34' e Fanucchi, aos 49' levaram o duelo para a prorrogação. Entretanto, o Spal se recuperou, e, com um pênalti aos 10 minutos da segunda etapa do tempo extra, Veratti deu a classificação suada aos donos da casa.

Mesma sorte não tiveram Renate, Bassano Virtus e Juve Stabia. Os três tiveram de passar pelas cobranças de pênaltis para chegarem às quartas de final. O Renate chegou a abrir 2 a 0 no tempo normal contra o Albinoleffe, mas o adversário foi buscar a igualdade. Já na prorrogação, os neroazzuri voltaram ao comando do placar, mas, outra vez, o Albinoleffe empatou. Nos pênaltis, 5 a 4 para o Renate.

Três gols relâmpagos marcaram o início fulminante da partida entre Feralpisalò e Bassano Virtus. Tonon abriu os trabalhos para o Bassano, logo aos dois minutos de jogo. Aos quatro, foi a vez de Carboni deixar tudo igual e, aos sete, Abbruscato virou para a Feralpisalò. O líder do Grupo A não deixou barato e, ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, Munarini fez 2 a 2. O placar não se alterou mais e, nas penalidades, vitória dos gialorrossi por 3 a 2.

Por fim, a Juve Stabia recebeu o Matera, em partida de duas equipes que brigam pelo acesso no Grupo C da Lega Pro. Os visitantes sempre estiveram à frente do marcador, mas as vespas de Castellammare di Stabia foram valentes e conseguiram levar a decisão para os pênaltis. Com apoio de aproximadamente 300 torcedores, a Juve Stabia saiu vencedora nos pênaltis por 4 a 2.

RESULTADOS

26/11 - Albinoleffe 3x3 Renate* (Tempo normal: 2x2. Pênaltis: 4x5)
26/11 - Casertana 4x0 Ascoli
26/11 - Juve Stabia* 2x2 Matera (Pênaltis: 4x2)
26/11 - Cosenza 1x0 Salernitana
03/12 - Como 4x0 Alessandria
03/12 - Feralpisalò 2x2 Bassano Virtus* (Pênaltis: 2x3)
03/12 - Spal 3x2 Prato (Tempo normal: 2x2)
03/12 - Pontedera 3x1 Pisa
* classificados

QUARTAS DE FINAL

Como x Renate
Bassano Virtus x Spal
Pontedera x Casertana
Juve Stabia x Cosenza
LEIA MAIS

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

OS CONVOCADOS DOS TIMES MENORES

ITÁLIA DE ANTONIO CONTE BUSCA RENOVAÇÃO EM JOGADORES DE EQUIPES 'NÃO GRANDES'

Sete dos 26 convocados atuam em times mais modestos (Foto: Montagem/Calcio Alternative)

O técnico Antonio Conte anunciou no último domingo (09/11) os nomes dos 26 jogadores convocados para a seleção italiana, que enfrenta a Croácia, no próximo dia 16/11, pelas eliminatórias da Euro 2016, e a Albânia, em amistoso no dia 18/11. Entre as novidades, estão os defensores Emiliano Moretti (Torino), Daniele Rugani (Empoli); os meias Andrea Bertolacci (Genoa) e  Roberto Soriano (Sampdoria).

Confira a lista completa de convocados:

GOLEIROS: Buffon (Juventus), Perin (Genoa) e Sirigu (PSG/França)

DEFENSORES: Chiellini (Juventus), Moretti (Torino), Ogbonna (Juventus), Ranocchia (Inter), Rugani (Empoli)

MEIAS: Bertolacci (Genoa), Bonaventura (Milan), Candreva (Lazio), Cerci (Atlético de Madrid/Espanha), Darmian (Torino), De Rossi (Roma), De Sciglio (Milan), El Shaarawy (Milan), Marchisio (Juventus), Parolo (Lazio), Pasqual (Fiorentina), Soriano (Sampdoria), Verratti (PSG/França);

ATACANTES: Balotelli (Liverpool), Giovinco (Juventus), Immobile (Borussia Dortmund/Alemanha), Pellè (Southampton/Inglaterra), Zaza (Sassuolo)

Conte mantém a base deixada por Cesare Prandelli, mas tenta renovar todos os setores com nomes em ascensão entre os times menores da Itália. A prova está nas primeiras convocações dos zagueiros Rugani (Empoli) e Moretti (Torino); dos meias Bertolacci (Genoa) e Soriano (Sampdoria), além da presença de Simone Zaza, que já atuou em três jogos e até marcou gol com a camisa azzurra. Outros jogadores como Bonaventura (Milan), Cerci (Atlético de Madrid), Parolo (Lazio) e Immobile (Borussia Dortmund) também foram chamados muito em função de seus trabalhos nos ex-clubes, Atalanta, Torino, Parma e Torino, respectivamente.

Veja a seguir um perfil dos jogadores chamados que atuam nas equipes menores da Itália:

MATTIA PERIN
Idade: 22
Posição: goleiro
Equipe: Genoa (desde 2010)
  • 2010-2011 - Genoa
  • 2011-2012 - Padova (empréstimo)
  • 2012-2013 - Pescara (empréstimo)
Jogos: 106 (170 gols sofridos)
Jogos na seleção: nenhum (estava no elenco da Copa do Mundo de 2014)
Convocações: 2
Seleções de base:
  • Sub-17 (12 jogos; 9 gols sofridos)
  • Sub-18 (4 jogos; 3 gols sofridos)
  • Sub-19 (6 jogos; 3 gols sofridos)
  • Sub-20 (2 jogos; 3 gols sofridos)
  • Sub-21 (3 jogos; 5 gols sofridos)

DANIELE RUGANI
Idade: 20
Posição: defensor
Equipe: Empoli (desde 2013)
Jogos: 50 (3 gols)
Convocações: primeira
Seleções de base:
  • Sub-17 (13 jogos; 3 gols)
  • Sub-18 (9 jogos; nenhum gol)
  • Sub-19 (11 jogos; nenhum gol)
  • Sub-20 (2 jogos; nenhum gol)
  • Sub-21 (5 jogos; 2 gols)

EMILIANO MORETTI
Idade: 33
Posição: defensor
Equipe: Torino (desde 2013)
  • 1998 - Lodigiani
  • 1998-2002 - Fiorentina
  • 2002-2003 - Juventus
  • 2003 - Modena (empréstimo), Parma
  • 2003-2004 - Bologna (empréstimo)
  • 2004-2009 - Valencia/ESP
  • 2009-2013 - Genoa
Jogos: 456 (7 gols)
Convocações: primeira
Seleções de base:
  • Sub-16 (4 jogos; nenhum gol)
  • Sub-20 (1 jogo; nenhum gol)
  • Sub-21 (24 jogos; nenhum gol)

ANDREA BERTOLACCI
Idade: 23
Posição: meia
Equipe: Genoa (desde 2012)
  • 2006-2009 - Roma (categorias de base)
  • 2010-2012 - Lecce (empréstimo)
Jogos: 110 (14 gols)
Convocações: primeira
Seleções de base:
  • Sub-16 (2 jogos; nenhum gol)
  • Sub-17 (4 jogos; nenhum gol)
  • Sub-18 (1 jogo; nenhum gol)
  • Sub-19 (6 jogos; nenhum gol)
  • Sub-20 (2 jogos; nenhum gol)
  • Sub-21 (7 jogos; 1 gol)

MATTEO DARMIAN
Idade: 24
Posição: meia
Equipe: Torino (desde 2011)

  • 2006-2009 - Milan
  • 2009-2010 - Padova (empréstimo)
  • 2010-2011 - Palermo
Jogos: 165 (4 gols)
Convocações: 8
Jogos na seleção: 8
  • Itália 0x0 Irlanda (31/05/2014 - Amistoso)
  • Inglaterra 1x2 Itália (14/06/2014 - Copa do Mundo)
  • Itália 0x1 Costa Rica (20/06/2014 - Copa do Mundo)
  • Itália 0x1 Uruguai (24/06/2014 - Copa do Mundo)
  • Itália 2x0 Holanda (04/09/2014 - Amistoso)
  • Noruega 0x2 Itália (09/09/2014 - Eliminatórias Euro 2016)
  • Itália 2x1 Azerbaijão (10/10/2014 - Eliminatórias Euro 2016)
  • Malta 0x1 Itália (13/10/2014 - Eliminatórias Euro 2016)
Seleções de base:
  • Sub-17 (7 jogos; nenhum gol)
  • Sub-18 (5 jogos, nenhum gol)
  • Sub-19 (11 jogos; nenhum gol)
  • Sub-20 (7 jogos; nenhum gol)
  • Sub-21 (1 jogo; nenhum gol)


ROBERTO SORIANO
Idade: 23 anos
Posição: meia
Equipe: Sampdoria (desde 2009)

  • 2009-2010 - Sampdoria (categorias de base)
  • 2010-2011 - Empoli (empréstimo)
  • 2011-atualmente - Sampdoria
Jogos: 110 (8 gols)
Convocações: primeira
Seleções de base:
  • Sub-17 (5 jogos; nenhum gol)
  • Sub-18 (4 jogos; nenhum gol)
  • Sub-19 (9 jogos; nenhum gol)
  • Sub-21 (14 jogos; 2 gols)


SIMONE ZAZA
Idade: 23 anos
Posição: atacante
Equipe: Sassuolo (desde 2013)

  • 2008-2010 - Atalanta
  • 2010-2011 - Sampdoria
  • 2011-2012 - Juve Stabia (empréstimo)
  • 2012 - Viareggio (empréstimo)
  • 2012-2013 - Ascoli (empréstimo)
Jogos: 103 (41 gols)
Convocações: 3
Jogos na seleção: 3 (1 gol)
  • 04/09/2014 - Itália 2x0 Holanda (Amisto)
  • 09/09/2014 - Noruega 0x2 Itália (Eliminatórias Euro 2016)
  • 10/10/2014 - Itália 2x1 Azerbaijão (Eliminatórias Euro 2016)
Seleções de base:
  • Sub-16 (3 jogos; nenhum gol)
  • Sub-17 (2 jogos; nenhum gol)
  • Sub-19 (1 jogo; nenhum gol)
  • Seleção B
LEIA MAIS

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

OS ESCALADOS DA SERIE A

Bonaventura, Quagliarella, Saviola e Pinilla movimentaram o mercado. Foto: Montagem/Calcio Alternative

A temporada do futebol italiano está apenas começando. Apesar de poucas contratações de peso, as equipes da velha bota mudaram bastante seus elencos para a disputa da Serie A 2014/2015. Enquanto alguns times se reforçaram, outros perderam bons talentos e tentam encontrar a fórmula para o sucesso. Entre aspirantes à Europa e candidatos ao rebaixamento, todas as squadras se mexeram no calciomercato de verão. O Calcio Alternative preparou a lista de todas as transferências dos 12 clubes menores da primeira divisão e como eles devem entrar em campo.



QUEM CHEGA

Dramé - defensor (Chievo): custo zero
Estigarribia - meia (Deportivo Maldonado/CHI): empréstimo
Canini - defensor (Chievo): fim de empréstimo
Zappacosta - defensor (Avellino): copropriedade
Molina - meia (Modena): definitivo
Doudou Mangni - atacante (Modena): definitivo
Gouano - defensor (RKC): fim de empréstimo
Cherubin - defensor (Bologna): empréstimo
Marco D'Alessandro - meia (Roma/Cesena): definitivo
Benalouane - defensor (Parma): definitivo
Biava - defensor (Lazio): parâmetro zero
Boakye - atacante (Juventus): empréstimo
Bianchi - atacante (Bologna): empréstimo
Spinazzola - meia (Juventus): empréstimo
Nana Welbeck - meia (Brescia): parâmetro zero
Rosseti - atacante (Juventus): empréstimo
Avramov - goleiro (Torino): empréstimo
Alejandro Gomez - meia (Metalist/UCR): definitivo


QUEM SAI

Yepes - defensor: fim de contrato
Livaja - atacante (Rubin Kazan/RUS): definitivo
Troisi - meia (Juventus): definitivo
Marilungo - atacante (Cesena): empréstimo
Cazzola - meia (Cesena): empréstimo
Capelli - defensor (Cesena): empréstimo
Giorgi - meia (Cesena): empréstimo
Colombi - goleiro (Cagliari): defensor
Caldara - defensor (Trapani): empréstimo
Gouano - defensor (Rio Ave/POR): empréstimo
Moussa Koné - meia (Avellino): empréstimo
Nica - defensor (Cesena): empréstimo
Lucchini - defensor (Cesena): definitivo
Almici - defensor (Latina): empréstimo
Doudou Mangni - atacante (Latina): empréstimo
Contini - defensor (Bari): empréstimo
De Luca - atacante (Bari): empréstimo
Scozzarella - meia (Trapani): empréstimo
Bentancourt - atacante (Bologna): empréstimo
Ardemagni - atacante (Spezia): empréstimo
Brienza - meia (Cesena): definitivo
Brivio - defensor (Verona): empréstimo
Consigli - goleiro (Sassuolo): definitivo
Bonaventura - meia (Milan): definitivo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Stefano Colantuono



QUEM CHEGA

Capello - atacante (Bologna): definitivo
Ceppellini - meia (Maribor): fim de empréstimo
Colombi - goleiro (Atalanta): definitivo
Benedetti - defensor (Inter): definitivo
Longo - atacante (Inter): empréstimo
Balzano - defensor (Pescara): definitivo
Crisetig - meia (Inter): empréstimo
Caio Rangel - atacante (Flamengo): definitivo
Cragno - goleiro (Brescia): definitivo
Donsah - defensor (Verona): definitivo
Capuano - defensor (Pescara): empréstimo
Almunia - goleiro (Watford/ING): parâmetro zero
Diego Farias - atacante (Chievo): empréstimo
Ceppitelli - defensor (Parma): definitivo
João Pedro - Meia (Estoril/POR): definitivo

QUEM SAI

Oikonomou - defensor (Bologna): definitivo
Ibraimi - atacante (Maribor): fim de empréstimo
Vecino - meia (Fiorentina): fim de empréstimo
Silvestri - goleiro (Chievo): fim de empréstimo
Tabanelli - meia (Chievo): fim de empréstimo
Bastrini - defensor (Novara): fim de empréstimo
Vigorito - goleiro (Venezia): definitivo
Perico - defensor (Cesena): definitivo
Avramov - goleiro (Torino): parâmetro zero
Astori - defensor (Roma): empréstimo
Nenê - atacante (Verona): parâmetro zero
Mauricio Pinilla - atacante (Genoa): definitivo
Piredda - meia (Ternana): emprésimo
Popescu - defensor (Ternana): empréstimo
Adryan - meia (Leeds United/ING): empréstimo
Del Fabro - defensor (Leeds United/ING): empréstimo
Cabrera - meia (Estoril/POR): definitivo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Zdenek Zeman



QUEM CHEGA

Marilundo - atacante (Atalanta): empréstimo
Cazzola - meia (Atalanta): empréstimo
Capelli - defensor (Atalanta): empréstimo
Krajnc - defensor (Genoa):copropriedade
Tabanelli - meia (Cagliari): fim de empréstimo
Djuric - atacante (Cittadella): fim de empréstimo
Mazzotta - defensor (Crotone): empréstimo
Giorgi - meia (Atalanta): empréstimo
Cascione - meia (Parma): definitivo
Ceccarelli - meia (Padova): fim de empréstimo
Ravaglia - goleiro (Vicenza): fim de empréstimo
Agliari: goleiro (Bologna): definitivo
Leali: goleiro (Juventus): empréstimo
Nica - defensor (Atalanta): empréstimo
Perico - defensor (Cagliari): definitivo
Lucchini - defensor (Atalanta): definitivo
Volta - defensor (Sampdoria): empréstimo
Zé Eduardo - meia (Parma): definitivo
Coppola - meia (Siena): definitivo
Magnússon - defensor (Juventus): empréstimo
Bressan - goleiro (Varese): definitivo
Brienza - meia (Atalanta): definitivo
Pulzetti - meia (Bologna): empréstimo
Carbonero - meia (River Plate/ARG): empréstimo

QUEM SAI

Campagnolo - goleiro: fim de contrato
Consolini - defensor: fim de contrato
Malonga - atacante: fim de contrato
Gagliardini - meia (Atalanta): fim de empréstimo
Granoche - atacante (Chievo): fim de empréstimo
Camporese - defensor (Fiorentina): fim de empréstimo
Nadarevic - meia (Genoa): fim de empréstimo
D'Alessandro - meia (Roma): fim de empréstimo
Coser - goleiro (Vicenza): fim de empréstimo
Belingheri - meia (Livorno): fim de empréstimo
Alhassan - meia (Genoa): fim de empréstimo
Almici - defensor (Atalanta): fim de empréstimo
Traorè - defensor (Santarcangelo): empréstimo
Ingegneri - defensor (Bassano Virtus): empréstimp
Urso - meia (Vicenza): definitivo
Ceccarelli - meia (Bologna): definitivo
Tomassini - atacante (Chievo): definitivo
Ravaglia - goleiro (Parma): definitivo
Lolli - atacante (Parma): definitivo
Turchetta - meua (Parma): definitivo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Pierpaolo Bisoli



QUEM CHEGA

Paloschi - atacante (Milan): definitivo
Lazarevic - atacante (Genoa): definitivo
Seculin - goleiro (Avellino): fim de empréstimo
Bellomo - meia (Torino): definitivo
Zukanovic - definitivo (Gent/BEL): empréstimo
Edimar - defensor (Cluj/ROM): fim de contrato
Bardi - goleiro (Inter): empréstimo
Biraghi - defensor (Inter): empréstimo
Mangani - defensor (Nancy/FRA): fim de contrato
Maxi Lopez - atacante (Catania): definitivo
Meggiorini - atacante (Torino): fim de contrato
Miranda - goleiro: sem contrato
Gamberini - defensor (Napoli): definitivo
Izco - meia (Catania): definitivo
Botta - atacante (Inter): empréstimo
Schelotto - meia (Inter): empréstimo
Bizzarri - goleiro (Genoa): definitivo
Cofie - meia (Genoa): empréstimo

QUEM SAI

Agazzi - goleiro: fim de contrato
Dramé - defensor: fim de contrato
Claiton - defensor: fim de contrato
Guana - meia: fim de contrato
Acosty - meia (Fiorentina): fim de empréstimo
Bernardini - defensor (Livorno): fim de empréstimo
Rubin - defensor (Siena): fim de empréstimo
Canini - defensor (Atalanta): fim de empréstimo
Obinna - atacante (Lokomotiv Moscou/RUS): fim de empréstimo
Guarente - meia (Sevilla/ESP): fim de empréstimo
Longhi - defensor (Sassuolo): definitivo
Improta - meia (Genoa): definitivo
Thereau - atacante (Udinese): definitivo
Farkas - defensor (Gabala): empréstimo
Silvestri - goleiro (Leeds United/ING): definitivo
Rigoni - meia (Cittadella): empréstimo
Granoche - atacante (Modena): definitivo
Sowe - atacante (Pescara): empréstimo
Da Silva - meia (Pescara): empréstimo
Stoian - atacante (Bari): empréstimo
Paredes - meia (Roma): empréstimo
Vacek - meia (Sparta Praga/TCH): definitivo
Pucino - defensor (Pescara): empréstimo
Rigoni - meia (Palermo): definitivo
Mbaye - meia (Carpi): empréstimo
Sbaffo - meia (Latina): empréstimo
De Paula - atacante (Lumezzane): empréstimo
Papp - defensor (Steaua Bucareste/ROM): empréstimo
Sestu - meia (Brescia): empréstimo
Bentivoglio - meia (Brescia): empréstimo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Eugenio Corini



QUEM CHEGA

Verdi - meia (Torino): empréstimo
Maccarone - atacante (Sampdoria): fim de contrato
Menegaz - defensor (Poggibonsi): fim de empréstimo
Aguirre - atacante (Udinese): empréstimo
Sepe - goleiro (Napoli): empréstimo
Guarente - meia (Sevilla/ESP): fim de contrato
Bianchetti - defensor (Verona): empréstimo
Vecino - meia (Fiorentina): empréstimo
Zielinski - meia (Udinese): empréstimo
Radonjic - atacante (Viitorul): definitivo
Perticone - defensor (Novara): empréstimo

QUEM SAI

Pratali - defensor: fim de contrato
Castiglia - meia (Juventus): fim de empréstimo
Eramo - meia (Sampdoria): fim de empréstimo
Regini - defensor (Sampdoria): definitivo
Sosa - atacante (Vllaznia): empréstimo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Maurizio Sarri



QUEM CHEGA

Sturaro - meia (Juventus): empréstimo
Alhassan - meia (Cesena): fim de empréstimo
Strasser - meia (Reggina): fim de empréstimo
Seymour - meia (Spezia): fim de empréstimo
Said - atacante (Monza): fim de empréstimo
Samprisi - defensor (Olhanense/POR): fim de empréstimo
Santana - meia (Olhanense/POR): fim de empréstimo
Ragusa - meia (Pescara): copropriedade
Greco - meia (Livorno): fim de contrato
Perotti - meia (Sevilla/ESP): definitivo
Rosi - meia (Parma): definitivo
Matri - atacante (Milan): empréstimo
Izzo - defensor (Avellino): definitivo
Marsura - atacante (Udinese): empréstimo
Lamanna - goleiro (Siena): definitivo
Rincon - meia (Hamburgo/ALE): fim de contrato
Falque - meia (Tottenham/ING): definitivo
Pinilla - atacante (Cagliari): definitivo
Edenilson - meia (Udinese): empréstimo
Mussis - meia (Copenhagen/DIN): empréstimo
Lestienne - atacante (Al Arabi): empréstimo
Roncaglia - defensor (Fiorentina): empréstimo

QUEM SAI

Portanova - defensor: fim de contrato
Matuzalem - meia: fim de contrato
Konatè - atacante (Krasnodar/RUS): fim de empréstimo
Gamberini - defensor (Napoli): fim de empréstimo
Centurion - meia (Racing/ARG): fim de empréstimo
Calaiò - atacante (Napoli): fim de empréstimo
Cabral - meia (Sunderland,/ING): fim de empréstimo
De Ceglie - defensor (Juventus): fim de empréstimo
Motta - defensor (Juventus): fim de empréstimo
Sculli - atacante (Lazio): fim de empréstimo
Jankovic - meia (Verona): definitivo
Lodi - meia (Catania): definitivo
Lazarevic - atacante (Chievo): definitivo
Eduardo - goleiro (Dinamo Zagreb/CRO): definitivo
Tozser - meia (Parma): definitivo
Jara Martinez - atacante (San Marino): empréstimo
Gilardino - atacante (Guangzhou/CHN): definitivo
Tachtsidis - meia (Verona): empréstimo
Nadarevic - meia (Trapani): empréstimo
Vrsaljko - defensor (Sassuolo): definitivo
Donnarumma - goleiro (Bari): empréstimo
Vinetot - defensor (Lecce): definitivo
Marsura - atacante (Modena): empréstimo
Bizzarri - goleiro (Chievo): empréstimo
Cofie - meia (Chievo): empréstimo
Portanova - defensor: fim de contrato
Ribas - atacante (Cartagena Sad): empréstimo
Improta - meia (Bologna): empréstimo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Gian Piero Gasperini



QUEM CHEGA

Lazaar - defensor (Varese): definitivo
Belotti - atacante (Albinoleffe): copropriedade
Mantovani - defensor (Bologna): fim de empréstimo
Della Rocca - meia (Bologna): fim de empréstimo
Lores - meia (Bari): fim de empréstimo
Cocev - meia (CSKA Sofia/BUL): definitivo
Quaison - meia (AIK/GRE): defensor
Rigoni - meia (Chievo): definitivo
Feddal - meia (Parma): empréstimo
Emerson Palmieri - defensor (Santos/BRA): empréstimo
Bamba - defensor (Trabzonspor/TUR): fim de contrato
Gonzalez - defensor (Columbus Crewe/EUA): definitivo
Makienok - atacante (Brondby/DIN): definitivo
João Silva - atacante (Bari): definitivo

QUEM SAI

Nelson - defensor: fim de contrato
Simon - meia: fim de contrato
Bacinovic - meia: fim de contrato
Budan - atacante: fim de contrato
Mehmeti - atacante (Malmo/SUE): fim de contrato
Stevanovic - meia (Torino): fim de empréstimo
Verre - meia (Udinese): fim de empréstimo
Kurtic - meia (Sassuolo): definitivo
Troianiello - meia (Bologna): empréstimo
Lafferty - atacante (Norwich/ING): definitivo
Viola - meia (Ternana): empréstimo
Bollino - atacante (Foggia): definitivo
Lanini - atacante (Virtus Entella): empréstimo
Malele - atacante (Virtus Entella): empréstimo
Viviano - goleiro (Sampdoria): empréstimo
Hernandez - atacante (Hull City/ING): definitivo
Sosa - atacante (Empoli): definitivo
Di Gennaro - atacante (Vicenza): empréstimo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Giuseppe Iachini



QUEM CHEGA

Cassani - defensor (Fiorentina): definitivo
Biabiany - meia (Sampdoria): definitivo
Acquah - meia (Hoffenheim/ALE): definitivo
Cassano - atacante (Inter): definitivo
Ampuero - meia (Salernitana): fim de empréstimo
Bidaoui - meia (Crotone): fim de empréstimo
Santacroce - defensor (Padova): fim de empréstimo
Jorquera - meia (Eskisenhirpor/TUR): fim de empréstimo
Cordaz - goleiro (Nova Gorica/ESL): fim de empréstimo
Ghezzal - atacante (Latina): fim de empréstimo
Ristovski - defensor (Latina): fim de empréstimo
Rispoli - defensor (Ternana): fim de empréstimo
Boniperti - meia (Crotone): fim de empréstimo
Prestia - defensor (Crotone): definitivo
Pedro Mendes - defensor (Sassuolo): definitivo
Belfodil - atacante (Inter): definitivo
Lodi - meia (Catania): empréstimo
Lucas - meia (Olhanense/POR): definitivo
Costa - defensor (Sampdoria): definitivo
De Ceglie - defensor (Juventus): empréstimo

QUEM SAI

Pavarini - goleiro: fim de contrato
Molinaro - defensor: fim de contrato
Ninis - meia: fim de contrato
Gargano - meia (Napoli): fim de empréstimo
Obi - meia (Inter): fim de empréstimo
Rossini - defensor (Sassuolo): fim de empréstimo
Schelotto - meia (Inter): fim de empréstimo
Vergara - defensor (Milan): fim de empréstimo
Brandão - defensor (Siena): definitivo
Chinsah - meia (Sassuolo): definitivo
Sansone - atacante (Sassuolo): definitivo
Crisetig - meia (Inter): definitivo
Saponara - meia (Milan): definitivo
Cascione - meia (Cesena): definitivo
Parolo - meia (Lazio): definitivo
Rosi - meia (Genoa): definitivo
Schiavi - defensor (Frosinone): definitivo
Tozser - meia (Watford/ING): empréstimo
Benalouane - defensor (Atalanta): definitivo
Rossi - defensor (Latina): empréstimo
Kone - defensor (Troyes/FRA): definitivo
Morrone - meia (Pisa): empréstimo
Pigliacelli - goleiro (Frosinone): empréstimo
Gabionetta - meia (Salernitana): empréstimo
Zé Eduardo - meia (Cesena): definitivo
Ligi - defensor (Bari): definitivo
Feddal - defensor (Palermo): empréstimo
Munari - meia (Watford/ING): empréstimo
Giandonato - meia (Salernitana): empréstimo
Ceppitelli - defensor (Cagliari): definitivo
Musacci - meia (Frosinone): empréstimo
Jankovic - meia (Catania): empréstimo
Mastriani - atacante (Olhanense/POR): empréstimo
Cerri - atacante (Lanciano): empréstimo
Marchionni - meia (Sampdoria): definitivo
Amauri - atacante (Torino): definitivo
Mesbah - defensor (Sampdoria): definitivo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Roberto Donadoni



QUEM CHEGA

Regini - defensor (Empoli): definitivo
De Silvestri - defensor (Fiorentina): copropriedade
Scappini - atacante (Grosseto): fim de empréstimo
De Vitis - meia (Carpi): fim de empréstimo
Romero - goleiro (Monaco/FRA): fim de empréstimo
Laczko - defensor (Padova): fim de empréstimo
Fedato - atacante (Bari): fim de empréstimo
Rizzo - meia (Modena): definitivo
Cacciatore - defensor (Verona): definitivo
Duncan - meia (Inter): empréstimo
Bergessio - atacante (Catania): definitivo
Viviano - goleiro (Palermo): empréstimo
Marchionni - meia (Parma): definitivo
Silvestre - defensor (Inter): empréstimo
Romagnoli - defensor (Roma): empréstimo
Djordjevic - atacante (Zenit/RUS): definitivo
Mesbah - defensor (Parma): definitivo

QUEM SAI

Maccarone - atacante (Empoli): fim de contrato
Maxi Lopez - atacante (Catania): fim de empréstimo
Sestu - meia (Chievo): fim de empréstimo
Rodriguez - defensor (Grêmio/BRA): empréstimo
Poli - meia (Milan): definitivo
Icardi - atacante (Inter): definitivo
Rossini - defensor (Sassuolo) definitivo
Biabiany - atacante (Parma): definitivo
Bjarnason - meia (Pescara): definitivo
Savic - atacante (Lausanne/SUI): empréstimo
Martinelli - meia (Modena): empréstimo
Martella - defensor (Crotone): definitivo
Celjak - defensor (Benevento): definitivo
Beltrame - atacante (Modena): empréstimo
Berardi - defensor (Leeds United/ING): definitivo
Volta - defensor (Cesena): empréstimo
Mustafi - defensor (Valencia/ESP): definitivo
Renan - meia (Al Nasr): empréstimo
Piovaccari - atacante (Eibar/ESP): empréstimo
Eramo - meia (Ternana): empréstimo
Costa - defensor (Parma): definitivo
Gentsoglu - meia (Ergotelis/GRE): definitivo
Salamon - defensor (Pescara): empréstimo
Campaña - meia (Porto/POR): empréstimo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Sinisa Mihajlovic



QUEM CHEGA

Longhi - defensor (Chievo): definitivo
Acerbi - defensor (Genoa): copropriedade
Cannavaro - defensor (Napoli): definitivo
Biondini - meia (Genoa): definitivo
Chibsah - meia (Parma): definitivo
Sansone - atacante (Parma): definitivo
Floro Flores - atacante (Genoa): definitivo
Zaza - atacante (Juventus): definitivo
Pavoletti - atacante (Varese): definitivo
Peluso - defensor (Juventus): definitivo
Vrsaljko - defensor (Genoa): definitivo
Consigli - goleiro (Atalanta): definitivo
Taider - meia (Inter): empréstimo

QUEM SAI

Pomini - goleiro: fim de contrato
Masucci - atacante: fim de contrato
Pucino - defensor (Chievo): definitivo
Pedro Mendes - defensor (Parma): definitivo
Alexe - atacante (Dinamo Bucareste/ROM)
Rosati - goleiro (Napoli): fim de empréstimo
Farias - atacante (Chievo): fim de empréstimo
Ziegler - defensor (Juventus): fim de empréstimo
Rosi - defensor (Parma): fim de empréstimo
Schelotto - meia (Inter): fim de empréstimo
Marrone - meia (Juventus): definitivo
Bianchi - meia (Leeds United/ING): definitivo
Rossini - defensor (Bari): empréstimo
Donazzan - defensor (Cittadella): definitivo
Laribi - meia (Bologna): empréstimo
Sanabria - atacante (Roma): definitivo
Kurtic - meia (Fiorentina): empréstimo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Eusebio Di Francesco



QUEM CHEGA

Maksimovic - defensor (Apollon Limassol/CYP): definitivo
El Kaddouri - meia (Napoli): empréstimo
Larrondo - atacante (Siena): definitivo
Barreto - atacante (Udinese): definitivo
Jansson - defensor (Malmo/SUE): definitivo
Martinez - atacante (Young Boys/SUI): definitivo
Molinaro - defensor (Parma): fim de contrato
Benassi - meia (Inter): copropriedade
Nocerino - meia (Milan): empréstimo
Perez - meia (Atletico de Madrid/ESP): empréstimo
Quagliarella - atacante (Juventus): definitivo
Gastón Silva - defensor (Defensor/URU): definitivo
Sanchez Mino - meia (Boca Juniors): definitivo
Bruno Peres - defensor (Santos/BRA): definitivo
Castellazzi - goleiro: sem contrato
Amauri - atacante (Parma): definitivo

QUEM SAI

Berni - goleiro: fim de contrato
Meggiorini - atacante: fim de contrato
Pasquale - defensor (Udinese): fim de empréstimo
Tachtsidis - meia (Catania): fim de empréstimo
Kurtic - meia (Sassuolo): fim de empréstimo
Immobile - atacante (Borussia Dortmund/ALE): definitivo
Scaglia - defensor (Cittadella): empréstimo
Bellomo - meia (Chievo): definitivo
Barreca - defensor (Cittadella): empréstimo
Gyasi - atacante (Pisa): empréstimo
Aramu - meia (Trapani): empréstimo
Suciu - meia (Crotone): empréstimo
Verdi - meia (Empoli): empréstimo
Stevanovic - meia (Bari): empréstimo
Rodriguez - defensor (Verona): definitivo
Gomis - goleiro (Avellino): empréstimo
Diop - atacante (Ternana): empréstimo
Cerci - atacante (Atlético de Madrid): definitivo
Avramov - goleiro (Atalanta): empréstimo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Gianpiero Ventura



QUEM CHEGA

Jankovic - meia (Genoa): definitivo
Arzamendia - meia (Bellaria Igea Marina): fim de empréstimo
Martic - defensor (San Gallo): fim de contrato
Chanturia - atacante (Cluj/ROM): definitivo
Christodoupoulos - meia (Bologna): definitivo
Gollini - goleiro (Manchester United/ING): fim de contrato
Valoti - meia (Milan): empréstimo
Obbadi - meia (Monaco/FRA): empréstimo
Tachtsidis - meia (Genoa): empréstimo
Nenê - atacante (Cagliari): fim de contrato
Rodriguez - defensor (Torino): definitivo
Luna - defensor (Aston Villa/ING): empréstimo
Rafa Marquez - defensor (Leon/MEX): definitivo
Campanharo - meia (Bragantino/BRA): definitivo
Sorensen - defensor (Juventus): empréstimo
Benussi - goleiro (Udinese): definitivo
Nico Lopez - atacante (Udinese): empréstimo
Brivio - defensor (Atalanta): empréstimo
Saviola - atacante (Olympiakos/GRE): definitivo

QUEM SAI

Cacia - atacante (Bologna): definitivo
Baldanzeddu - defensor (Spezia): definitivo
Migliore - defensor (Spezia): definitivo
Cirigliano - meia (River Plate/ARG): fim de empréstimo
Longo - atacante (Inter): fim de empréstimo
Donadel - meia (Napoli): fim de empréstimo
Rubin - defensor (Siena): fim de empréstimo
Marquinho - meia (Roma): fim de empréstimo
Pillud - defensor (Espanyol/ESP): fim de empréstimo
Martinho - meia (Catania): definitivo
Albertazzi - defensor (Milan): definitivo
Cacciatore - defensor (Sampdoria): definitivo
Sgrigna - atacante (Cittadella): empréstimo
Iturbe - atacante (Roma): definitivo
Donsah - meia (Cagliari): definitivo
Ferrari - atacante (Modena): definitivo
Maietta - defensor (Bologna): definitivo
Carrozza - meia (Lecce): definitivo
Rômulo - meia (Juventus): empréstimo
Bianchetti - defensor (Empoli): empréstimo
Cocco - atacante (Vicenza): definitivo
Rabusic - atacante (Perugia): empréstimo
Nicolas - goleiro (Lanciano): empréstimo
De Vita - atacante (Lanciano): empréstimo
Donati - meia (Bari): definitivo
Laner - meia (Carpi): empréstimo
Zampano - defensor (Pescara): empréstimo

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Técnico: Andrea Mandorlini

LEIA MAIS

segunda-feira, 21 de abril de 2014

FIGURINHA: EUGENIO CORINI


Relembrar o passado é um exercício que valoriza a história. Então, o Calcio Alternative estreia uma nova coluna para, de uma forma diferente, lembrar quem fez e faz a história do futebol italiano. Com ajuda dos conhecidos álbuns de figurinhas, traremos um pouco mais sobre jogadores, ex-jogadores e treinadores que atuam ou atuaram na Itália. Essa é a nova coluna Figurinha.

Para começar, vamos falar de Eugenio Corini. Nascido em 30 de julho de 1970, em Bagnolo Mella, na província de Brescia, Corini passou pelas categorias de base de um time da sua cidade, antes de tentar a sorte no Voluntas Brescia. O meio campo central foi descoberto pelos olheiros do tradicional Brescia, onde ele passou dois anos adquirindo experiência no time Primavera antes de estrear entre os profissionais em 1987, com apenas 17 anos. Naquela temporada, a equipe rondinelle terminou apenas na oitava colocação da Serie B. Foram três temporadas com a camisa da leonessa, com 77 partidas e nove gols. O suficiente para chamar a atenção da Juventus.

Corini desembarcou em Turim em 1990, com 20 anos e o rótulo de grande promessa, como um grande cobrador de faltas e pênaltis, mas não foi uma temporada fácil. A Itália tinha acabado de perder a Copa do Mundo em casa e a Juve estava longe dos tempos vencedores. Em duas temporadas, o jogador ganhou várias oportunidades com os técnicos Luigi Maifredi e Giovanni Trapattoni, principalmente como suplente de Roberto Baggio, mas não coseguiu explodir. Mesmo assim, conquistou o título do Campeonato Europeu Sub-21 com a Seleção Italiana em 1992 e esteve na Squadra Azzurra que disputou os Jogos Olímpicos do mesmo ano, em Barcelona. Porém, a partir de então, a eterna promessa começou a carreira de peregrino. Em 1991/1992, Eugenio Corini se transferiu para a Sampdoria, onde entrou em campo em 24 jogos e marcou quatro gols. Na temporada seguinte, acertou um empréstimo ao Napoli, onde não teve tantas oportunidades em menos de um campeonato e meio.

Em novembro de 1994, Corini retornou ao time de origem, o Brescia, dessa vez na Serie A. Apesar de ter participado de 24 partidas e marcado dois gols, o jogador não conseguiu evitar o rebaixamento dos bresciani. na última colocação, com apenas duas vitórias e 26 derrotas. No ano seguinte, o atleta, então com 25 anos, ainda conseguiu cavar um lugar em outro time da Serie A, o Piacenza. Dessa vez, a equipe defendida por Eugenio  Corini conseguiu escapar da degola terminando o campeonato na 14ª colocação, apenas uma acima do descenso.

Em 1996/1997, Corini se mudou para o Verona, por onde entrou em campo apenas nove vezes. O Hellas foi rebaixado e depois de pouco mais de uma temporada na Serie B, Eugenio trocou de camisa, mas não de cidade. Ele foi justamente para um dos maiores rivais do ex-clube, o Chievo. Em dois campeonatos da Segundona, o meia viu o Verona subir e seu time brigar para não cair para a Terceira Divisão. Porém, a redenção veio em 2000/2001, quando o Chievo conquistou o histórico e inédito acesso à elite do futebol italiano. Mais do que isso, Corini foi uma peça importante no time que fez história ao conquistar a quinta colocação na Serie A e uma vaga na antiga Copa Uefa (atual Europa League) na primeira temporada do time na máxima divisão.

Depois de 136 partidas, 27 gols e de entrar na história do Chievo, Corini foi para a Ilha da Sicilia, onde defendeu o Palermo por quatro temporadas, entre 2003 e 2007. O roteiro foi mais ou menos parecido. Com a camisa rosa, o jogador tirou as águias da Serie B e levou o clube siciliano à Copa Uefa no primeiro ano após o retorno. Até hoje o jogador é lembrado como um dos ídolos do time rosanero.

O jogador ainda atuou por duas temporadas no Torino antes de encerrar oficialmente a carreira em 2009. A partir de então, Corini estudou para ser treinador e assumiu o comando técnico do pequeno Portogruaro, em 2010, então recém promovido à Serie B. Porém, não obteve sucesso, assim com nas duas seguintes equipes, o Crotone e o Frosinone. 

No entanto, o melhor momento de Corini como técnico começou em outubro de 2012, quando recebeu o convite para assumir o Chievo depois da demissão de Domenico Di Carlo. Ele conseguiu o objetivo de alcançar a salvação na Serie A com uma rodada de antecedência, mas optou por não renovar o contrato. Porém, o treinador retornou ao ex-clube em novembro de 2013 com a saída de Giuseppe Sannino. Novamente, Corini manteve o time de Verona na Serie A e renovou o contrato por três anos ao final do campeonato. Só que o bresciano foi demitido do cargo após uma derrota por 3 a 0 para a Roma em outubro de 2014.

ESTATÍSTICAS


1987-1990: Brescia (Serie B) - Jogos: 77     Gols: 9

  • 1987-88: 8º colocado
  • 1988-89: 16º colocado
  • 1989-90: 10º colocado
1990-1992: Juventus (Serie A) - Jogos: 47     Gols: 2
  • 1990-91: 7º colocado
  • 1991-92: 2º colocado
1992-1993: Sampdoria (Serie A) - Jogos: 24     Gols: 4
  • 1992-93: 7º colocado
1993-1994: Napoli (Serie A) - Jogos: 17     Gols: 0
  • 1993-94: 6º colocado
1994-1995: Brescia (Serie A): - Jogos: 24     Gols: 2
  • 1994-95: 18º colocado
1995-1996: Piacenza (Serie A): - Jogos: 32     Gols: 1
  • 1995-96: 14º colocado
1996-1998: Hellas Verona (Serie A e Serie B) - Jogos: 46     Gols: 4
  • 1996-97 (Serie A): 17º colocado
  • 1997-98 (Serie B): 7º colocado
1998-2003: Chievo Verona (Serie A e Serie B) - Jogos: 134     Gols: 27
  • 1998-99 (Serie B): 11º colocado
  • 1999-00 (Serie B): 15º colocado
  • 2000-01 (Serie B): 3º colocado
  • 2001-02 (Serie A): 5º colocado
  • 2002-03 (Serie A): 7º colocado
2003-2007: Palermo (Serie A e Serie B) - Jogos: 129     Gols: 25
  • 2003-04 (Serie B): 1º colocado
  • 2004-05 (Serie A): 6º colocado
  • 2005-06 (Serie A): 5º colocado
  • 2006-07 (Serie A): 5º colocado 
2007-2009: Torino (Serie A) - Jogos: 44     Gols: 1
  • 2007-08: 15º colocado
  • 2008-09: 18º colocado

FIGURINHAS


       

LEIA MAIS