domingo, 29 de dezembro de 2013

SERIE B: NO ÚLTIMO MINUTO (21ª RODADA)

FORAM SEIS GOLS NOS ACRÉSCIMOS DO SEGUNDO TEMPO E QUATRO JOGOS DECIDIDOS NOS DESCONTOS

Toda a festa dos jogadores do Carpi, que ganharam da Juve Stabia no finalzinho. Foto: La Presse
Antes da tradicional parada de janeiro, a Serie B se despediu com uma rodada repleta de emoção. Foram seis gols nos acréscimos do segundo tempo e quatro jogos decididos nos descontos. Melhor para Palermo, Empoli e Avellino que, mesmo com dificuldades, ganharam seus jogos e abriram uma pequena folga para os demais.

LÍDER


Mesmo fora de casa e contra o quinto colocado, antes do início da rodada, o Palermo garantiu os três pontos contra o perigoso Crotone. O artilheiro Abel Hernandez e o norte-irlandês Lafferty colocaram os sicilianos em boa vantagem. Os gols saíram no início de cada tempo, porém, na etapa complementar, os donos da casa conseguiram reagir imediatamente. Dezi diminuiu e colocou fogo no jogo. Nos 45 minutos finais, foram cinco arremates em gol dos tubarões, contra duas dos visitantes. Mesmo com a pressão da torcida, o Palermo segurou o resultado e venceu pela primeira vez na história no Estádio Ezio Scida. Sendo assim, os rosaneri asseguram a liderança da competição até o dia 25 de janeiro, com um ponto de vantagem para o Empoli.

Crotone 1-2 Palermo (Foto: La Presse)

PERSEGUIDORES


Por falar no Empoli, o vice-líder também teve uma parada duríssima para manter o posto. O adversário era nada mais do que o terceiro colocado Pescara, fora de casa. Os golfinhos vinham de cinco vitórias seguidas e uma sequência invicta de dez rodadas. No entanto, o time da região do Abruzzo não foi capaz de parar os azzurri, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo. O experiente Tavano abriu o placar na etapa inicial, de pênalti. No início do metade final, Tonelli recebeu o segundo cartão amarelo, consequentemente foi expulso, e deixou os visitantes em maus lençóis. Para piorar a situação dos toscanos, Ragusa empatou para o Pescara, aos 52 minutos. No entanto, mesmo com todas as adversidades, o Empoli foi buscar a vitória com Pucciarelli, em um contra-ataque em velocidade. Dois a um e segunda posição garantida.

O Avellino teve um adversário em pior situação do que seus rivais diretos da parte de cima da tabela, mas, nem por isso, teve de suar menos para vencer. O Padova ganhou apenas uma das últimas nove partidas e está na zona de rebaixamento, mas vendeu caro a derrota. O volante Arini abriu o placar logo aos quatro minutos, mas Melchiorri, aos 11, deixou tudo igual. Na base do abafa, com mais posse de bola e oportunidades claras, o Avellino chegou ao segundo gol, novamente com Arini. No segundo tempo, os lobos tiveram 67% de posse de bola contra 33% dos padovani, e três finalizações certas, contra nenhuma dos visitantes. A vitória leva os lupi ao 37 pontos, na terceira colocação isolada e com a melhor campanha em casa. Até agora, no Estádio Partenio, foram 11 jogos com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Avellino 2-1 Padova (Foto: La Presse)

EU VOLTEI


Depois de um início surpreendente, sem perder nos 11 primeiros jogos, o pequeno Lanciano pegou o elevador para baixo. A partir da 12ª rodada, foram nove partidas, com apenas uma vitória, dois empates e seis derrotas. Nos últimos 15 pontos disputados, somou somente um. A queda de produção despencou os lancianesi da liderança para a sétima colocação. Contra a Cittadella, o péssimo momento parecia que iria continuar. Plasmati colocou os fretani em vantagem, mas aos 85 minutos, de pênalti, Di Roberto deixou o placar igual. Entretanto, a surpresa estava reservada para os acréscimos. Aos 94 minutos, o dinamarquês Troest recebeu na área e aproveitou a bobeira da defensiva adversária para devolver o Lanciano ao caminho das vitórias.

O confronto também foi marcado por um quase erro do árbitro Lorenzo Fabbri. Mammarella cometeu o pênalti em Di Roberto e recebeu cartão amarelo. Pensando que o capitão do Lanciano já havia sido advertido, o mediador expulsou Mammarella. Só que o erro foi corrigido a tempo pelo quarto árbitro, que avisou a Fabbri que o atleta não tinha nenhum amarelo anterior. Por sua vez, o árbitro retirou o cartão vermelho.
Cittadella 1-2 Lanciano (Foto: La Presse)

EMBOLADOS


No encerramento da rodada, Cesena e Modena se enfrentaram no dérbi da Emiliga-Romagna. Essa foi a oitava igualdade do Cesena nos últimos 11 jogos. No período, os bianconeri ganharam apenas um, mas continuam na zona de classificação aos playoffs, com 31 pontos. Um ponto abaixo, cinco equipes estão empatadas na oitava posição.

Talvez no duelo mais emocionante da rodada, Brescia e Trapani ficaram no empate em jogo de seis gols, sendo que dois marcados nos acréscimos da etapa final. O artilheiro do campeonato, Mancosu, do Trapani, abriu o marcador aos 30 minutos. Os donos da casa viraram com Caracciolo, de pênalti, e Budel. No entanto, Nizzetto, voltou a deixar tudo igual. Aos 92 minutos, Terlizzi mandou contra o próprio gol e parecia ter definido o triunfo dos bresciani. Mas, aos 94, o capitão Pagliarulo voltou a igualar para os sicilianos. Festa dos visitantes, que chegaram a marca de oito partidas de invencibilidade e quebrou a sequência de quatro vitórias dos leoni. Ambos estão empatados com 30 pontos.

Também em duelo direto por um lugar nos playoffs, o Latina atropelou o Spezia em La Spezia. O jovem Cisotti, Crimi, Figliomeni e o brasileiro Jonathas marcaram para os neroazzurri, enquanto Ebagua descontou para os mandantes. O time da região do Lazio voltou a ganhar depois de somar apenas um dos últimos 12 pontos disputados. Já às águias, sofreram o segundo pior revés no campeonato, atrás somente dos 4 a 0 para o Varese, no dia 14 de dezembro. Os dois também têm 30 pontos.

Para completar o grupo dos 30 pontos, o Carpi encarou a decadente lanterna Juve Stabia. Diante de seus torcedores, os biancorossi massacraram os visitantes. Ao todo, foram 13 finalizações do Carpi, sendo nove em direção ao gol defendido por Viotti, contra apenas um da Stabia. Na etapa complementar, foram cinco arremates certos do time local, contra nenhum dos visitantes. Apesar de toda pressão, apenas o último chute, aos 91 minutos, entrou. Gagliolo foi o autor do gol heroico.

Brescia 3-3 Trapani (Foto: La Presse)

BRIGA DE FOICE


Na luta contra o rebaixamento, a Ternana foi mais um time a marcar nos últimos instantes do jogo. O zagueiro Masi, que pertence à Juventus, fez o primeiro, aos 73 minutos. A reação calabresa veio cinco minutos mais tarde, quando Meccariello se assustou com a bola e mandou contra o próprio gol. Entretanto, aos 89, a salvação neroverdi saiu dos pés de Rispoli. A fere chegou aos 22 pontos e deixou a zona de playout. Quem também deixou a incômoda posição foi o Bari, que bateu o Novara, em confronto direto, e subiu aos 23 pontos. Além dos novaresi, a Cittadella completa o playout.

Já a zona de rebaixamento direto continua sem alterações. A Juve Stabia segue segurando a lanterna isolada, com nove pontos, cinco a menos do que a Reggina, que ocupa a penúltima colocação. Com mais esperanças de salvação, o Padova é o primeiro dentro do rebaixamento e está a dois pontos do 19º colocado Novara. A vida dos padovani não tem sido fácil. Nas últimas oito rodadas, enfrentou cinco dos oito primeiros colocados, além do sempre perigoso Siena.


ESTATÍSTICAS DA SERIE B

Rodada 21

Gols: 32     Jogos: 11     Média: 2,9 gols por partida

Artilheiros:  Mancosu (Trapani) - 14 gols
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like