Duas coisas incomuns chamam a atenção no escudo da Atalanta: o desenho de uma figura feminina e o nome, um dos poucos que não possui uma referência direta a uma cidade, bairro, região ou ponto geográfico, ao lado de Juventus, Internazionale, Sampdoria e Spal, nas series A e B. As duas coisas possuem origem na mitologia grega. No entanto, apesar do apelido do clube ser Dea (Deusa, em português), Atalanta era uma heroína humana, segundo a lenda. O preto e o azul predominantes são comumente confundidos com as cores da Inter. A Atalanta foi fundada um ano antes do que a rival, em 1907, mas o neroazzurro só apareceu pela primeira vez na camisa atalantina 13 anos mais tarde e não teve nada a ver com cópia ou inspiração no time de Milão.
A LENDA
A LENDA
A figura feminina do símbolo da equipe de Bérgamo é uma referência à Atalanta, uma heroína que, segundo a mitologia grega, foi abandona pelo pai no monte Partênio logo após o nascimento, pois ele esperava um menino. Ela foi alimentada por uma ursa até ser encontrada e criada por caçadores. A lenda conta, ainda, que Atalanta cresceu, também se tornou uma caçadora e desenvolveu a habilidade de correr. Ela teria ficado tão rápida e ágil que poderia desafiar até mesmo os deuses mais velozes. Atalanta ganhou fama por participar da caçada ao temido javali de Calidônia. Ela foi a responsável por atingir o animal primeiro com uma flecha nas costas, enquanto Anfiarau acertou uma lança no olho e Meleagro o matou.
O pai de Atalanta, enfim, reconheceu a filha, mas uma profecia de um oráculo dizia que ela perderia suas habilidades assim que se casasse. Para agradar ao pai, ela prometeu que iria se casar apenas com aquele que a vencesse em uma corrida, o que nunca tinha ocorrido. E o preço para quem perdessem seria a morte. Foi então que apareceu Hipomene. Perdidamente apaixonado pela moça, ele pediu a ajuda de Afrodite, que lhe deu três maças douradas. Seguindo o conselho da deusa do amor, o pretendente desafiou Atalanta e deixou as frutas pelo caminho. Encantada, a moça parou para pegar as maças e Hipomene venceu a corrida.
Pintura de Atalanta e Hipomene feita por Guido Reni entre os anos de 1620 e 1629 (Foto: Reprodução) |
Os dois se casaram e, diz a lenda, não agradeceram à Afrodite. Enfurecida pela ingratidão, a deusa do amor levou o casal até o templo de Cibele, considerada a mãe de todos os deuses. Atalanta e Hipomene se amaram no local, o que provocou a ira de Cibele. Como forma de punição, os dois foram transformados em leões.
CORES
CORES
A Società Bergamasca di Ginnastica e Sports Atletici Atalanta foi fundada no dia 13 de outubro de 1907 e utilizava o uniforme com a camisa listrada verticalmente em preto e branco, além dos calções e meias negras. No entanto, em 1920, houve a fusão com a Società Bergamasca di Ginnastica e Scherma, que também tinha a camisa listrada na vertical, mas com as cores azul e branca. Foi a partir da mescla das duas equipes que surgiu o tradicional neroazzurro da Atalanta, sem qualquer relação com a Inter, que já nasceu com as mesmas cores em 1908.