quarta-feira, 19 de abril de 2017

ESCUDOS: ATALANTA



Duas coisas incomuns chamam a atenção no escudo da Atalanta: o desenho de uma figura feminina e o nome, um dos poucos que não possui uma referência direta a uma cidade, bairro, região ou ponto geográfico, ao lado de Juventus, Internazionale, Sampdoria e Spal, nas series A e B. As duas coisas possuem origem na mitologia grega. No entanto, apesar do apelido do clube ser Dea (Deusa, em português), Atalanta era uma heroína humana, segundo a lenda. O preto e o azul predominantes são comumente confundidos com as cores da Inter. A Atalanta foi fundada um ano antes do que a rival, em 1907, mas o neroazzurro só apareceu pela primeira vez na camisa atalantina 13 anos mais tarde e não teve nada a ver com cópia ou inspiração no time de Milão.

A LENDA

A figura feminina do símbolo da equipe de Bérgamo é uma referência à Atalanta, uma heroína que, segundo a mitologia grega, foi abandona pelo pai no monte Partênio logo após o nascimento, pois ele esperava um menino. Ela foi alimentada por uma ursa até ser encontrada e criada por caçadores. A lenda conta, ainda, que Atalanta cresceu, também se tornou uma caçadora e desenvolveu a habilidade de correr. Ela teria ficado tão rápida e ágil que poderia desafiar até mesmo os deuses mais velozes. Atalanta ganhou fama por participar da caçada ao temido javali de Calidônia. Ela foi a responsável por atingir o animal primeiro com uma flecha nas costas, enquanto Anfiarau acertou uma lança no olho e Meleagro o matou.

O pai de Atalanta, enfim, reconheceu a filha, mas uma profecia de um oráculo dizia que ela perderia suas habilidades assim que se casasse. Para agradar ao pai, ela prometeu que iria se casar apenas com aquele que a vencesse em uma corrida, o que nunca tinha ocorrido. E o preço para quem perdessem seria a morte. Foi então que apareceu Hipomene. Perdidamente apaixonado pela moça, ele pediu a ajuda de Afrodite, que lhe deu três maças douradas. Seguindo o conselho da deusa do amor, o pretendente desafiou Atalanta e deixou as frutas pelo caminho. Encantada, a moça parou para pegar as maças e Hipomene venceu a corrida.

Pintura de Atalanta e Hipomene feita por Guido Reni entre os anos de 1620 e 1629 (Foto: Reprodução)
Os dois se casaram e, diz a lenda, não agradeceram à Afrodite. Enfurecida pela ingratidão, a deusa do amor levou o casal até o templo de Cibele, considerada a mãe de todos os deuses. Atalanta e Hipomene se amaram no local, o que provocou a ira de Cibele. Como forma de punição, os dois foram transformados em leões.

CORES

A Società Bergamasca di Ginnastica e Sports Atletici Atalanta foi fundada no dia 13 de outubro de 1907 e utilizava o uniforme com a camisa listrada verticalmente em preto e branco, além dos calções e meias negras. No entanto, em 1920, houve a fusão com a Società Bergamasca di Ginnastica e Scherma, que também tinha a camisa listrada na vertical, mas com as cores azul e branca. Foi a partir da mescla das duas equipes que surgiu o tradicional neroazzurro da Atalanta, sem qualquer relação com a Inter, que já nasceu com as mesmas cores em 1908.

ESCUDOS ANTIGOS


   
   
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like