quinta-feira, 10 de abril de 2014

UM SONHO CONTINENTAL

ATALANTA VOLTA A NAMORAR COM EUROPA DEPOIS DE SETE ANOS, MAS PRECISA CORRIGIR ERROS PRIMÁRIOS PARA REALIZAR O SONHO

Torcida da Atalanta festeja bom momento na Serie A (Foto: Magni)

A Atalanta disputou uma competição europeia pela última vez na temporada 1990-91, quando chegou até as quartas de final da então Copa da UEFA (hoje Europa League). Desde então, a equipe bergamasca vem alternando entre rebaixamentos, campanhas medianas e namoros com a volta à Europa.

Os neroazzurri estiveram muito próximos de um retorno a Copa da UEFA em 2006-07, quando ficaram na oitava colocação, a quatro potnos do sétimo Empoli, que se classificou à UEFA. De lá para cá, foram quatro campanhas regulares e um rebaixamento. Após a volta a Serie A, em 2011-12, essa tem sido primeira temporada em que a Atalanta volta a sonhar com a Europa.

Torcida da Atalanta acredita na classificação à Europa League (Foto: Magni)
Apesar da inesperada derrota em casa para o vice-lanterna Sassuolo, na 32ª rodada, a Atalanta mantém viva a chama de voltar a disputar uma competição europeia. É difícil? Sim, muito. A tabela até o final do campeonato não é nada fácil, com Roma, Verona, Juventus e Milan pelo caminho, mas a Atalanta continua na disputa. É improvável que a Dea consiga desbancar os rivais e terminar na quinta colocação, mas essa é uma temporada para se comemorar bastante, mesmo se a vaga na Europa não vier. Uma grande evolução para uma esquadra que, acima de tudo, é bem entrosada.

No início da Serie A, se esperava da Atalanta apenas um campeonato regular, para se salvar do descenso com a maior segurança possível. Apesar de estar no comando técnico há cinco anos, Stefano Colantuono não é o técnico dos sonhos de um time que quer subir de patamar. O treinador ainda teve que se virar nesse meio tempo com o desmanche da equipe com as saídas de Manfredini, Peluso, Schelotto, Padoin, Cristiano Doni e Gabbiadini. Colantuono teve de remontar o elenco com vários remendos de emergência, como Stendardo, Yepes, Scaloni, Del Grosso, Giorgi e Migliaccio, que se incorporaram ao plantel principal e envelheceu ainda mais a média de idade. 

Não dava para imaginar que a Atalanta, apesar da ótima campanha em casa, poderia sequer imaginar em sonhar com Europa League. Na verdade, um bom momento no torneio, com o recorde histórico de seis vitórias seguidas, foi o que levantou a squadra neroazzurra na tabela de classificação. Esse momento mostrou o potencial que a Dea tem, com jogadores talentosos como Cigarini, Baselli, Estigarribia, Bonaventura, Moralez, De Luca e Denis. Mostrou como esses atletas, entrosados, podem render bons frutos. Só que a derrota para o Sassuolo fez com que a equipe de Colantuono voltasse a ter os pés no chão. Foi um revés que mostrou como, apesar dos bons valores, ainda falta um pouco mais para a Atalanta brigar, de fato, pelas competições europeias. Deu para perceber que o sistema defensivo continua falho, com os zagueiros lentos e a lateral esquerda, com Del Grosso, deficiente.

Se a Atalanta conseguir arrumar seus problemas, rejuvenescer o elenco, manter os principais jogadores, e, por consequência, se estabilizar na Serie A, tem tudo para voltar a figurar mais vezes entre os postulantes a um lugar na Europa. Um exemplo para isso é o Parma. Estável na Serie A, desde que decretou falência, em 2004, o clube da Emilia-Romagna só foi rebaixado uma vez, em 2007-08. A partir de 2009-10, os crociati embalaram cinco temporadas seguras na primeira divisão, sem correr um novo risco de ser rebaixado, e mais, foi construindo um elenco forte, encorpado e, que hoje, está próximo de ser um dos representantes da Itália na Liga Europa.


Foto 3: Jogadores da Atalanta comemora gol contra o Livorno (Magni)
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like