quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SERIA A: IL DERBY DELLA LANTERNA (22ª RODADA)

Maxi Lopez vence a marcação de Burdisso para marcar o gol da vitória da Samp. Foto: Il Secolo XIX

DERBY DELLA LANTERNA


No encerramento da rodada, a cidade de Gênova parou assistir o Derby della Lanterna, entre Genoa x Sampdoria. No primeiro turno, o expressivo 3 a 0 significou a primeira vitória do Genoa no campeonato e ajudou a afundar ainda mais a Samp no seu pior início de temporada da história. Muita água rolou desde então e o clube rossoblù precisava novamente de um placar favorável para entrar de vez na briga por um lugar na Europa League. No entanto, foram os blucerchiati que se deram melhor. Na reestreia de Maxi Lopez, o atacante argentino tabelou com o brasileiro Eder, invadiu a área e bateu cruzado para marcar o único gol do jogo.

Com o resultado positivo, a Sampdoria chega aos 25 pontos, encosta no rival, que estaciona nos 27, e fica a oito pontos da zona de rebaixamento.

MASSACRE


Com grande atuação dos argentinos German Denis e Maxi Moralez, a Atalanta recebeu o Napoli no Estádio Atleti Azzurri d’Italia, em Bérgamo, e atropelou o terceiro colocado por 3 a 0. Depois de um primeiro tempo fraco tecnicamente, os atalantinos abriram o placar logo aos dois minutos da segunda etapa, com um chute de fora da área totalmente defensável que o goleiro Pepe Reina aceitou. Aproveitando os erros do adversário, o time da casa ampliou com Denis novamente, depois de um erro bizarro de Inler na saída de bola. Aos 70 minutos foi a vez de Moralez tirar vantagem do escorregão de Fernandez, dentro da área, para marcar o terceiro gol.

Impiedosa em Bérgamo, aonde perdeu apenas para Fiorentina e Juventus, a Atalanta ganhou a terceira seguida diante de seu torcedor e já abre dez pontos de frente para a zona de rebaixamento. Os neroazzurri também mantiveram o bom retrospecto contra os napolitanos. Desde 1995, os bergamascos perderam apenas uma partida para o Napoli (cinco vitórias, três empates e uma derrota).

SURPRESA


O Cagliari encarou a Fiorentina no encerramento de uma difícil sequência como mandante. Antes, já havia enfrentado Juventus e Milan, quando sofreu traumáticas viradas. Diante de uma apática Viola, a equipe da Sardenha fez um grande primeiro tempo com ótimas chances de marcar primeiro. Mas foi o chileno Pinilla, em pênalti sofrido pelo ótimo Marco Sau, o responsável por balançar as redes toscanas.

Mesmo com a vantagem no placar, o Cagliari não se acanhou e, nos contra-ataques, quase ampliou o marcador na segunda etapa. Os sardos não conseguiram fazer o segundo, mas seguraram o 1 a 0 e espantaram o fantasma das viradas contras os times grandes. A equipe rossoblù voltou a vencer depois de seis rodadas e está sete pontos a frente da zona da degola.

QUASE


Diante de um cambaleante Milan, mas que ganhou os dois jogos sob comando do técnico Seedorf, o Torino quase conseguiu arrancar os três pontos em Milão. Apesar do maior volume de jogo, o time da casa acertou apenas três bolas no gol defendido por Padelli durante o primeiro tempo, contra duas do Toro. E a equipe granata teve 50% de aproveitamento. Em uma fantásica jogada individual, Ciro Immobile avançou em velocidade, deixou o zagueiro Bonera no chão, invadiu a área e marcou um golaço. Esse foi o 11º gol de Immobile no campeonato, terceiro colocado na tabela dos artilheiros, atrás somente do lesionado Giuseppe Rossi, da Fiorentina, e Domenico Berardi, do Sassuolo.

No entanto, os milanistas logo empataram no início do segundo tempo em um chute da entrada da área do zagueiro Rami. Os rossoneri foram donos dos últimos 45 minutos, mas o Torino conseguiu voltar para Turim com um ponto na bagagem. Os piemontesi perderam apenas um dos últimos dez jogos e continuam na disputa por um lugar na Europa League.

NA EUROPA


Em duelo de duas equipes que vieram da segunda divisão, o Hellas Verona passou pelo modificado Sassuolo por 2 a 1. Manfredini, contra, e o artilheiro Luca Toni marcaram para o Verona, enquanto Floro Flores, já nos acréscimos, descontou. Além do técnico Alberto Malesani, o Sassuolo teve a estreia de Mendes, Paolo Cannavaro, Manfredini, Brighi, Rosi, Biondini, Floccari e Sansone. Isso mesmo, oito jogadores. Um novo time montado no meio da temporada e sem entrosamento, dessa vez apostando na experiência. Com a vitória, os mastini se recuperam de três derrotas seguidas, ultrapassam a Inter de Milão e chega à quinta colocação, na zona de classificação para a Europa League. Já os neroverdi seguem na zona de rebaixamento com 17 pontos.

DUELO DIRETO


Em confronto direto entre duas equipes da zona de rebaixamento, o Livorno até que tentou, mas encontrou pela frente um Catania determinado a não perder a 14ª partida no campeonato. Os toscanos estiveram sempre em vantagem no marcador, mas os catanesi foram em busca do empate. O Livorno saiu na frente com Emeghara, aos 50 minutos, mas Bergessio igualou aos 61. De pênalti, Paulinho voltou a deixar o time granata com os três pontos nas mãos, aos 72 minutos, no entanto, Barrientos fez mais um para o Catania aos 75. Dois minutos mais tarde, Emeghara fez seu segundo gol, porém, Almiron decretou o 3 a 3 aos 88 minutos.

Péssimo resultado para ambos, que continuam na zona do rebaixamento. O Livorno chega aos 17 pontos e se iguala ao Sassuolo, na 18ª posição. Enquanto isso, o Catania continua segurando a lanterna isolada, com 15 pontos.

ESTATÍSTICAS SERIE A


Rodada: 21     Gols: 25     Média: 2,5 gols por partida

Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 14 gols

Artilheiro Calcio Alternative: Domenico Berardi (Sassuolo) - 12 gols
About Aldir Junior de Sales Gomes

Pellentesque penatibus, sed rutrum viverra quisque pede, mauris commodo sodales enim porttitor. Magna convallis mi mollis, neque nostra mi vel volutpat lacinia, vitae blandit est, bibendum vel ut. Congue ultricies, libero velit amet magna erat. Orci in, eleifend venenatis lacus.

You Might Also Like