Juve Stabia 1-1 (5-4) Sampdoria. Foto: ss.juvestabia.it |
A Coppa Italia chegou a sua terceira fase eliminatória, com as primeiras 11 presenças de equipes da Serie A, além de contar com 16 da Serie B e três da terceira divisão, com ampla vantagem para os times com maior investimento da primeira divisão. Mesmo assim, as surpresas da vez foram as eliminações dos rivais de Genova de uma vez só.
Sampdoria e Genoa foram as vítimas da vez, sendo eliminados nos pênaltis para Verona e Juve Stabia, respectivamente. Depois de uma temporada de altos investimentos e que por pouco não acabou com a tragédia do rebaixamento, a equipe grifone trouxe Ciro Immobile, destaque da última Serie B pelo Pescara e que pertence a Juventus, mas mesmo assim não passou do 1-1 no tempo normal com o bom Verona. O time da terra de Romeu e Julieta perdeu o grego Tachtsidis, que pertencia ao próprio Genoa, emprestado para a Roma, mas mesmo assim se superou buscando a igualdade no segundo tempo. Após a persistência da igualdade, as penalidades decidiram o ganhador, e com Jankovic e Immobile perdendo suas cobranças, quem se deu melhor foram os mastini.
Recém promovida à Serie A, a Sampdoria também tinha uma parada duríssima contra a Juve Stabia, no sempre complicado Estádio Romeo Menti, em Castellammare di Stabia. A grande contratação da Samp, o argentino Maxi Lopez foi às redes faltando 12 minutos para o apito final do árbitro, porém, as vespas foram buscar o empate com o experiente lituano Danilevicius, já nos acréscimos. Nas cobranças de pênaltis, melhor para os mandantes.
Cagliari, Cesena e Cittadella tiveram dificuldades para avançar, marcando os gols de suas classificações no finalzinho. Pescara e Catania não tiveram vida fácil contra Sassuolo e Carpi, da terceira divisão, respectivamente, mas os golzinhos solitários de Abbruscato e Gomez, na ordem, foram o suficiente.
Depois de falir em 2010 e frequentar até a 5ª divisão, o tradicional Perugia vem se reerguendo a cada temporada que se passa, culminando com o acesso à terceira divisão em 2011-12. Tentando voltar ao cenário nacional, os grifoni passaram pelo Barletta, com sonoros 3-0 fora de casa, na primeira fase, e 4-1 no Bari, na prorrogação depois de empate por 1-1 no tempo normal, na segunda fase. Na quarta fase, mais um adversário da Serie B, o Livorno. A equipe vermelha até saiu na frente do marcador, mas não resistiu ao ritmo imposto pelo time amaranto no segundo tempo, e assim terminou sua honrosa participação na Coppa Italia.
Com campanhas seguras na Serie A da temporada passada, Atalanta e Chievo não tiveram dificuldades para eliminarem seus adversários da segunda divisão. Para a Atalanta significou a recuperação de uma campanha vexatória em 2011-12, quando foi eliminada pelo Gubbio nesta mesma fase. Já o Chievo quer repetir e até avançar ainda mais com relação a sua participação na última Coppa, quando chegou às quartas de final e foi eliminado pelo Siena por 1-0.
Em duelo da Serie B, Modena e Reggina fizeram uma partida equilibrada durante os 90 minutos, tanto que empataram por 1-1. Entretanto, na prorrogação o que se viu foi um verdadeiro massacre dos amaranti, marcando três gols em sete minutos, deixando os canários completamente sem reação.
PALERMO 3-1 CREMONESE
GENOA 1-1 (2-5 pen) VERONA
BOLOGNA 2-1 VARESE
LIVORNO 4-1 PERUGIA
ATALANTA 2-0 PADOVA
CESENA 3-2 CROTONE
FIORENTINA 2-0 NOVARA
JUVE STABIA 1-1 (5-4 - pen) SAMPDORIA
SIENA 4-2 VICENZA
TORINO 4-2 LECCE
CATANIA 1-0 SASSUOLO
CITTADELLA 1-0 TERNANA
CHIEVO 4-0 ASCOLI
Para ver o vídeo com os gols desta partida clique aqui.
MODENA 1-5 (pro) REGGINA
CAGLIARI 2-1 SPEZIA
PESCARA 1-0 CARPI
Confira os duelos da quarta fase eliminatória da Coppa Italia, que acontecerão no dia 28 de novembro:
PALERMO - VERONA
BOLOGNA - LIVORNO
ATALANTA - CESENA
FIORENTINA - JUVE STABIA
SIENA - TORINO
CATANIA - CITTADELLA
CHIEVO - REGGINA
CAGLIARI - PESCARA